Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485901 vezes)

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Rara

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #150 em: 10 de Julho, 2014, 11:18:44 »
Mas continuo a achar que o carro deita muito fumo. Na verdade, não é preto nem branco: parecem gazes invisíveis. Mas a garagem do meu prédio fica irrespirável só de o ter ligado por 1 minuto.
Será que tenho um cilindro a falhar? Se fosse esse o caso, haveria mais gazes, certo?
Mas eu sentiria uma vibração muito grande ao ralenti, ou não? Se calhar sou eu que já não estou habituado a carros não catalisados...

Carros sem catalizador são mesmo assim, mesmo dentro das tolerancias para passar em IPO é um pitéu estar ao pé deles...

Acredita que se tivesses o carro a falhar um cilindro sentias e bem, relantim instável, falta de força, essas coisas... :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #151 em: 10 de Julho, 2014, 20:24:46 »
Só em 5 minutos ao chegar a casa, fui testar. Pois bem, os meus receios confirmaram-se: o cilindro 2 (conta-se a partir da distribuição, certo?) não está a funcionar.

Tenho algum receio do prognóstico. Eu tinha trocado as velas e, por isso, à partida não é daí. Quando ligo o cabo à vela, vejo as faíscas típicas, por isso tenho a sensação que também não será do cabo.
Logo vou testar cabos e velas, mas começo a recear que seja algo mais grave que eu não saiba resolver em casa.

A verdade é que, tal como diz o Rara, só a frio é que sinto alguma instabilidade no ralenti. A quente, o carro tem força e o ralenti é regular. Mas só testei com o carro frio, há pouco...

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #152 em: 11 de Julho, 2014, 00:12:24 »
Pois bem: não é da vela nem do cabo.
Tirei as velas e a do cilindro 2 estava manchada, tipo com gasolina queimada, espero eu. Troquei-a com a do cilindro 1 (que estava limpinha) e... O cilindro 2 continuou a falhar.

Depois foi a vez de testar cabos. Troquei os cabos do cilindro 1 com o cilindro 2... E o 2 continuou a falhar.

Agora preciso de ajuda... Que faço a seguir? Qual acham que é a causa?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #153 em: 11 de Julho, 2014, 09:41:22 »
saca as velas fora e mostra, não as confundas entre cilindros, se possível, mede compressão a frio
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #154 em: 11 de Julho, 2014, 09:54:09 »
Ok, Luke, obrigado!
Agora já as troquei para testar... E limpei. De todo o modo, parecia como a vela 3 desta imagem: ou seja, detonação, certo?

Estou a ver se arranjo um manómetro para medir a compressão e estou à espera que chegue um multímetro para ver como está a funcionar o distribuidor...
Fiquei mesmo aborrecido com isto.

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #155 em: 11 de Julho, 2014, 09:55:26 »
digo-te já que não é detonação

como é que vais ver se o distribuidor está a funcionar bem com um multímetro? :)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #156 em: 11 de Julho, 2014, 10:05:40 »
Que disparate, queria dizer a bobine. Mas, já sei, se fosse da bobine nenhuma das velas funcionava...

Ou seja, ou é do distribuidor ou tenho um problema no motor, certo?
Há alguma forma de testar distribuidor / tampa do distribuidor / rotor? Ou só trocando?

Desculpem a ignorância e os disparates.
(O manómetro para medir compressão vem a caminho. Chega para a semana.)

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #157 em: 11 de Julho, 2014, 10:33:38 »
sim, se fosse defeito da bobina, ia replicar para todos, a tampa do distribuidor e o rotor, são novos?
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #158 em: 11 de Julho, 2014, 10:40:52 »
Creio que não, Luke. A única coisa que me parece nova ali é o módulo do avanço.

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #159 em: 11 de Julho, 2014, 11:02:33 »
eu no teu lugar mudava tampa e rotor, é material de desgaste
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #160 em: 11 de Julho, 2014, 11:14:41 »
Luke, vou então fazer isso. Sendo material de desgaste, já fica feito. Só espero que depois este sintoma não signifique uma doença incurável no bloco.

Só uma última ajuda: faz diferença a marca da tampa e rotor?
Um problema na tampa ou no rotor poderia implicar uma falha de ignição só de um cilindro?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #161 em: 11 de Julho, 2014, 11:24:36 »
sendo só num cilindro, a ser, é na tampa

pensa um pouco no sistema de ignição e onde é que podem estar os problemas ;)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #162 em: 11 de Julho, 2014, 11:29:48 »
É que eu estou convencido que o problema não será da ignição mas do motor. Mas isso sou eu que sou um pessimista. Bom, quando chegarem rotor e tampa logo vemos. A menos que o manómetro chegue primeiro e vejamos logo uma diferença de compressão.
Muito obrigado. Mesmo.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #163 em: 11 de Julho, 2014, 12:05:55 »
Só mais uma questão: mas se fosse da ignição (tampa do distribuidor ou rotor), eu veria as faíscas quando ligo o cabo à vela? Isso é sinal de que está lá a chegar corrente! Ou por vezes as tampas têm uma avaria em que enviam menos corrente do que é necessária para a vela acender?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #164 em: 11 de Julho, 2014, 16:30:23 »
imagina que o contacto da tampa está em mau estado e mais distante do rotor que os outros... é o suficente para fazer uma faisca mais pobre
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