Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485959 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1500 em: 13 de Outubro, 2015, 21:49:44 »
Finalmente o distribuidor indicado para o 1108 que ao tempo que batalhas na sua busca.

Para limpar, desmonta-o peça por peça e podes usar um limpa carburadores ou então spray limpa travões para remover a sujidade toda que está encrostada.

Depois é limpar tudo bem um pouco de WD40 (que Tu tanto gostas, brincadeira não leves a mal), utiliza um pouco de massa consistente ou vaselina para o veio antes de colocares os contrapesos e as anilhas. Cuidado especial ao sensor de impulso pode não estar em condições.

Depois e consoante o estado aconselho a substituires o rotor e a tampa, é barato e faz a diferença.

Se arranjares uma escova de aço macio (daquelas em que o aço é amarelo) consegues dar uma limpeza e acabamento exterior impecável.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1501 em: 15 de Outubro, 2015, 15:16:50 »
Novidades da troca dos tubos flexíveis: Fui um medricas e deixei-o na oficina...




Fui agora buscá-lo e venho um pouco mal disposto. É prova que, por melhor que seja um mecânico, ninguém trata dos nossos carros como nós tratamos.

1- Substituíram os tubos flexíveis sem usar o tubo rígido que eu tinha fornecido. Pelos vistos, as porcas dos 2 lados estão meio moídas (ou seja, de facto a culpa não foi minha, pois eu só mexi num dos lados), mas foi possível montar os tubos flexíveis novos.
Isto é prova que: A.-Eu podia ter conseguido; B- Vou ter o mesmíssimo problema quando trocar outra vez os tubos.
Enfim.

2- Os dois problemas que me levaram a trocar os tubos mantêm-se.
Por um lado, a roda direita roça nas pastilhas em marcha atrás. Ou seja, devo precisar de atacar aquela pinça e dar uma volta as borrachas e vedantes do pistão.
Por outro, há um chiar constante (a travar ou sem travar; a direito ou a virar) quando se anda até aos 60kms/h. Dá ideia de ser alguma coisa não lubrificada. Mas não é o barulho de rolamentos gripados, é mesmo chiar!
Será o que? Rolamentos? Há alguma forma de os lubrificar Os travões de trás? Troco o que?

3- O mecânico resolveu colocar o óleo do motor ao nível máximo (eu tinha deixado a meio, como faço sempre). Pois bem: colocou oleo 15W40 (mineral), misturando-o com o 10W40 que eu lá tenho...
Claro que ele me disse que não há problema nenhum... Mas pergunto: com que urgência tenho de trocar oleo e filtro (que tinham 1000kms e menos de 6meses)?

Cá está ele ao serviço.
« Última modificação: 15 de Outubro, 2015, 15:18:20 por afonsopatrao »

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1502 em: 15 de Outubro, 2015, 15:24:18 »
Isto é só mecânicos de picareta... Uma pessoa deixa o carro para resolverem uma situação e vão meter o nariz noutra e mais, ainda vão mexer no que já está feito e bem feito!

Quanto aos travões de trás substitui as maxilas, já devem estar gastas ou então mais comida de um lado do que outro daí o barulho, é barato e tu consegues substituir isso em casa sem muito esforço.

O óleo vaza todo pelo bujão, coloca um filtro novo e 10W40 lá para dentro  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1503 em: 15 de Outubro, 2015, 17:14:03 »
Viva, ainda assim, tens menos 1 problema pois tens os tubos flexíveis substituídos. Por ordem:-
1. Possivelmente, a chave do mecânico é mais apertadinha. A chave que eu tenho da Norauto é mais apertadinha do que outras com que já mexi. Pode ser também da pancada seca a desapertar, acredita, é muito importante!
2. Estou um pouco confuso: faz barulho em marcha atrás ou é dos travões de trás? Se fôr nos travões da frente, o que eu faria seria limpar bem o guarda pó, limpar bem as superfícies de guiamento do calço do travão e limpar/lubrificar as guias do actuador. Faria ainda, mas isso pode ser mais complicado, tirar o pistão, limpar e despolir o mesmo e limpar o vedante. Há quem advogue que o pistão NUNCA deve ser tirado e ainda menos limpo salvo se se substituir o vedante. Eu discordo com essa teoria, é verdade que a sujidade pode fazer espessura mas no meu carro e noutras aplicações em óleo hidráulica nunca tive esse problema. Se estiveres a referir aos travões de trás, concordo com Mickey. Queria apenas acrescentar:-
* se as cintas estiverem boas, pode acontecer (apesar de me parecer improvável) que o bombito prenda no sentido de recuo das maxilas. Já fiz no meu algo que não é a melhor prática mas foi tirar o bombito, despolir o cilindro, limpar os vedantes e a coisa melhorou. Se quiseres trocar os vedantes, para um Uno não vale a pena, mais vale comprar os bombitos novos, pelo preço e pela qualidade/longevidade da reparação.
* outra coisa que eu faço é esfregar o dedo com massa de cobre na maxila na superfíce de contacto entre a referida e a chapa de fixação do bombito. A maxila acaba por bater aí e desta forma tudo funciona melhor e sem desgaste. Porém, dever-se-á acautelar este método atendendo a que excesso de massa... pode bem lubrificar o que não se deseja ;) e depois o carrito não pára quando se quer!
3. eu acho (e é apenas opinião com base no pouco que sei sobre o assunto) que pela compatibilidade de óleos e quantidade envolvida que a mistura do mineral com o semi-sintético não é grave. Eu deixaria estar e trocaria o óleo mais cedo (aos 5000kms ou algo assim).

