Autor Tópico: Autódromo Do Estoril  (Lida 15181 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« em: 07 de Maio, 2007, 17:24:23 »
Autódromo do Estoril é para privatizar

Tal como muitos suspeitavam, o Governo de Portugal vai privatizar o Circuito do Estoril. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, assim o adiantou em declarações à edição de 30 de Abril do Jornal de Negócios.

Em Dezembro último, a Parpública - que é uma Sociedade Gestora de Participações Sociais de capitais exclusivamente públicos - reforçou a posição na Sociedade Gestora do Autódromo Fernanda Pires da Silva, passando a controlar 100% do capital e direitos de voto, após a aquisição ao Instituto de Turismo de Portugal (ITP) de 51 mil acções. Porém, depois de ter fundido as duas sociedades que constituíam aquela infra-estrutura desportiva, o Estado vai agora alienar a empresa resultante da operação.

A Parpública terá transmitido a título pessoal a intenção de privatizar o Autódromo mediante concurso explicou o autarca de Cascais à publicação. Por seu lado, o Ministério das Finanças não emitiu qualquer declaração por achar ainda prematuro abordar o assunto.

A vontade do Estado de Portugal em privatizar o Autódromo do Estoril acontece dez anos depois de ter assinado o "Acordo Global" com o Grupo Grão-Pará que o tornou accionista da companhia.
 
Fonte: Sport Motores / por Sérgio Fonseca
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #1 em: 30 de Julho, 2007, 19:31:36 »
Autódromo do Estoril pode passar para a Câmara de Cascais      



O Estado pretende vender aquele recinto mas a autarquia terá que se comprometer a explorar aquele espaço até 2012. Depois disso, nada fica garantido sobre a utilização do espaço...  

A Parpública, holding do Estado que detém o Autódromo do Estoril, vai iniciar o processo de venda da sociedade gestora daquele espaço. A notícia, avançada pelo Diário de Notícias, dá conta de um primeiro cotacto com a Câmara Municipal de Cascais, a realizar durante a semana, justificando este facto por a autarquia ter sido a única entidade que, até agora, mostrou interesse em adquirir a infra-estrutura. Ao matutino lisboeta, Plácido Pires, o presidente da Parpública deixou claro que não é intenção do Estado perder dinheiro com a operação, pelo que a venda do Autódromo do Estoril terá que gerar mais de 33 milhões de euros, a verba correspondente ao que foi investido até agora naquele espaço.

Com efeito, a aquisição por parte da Parpública do Autódromo do Estoril custou, até agora, 33 milhões de euros, que resultam da aquisição da sociedade gestora, bem como dos investimentos realizados entretanto, segundo números avançados pela holding de capitais públicos. Por outro lado, para que o negócio possa ser concretizado, o novo proprietário terá que manter a exploração do Autódromo até ao final de 2012, altura em que a infra-estrutura deverá necessitar de investimentos.

"Uma infra-estrutura destas não é eterna e a dada altura precisa de obras. Não é possível fazermos um modelo que obrigasse a manter a exploração", disse Plácido Pires citado pelo DN. Para já, a câmara é a principal candidata, mas o presidente da Parpública lembra que ainda não começaram à procura de outros potenciais compradores.

Recorde-se que o Autódromo Fernanda Pires da Silva, por todos conhecido tão só como Autódromo do Estoril, foi parar ao controlo público no Verão de 1997, no quadro de um acordo com o grupo Grão Pará, como contrapartida pelas dívidas do grupo ao Estado, então aprovado pelo ministro da Economia, Augusto Mateus. Para além do encontro das dívidas, um dos objectivos do Governo da altura era realizar os investimentos necessários na infra-estrutura para evitar a perda das competições de Fórmula 1. No entanto, a "nacionalização" da infra-estrutura não evitou que Portugal tivesse perdido o Grande Prémio do Estoril, que era o principal activo do Autódromo.

Segundo uma auditoria do Tribunal de Contas de 2002, os governos até à data tinham atribuído 24,7 milhões de euros em financiamentos públicos à Sociedade Gestora do Autódromo, sociedade criada em 1997 para gerir a estrutura. A verba, superior em 500% ao previsto inicialmente, não conseguiu recuperar a Fórmula 1 em Portugal, concluía o Tribunal de Contas no referido documento.  

Actualmente, o Autódromo do Estoril não tem quaisquer condições para receber provas de Fórmula Um, como reconheceu há algum tempo ao LusoMotores o responsável máximo pela Sociedade de Gestão do Autódromo, Domingos Piedade, numa posição idêntica à que tomou Carlos Barbosa, o presidente do Automóvel Club de Portugal, quando questionado pelo LusoMotores sobre o mesmo tema. Curiosamente, o líder do ACP garantiu já ter garantias por parte de Bernie Ecclestone, o "patrão" da Fórmula Um, de que Portugal poderá receber de novo o Mundial da cateboria, mas para isso terá que construir "um autódromo moderno e de qualidade".

Deste modo, o principal evento que anualmente faz encher o Autódromo do Estoril é o Grande Prémio de Motociclismo de Velocidade, com os pilotos da categoria de MotoGP a serem cabeças de cartaz, mas até neste aspecto toda a organização passar pela Dorna, a entidade espanhola que gere o evento, e Portugal apenas recebe uma importância financeira pela "cedência" do espaço.

Fica por saber se, no caso da venda do Autódromo, qual será o propósito para aquele espaço, nomeadamente para além de 2012, havendo o risco efectivo de Portugal perder aquela que é actualmente a sua única pista permanente efectiva com condições para provas internacionais, o Autódromo do Estoril, e com essa perda serem igualmente perdidos anos de história e tradição de Portugal no automobilismo, uma situação que muitos consideram mesmo "natural" depois de muitos pilotos terem sido obrigados a rumar para Espanha, para ali participarem em campeonatos de velocidade, perante a ausência de projecção mediática permitida pelos campeonatos portugueses, e a consequente ausência de retorno para os patrocinadores.

Fonte: LusoMotores
« Última modificação: 30 de Julho, 2007, 19:32:37 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #2 em: 31 de Julho, 2007, 18:19:53 »
António Capucho considera preço do autódromo exorbitante

O Presdiente da Câmara Municipal de Cascais considerou o preço do autódromo do Estoril "exorbitante e inaceitável". Estas palavras fora, segundo a agência lusa, proferidas à saída da reunião que António Capucho teve com Plácido Pires da Parpública.

António Capucho considerou exagerados os 35 milhões de Euros que o estado pela pela estrutura e considerou que esse preço só se justificaria se fosse adquirido por quem tivesse interesses imobiliários para o local. O autarca reforçou no entanto que é intenção da Câmara de Cascais menter o autódromo na área protegida e portanto longe da pressão imobiliária.

A Camara Municipal de Cascais deseja adquirir o autódromo e manter a estrutura para além de 2012, data a partir da qual (segundo a proposta do goveno) o novo proprietário deixa de ter obrgatoriedade de manter a estrutura funcional. António Capucho referiu que não há espaço para dois autódromos em Portugal, ao comparar o Estoril com o novo projecto de Portimão que conta com uma área imobiliária envolvente e viu ainda ser declarado como interesse publico.

Ainda segundo a Lusa, a Câmara Municipal de Cascais fica a aguardar novo contacto da Parpública para que esta apresente valores mais realistas na óptica da autarquia. Recorde-se que o estado quer vender o autódromo e o primeiro contacto foi o de Cascais, mas a Parpublica quer procurar mais compradores.
 
Fonte: Sport Motores por José António Marques  
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #3 em: 04 de Outubro, 2007, 18:02:22 »
C. M. Cascais prestes a comprar o autódromo do Estoril  



A Câmara Municipal de Cascais está a dias de fechar o negócio com a Parpublica para a aquisição do Autódromo do Estoril, segundo noticia hoje o diário Correio da manhã.

A autarquia liderada por António Capucho já havia mostrado interesse pela estrutura onde durante anos o mundial de Fórmula 1 passou, mas considerou que os cerca de 35 milhões de Euros pedidos pela Parpublica eram um exagero. Na altura, António capucho defendeu mesmo que, esse valor só teria justificação se o autódrodmo fosse para demolir e urbanizar, situação que inflaccionaria os terrenos em questão.

Mas segundo o diário lisboeta, António Capucho não tem intenção de acabar com o autódromo e a transferência de propriedade deverá acontecer este mês por um valor bem inferior ao que era inicialmente pedido pela sociedade gestora de participações sociais do estado.

Apesar do negócio parecer caminhar para a concretização, no mesmo artigo um representante da Câmara Municipal de Cascais apresenta como alternativa a possibilidade da Parpublica não vender o autódromo mas ficar a autarquia com a esploração do recinto por um período nunca inferior a 75 anos. Esta possibilidade de parceria vai de encontro aos que as orientações estratégicas do governo prevêem até 2009 e que é a venda ou parceria com outra entidade para manter a exploração do autódromo, reforçando as valências complementares".

Depois da criação da CE - Circuito do Estoril, S.A para prevere a evolução accionista do autódromo, um novo passo está prestes a ser dado.
 
 
Fonte: Sport Motores, por José António Marques
 





dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #4 em: 04 de Outubro, 2007, 22:09:24 »
Mais um triste exemplo do que se passa em Portugal!

Veja-se o caso de Espanha:

F1 GP em 2008 terá dois, Barcelona e Valência

Moto GP em 2008 terá três, Barcelona, Jerez e Valência

Nós perdemos o F1 GP, e vamos ver durante quanto mais tempo teremos o Moto GP...

 
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #5 em: 08 de Outubro, 2007, 18:41:11 »
Formula 1, talvez no Algarve





dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #6 em: 08 de Outubro, 2007, 21:59:44 »
Portugal não tem capacidade para dois autodromos.

Se Portimão vier a ter um, então o Estoril pode preparar o funeral...
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Autódromo Do Estoril
« Responder #7 em: 09 de Outubro, 2007, 00:11:35 »
tem de haver um relançamento do Estoril se é para continuar no panorama nacional e quiça internacional, não é a estar ás moscas que se faz isso, é a usa-lo constantemente!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #8 em: 09 de Outubro, 2007, 15:17:14 »
O Autódromo do Estoril vai sendo usado conforme o possível (dizem eles), porque as alterações para algumas provas internacionais são tão dispendiosas, que vale mais fazer um autódromo novo. Tantos anos sem remodelações, que agora é tarde





dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #9 em: 09 de Outubro, 2007, 23:30:47 »
R.I.P.
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Autódromo Do Estoril
« Responder #10 em: 09 de Outubro, 2007, 23:32:15 »
Se não fossem tão chulos, iam lá mais pessoas
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #11 em: 24 de Outubro, 2007, 19:32:15 »
Autódromo do Estoril à venda por concurso publico  

O Governo de José Socrates decidiu recusar a proposta da Cãmara Municipal de Cascais para compra do autódromo do Estoril, optando por vender esta estrutura em concurso publico. A notícia foi esta noite avançada pela versão online do Diário Económico.

Recorde-se que em Julho a Parpública decidiu dar início ao processo de vendfa do autódrmos, apresentando um valor base de venda supreior a 33 milhões de Euros. O primeiro interessado no negócio foi a Cãmara Municipal de Cascais, mas António Capucho defendeu na altura que o preço do Autódromo era muito elevado.

Em Outubro a autarquia liderada por Capucho esteve prestes a fechar negócio com o estado, prevendo ficar com o autódromo e mantê-lo em funcionamento para além de 2012. No entanto o processo terá sofrido um "volte face" de última hora decidindo a Parpublica vender o autódromo por concurso publico.

Na prática, isto significa que o autódromo irá parar às mãos de quem der mais dinheiro por ele. No actual estado contractual, o autódromo tem continuidade garantida até 2012, mas depois disso nada está garantido. Os 35 milhões de Euros que supostamente o Estado pede pela estrutura são consideráveis para um complexo motorizado como o do Estoril, mas se o projecto fôr para destruir o autódromo e desenvolver em termos imobiliários, então os terrenos do circuito valem cerca de 100 milhões de Euros.

Neste estado de coisas, tudo leva a crer que o lobby imobiliário poderá mesmo tomar conta dos terrenos do Autódromo, tendo em conta que a aprente intenção do actual gorverno é obter o maior encaixe financeiro possível.

Ainda segundo a mesma fonte, a Parpública e a Câmara Municipal de Cascais terão diversas propostas de interesse por parte de empresários portugueses radicados para dinamização do autódromo, com projectos na área automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.

Agora começa verdadeiramente a ser decidido o futuro do Circuito do Estoril. Ou fica para além de 2012, ou vem abaixo nessa altura para dar lugar a projectos imobiliários.
 
Fonte: Sport Motores, por José António Marques  
 





naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Autódromo Do Estoril
« Responder #12 em: 24 de Outubro, 2007, 23:37:35 »
Espero estar enganado, mas já estou a ver o que vai acontecer... :red:  


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Autódromo Do Estoril
« Responder #13 em: 24 de Outubro, 2007, 23:41:58 »
vitória do betão e tijolo...

Grande governo...

 :boxe:  
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

850pequenino

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3505
  • Karma:
    +10/-8
    • www.fiat850special.blogspot.com
Autódromo Do Estoril
« Responder #14 em: 25 de Outubro, 2007, 00:25:42 »
por acaso era fixe que mandassem esse abaixo, e que retomassem o projecto de ha 20 anos do autodromo na romeira! =D

estou a brincar... =x estou so a expressar o desgosto que tenho de este projecto nunca ter seguido! =|