Autor Tópico: Buzina Punto 188  (Lida 3826 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Buzina Punto 188
« em: 11 de Julho, 2021, 01:45:53 »
Boas pessoal
comprei um puntuzito de 2001 1.2 16v a gasolina e na altura não deu para verificar tudo.
acontece que não tenho buzina, já verifiquei, fusíveis, a rela na caixa de fusíveis do motor, já retirei o airbag e aparentemente está tudo ok.
outra questão é uma luz no quadrante de aviso de falha de luzes, mas tenho todas as luzes a funcionar.
algumas ideias?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Buzina Punto 188
« Responder #1 em: 12 de Julho, 2021, 09:10:46 »
Nao sei se é o caso por isso pode sair disparate pelo qual peço ja desculpa, mas o sinal dessa buzina, nao passa por uma fita no volante? Se assim for podera ser essa fita.  :unsure:

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #2 em: 12 de Julho, 2021, 22:19:57 »
Nao sei se é o caso por isso pode sair disparate pelo qual peço ja desculpa, mas o sinal dessa buzina, nao passa por uma fita no volante? Se assim for podera ser essa fita.  :unsure:

Boas penso que leva uma fita, tirei o airbag mas tenho medo de mexer muito naquilo. Agora para aceder a dita fita será melhor tirar o volante

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Buzina Punto 188
« Responder #3 em: 13 de Julho, 2021, 00:09:08 »
Confirma se chega corrente á ficha da buzina ou testa a mesma ligando-a directamente a 12v. Quanto ao símbolo de luzes fundidas, é quando ligas os mínimos ou carregas no travão?

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #4 em: 13 de Julho, 2021, 07:49:44 »
Confirma se chega corrente á ficha da buzina ou testa a mesma ligando-a directamente a 12v. Quanto ao símbolo de luzes fundidas, é quando ligas os mínimos ou carregas no travão?

Boas
O aviso é quando ligo os mínimos, quanto á buzina irei testar, inclusive comprei uma buzina num centro de abate ao qual foi testada á minha frente, contudo no meu não funcionou

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #5 em: 13 de Julho, 2021, 08:24:07 »
Confirma se chega corrente á ficha da buzina ou testa a mesma ligando-a directamente a 12v. Quanto ao símbolo de luzes fundidas, é quando ligas os mínimos ou carregas no travão?

outra questão, para ceder a essa fita da buzina tenho mesmo que retirar o volante, certo?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Buzina Punto 188
« Responder #6 em: 13 de Julho, 2021, 08:42:11 »
outra questão, para ceder a essa fita da buzina tenho mesmo que retirar o volante, certo?

Como referi no inicio, tenho receio que saia algum disparate (o motivo e nao conhecer o modelo em concreto mas ter uma noção do funcionamento de alguns sistemas), no entanto faça como sugeriu e bem o jorge, teste a buzina fora, podemos estar a complicar o que é muito simples.
Qt a dita fita, dos sistemas que conheço sim, e necessario desmontar o volante e por norma restirar o airbag (caso tenha) antes disso.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Buzina Punto 188
« Responder #7 em: 13 de Julho, 2021, 08:54:14 »
Quanto as luzes, acontece isso se tiveres LED's ou lâmpadas de potência inferior às recomendadas!

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Buzina Punto 188
« Responder #8 em: 13 de Julho, 2021, 08:57:18 »
A buzina convém ver o esquema eléctrico para ter uma noção de onde mexer. Pode ser da parte da fita mas também pode ser da cablagem ou algum relé, já agora confirmas-tes o fusível?

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #9 em: 13 de Julho, 2021, 09:17:06 »
Quanto as luzes, acontece isso se tiveres LED's ou lâmpadas de potência inferior às recomendadas!

relativamente ás luzes não tenho leds e mudei todas as lampadas iguais com a respectiva voltagem

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #10 em: 13 de Julho, 2021, 09:18:16 »
A buzina convém ver o esquema eléctrico para ter uma noção de onde mexer. Pode ser da parte da fita mas também pode ser da cablagem ou algum relé, já agora confirmas-tes o fusível?

esquema eletrico já tentei ver na net mas não encontro nada, infelizmente quando comprei o carro vinha sem o manual

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #11 em: 13 de Julho, 2021, 09:46:34 »
aquela manete dos comandos de piscas e luzes não influencia em nada pois não?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Buzina Punto 188
« Responder #12 em: 13 de Julho, 2021, 10:19:20 »
aquela manete dos comandos de piscas e luzes não influencia em nada pois não?
Penso que não, se elas acendem está a fazer a sua função. Também pode acontecer isso se houver mau contacto nos encaixes, comum de acontecer nos farolins traseiros

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Buzina Punto 188
« Responder #13 em: 13 de Julho, 2021, 10:20:03 »
esquema eletrico já tentei ver na net mas não encontro nada, infelizmente quando comprei o carro vinha sem o manual
Quando tiver vagar posso arranjar isso, tenho um programa que consigo ver todos os pormenores do carro

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Buzina Punto 188
« Responder #14 em: 13 de Julho, 2021, 10:30:24 »
Penso que não, se elas acendem está a fazer a sua função. Também pode acontecer isso se houver mau contacto nos encaixes, comum de acontecer nos farolins traseiros

pergunto isto porque no punto anterior de 98 tinha umas patilhas que fazia os contatos, este modelo não sei..