Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486009 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #780 em: 03 de Março, 2015, 15:22:22 »
torneira da chaufagem há novas na origem ainda

eu tenho la umas quantas funcionais e mais duas novas para os meus
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #781 em: 03 de Março, 2015, 15:37:07 »
Sim, o forro do tecto é uma tentativa por descargo de consciência. Qualquer dia tomo a decisão de beneficiar do trabalho do Comandante a procurar estofadores e mando forrar, o mais parecido com o original que conseguir. Só tem duas manchinhas pequenas, mas chateiam.

Essa da torneira não sabia! Vou tratar de comprar uma, então. No fundo, é tudo a empurrar com a barriga para não me meter no desafio que vai ser chegar até à torneira...

Agora uma pergunta: tenho de substituir o óleo dos travões. Não sei há quanto tempo está lá aquele e já me parece um pouco escuro. Faço eu ou mando fazer? Fazendo eu, compro um daqueles kits de sangramento ou faço uma daquelas ferramentas home-made com tubinhos de aquário e uma garrafa de plástico? Algum óleo de travões que recomendem?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #782 em: 03 de Março, 2015, 17:15:47 »
o manual manda tirar o tablier para sacar a chaufagem fora

eu consegui fazê-lo sem tirar o tablier, mas não te aconselho!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #783 em: 03 de Março, 2015, 17:33:29 »
Encontrei cá no forum um Tutorial que estava a pensar seguir. Este: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22411.0

Não aconselhas?
Se bem percebo, este implica estar de cabeça para baixo dentro do carro bastante tempo, mas para um nabo como eu pareceu-me menos arriscado do que tirar o tablier. Discordas?

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #784 em: 03 de Março, 2015, 17:35:28 »
Essa da chaufagem, faz-me lembrar quando tive um 146 e o radiador estoirou. Liga-se para a Alfa Romeo:

- "Olhe, o manual indica que para trocar o radiador da chaufagem, tem de se tirar o tablier fora. Ora, isto é um estoiro em mão de obra, não há maneira mais simples de o fazer?"

- "Sim sim, há! Basta só tirar o tablier fora."

- *depois de mandar a parede abaixo à cabeçada* "ok, obrigado pela informação"

*clonk*

 :help:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #785 em: 04 de Março, 2015, 12:49:12 »
Dá para substituir a torneira da chaufagem sem remover o tablier (no Uno) eu mesmo já o fiz, é grande pincel mas com calma e muita paciência dá.

Para facilitar remover o banco do pendura, basta retirar 2 parafusos 13mm e fazê-lo deslizar todo para trás, depois é deitares-te, enrroscar-te, enfiares-te, sei lá...  :point: :point: :point: no sítio do banco e remover a torneira, começando por desapertar o tubo da água.

Antes disso, no cofre do motor, remove os tubos que entram para o radiador e torneira da chaufagem para depois não molhares a alcatifa  :lol:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #786 em: 04 de Março, 2015, 23:08:57 »
A luz da reserva acendeu! Já depois de apontar para o vermelho do 0 acendeu. Fiquei pelo menos a saber que a bóia funciona.
Mas não funciona nas melhores condições, já que entraram só 30 litros de gasolina. Ou seja, estavam lá ainda 12! O que eu devia fazer era tirar a bóia e limpar, mas a verdade é que ela não sai por nada.

Quanto ao óleo dos travões, têm alguma referência do Krafft Dot4?
A Feu Vert está a fazer uma promoção de substituição do óleo (com este óleo incluido) por 14€. Estava numa de lá ir. Não tem como eles fazerem asneira e vão purgar o circuito muito melhor do que eu faria.

Quanto à Chaufagem: obrigado, Mickey! Mas para um tipo sem experiência ou habilidade, achas melhor essa técnica ou a de desmontar o tablier?

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #787 em: 05 de Março, 2015, 08:53:53 »
Dá para substituir a torneira da chaufagem sem remover o tablier (no Uno) eu mesmo já o fiz, é grande pincel mas com calma e muita paciência dá.

Para facilitar remover o banco do pendura, basta retirar 2 parafusos 13mm e fazê-lo deslizar todo para trás, depois é deitares-te, enrroscar-te, enfiares-te, sei lá...  :point: :point: :point: no sítio do banco e remover a torneira, começando por desapertar o tubo da água.

Antes disso, no cofre do motor, remove os tubos que entram para o radiador e torneira da chaufagem para depois não molhares a alcatifa  :lol:

Boas, eu ja troquei no meu e embora a posição não seja amiga das costas :P , não é dificil. O chato está em tirar a tampa lateral que a tapa, tem lá um parafuso muito escondido e com pouco espaço para tirar, mas tirando essa tampa é facil.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #788 em: 05 de Março, 2015, 11:10:37 »
A luz da reserva acendeu! Já depois de apontar para o vermelho do 0 acendeu. Fiquei pelo menos a saber que a bóia funciona.
Mas não funciona nas melhores condições, já que entraram só 30 litros de gasolina. Ou seja, estavam lá ainda 12! O que eu devia fazer era tirar a bóia e limpar, mas a verdade é que ela não sai por nada.

Quanto ao óleo dos travões, têm alguma referência do Krafft Dot4?
A Feu Vert está a fazer uma promoção de substituição do óleo (com este óleo incluido) por 14€. Estava numa de lá ir. Não tem como eles fazerem asneira e vão purgar o circuito muito melhor do que eu faria.

Quanto à Chaufagem: obrigado, Mickey! Mas para um tipo sem experiência ou habilidade, achas melhor essa técnica ou a de desmontar o tablier?
Aconselho vivamente a fazeres como eu expliquei, remover o tablier fica uns furos acima da remoção do banco  :lol:

Quanto ao óleo dos travões, compras 1L DOT4 (chega perfeitamente para todo o sistema)

http://texoleo.com/product/ferodo-dot-4-sintetico-1l

2 pessoas fazem isso com uma perna às costas, um na roda e outro lá dentro a pisar o travão.

Material necessário:

- Óleo travões DOT4 (1L)
- Seringa (não é totalmente necessário)
- Chave bocas 10mm
- 50cm de tubo fino (mangueira daquelas usadas nas bomba de ar dos aquários)
- Recipiente (garrafa de água de 0,5L serve)
- Panos

ATENÇÃO O ÓLEO DE TRAVÕES É ALTAMENTE CORROSIVO PARA A TINTA, FUNCIONA COMO DECAPANTE!!!
SE POR ACASO CAIR UMA GOTA NA PINTURA NÃO LIMPAR COM UM PANO, MANDAR LOGO ÁGUA CORRENTE PARA CIMA SEM ESFREGAR.

1 - Abrir o reservatório
2 - Remover o máximo de óleo que conseguires (podes saltar este ponto)
3 - Colocar o tubo fino no copo de purga que está em cada roda e com a chave de 10mm abrir o mesmo, colocar a outra ponta do tubo na garrafa vazia.
4 - Alguém sentado ao volante vai injectando o travão e o fluído velho vai sair para a garrafa
5 - Repetir os pontos 3 e 4 para cada roda (com a ordem - roda traseira lado do pendura, roda traseira lado condutor, roda da frente lado pendura e roda da frente lado do condutor, ou seja da mais longe para a mais perto do reservatório)
6 - Introduzir o fluído novo no reservatório e ir injectando até sair sem bolhas de ar, quando sair limpo e sem bolhas de ar apertar o copo de purga e seguir para a próxima roda, a ordem é a mesma do que a de remoção.


 :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #789 em: 05 de Março, 2015, 11:21:14 »
Grande Mickey, muito obrigado! Mesmo!
Infelizmente, não vou utilizar, desta vez, o DIY para o óleo dos travões: hoje de manhã passei na FeuVert, paguei 14,95€, e trocaram-me o óleo.
Por um lado, tive receio que eu não purgasse o circuito devidamente e que umas bolhas de ar me deixassem sempre o pedal esponjoso; por outro, todos os DIY que vi diziam para levantar o carro e tirar as rodas, para aceder ao parafuso de purga. Vai daí, comecei a fazer contas: tinha de comprar mais duas preguiças (só tenho duas), o tubinho do aquário ou um daqueles kits que fazem vácuo; mais o óleo; mais o risco de ficar mal feito... Amariquei e fiz lá.
Mas para a próxima faço eu, está decidido. Até porque, segundo percebi, tu achas que é possível chegar ao parafuso de purga sem tirar as rodas, certo?

Quanto à torneira da chaufagem: boa, já estou esclarecido. Agora mais uma ajuda: compro a torneira nova ou posso comprar uma das que aparecem no OLX? Ou será que uma dessas, mais tarde ou mais cedo, deixa de vedar (como aconteceu com a minha)?
É que nova ainda é um estalo (tipo 35 euros).

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #790 em: 05 de Março, 2015, 12:27:10 »
Trocarem o oleo dos travões por esses valores não é mau preço, se for bem feito o trabalho. :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #791 em: 05 de Março, 2015, 13:00:38 »
Quanto à torneira da chaufagem: boa, já estou esclarecido. Agora mais uma ajuda: compro a torneira nova ou posso comprar uma das que aparecem no OLX? Ou será que uma dessas, mais tarde ou mais cedo, deixa de vedar (como aconteceu com a minha)?
É que nova ainda é um estalo (tipo 35 euros).

Pelo trabalho que dá, eu metia nova, mas cada um sabe da sua carteira...  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #792 em: 05 de Março, 2015, 17:46:42 »
Eu consigo purgar sem remover a roda, levanto o carro com o macaco e chego lá pela parte de dentro, também tenho jantes especiais de 5 raios o que facilita um pouco, mas também retirar a roda não é nada do outro mundo e sempre tens mais espaço  :t_up:

Quanto à torneira eu nem pensava duas vezes, era nova e ponto. O trabalho que dá não arriscaria.

Meti uma nova original também rondou esses valores e passado 1 ano começou a verter, estalou no cotovelo do tubo onde encaixa o tubo da água, felizmente tinha a factura e trocaram-me em garantia  ;)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #793 em: 07 de Março, 2015, 18:37:08 »
Então vou tratar de comprar uma torneira nova, na origem, e depois pôr mãos à obra para a colocar, sem tirar tablier.

Entretanto, não sei se não devo trocar os pára-choques. Os meus estão bons, mas já devem ter levado algumas pancadas e, por isso, o da frente está a descair para a frente (não encaixa bem nos faróis, deixando um espaço) e o de trás esta torto (um dos suportes do lado esquerdo está dobrado e ele fica descaído só de um lado).
Isto é problema comum, não é?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #794 em: 07 de Março, 2015, 20:55:32 »
eu diria para usar 5.1 :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma