Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485981 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #360 em: 29 de Outubro, 2014, 15:25:14 »
Fiat 600 71: o sensor foi uma das coisas que já mudei. Além da bomba de água, termostato e válvula do ventilador.
Simplesmente, porque o ponteiro oscila bastante com a corrente eléctrica (sobe quando se ligam as luzes, por exemplo), pode estar a dar informação errada.
Ou então, apesar das profundas lavagens ao circuito, continua a haver para lá muita porcaria que faz subir a temperatura.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #361 em: 29 de Outubro, 2014, 16:12:59 »
Não acredito que o sistema sujo faça a temperatura subir e descer assim tanto.

Arranja o tal termómetro que já fi aqui falado e compara as leituras do quadrante com esse.

Eu continuo a bater na mesma tecla, o cabo que liga o sensor ao quadrante está mamado ou então tens mesmo o quadrante avariado.

 :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #362 em: 29 de Outubro, 2014, 17:08:01 »
É verdade, Mickey! Já me tinha esquecido que quero experimentar o quadrante antigo (cujo conta rotações não funciona), para despistar avaria daí! Vou ver se logo à noite arranjo tempo e depois dou notícias.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #363 em: 30 de Outubro, 2014, 07:57:17 »
Ora ai esta,... para evitares despesas desnecessarias, trocas o quadrante e tiras as duvidas dai. Se n for dai saltas pra sugestao do Mickey e passas um cabo direto da sonda ao quadrante. assim escusas andar a comprar aparelhos que, esperemos, so vais usar uma vez. ;)

Concordo plenamente com o Mickey qd diz que deves ter um cabo mamado, e o mais provavel. mas antes de terer de te atirar a ramada de cabos a procura dele, que vai um grande pincel, convem ter a certeza que nao vais andar as aranhas e abes o que procuras. ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #364 em: 31 de Outubro, 2014, 00:50:21 »
Ora então troquei o quadrante e... Tudo na mesma. O ponteiro da temperatura continua a reagir muito aos gastos de energia, subindo e descendo consoante ligo luzes, ventilação ou desembaciador.
Estou cada vez mais convencido que é esse o problema. Até porque começo a reparar em sintomas de chatices eléctricas:
- de vez em quando, parece que há um corte de corrente por um milésimo de segundo: luzes desligam, conta-rotações vai a zero, rádio desliga e liga.
- já me aconteceu duas vezes ver sintomas de falta de massa no quadrante: acender a luz do óleo com o pedal do travão ou a luz do óleo de travões em simultâneo com os 4 piscas.

Alguma ideia de como atacar o problema?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #365 em: 31 de Outubro, 2014, 01:02:11 »
vê o cabo de massa da bateria ao carro e a massa ao motor (caixa)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #366 em: 31 de Outubro, 2014, 01:04:39 »
vê o cabo de massa da bateria ao carro e a massa ao motor (caixa)

ia agora mesmo escrever isto....

vê além desse cabo, um outro ponto mto importante para essas tretas do quadrante... tens um ponto de massa "geral" por dentro do tablier... se tirares o painel, tá logo ali á esquerda esse ponto... vê se tá tudo bem aí ;)
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #367 em: 31 de Outubro, 2014, 08:56:12 »
Eu aposto numa massa "geral" mais abrangente. Na minha teoria, que vale o que vale :P, luzes e resistencia do vidro nao vao concerteza buscar massa a zona do quadrante. Como tal, e analisando bem a logica da batata assada a luz do sol, vou mais de encontro a massa da bateria se nao mmo o proprio borne da bateria.

Quanto a massa do quadrante e compreensivel se o sintoma se der apenas com acessorios que liguem a esta.
Fiat 600: Nao tenho nada contra a tua 2ª sugestao mas parece-me mt pouco provavel. Mas se tiveres razao pago-te as  :buba:. ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #368 em: 31 de Outubro, 2014, 09:58:41 »
Podes fazer um despiste fácil a isso, reforça a massa, ou seja pegas num cabo de dar encosta à bateria aqueles com as pinças nas pontas e ligas ao borno negativo e a outra ponta ao chassis do carro e experimenta assim  :t_up:

Outra coisa que podes fazer é remover o cabo de massa que vai da bateria à caixa e o outro que aperta logo por baixo da bateria, passas uma lixa ou uma escova de aço no sítio onde ele aperta para remover sujidade e zebro que é normal ganhar com o passar dos anos  :t_up:

Os meus faróis de nevoeiro não ligavam e o problema estava aí
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #369 em: 31 de Outubro, 2014, 10:37:16 »
 :hail:

Nao deixes e nenhum cabo solto tipo um certo sujeito que se pos a mexer no carro e depois houve ali uns cabos que se enrolaram na polie do alternador... Mas n faço a minima ideia quem tenha sido, li ai num topico qq...  :D  :blush:

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #370 em: 31 de Outubro, 2014, 12:21:28 »
Se o quadrante não tá a dar várias informações certas.... vão por mim, a sério! Ponto de massa junto ao quadrante.. basicamente quase tudo o que é massas dentro do carro, ligam onde estou a dizer... tem lá um molho de fios de massa.. :P
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #371 em: 31 de Outubro, 2014, 14:13:43 »
Eu n vou que o carro n e meu  :P

Mas ja que insistes, era menino pra perder uns minutos a inspecionar a coisa. ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #372 em: 31 de Outubro, 2014, 22:24:56 »
Ena, muito obrigado pela ajuda!!! Suspeito que o Fiat 600 71 terá razão e o problema esteja mesmo no quadrante. Alguma dica extra para eu encontrar o problema e repará-lo, recordando que sou um ignorante em electricidade?
De todo o modo, hoje ainda vou ver o cabo de massa da bateria e o borno, não vá estar aí o problema...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #373 em: 01 de Novembro, 2014, 00:49:20 »
Bom, estive de volta do cabo de massa da bateria e parece-me estar ok. O que significa que a minha próxima hipótese é mesmo o ponto de massa do quadrante.
O estranho é que isto só acontece com o carro quente: enquanto está frio, não se sente interferência alguma no sistema eléctrico. E até os vidros têm mais força a fechar. Depois de quente, começam estes sintomas todos.

Outra coisa: agora reparei que o líquido de refrigeração está  castanho, outra vez. Espero ter tempo este fim de semana para o trocar, lavar o circuito, e substituir as relas.
Mas comecei a pensar: será que o castanho não é ferrugem mas óleo? Fui ver o nível de óleo e perdeu um pouco... Será que tenho a junta queimada?
Como se distingue água com óleo de água com ferrugem?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #374 em: 01 de Novembro, 2014, 01:05:59 »
Bom, estive de volta do cabo de massa da bateria e parece-me estar ok. O que significa que a minha próxima hipótese é mesmo o ponto de massa do quadrante.
O estranho é que isto só acontece com o carro quente: enquanto está frio, não se sente interferência alguma no sistema eléctrico. E até os vidros têm mais força a fechar. Depois de quente, começam estes sintomas todos.

Outra coisa: agora reparei que o líquido de refrigeração está  castanho, outra vez. Espero ter tempo este fim de semana para o trocar, lavar o circuito, e substituir as relas.
Mas comecei a pensar: será que o castanho não é ferrugem mas óleo? Fui ver o nível de óleo e perdeu um pouco... Será que tenho a junta queimada?
Como se distingue água com óleo de água com ferrugem?
Água com óleo forma uma pasta tipo maionese na tampa do reservatório e a água fica da cor de café com leite.

O óleo baixou um pouco, que pouco? Em quantos Kms?
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014