Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486005 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #300 em: 26 de Setembro, 2014, 15:22:29 »
tens de tirar o resguardo da torneira (grande pincel), e depois soltar o afinador e afinar o cabo de maneira a fazer mais curso na torneira, tive de fazer isto no Uno do meu pai
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #301 em: 27 de Setembro, 2014, 00:58:19 »
1- Ora lá fui eu com o espelho, como o Mickey propôs, e dei com a fuga de água: é a rela da frente do bloco, a que está mais próxima da distribuição.
Para a trocar vou precisar, pelo menos, de tirar o colector de escape. Isso implica juntas novas? Ou não é necessário?
Terei também de tirar o tubo metálico que entra na bomba de água? Ou conseguirei chegar à rela sem lhe mexer?

2- Fui desforrar a porta do condutor para dar um jeito na mola do manípulo interior, que estava com pouca força. Pois bem: a mola esta partida. Tenho de arranjar um manípulo inteiro, não é? Ou há maneira de fazer uma mola improvisada?
« Última modificação: 27 de Setembro, 2014, 08:32:31 por afonsopatrao »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #302 em: 27 de Setembro, 2014, 12:39:29 »
troca as relas todas de uma vez...

quanto ao manipulo, claro que podes reparar a questão, basta teres "arte"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #303 em: 27 de Setembro, 2014, 21:21:50 »
1- Ora lá fui eu com o espelho, como o Mickey propôs, e dei com a fuga de água: é a rela da frente do bloco, a que está mais próxima da distribuição.
Para a trocar vou precisar, pelo menos, de tirar o colector de escape. Isso implica juntas novas? Ou não é necessário?
Terei também de tirar o tubo metálico que entra na bomba de água? Ou conseguirei chegar à rela sem lhe mexer?

2- Fui desforrar a porta do condutor para dar um jeito na mola do manípulo interior, que estava com pouca força. Pois bem: a mola esta partida. Tenho de arranjar um manípulo inteiro, não é? Ou há maneira de fazer uma mola improvisada?

Não se deve, mas com jeito, se a junta não estiver muito colada, ainda consegues reaproveitar.. o tubo de água é só um parafuso 10 e desencaixa logo da bomba de água, tens que depois é "sujar" o o-ring desse tubo com silicone para vedar como deve ser quando recolocares o tubo.. é possivel que o dito cujo já esteja deformado do tempo.. ou então arranjas um o-ring novo  :P

Como o luke disse... troca todas... se ja foi uma, as outras estão lá desde a mesma altura  :d_smokin:

Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #304 em: 27 de Setembro, 2014, 23:53:54 »
Já encomendei a junta dos colectores e as relas. Vou então tratar de arranjar também o o-ring do tubo metálico, para o caso de precisar de o tirar.
Já que andava nas compras, mandei vir também uma correia do alternador (esta começava a chiar).

Quanto à mola do manípulo, comprei um manípulo inteiro por 4€ e substituí a peça toda. Ficou 5 estrelas.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #305 em: 29 de Setembro, 2014, 22:45:10 »
Passeio nocturno...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #306 em: 08 de Outubro, 2014, 23:38:54 »
Enquanto não me chegam as peças todas, ando a dedicar-me a limpar o rapaz. Pois bem, hoje reparei que a porta do condutor não fica presa em aberta. Não tem aquela pressão normal para manter a porta aberta, está completamente solta. Como resolvo isto? Alguém pode ajudar?

Outra coisa: a porta de trás esquerda só fecha bem com muita força; caso contrário fica mal fechada. Já enchi aquilo de WD40 mas não resolveu. Alguma ideia milagrosa?

PS: lembram-se deste canto do para choques, com a parte preta inundada de riscos de todas as cores?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #307 em: 09 de Outubro, 2014, 08:02:47 »
Colocastye um parachokes novo, certo?  :D

Quanto a porta que nao segura, eu tentava ver aquele tirante que aperta no pilar e entra pla porta dentro... Ou foi a vida, ou limpo e lubrificado volta a funcionar.

A porta que a conta da violenia e que fecha deve precisar de ser afinada...  ;)


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #308 em: 09 de Outubro, 2014, 10:17:21 »
Quanto a porta que nao segura, eu tentava ver aquele tirante que aperta no pilar e entra pla porta dentro... Ou foi a vida, ou limpo e lubrificado volta a funcionar.

Ou ontem à noite eu já estava mesmo com muito sono, ou acho que no Uno não há esse tirante: só as dobradiças e um tubinho de borracha mole, que deverá ter dentro os fios eléctricos para os vidros e o fecho central.
Será que as dobradiças deviam assegurar essa pressão e deixaram de o fazer?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #309 em: 09 de Outubro, 2014, 12:53:59 »
Ou ontem à noite eu já estava mesmo com muito sono, ou acho que no Uno não há esse tirante: só as dobradiças e um tubinho de borracha mole, que deverá ter dentro os fios eléctricos para os vidros e o fecho central.
Será que as dobradiças deviam assegurar essa pressão e deixaram de o fazer?

