Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486024 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #495 em: 28 de Novembro, 2014, 16:40:08 »
da para fazer alavanca junto á caixa, no parafuso desta ao bloco
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #496 em: 30 de Novembro, 2014, 12:38:32 »
E isto:


exacto, são basicamente, parafusos esquerdos cónicos, faz-se um furo no centro do parafuso que partiu, e depois com o "saca" apropriado, "aparafusa-se" o gajo no parafuso partido, que sendo cónico, vai "trancar" e por ser esquerdo vai desaparafusar o parafuso partido :)

são baratos e da primeira vez que são usados, pagam-se!

Obrigado pelo esclarecimento!  :fiatistas:

E eis que consegui hoje ter meia horinha para me dedicar ao Uno!
Não foi ainda suficiente para o tirar das preguiças, mas houve progressos:
- Relas colocadas;
- Comprado parafuso para o suporte do tubo de escape;
- remontado o suporte do escape, na parte de trás do bloco.

Dificuldades:
- As relas, decididamente, são a dor de cabeça do motor deste Uno. Ao montar o suporte do escape, percebi que uma das relas de trás já está com corrosão. Quando acabar de reparar as da frente, terei trabalho com as de trás.
- Deve andar a soltar-se porcaria que nunca mais acaba, desde que passou a usar anticongelante. Espreitando pelo encaixe do tubo metálico, percebi que a bomba de água parece ter 20 anos. Mas tem 3 meses e 1000 kms.
- Andei a lutar com o tubo metálico novo que encaixa na bomba de água. Não o consegui encaixar! Tem truque? O velho encaixa perfeitamente. Será que este é mais grosso do que o de origem? A FIAT descontinuou a peça e tive de comprar na concorrência.
Ou simplesmente o metal do tubo velho acabou por se moldar ao bloco e por isso é que entra?
Não queria nada reutilizar o velho, pois está todo oxidado por dentro...

Abraços a todos!

E se mandasses fazer um em inox a partir do velho? Assim ia entrar perfeitamente e nunca mais oxidava! ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #497 em: 30 de Novembro, 2014, 13:59:50 »
já tens dois materiais diferentes, estares a por inox... não sei se não era pior, nos X1/9 ha quem meta os tubos em inox... mas depois tem de ter ainda mais cuidado porque a corrosão no motor e cabeça é "catalizada"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #498 em: 30 de Novembro, 2014, 15:49:32 »
já tens dois materiais diferentes, estares a por inox... não sei se não era pior, nos X1/9 ha quem meta os tubos em inox... mas depois tem de ter ainda mais cuidado porque a corrosão no motor e cabeça é "catalizada"

Nunca me tinha passado tal coisa pela cabeça!  :OMG:
Nos Punto's GT há quem meta e sempre pensei que era boa solução para quem tem ferrugem no sistema de refrigeração, mas pelos vistos estava enganado! Obrigado pelo esclarecimento!  :fiatistas:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #499 em: 30 de Novembro, 2014, 15:57:40 »
não estou a dizer que é má ideia, estou a dizer que se for usado, não podes depois andar a por anti-congelante fraco(não mudar a tempo e horas) ou usar água
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #500 em: 30 de Novembro, 2014, 16:06:24 »
não estou a dizer que é má ideia, estou a dizer que se for usado, não podes depois andar a por anti-congelante fraco(não mudar a tempo e horas) ou usar água

Claro, anti-congelante é como outro fluído no carro. É para ser mudado a horas e usar sempre um que cumpra as normas!  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #501 em: 03 de Dezembro, 2014, 00:22:48 »
Hoje consegui voltar à garagem!
Luke e Mickey: foram providenciais. A técnica da alavanca é mesmo a única que funcionou. E colocar logo o parafuso assim que o encaixe está alinhado com o orifício do bloco...
Ainda assim, no fim, fiquei com dúvidas que estivesse bem posto. O o-ring  está mesmo à boca... É assim? Ou é desta marca do tubo que deixa muito a desejar? De todo o modo, enchi o circuito e não pingou. Mas só tirarei a prova quando voltar a montar colector de escape e puser o Uno outra vez a trabalhar...

(Reflexão: o Mickey, em 2 horas, tira a caixa, embraiagem, substitui rela e volta a montar tudo. Eu, numa hora e meia, encaixo o tubo metálico da bomba de água... Quase a mesma coisa... ;))

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #502 em: 03 de Dezembro, 2014, 00:51:05 »
cuidado porque quando pressurizares o sistema pode começar a pingar ou pior, isso não deve ficar mm á entrada, deve entrar uns 2 mm diria eu
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #503 em: 03 de Dezembro, 2014, 08:49:55 »
(...)

(Reflexão: o Mickey, em 2 horas, tira a caixa, embraiagem, substitui rela e volta a montar tudo. Eu, numa hora e meia, encaixo o tubo metálico da bomba de água... Quase a mesma coisa... ;))

Se pensares que antes nem querias mexer ja vais no bom caminho ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #504 em: 03 de Dezembro, 2014, 11:13:29 »
Isso deveria entrar um pouco mais, como diz o Luke uns 2 ou 3 mm, mas se conseguiste apertar o parafuso é porque está no sítio, pode é esse tubo ser mais "curto"

Mas nada como encher o sistema e deixar a ventoinha disparar 2 ou 3 vezes, ir sempre controlando se há fugas, depois deixar arrefecer e ver se está tudo OK!

 :t_up:

Bom progresso para quem não queria mexer sequer  :point:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #505 em: 07 de Dezembro, 2014, 18:44:42 »
Caros! Depois conto tudo mas houve boas notícias.
1 mês depois, o Uno deixou de estar assim...


Para passar a estar assim:


Depois conto tudo. Abraços!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #506 em: 07 de Dezembro, 2014, 18:56:23 »
Pusete-o na rua por nao pagar a renda da garagem ?  :point:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #507 em: 09 de Dezembro, 2014, 11:52:23 »
Ora bem, então vamos lá reactivar isto!

Dia 7, um mês e um dia depois de o Uno ter ido para cima das preguiças, finalmente voltou a ver a luz do dia. Infelizmente tinha o telemóvel sem bateria e não tirei fotos da última fase dos trabalhos.
- Verifiquei, como disse o Luke, se o tubo metálico não ia mais para dentro, pois o o-ring está a 1mm da saída. Não vai mesmo e o suporte no bloco está bem encaixado. Julgo que será por ser material da concorrência cuja qualidade não está ao nível. De facto, o tubo é mesmo mais curto que o original, como previu o Mickey. A marca é IMPERGOM. Têm algum feedback?
- Depois lavei o circuito de refrigeração com mangueira. Saiu a quantidade habitual de porcaria, mas creio que ainda se soltará muito mais. Coloquei anricongelante a 20% e, em Janeiro, volto a lavar.
- Coloquei depois a junta do colector de escape e liguei de novo o escape (o colector está irremediavelmente ligado à parte do escape com 2 tubos, pelo que o trato como se fosse uma única peça, desde debaixo do condutor até à cabeça do motor).
- Foi fácil colocar o escape e as molas à mão. O que não consegui foi colocar o apoio do escape que há por baixo do motor. Vê-se bem qual é o suporte nesta foto que tirei antes de desmontar tudo, há um mês (quando o coitado estava encharcado em WD40):



E porque é que não consegui colocar? Ora bem, lembram-se deste parafuso partido?



Ele tem 50mm de comprimento e 8 de diâmetro. Como tinha uns destes lá por casa, nem me preocupei em comprar outro. Pois bem, ontem percebi que o de origem só tem rosca a partir de determinado ponto porque, se tiver rosca até à cabeça, pura e simplesmente não passa entre os tubos que vêm do colector. Tenho de arranjar um exactamente igual (e provavelmente borrá-lo com vaselina ou qualquer outra coisa que o faça deslizar ali).
Entretanto, o carro está sem ele. Posso andar assim, (preso na cabeça do motor e por baixo do condutor), certo? Aquele suporte é para segurar o tubo quando se tira só o colector, certo? Ou é melhor parar o carro até arranjar o parafuso correcto?

- Depois voltei à estrada. Nem se queixou do mês parado! Certinho, com ventoinha a disparar na hora certa, e cheio de energia. É sempre um gosto conduzir um carro carburado: a electrónica não consegue, de modo nenhum, dar a rapidez de resposta que um carburador oferece.


Com isto resolvido, vem a lista de coisas a fazer:

1. O problema da informação estranha no quadrante (designadamente, o ponteiro da temperatura).
Está mais que identificado que é mesmo problema de informação. O ponteiro está certinho nos 90º e a iluminação do quadrante surpreendentemente potente. De vez em quando, parece que há um "click" e a iluminação do quadrante diminui. Quando está diminuída é que tenho os sintomas que já vos contei: o ponteiro da temperatura sobe consoante o gasto eléctrico. Ligo chaufage, lá sobe um tracinho; ligo piscas, sobe e desce consoante acendem e apagam; ponho máximos, lá vão mais 2 tracinhos.
De repente, novo click, volta tudo ao normal: iluminação do painel com mais força e ponteiro certinho nos 90º.

Estou muito inclinado para a tal falta de massa por trás do quadrante, de que falou o Fiat 600 71. Podes-me explicar melhor onde é e como verificar se está tudo bem?

2. Fecho central - portas de trás.
Parece que o fecho central não tem sempre a força necessária para abrir e fechar as portas de trás. Por vezes, lá há uma que não abre; outras vezes, lá há uma que não fecha. E penso que tem vindo a piorar.
Alguma ideia sobre como resolver?

Além disto, vou tratar de substituir o perno do tensor da correia de distribuição para um que não me obrigue a ter a tampa desencaixada (há erro de catalogação na FIAT e o partnumber refere-se a um mais comprido...).
E tenho de estudar se a próxima rela a morrer (já vi que é a primeira, do lado da caixa, de trás do motor) dá para ser substituída sem tirar a admissão.

Entretanto, vamos passeando!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #508 em: 09 de Dezembro, 2014, 12:39:05 »
desmonta e lubrifica as fechaduras e os tirantes traseiros do fecho centralizado

mete o parafuso no sitio, estás a ver mal a coisa, porque a rosca tem de passar, pode ter rosca até ao fim
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #509 em: 09 de Dezembro, 2014, 12:53:00 »
Exactamente como disse o Luke!

O parafuso se é de 8mm tem de passar tendo ou não rosca.

De resto, não é muito aconselhável andar com carro sem esse apoio "do meio" fica a vibrar muito e a fazer muito esforço na cabeça, não esquecendo que esta é de aluminio o qual parte com algum facilidade. É certo que terias de mandar uma grande porrada com o carro para o escape saltar ao ponto de partir a cabeça, mas arranja isso o quanto antes  :lol:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014