Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485982 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #810 em: 17 de Março, 2015, 13:07:49 »
Quanto aos ligeiros "solavancos", acho que vai melhorar fortemente se trocares distribuidor e rotor. Não costuma ser material muito caro, pelo menos para o Dedra não era.

Cabos de velas também ajuda....é sempre porreiro mudar essas coisas!
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #811 em: 17 de Março, 2015, 13:24:10 »
Net, parece que alguém andou a meter-se nas bejecas de manhã e não convidou... ;)

Já troquei! Se vires o meu post, está lá a lista desse material todo como já trocado. A minha questão é: o que troco a seguir?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #812 em: 17 de Março, 2015, 13:50:49 »
Net, parece que alguém andou a meter-se nas bejecas de manhã e não convidou... ;)

Já troquei! Se vires o meu post, está lá a lista desse material todo como já trocado. A minha questão é: o que troco a seguir?

 :lol:

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #813 em: 17 de Março, 2015, 13:57:34 »
Net, parece que alguém andou a meter-se nas bejecas de manhã e não convidou... ;)

Ele nem gosta disso, nas mãos dos outros! :d_grin:

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #814 em: 17 de Março, 2015, 15:23:22 »
Epah pois, realmente ainda estava todo enevoado  :sombrero:

Sendo assim não tou a ver. Filtros?

Secalhar uma afinação a quente resolve!

Quanto às jolas, realmente um gajo ve-las na mão dos outros deixa-me ciumento....dps tenho de arranjar uma  :sombrero:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #815 em: 17 de Março, 2015, 16:01:11 »
talvez pequenas afinaçoes distribuidor e carburador :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #816 em: 18 de Março, 2015, 00:21:54 »
Fui à garagem tratar de ver se descobria se a membrana do módulo anti-afogamento automático do carburador tinha mesmo morrido ou se com afinação a coisa ainda se salvava.
E a verdade é que, depois de afinar, ficou bem melhor!! Acho que o sistema anti-afogamento está a meio gás. A membrana já deve ter tido melhores dias mas não morreu completamente.

Aqui está o esquema do módulo anti-afogamento automático.


É uma coisa muito inteligente, nunca tinha visto. Uma membrana de vácuo (parecida com o módulo de avanço a vácuo do distribuidor) que utiliza o vácuo do motor para pressionar uma alavanca que, por sua vez, abre ligeiramente o diafragma do ar.
No fundo, o sistema corrige automaticamente ter puxado demais o botão do ar, evitando que o motor afogue.
Tem um parafuso de afinação que, depois de apertado, passou a fazer actuar o sistema de modo mais sensível, o que evitou o afogamento.
Muito inteligente.

(Continuo a ter o carburador como a minha peça preferida de qualquer carro. Uma coisa totalmente mecânica que me maravilha com a sua tecnologia)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #817 em: 18 de Março, 2015, 01:27:25 »
Boa!!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #818 em: 18 de Março, 2015, 08:45:12 »
 :t_up:

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #819 em: 18 de Março, 2015, 15:46:07 »
Retira o carburador do carro e desmonta-o totalmente, limpa peça a peça com spray de limpeza de carburadores, ou então, nos casos de crostas mais presistentes usa mistolin.

O meu fazia essas falhas, levou o carburador limpo como manda a lei e ficou impecavél. Se procurares por aí no meu post do Uno 60SX está lá tudo com fotos  :t_up:

Vais precisar de um jogo de reparação do carburador, juntas, oring's....

 :fiatistas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #820 em: 18 de Março, 2015, 21:32:10 »
Sim, Mickey! Eu acompanhei a limpeza do teu! Ficou novo. Mas não sei se me atrevo a desmontar o carburador. Ainda me sobram peças... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #821 em: 19 de Março, 2015, 16:28:58 »
Uma das minhas próximas intervenções, que ando a planear, é retirar e recolocar a porta do condutor. Aquilo não está bem posto e a peça da dobradiça superior que faz o travão da porta não está no sítio.
Resultado: a porta não se mantém aberta, nem na posição totalmente aberta, nem no meio. Não tem aquela resistência típica.

Como sou um tipo que planeia cada intervenção ao detalhe, ontem voltei a olhar para a dobradiça a tentar perceber como funciona a coisa.
Acontece que, na chapa próxima, parece haver alguns pontinhos de ferrugem. Ou isso ou sujidade, só na altura saberei. Nas fotos também não se vê muito bem, só quando conseguir tirar a porta data para ver:



Ora bem: se aquilo for ferrugem, como trato? De que material preciso? Queria fazer eu próprio o tratamento, ou acham que é areia de mais para a minha camioneta?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #822 em: 19 de Março, 2015, 18:42:46 »
Cuidado com a cablagem e com o depois afinar a porta ao carro

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #823 em: 19 de Março, 2015, 20:56:51 »
As minhas tinham folga na cavilha, ou seja balançavam verticalmente quando abertas.

Conclusão, mandei fazer uma cavilha mais grossa (1mm), passei uma broca (com a medida da nova cavilha) para que os furos voltassem a ficar redondos e foi montar tudo no sítio e ficou TOP!  :D
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #824 em: 20 de Março, 2015, 08:37:04 »
A minha não tem folgas e está bem afinada; mas a pecinha que faz o travão está fora do sítio (como, aliás, se vê nas fotos).
Quanto aos cuidados que o Luke indicou: o que eu estava a pensar fazer é tirar a forra interior da porta; retirar a cablagem pela respectiva entrada; apoiar a porta num suporte; desapertar os parafusos entre a porta e as dobradiças (deixando-as apertadas à carroceria). Está a escapar-me alguma coisa?

Agora queria pedir-vos uma opinião: continuo à procura de um distribuidor Magneti Marelli SE101G. Ora, os que encontro em salvados custam todos acima de 40€ e têm muito mau aspecto. Quase todos os que vi tinham molas partidas no interior, além de terem o selo de óleo interior morto há anos, com quantidades impressionantes de óleo lá dentro.
Já percebi que, da Turquia e da China, se consegue encomendar distribuidor novo por praticamente o mesmo preço (50, 60€). Com uma diferença: de uma marca qualquer concorrente e não Magneti Marelli.
Que acham? Compro um destes novos mas de marca duvidosa? Ou continuo à procura de um distribuidor em bom estado?