No meu ponto de vista so se tiverem algum mecanismo que substitua o tal tirante. Mas nao garanto nada pq nao possuo nenhum Uno para confirmar a existencia do tirante que referi.  :D

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #310 em: 09 de Outubro, 2014, 17:57:30 »
Não existe tirante no Uno, existem 2 rebaixos no suporte da dobradiça, um para a porta ficar meio aberta e outro em que ela fica totalmente aberta.

O que acontece muito é esse tipo de mecanismo ficar desgastado com os anos/uso e a porta ficar ou aberta ou fechada  :lol: por vezes nem se segura na posição aberta.

Vê com a porta aberta se não tens folga, pega na porta e levanta-a para perceberes se se mexe verticalmente, se mexer é uma coisa minima caso contrário tens de arranjar isso senão começa a lixar a fechadura.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #311 em: 11 de Outubro, 2014, 00:57:19 »
Hoje fui passar um tempinho de volta do Uno.

1- O botão dos vidros eléctricos tinha-se desencaixado da peça que prende no apoio de braços e fui voltar a colocar no sítio.

2 - Depois, fui investigar o mecanismo que o Mickey explicou, nas dobradiças da porta, e procurar a razão de a porta não se aguentar aberta (nem na posição do meio). Acho que descobri a causa: há uma pecinha que, suspeito, terá os tais rebaixos de que o Mickey falou, que está desencaixada da dobradiça.



Não sei se se percebe muito bem. Parece um tubinho de metal que, nas outras 3 portas, está colocado dentro da dobradiça. Nesta esta caído.

3- Finalmente troquei o sensor da temperatura, para ver se resolvia as variações do ponteiro consoante haja ou não consumo de electricidade.


Depois de colocado.... O problema mantém-se.
Ponteiro, quando dispara a ventoinha, com luzes ligadas (ou ventilação ou qualquer outro gasto de electricidade):


Ponteiro, com luzes desligadas:


Em andamento, anda certinho nos 90º. Com piscas ligados, sobe e desce consoante eles ligam e desligam.
Ora bem: será falta de massa, certo? Onde procuro?


4- O motor falha um pouco. Dá a sensação que há um cilindro preguiçoso, que de vez em quando não dispara.
Como já troquei tampa do distribuidor e rotor, troco já cabos das velas (apesar de, com o multimetro, parecerem estar ok)?
Se, quando troquei a correia, eu o tivesse deixado um dente fora do ponto, isto seria um sintoma esperado?
Também pode ser a maldita rosca da vela do 2º cilindro, que apesar dos apertos, pode continuar a deixar passar compressão... Mas nesse caso não estaria a base das velas suja?

Abraços e obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 11 de Outubro, 2014, 01:02:54 por afonsopatrao »

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #312 em: 11 de Outubro, 2014, 15:30:10 »
3- Finalmente troquei o sensor da temperatura, para ver se resolvia as variações do ponteiro consoante haja ou não consumo de electricidade.


Depois de colocado.... O problema mantém-se.
Ponteiro, quando dispara a ventoinha, com luzes ligadas (ou ventilação ou qualquer outro gasto de electricidade):


Ponteiro, com luzes desligadas:


Em andamento, anda certinho nos 90º. Com piscas ligados, sobe e desce consoante eles ligam e desligam.
Ora bem: será falta de massa, certo? Onde procuro?

Viva, no meu Delta há um problema semelhante e que julgo resultar dos (maus) contactos entre as fichas do painel e as pistas do painel ou então da própria placa dos fusíveis. O termómetro é alimentado a 12V (dois pólos portanto) e tem um terceiro fio ligado ao sensor. Se a tensão de alimentação baixa (ao ligar os faróis) irá influenciar o valor a apontar. Mas tudo isto é uma ideia..

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #313 em: 11 de Outubro, 2014, 16:49:53 »
Zampanò: também concordo. Há-de ser uma coisa dessas.

Amigos, agora preciso mesmo de ideias.
Fui ver se o motor estava no ponto e, de facto, estava um dente atrasado. Isso pode explicar as falhas do motor.
Lá fui eu desapertar o tensor e, estranhamente, a porca não se mexeu mas saiu o perno... (?!?!).
Inspeccionei a rosca do perno, não me pareceu estar mal. Depois de um pincel para separar a porca do perno, retomei os trabalhos.
Ao apertar o tensor, com porca nova, eis que senti a porca a saltar na rosca... E pronto, asneira.
Ou a porca ou o perno estão com a rosca estragada e estive meia hora a tentar tirar porca e/ou perno. Nada. Não sai porque está moída. Roda para os dois lados, mas nem aperta nem desaperta.
Alguma ideia milagrosa? Estou um pouco preocupado...




PS: suspeito que tenha sido exactamente isto que tenha feito a correia saltar um dente.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #314 em: 12 de Outubro, 2014, 23:47:32 »
tens de tirar fora e ver o que está mau
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma