Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1155 em: 26 de Maio, 2015, 14:23:39 »
esse uno está bom um brilho brutal :)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1156 em: 26 de Maio, 2015, 14:28:46 »
Obrigado, JMonteiro! Está muito fixe, sim, para uma pintura com 25 anos. A qualidade dos Unos mk2 é, de facto, brutal para a época (e por comparação com os mais paradigmáticos mk1): isso nota-se muito na pintura, nos plásticos e nos tecidos.

Rara: andei lá a ver e não consegui perceber como sacar. Dá a ideia que não é aparafusado...

er.love.fiat: pronto, vou então conformar-me com os barulhos... ;)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1157 em: 26 de Maio, 2015, 16:23:20 »
não sei se o sistema é identico ao dos puntos, saca o vidro fora, por dentro talvez tenha umas tampas, e 2 parafusos de cada lado.

e ve dem onde vem a dita folga, fotografa isso a ver se arranjamos soluções. eu sei que é chato ter esse barulho de facto....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1158 em: 27 de Maio, 2015, 11:56:15 »
tens 4 tampinhas que tapam 4 parafusos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1159 em: 27 de Maio, 2015, 14:13:32 »
Obrigado, Luke. Vou investigar logo à noite.

Entretanto, agora à hora de almoço fui nele à Fiat preparar a mudança de óleo e filtro (isto é, comprar o material):


Na viagem, além de notar que o motor está cada vez mais solto, detectei que o pedal da embraiagem está a dar uns micro-estalinhos, tanto a carregar como a soltar.
Devo preocupar-me? Será o cabo a começar a partir? Ou só o mecanismo meio perro?
Com o carro quente e sem tempo não abri o capot para ver de onde vem concretamente. Também conto fazê-lo logo à noite.

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1160 em: 27 de Maio, 2015, 17:03:24 »
Sempre a manter uma dedicação exemplar  :blush:
   Fiat Panda YOUNG

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1161 em: 27 de Maio, 2015, 22:24:49 »
Acabei de reparar: hoje faz 1 ano que comprei o Uno! Das melhores decisões que tomei até hoje.
Vou ver se vou à garagem mudar-lhe o óleo de presente... ;)

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1162 em: 27 de Maio, 2015, 22:42:37 »
Parabens pelo 1º aniversário  :t_up:
   Fiat Panda YOUNG

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1163 em: 27 de Maio, 2015, 23:36:38 »

Vou ver se vou à garagem mudar-lhe o óleo de presente... ;)

...e um cheirinho para o retrovisor.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1164 em: 28 de Maio, 2015, 00:53:10 »
Óleo novo, filtro novo, passeio dado! ;) Depois actualizo com fotos.

Ah! E os estalos da embraiagem estão resolvidos: bastou um pouco de WD40 na parte onde o cabo está ligado e foram-se. Era só o sistema a precisar de lubrificação.

Luke: não consegui perceber muito bem como se tiram as tampinhas no tecto de abrir. Com chave de fendas? Tive medo de forçar e não fiz nada.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1165 em: 28 de Maio, 2015, 01:21:44 »
Então para comemorar o primeiro aniversário na minha propriedade, fui mudar o óleo do motor.
Só fez 1500kms, mas passou um ano. Resolvi mudar.

Primeiro, tratei de reunir o material necessário. Filtro do óleo, bujão novo, chave do bujão, chave de filtros e o óleo. Resolvi manter o Shell Helix H7 10w40, atendendo a que toda a gente fala bem dele e que não é nada caro.


Começo sempre por desligar o cabo negativo da bateria, não vá o diabo tecê-las.


Depois levantei o carro e coloquei em preguiças. Como não tenho outra alternativa, uso o macaco do Uno para o levantar e depois colocar as preguiças.
Dica para quem tem um Uno mk2: Mesmo ao lado de onde se encaixa o macaco (zona assinalada com setas), há umas reentrâncias que dão para apoiar as preguiças, pois o plástico vai para dentro e há acesso à longarina.


É mais correcto ter i carro em 4 preguiças, para o óleo sair todo. Mas no caso dos FIRE que vêm no Uno, o problema é menos importante: o bujão está na parte de trás do cárter (e não no meio). Por isso, se tiver levantadas só as todas da frente sairá o óleo todo, julgo.

Bom, coloquei um recipiente por baixo do cárter e retirei o bujão. Deixei escorrer por uns minutos. Isto deve ser feito com o carro quente, pois o óleo sai mais facilmente.


Depois, avancei para o filtro. Recoloquei o recipiente debaixo do filtro e depois usei a chave de filtros para o desenroscar, no sentido contrário aos dos ponteiros do relógio.


Depois passei um pouco de óleo novo pelo filtro novo, para que vedasse melhor depois de posto.


E coloquei o novo filtro, alertando só com a mão.


Depois baixei de novo o carro e coloquei o novo óleo., com a ajuda de um funil.


Com o nível a meio (do que se consegue perceber, pois a vareta do uno é dourada e não liga nada com óleo novo...) liguei i carro. Esperei um pouco pra à luz do óleo desligar e tudo ok!
Deixei trabalhar 2 minutos e verifiquei o nível. Acrescentei para o MAX, verifiquei se não havia fugas e fui dar uma volta!

Tudo ok, sem fugas nem problemas. Deixei-o a dormir para amanhã... ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1166 em: 28 de Maio, 2015, 01:46:12 »
Epá Parabéns!!!  :hail:

Isto está tão bem explicado que até um nabo fica a saber fazer o serviço  :lol: :lol: :lol:

Eu faria/faço tudo tal e qual o que retratas-te/fizes-te, à excepção do filtro de óleo, passo na mesma o óleo como fizes-te a diferença é que encho logo o filtro, consegues colocar à vontade uns 200/300ml de óleo, depois deixas repousar um pouco para quando fores apertar o filtro no sítio não escorrer óleo  :t_up:

Assim é mais fácil para a bomba pressurizar o sistema e encher o filtro totalmente  ;)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1167 em: 28 de Maio, 2015, 08:31:44 »
As tuas descriçoes fazem-me inveja!!!  :t_up:

No que ja foi dito acerca do filtro acrescento que deveria ser dado um ligeiro aperto com a chave. Eu nao tenho propriamente maos de aranha e os filtros apertados a mao as vezes começam a babar mais tarde.

Outra coisa que faço diferente, depois de ligar o motor deixar o oleo encher o circuito e desligar o motor, dou tempo para o oleo repousar e so depois e que acrescento ate ao maximo. Se for de seguida como percebi (espero n ter percebido mal) vais ter o oleo espalhado pelo motor e o nivel acima do maximo. Sempre que o motor arranca n sei se sera boa ideia ter o oleo acima do maximo. ;)

De resto,... 5 estrelas.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1168 em: 28 de Maio, 2015, 09:02:36 »
TwinThema, eu também dou um ligeiro aperto com a chave (1/4 de volta), mas sempre li que não se deve fazer. Eu só dou porque, nessa fase tenho sempre as mãos besuntadas em óleo (por lubrificar o filtro com o dedo) e sem isso ficaria lasso.
Sim, deixei o óleo repousar, claro!! O que mais me chateia a ver o nível neste carro é que a vareta torna virtualmente impossível ver o nível do óleo quando ele é novo. Conseguiram fazer uma vareta que tem exactamente a mesma cor do óleo... Enfim, tenta-se acertar com a quantidade. Ele levará, segundo o Haynes, 3,8litros; pus-lhe 3,5 e acho (não posso jurar...) que está ligeiramente abaixo do MAX.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1169 em: 28 de Maio, 2015, 14:25:56 »
Está a ficar em estado de novo, aos poucos chegas lá!  :t_up:

Pelas fotos identifica-se uma ligeira fuga de óleo, do lado da distribuição, retentor da cambota provavelmente.

Ponto a ver em breve aposto! HeHeHeHe  :point:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014