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1504 em: 15 de Outubro, 2015, 17:28:13 »
Isto é só mecânicos de picareta... Uma pessoa deixa o carro para resolverem uma situação e vão meter o nariz noutra e mais, ainda vão mexer no que já está feito e bem feito!

Quanto aos travões de trás substitui as maxilas, já devem estar gastas ou então mais comida de um lado do que outro daí o barulho, é barato e tu consegues substituir isso em casa sem muito esforço.

O óleo vaza todo pelo bujão, coloca um filtro novo e 10W40 lá para dentro  :t_up:

Pois é, tens toda a razão. Fiquei um bocado chateado. Mas é como dizes: tirar óleo e colocar 10W40, com filtro novo. Respirar fundo e esquecer.
Viva, ainda assim, tens menos 1 problema pois tens os tubos flexíveis substituídos. Por ordem:-
2. Estou um pouco confuso: faz barulho em marcha atrás ou é dos travões de trás? Se fôr nos travões da frente, o que eu faria seria limpar bem o guarda pó, limpar bem as superfícies de guiamento do calço do travão e limpar/lubrificar as guias do actuador. Faria ainda, mas isso pode ser mais complicado, tirar o pistão, limpar e despolir o mesmo e limpar o vedante. Há quem advogue que o pistão NUNCA deve ser tirado e ainda menos limpo salvo se se substituir o vedante. Eu discordo com essa teoria, é verdade que a sujidade pode fazer espessura mas no meu carro e noutras aplicações em óleo hidráulica nunca tive esse problema. Se estiveres a referir aos travões de trás, concordo com Mickey. Queria apenas acrescentar:-
* se as cintas estiverem boas, pode acontecer (apesar de me parecer improvável) que o bombito prenda no sentido de recuo das maxilas. Já fiz no meu algo que não é a melhor prática mas foi tirar o bombito, despolir o cilindro, limpar os vedantes e a coisa melhorou. Se quiseres trocar os vedantes, para um Uno não vale a pena, mais vale comprar os bombitos novos, pelo preço e pela qualidade/longevidade da reparação.
* outra coisa que eu faço é esfregar o dedo com massa de cobre na maxila na superfíce de contacto entre a referida e a chapa de fixação do bombito. A maxila acaba por bater aí e desta forma tudo funciona melhor e sem desgaste. Porém, dever-se-á acautelar este método atendendo a que excesso de massa... pode bem lubrificar o que não se deseja ;) e depois o carrito não pára quando se quer!


Zampanò, muito obrigado por toda a ajuda. Fico mesmo grato.
Ora bem, clarificando: eu tenho 2 ruídos.

Barulho n.º 1- Em marcha atrás, as pastilhas da roda da frente direita roçam no disco. Só acontece em marcha atrás, para a frente estão soltas. Ou seja, dá a sensação que acamaram para um lado e que não recolhem tudo quanto deviam quando largo o pedal.
Foi isso que me levou a trocar tubos flexíveis: como o carro esteve parado 5 anos numa garagem, pensei que tivessem ficado a actuar como válvulas, não deixando o óleo de travões regressar ao depósito.
Pois bem, não resolveu. Por isso, julgo que será sujidade (ou outro obstáculo) no curso do pistão. E, por isso, enquadrei a hipótese de comprar um daqueles kits de reparação, substituindo vedantes e borrachas, e lubrificando o pistão.

Barulho n.º 2- De vez em quando (normalmente uns 2 ou 3 minutos depois de começar a andar com ele) começa uma chiadeira de andamento. A sensação que dá é de uma das rodas chiar quando anda, por estar qualquer coisa mal lubrificada. Como tinha o barulho n.º 1, pensei que pudesse ser da mesma causa, mas julgo que não (até porque os barulhos são independentes).
Por isso, agora há várias hipóteses. O Mickey sugere que pode vir dos travões de trás, e pelo que percebi também concordas.
A mim parece-me algo separado dos travões (como se o rolamento chiasse...) e por isso perguntei se há alguma coisa que se possa fazer para os lubrificar. Mas como não percebo nada disto (eu é mais bolos...), vou fazer o que me sugerem!
A chatice é que tenho dificuldade em testar de onde vem, pois o chiar é intermitente. Ora, quando tentei (há 2 semanas, creio), levantei o carro (com o macaco de rodas, o único que tenho), roda a roda, e as estúpidas não chiaram.
Logo depois fui dar uma volta e, passado uns minutos, lá voltou a chiadeira.

Isso faz-me suspeitar de qualquer coisa que só chie depois de aquecer (um qualquer metal que dilate depois de usar), já que o barulho só começa 2 ou 3 minutos depois de começar a circular...

Enfim, para já a melhor dica que tenho é a vossa: travões de trás que, por qualquer razão, estejam a prender de um dos lados.

Muito, muito obrigado aos dois!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1505 em: 15 de Outubro, 2015, 20:30:57 »
Isso num ta facele,... mas tambem ainda nao e nada do outro mundo. Ate pq mtas coisas so se resolvem indo por tentativas. ;)

N sei como explicar mas por norma rolamentos nao chiam. Fazem um barulho tipo arrasto. Assim mt as 3 pancadas so pra tentar que percebas, os rolamentos sao constituidos por dois cilindros separados por esferas. Ora se entra lixo ou estao mal lubrificados acontece que as esferas começam e deixar de ser esferas para passarem a ser uma figura geometrica com um feitio de esfera com pretuberancias. :D Isso nao chia, faz um barulho tipo o que mencionei.

O que dizes (algo que aquece) tem algum sentido,... Eu ia na onda das opinioes ja referidas, desmontar os cubos e ver as cintas, podem estar demasiado perto do cubo e com algum po de travao a mistura fazer a tal chiadeira se n tiver po nao chia. Nao perdes nada, e ja ficas com uma noçao do que tens ali em concreto. Isso e algo que por vezes faço so mesmo para verificar.  :t_up:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1506 em: 15 de Outubro, 2015, 21:16:58 »
Viva
Travões da frente: não se perde nada (além do custo) em substituir os vedantes. No entanto dá muito mais trabalho do que limpar bem as superfícies onde deslizam as pastilhas do travão. Por isso, sugiro ir por partes: limpar e aplicar massa de cobre. E ainda limpar as guias da pinça. Aliás é prática comum para poupar desgaste das pastilhas e discos.
Travões de trás: acho que está tudo dito. Apenas acrescento que se substituires as maxilas, ao montar a mola que aperta as maxilas para desencostarem do tambor dão luta. Para o efeito há um alicate específico que facilita muito esta tarefa pois permite esticar a mola e tem um gancho que facilita enganchar o olhal da mola na maxila.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1507 em: 15 de Outubro, 2015, 21:44:20 »
Obrigado, Zampanò e TwinThema.
Estive a fazer testes agora ao fim do dia: fui de Uno comprar filtro de óleo para mudar óleo e filtro quando tiver tempo (hoje não me cheira, pois creio que estou a ficar gripado e só me apetece é dormir..,).



Ora bem: quando estava a chiar, a baixa velocidade, resolvi fazer actuar o travão de mão, para ver se a chiadeira se alterava de algum modo. Ora, julgo que sim! (Não sei se estava sugestionado). Pareceu-me que a chiadeira mudava com o accionamento dos travões de tambor, o que me dá alguma pista de ser dali a causa!
Será que se partiu alguma mola de retorno dos calços? Ou que é problema nas maxilas?
Bom, pelo menos tenho agora um caminho a seguir.

Quanto à roda da frente, Zampanò, desculpa a minha nabice, mas podes explicar melhor onde devo limpar? Os travões frontais do Uno são de calço (têm uns calços a prender as pinças no sítio, não têm aquele parafuso em que deslizam as pinças em outros carros), julgo que como no 127 mas não no Punto.
Isto que eu estou a dizer tem alguma coisa a ver com o que me estás a explicar? Ou só estou a dizer asneiras?
« Última modificação: 15 de Outubro, 2015, 22:00:54 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1508 em: 16 de Outubro, 2015, 08:43:12 »
Obrigado, Zampanò e TwinThema.
(...)

Ora bem: quando estava a chiar, a baixa velocidade, resolvi fazer actuar o travão de mão, para ver se a chiadeira se alterava de algum modo. Ora, julgo que sim! (Não sei se estava sugestionado). Pareceu-me que a chiadeira mudava com o accionamento dos travões de tambor, o que me dá alguma pista de ser dali a causa!
Será que se partiu alguma mola de retorno dos calços? Ou que é problema nas maxilas?

Bom, pelo menos tenho agora um caminho a seguir.

(...)

O tal po dos travoes/maxilas que mencionei. ;)

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1509 em: 16 de Outubro, 2015, 18:02:20 »
Quanto à roda da frente, Zampanò, desculpa a minha nabice, mas podes explicar melhor onde devo limpar? Os travões frontais do Uno são de calço (têm uns calços a prender as pinças no sítio, não têm aquele parafuso em que deslizam as pinças em outros carros), julgo que como no 127 mas não no Punto.
Isto que eu estou a dizer tem alguma coisa a ver com o que me estás a explicar? Ou só estou a dizer asneiras?
Viva, tem de ser:-
(1) nas guias das pastilhas de forma a elas correm bem
(2) superfície de encosto entre o pistão e as costas da pastilha
(3) nas guias cilíndricas do actuador (ou pinça, não sei bem qual o termo mais correcto)
Já agora, tens aqui um bom guia para recondicionamento do travões da frente. Claro que ter-se-ão de salvaguardar as diferenças construtivas dos equipamentos pois este guia não é para um Uno.
« Última modificação: 16 de Outubro, 2015, 18:06:47 por Zampanò »

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1510 em: 16 de Outubro, 2015, 19:07:27 »
Obrigado a ambos!
Vou ver se logo à noite ataco os travões da frente. A diferença é que os fiats entre as décadas de 60 e 90 tinham, em vez dos cilindros guia, umas chapinhas a segurar as pinças. Mas julgo que tenho de lubrificar e limpar essas chapinhas, já que o seu propósito é o mesmo: que as pastilhas deslizem.

Vou limpar com uma escova, spray limpa travões e depois ponho um pouco de massa consistente nesses pontos, certo?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1511 em: 16 de Outubro, 2015, 20:38:47 »
Obrigado a ambos!
Vou ver se logo à noite ataco os travões da frente. A diferença é que os fiats entre as décadas de 60 e 90 tinham, em vez dos cilindros guia, umas chapinhas a segurar as pinças. Mas julgo que tenho de lubrificar e limpar essas chapinhas, já que o seu propósito é o mesmo: que as pastilhas deslizem.

Vou limpar com uma escova, spray limpa travões e depois ponho um pouco de massa consistente nesses pontos, certo?

Eu diria extremamente errado.
Usa massa de cobre, a massa consistente nao adere tao bem e com o aquecimento vai escorrer,... e estas a ver onde pode ir parar certo? Nao convem...

Axo que eras tu que andavas a ver umas coisas na Wurth...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1512 em: 16 de Outubro, 2015, 20:48:43 »
Mmm.... Lá vai o trabalho dos travões ser adiado... :( Hoje já não consigo comprar massa de cobre em lado nenhum...

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1513 em: 16 de Outubro, 2015, 21:19:59 »
Há dias estive a lubrificar os do punto e usei massa especifica para travões, mesmo tendo em casa massa de cobre.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1514 em: 16 de Outubro, 2015, 23:39:17 »
Ora bem, como vocês me meteram medo, acabei por não ir aos travões. Eu só ia pôr um bocadinho leve, nas chapinhas que prendem a pinça no sítio e por onde deslizam as pastilhas. Mas se vocês acham que a massa consistente é desadequada, trato disso só para a semana e pronto.

Fui então ao Uno só lubrificar os botões das fechaduras (que estavam todos a precisar, dada a chiadeira que faziam quando se lhes carregava) e começar os trabalhos de limpeza do novo distribuidor.
O tal que, na sucata, eu consegui encontrar com a referência certa (SE101G), retirado de um Uno 60SX.


Pois bem. Acabei de ver que o que me deram não é esse mas o SE101A (do FIRE 1000). Ou seja, depois de o terem desmontado, devem ter misturado o distribuidor que eu queria com outros e, quando o fui buscar ao fim da tarde, não verifiquei.
Bom. Amanhã vou lá trocá-lo, esperando que não tenham vendido o outro entretanto...