Autor Tópico: Problema Ventilador  (Lida 1304 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

DavidMOCosta

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Problema Ventilador
« em: 28 de Junho, 2021, 00:50:03 »
Boa Noite

Pessoal

Venho aqui relatar o seguinte problema no meu lancia musa 1.3 Mjet.
Na semana passada num dia de calor fui ligar o Ar Condicionado e nada , nem sinal de vida por parte do ventilador. Fiz a viagem e posteriormente voltei a ligar e la funcionou, mas foi sol de pouca dura. De ha  dias para cá fiquei sem ventilador interior de vez ou seja nem ar quente nem ar frio . Ainda trabalhou como referi mas agora nada …
Já andei a pesquisar e há relatos da dita cuja resistência , pois se ele trabalhou e voltou a calar.se pode ser que seja sintoma da resistência . Já a procurei e não encontro , estou farto de partir a cabeça a procura de algo que me elucide e nada …
O carro têm Ar Condicionado automático bi zona.
Se me puderem ajudar agradecia !

Obrigado desde já

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema Ventilador
« Responder #1 em: 28 de Junho, 2021, 07:17:50 »
Bom dia,
Se tem ac automático penso que não tem resistência, tem sim algo electrónico que faz esse controlo!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema Ventilador
« Responder #2 em: 28 de Junho, 2021, 08:41:49 »
Sou da mesma opinião do jorgepunto.
Se for AC automatico é provavel que tenha um modulo de comando.
Se tiver modulo de comando tambem e provavel que encontre algum erro se fizer uma leitura de erros.
Mas tambem nao deixa de ser provavel um fusivel marado, principalmente o contacto entre o perno do fusivel e a pinça do porta-fusiveis. Embora neste caso creio que mais alguma coisa poderia falhar. Nao creio que o ventilador interior tenha um fusivel dedicado.  :unsure:

DavidMOCosta

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema Ventilador
« Responder #3 em: 28 de Junho, 2021, 17:19:08 »
Boa tarde a todos

Hoje de manha novamente a mesma sina ...
Sem Ventilador de AC durante a manhã..pela hora de almoço voltei a sair e apos alguns minutos começou a funcionar do nada, aproveitei e carreguei no botao da velocidade da ventoinha ... e ele regulou bem a velocidade.
Ate ja pensei se nao sera a sonda de temperatura interior ...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema Ventilador
« Responder #4 em: 29 de Junho, 2021, 08:28:11 »
Pelo que descreve o problema será um mau contacto.
Agora é preciso ir a procura dele...  :t_up:

DavidMOCosta

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema Ventilador
« Responder #5 em: 29 de Junho, 2021, 10:39:17 »
Agora vai ser partir a cabeça ...
Procurar o mau contacto , procurar a resistencia do ventilador .. e tentar resolver  :nhedaxe:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema Ventilador
« Responder #6 em: 30 de Junho, 2021, 08:33:20 »
Agora vai ser partir a cabeça ...
Procurar o mau contacto , procurar a resistencia do ventilador .. e tentar resolver  :nhedaxe:

Tenha cuidado é para nao partir os plasticos!  :sombrero:
Pode ser que tenha sorte e com um multimetro encontrar o "gato".  :t_up:

DavidMOCosta

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema Ventilador
« Responder #7 em: 30 de Junho, 2021, 17:21:08 »
Ora viva

A saga do ventilador continua...
Ontem não contente com situação, desmontei a proteção e resguardo e tirei o ventilador .
O ventilador aparentemente parece um ventilador completamente normal e igual ao dos outros carros mas depois de aberto deparo.me com um modulo de comando do AC, ou seja por ser AC automático o ventilador tem um modulo incorporado (com referencia de peça e tudo) que e o que manda na velocidade da ventoinha bem como temperatura .
Ventilador fora, vamos testar direto sem modulo e não e que o ventilador ligado direto trabalha e roda na perfeição.
Fui a procura de preços do modulo pois penso que será o causador desta dor de cabeça ao qual me respondem que não vendem esse modulo..
Vendem a peça toda completa ou seja ventilador + modulo cujo o preço na origem e de 411€ + iva e na concorrência é de 270€ + iva . :nhedaxe:
Para esquecer estes preços ...
Ja andei a ver na net e ha preços a 100 e tal euros mas o problema e se nao sera so do ventilador e sem o modulo ...
Tenho de ir procurar um ventilador com modulo ...
tenho a referencia da marca porem .... o receio e que nao seja o comando tambem ...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema Ventilador
« Responder #8 em: 01 de Julho, 2021, 08:51:56 »
Eu iria jurar que essa peça a que chama modulo do AC seja apenas o "inverter" do ventilador. A unica função dessa peça sera unica e exclusivamente controlar a velocidade do ventilador de acordos com os dados que recebe, ai sim, do modulo do AC.
A ser assim, sem equipamento especifico nao e facil avaliar a origem da avaria. No entanto eu calculo que esse modulo tenha no minimo 3 fios ligados. Alimentação - 2 fios e dados - 1 fio. Se assim for antes de me meter em despesas, eu colocaria um voltimetro nos fios da alimentação e perceber se pelo menos quando falha a alimentação esta la.
Outra coisa que faria era uma leitura de roos a ver se existe algo relacionado com isso.
 :t_up:

DavidMOCosta

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema Ventilador
« Responder #9 em: 09 de Julho, 2021, 14:07:59 »
Boa Tarde a Todos

A saga do ventilador continua ... ou seja ...
Nem anda nem desanda....!
Ja nao sei o que faça na verdade ...
Na semana passada por sorte consegui encontrar o tal dito modulo do ventilador....a um preço de amigo! Chegou hoje no correio , porem apos a montagem do mesmo tudo ligado como deve de ser e .... NADA
Nem pra frente nem para tras
Começo a ficar farto desta tralha , pois como ja disse o ventilador directo numa bateria trabalha.....

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema Ventilador
« Responder #10 em: 12 de Julho, 2021, 08:57:49 »
Boa Tarde a Todos

A saga do ventilador continua ... ou seja ...
Nem anda nem desanda....!
Ja nao sei o que faça na verdade ...
Na semana passada por sorte consegui encontrar o tal dito modulo do ventilador....a um preço de amigo! Chegou hoje no correio , porem apos a montagem do mesmo tudo ligado como deve de ser e .... NADA
Nem pra frente nem para tras
Começo a ficar farto desta tralha , pois como ja disse o ventilador directo numa bateria trabalha.....


É por causa disso que eu digo muitas xs "antes de me meter em despesas".
Ja confirmou que tensão chega ao dito modulo? A avaria podia ser desse modulo sim, mas pode sempre ter outras causas.
Procure saber o mais possível, despistar causas, antes de fazer despesas que se podem revelar desnecessarias. Um multimetro (na mão de quem souber usa-lo) e um esquema elétrico são uma grande ajuda na resolução desse problema. Mesmo sem esquema elétrico o multímetro ja vai dar algumas respostas daquilo que não é com certeza. Refiro-me mais em concreto a testes de componentes. Embora o caso do modulo que trocou podera nao ser um deles. Muito provavelmente so se consegue testar com simulação de dados ou ligado no carro.
 :mellow: