Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486016 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1245 em: 13 de Junho, 2015, 17:40:39 »
Ora ja foi tudo dito ou quase.

Em relaçao ao guarda pos do amortecedor, e possivel fazer-se isso em casa com ferramenta adequada. Apesar de eu ja o ter feito, na escondo algum receio em ralaçao ao ter de comprimir as molas se um tipo se engana esta sujeito a aleijar-se e de forma a tres ou quatro salto tipo mola pinchona acompanhados de meia duzia de palavroes nao vao resolver nada.
Nao quero dizer que n es capaz, quero dizer que preciso ter um cuidado extra. Nestes casos a oficina se calhar seria a melhor hipotese,... um caso a ponderar.
De resto,... bom trabalho  :t_up:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1246 em: 13 de Junho, 2015, 19:07:57 »
Reforço o meu agradecimento pela partilha destes pequenos trabalhos, são simples mas já exigem que se perceba o que se está a fazer. A componente fotográfica também está muito boa, dá a necessária perspectiva global e particular da máquina :)

Os pernos que fixação dos discos são de facto de uma medida um nadinha menos convencional - 12 - e têm outra particularidade: além de muito macios, a cabeça sextavada é muito baixa. Assim sendo, se não fôr usada a chave certa, facilmente se estragam. Eu não uso chave de bocas para desapertar estes perno+parafuso, uso uma chave de tubo.

Enfatizo que fizeste bem em limpar a zona de acentamento dos discos pois assim garante-se que o disco fica correctamente encostado e alinhado.

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1247 em: 15 de Junho, 2015, 09:17:51 »
Reforço o meu agradecimento pela partilha destes pequenos trabalhos, são simples mas já exigem que se perceba o que se está a fazer. A componente fotográfica também está muito boa, dá a necessária perspectiva global e particular da máquina :)

Os pernos que fixação dos discos são de facto de uma medida um nadinha menos convencional - 12 - e têm outra particularidade: além de muito macios, a cabeça sextavada é muito baixa. Assim sendo, se não fôr usada a chave certa, facilmente se estragam. Eu não uso chave de bocas para desapertar estes perno+parafuso, uso uma chave de tubo.

Enfatizo que fizeste bem em limpar a zona de acentamento dos discos pois assim garante-se que o disco fica correctamente encostado e alinhado.

Gosto sempre de acompanhar o diario deste carro, já aprendi muita coisa, o meu unito tambem está a precisar de levar calços, assim até parece fácil ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1248 em: 15 de Junho, 2015, 10:03:23 »
Obrigado a todos! Tem sido um gosto aprender neste Uno. É o carro ideal para meter as mãos na massa: deve ser dos últimos carros quase sem electrónica (só me lembro mesmo da ignição... de resto é tudo mecânico) e de uma simplicidade incrível. O que é óptimo para o que eu queria dele: aprender a fazer coisas.

Quanto ao guarda-pó do amortecedor: só pedi ainda um orçamento. Pedem-me uma hora de mão de obra e dizem que é necessário alinhar a direcção a seguir. Isto é verdade ou estão a aproveitar-se? Não pensei ser necessário mexer na ponteira de direcção, mas se calhar estou a ver mal a coisa.
Obrigado!

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1249 em: 15 de Junho, 2015, 12:23:20 »
Partindo do principio que têm que tirar o amortecedores fora, vão ter que desapertar tudo. Acho que até faz sentido ter que alinhar depois.
Mas posso estar errado!


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1250 em: 15 de Junho, 2015, 12:33:19 »
Sim, tudo o que implica despertar os amortecedores pede realinhamento
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1251 em: 15 de Junho, 2015, 12:34:03 »
Em principio sim,... pelo menos convem alinhar a direçao.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1252 em: 16 de Junho, 2015, 15:06:59 »
Entretanto, para acamar as pastilhas, está a ser usado como Daily Driver:

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1253 em: 16 de Junho, 2015, 15:27:26 »
Continua muito bonito! Ninguém diria que este carro custaria apenas 600 / 700€  :t_up: :t_up:
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1254 em: 16 de Junho, 2015, 15:30:51 »
Continua muito bonito! Ninguém diria que este carro custaria apenas 600 / 700€  :t_up: :t_up:
Se me dessem isso por ele, trocava-o já por um MK1! ;))

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1255 em: 16 de Junho, 2015, 15:42:48 »
Se me dessem isso por ele, trocava-o já por um MK1! ;))

Acredito que digas isso agora, mas na altura, penso que não o farias ;)
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1256 em: 17 de Junho, 2015, 23:52:32 »
Entretanto, continuo a acamar as pastilhas. Já lá vão 80kms de discos e pastilhas novos.


Descobri um ligeiro pingo de anticongelante a escapar da junta do termostato. Claramente, fiz mal em não ter posto silicone agora em Fevereiro, quando o troquei...
Devo comprar junta nova ou basta pôr o vedante à volta?

2- Bom, e tinha prometido a mim mesmo que a próxima vez que esvaziasse o circuito de água, ia ver o que se passa com a torneira da chauffage (que está sempre aberta...). Ora, o sensor de nível de água já está a acusar necessidade de limpeza (quando fica coberto de porcaria, a luz semi-acende, muito fraquinha). Vou ver se é desta que ponho paraflu e se me aventuro a pôr as mãos na massa.
Vou seguir os conselhos do Mickey e tentar chegar lá pelos pés do passageiro.
Devo já comprar uma torneira ou haverá alguma hipótese de ser só a espia desligada e, por isso, é melhor chegar lá primeiro para ver?
Algum sítio barato para comprar Paraflu? Ou a texoleo é o melhor que se consegue?
Obrigado!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1257 em: 18 de Junho, 2015, 08:19:32 »
Penso que com 80Kms ja notas bem as pastilhas a agarrar ao disco, no entanto ainda n sera de confiar a 100%.

Qt a pinga, colocar vedante a volta n resolve. ou apertas melhor, ou voltas a desapertar e colocas silicone na junta, ou trocas a junta e colocas silicone desta vez. :D

Meter ja o paraflu se ainda junta nhanha eu n arriscava. colocava uma coisa mais em conta enquanto esta na fase de limpezas.

O local barato para comprares o paraflu es capaz de encontrares varios. A questao n e o local ser barato, a questao e o paraflu ser caro!!!  :d_grin:

 :t_up:

Continua com esse carinho plo bicho. ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1258 em: 18 de Junho, 2015, 08:51:18 »
Eu n comprava nada sem ver primeiro o que é. Tira o resguardo da torneira e ficas logo a saber se é o cabo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1259 em: 20 de Junho, 2015, 18:55:22 »
Novidades do dia: estive a limpar os estofos. Não notei grande diferença... Usei a espuma de limpeza da Einszett.
Depois fui dar uma volta. Adoro este carro. É mesmo divertido de conduzir, muito directo e honesto.
Agora uma curiosidade: há alguma forma de eu testar se o solenóide de corte de gasolina do carburador está a funcionar? Ou tenho de confiar que sim?
Neste carburador, o solenóide corta a gasolina em desaceleração, não é?