Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486016 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1530 em: 21 de Outubro, 2015, 00:03:44 »
Olá! Então enquanto não descubro como desmontar o distribuidor a partir daquele ponto onde empanquei (o Haynes não diz nada e na internet não encontro...), fui tratando de desfazer os disparates que o mecânico lhe fez.
Hoje foi a vez do óleo e filtro, que tinha à minha espera quando cheguei a casa.


Lá fui eu para a garagem. Hoje descobri que e perfeitamente possível chegar ao bujão do Uno sem levantar o carro... Para quem não tem macaco hidráulico e costuma levantá-lo só com o macaco que vinha no Uno, isto foi um avanço enorme! ;)
Primeiro fui dar uma volta para aquecer o óleo (a mistura que mecânico tinha feito com óleo mineral e o semi-sintético que lá estava). Oh para ele, já quentinho, à espera da mudança de óleo:

Depois foi chegar ao bujão e fazer sair o óleo quente. Até deu pena: um óleo com 4 meses e menos de 2000kms. Mas enfim, nunca fiando nas consequências que a misturada de óleos podiam trazer, não era por 20 ou 30€ que ia correr riscos.


Depois tirei o filtro (aqui já quase todo desenroscado):


E preparei o novo óleo e o novo filtro:


Coloquei tudo um pouco menos que a capacidade máxima, depois liguei o motor por 1 minuto. Depois lá atestei a um pouco menos do Max.
(Continuo sem perceber quem teve a brilhante ideia de fazer a vareta do Uno em dourado. Com óleo novo é uma odisseia perceber o nível...).
Acabei por colocar 3,7 litros (a capacidade máxima, com troca de filtro é, segundo o manual 3,8 litros).
Quando arrumei o óleo que tirei do carro, tive mais uma prova da pouca diligência com que as oficinas tratam os carros alheios. Pelo menos os Unos, que todos vêem como carro que não vale nada e ninguém quer: estavam no cárter 4,2 litros. Mais 400ml do que o máximo.
Enfim...

Entretanto fiquei sem bateria no telemóvel, razão por que não há mais fotos dele.
Fica uma mais antiga, para lembrarmos a pinta que tem o Uno. ;)
« Última modificação: 21 de Outubro, 2015, 00:05:01 por afonsopatrao »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1531 em: 21 de Outubro, 2015, 08:17:08 »
Tiras o freio do veio e puxas para sair o prato de avanço de vácuo, cuidado com o número de anilhas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1532 em: 24 de Outubro, 2015, 00:36:58 »
Novidades!
Lá chegou a massa indicada pelo LoveFiat:

Hoje à noite desci à garagem e fui tratar de lubrificar os pontos que o Zampanò e o LoveFiat tinham indicado.


Não tirei mais fotos... Entusiasmei-me com a coisa e fui-me esquecendo...
Mas: RESULTOU!! Está agora impecável!
Claro que nunca saberei se o que fez soltar a pastilha do disco foi a lubrificação dos pontos por onde as pastilhas deslizam ou se foi outra coisa: reparei que um dos clips que fazem assentar a pastilha junto ao disco, fazendo pressão e mantendo-as no sitio (na parte superior da pastilha) estava mal posto, ligeiramente desencaixado. Como reparei, corrigi isso.
Certo é que está impecável! Não há chiadeiras nem os travões estão presos. Está mesmo bom!!


Fui dar então uma volta grande e tenho agora duas dúvidas.
1- Por um lado, não sei se é impressão minha ou se é a sério, estou com uma sensação estranha na travagem. Parece que na primeira travagem que faço, a potência de travagem vai chegando progressivamente, em vez de chegar toda logo. Se travar logo a seguir já não acontece; mas na primeira travagem, parece que só ao fim de alguns milissegundos é que as pinças respondem. No fundo, sinto como se tivesse o circuito mal sangrado. Mas ainda a semana passado verifiquei! Ou o ar esta nalgum lado que não tirei, ou não é disso...
Que poderá ser? Há alguma instrução no sangramento do circuito hidráulico dos travões que eu não tenha seguido?

2- Se eu enriquecer a mistura um 1/4 de volta no parafuso, o carro responde estupidamente melhor. Mas eu afinei o carburador com a técnica que está no Haynes: ir empobrecendo a mistura até o
Ralenti ficar irregular; nesse momento retroceder o parafuso 1/4 de volta. No fundo, a mistura está o mais pobre possível sem o motor falhar.
Questão: devo enriquecer aquele bocadinho? Ou vai prejudicar estupidamente os consumos?


Abraços e obrigado!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1533 em: 24 de Outubro, 2015, 12:27:15 »
Para despistar se era ou não impressão minha, pedi ao meu irmão para conduzir o Uno. É oficial, o pedal está esponjoso.
Há de certeza ar no circuito desde o dia em que foi à maldita oficina trocar os tubos flexíveis.
Logo vejo se consigo sangrar outra vez. Mas acho estranho, pois não têm saído nenhumas bolhas...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1534 em: 24 de Outubro, 2015, 13:12:06 »
que liquido estás a usar?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1535 em: 24 de Outubro, 2015, 13:26:08 »
Dot4 Ferodo. Isso tem influência?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1536 em: 24 de Outubro, 2015, 13:49:16 »
o que já mudaste no circuito?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1537 em: 24 de Outubro, 2015, 13:51:27 »
O líquido (há uns 6 meses); e agora os tubos flexíveis da frente. Foi desde que mos substituíram (na oficina) que ficou assim, mas primeiro achei que era impressão minha ou apenas o líquido a fluir com mais facilidade nos tubos novos.
De qualquer forma, para tirar dúvidas, sangrei o circuito e não saíram quaisquer bolhas. Só se sangrei mal...

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1538 em: 24 de Outubro, 2015, 15:54:35 »
ja sangras-te os de trás também?
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1539 em: 24 de Outubro, 2015, 15:55:32 »

ja sangras-te os de trás também?
Sim, os 4!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1540 em: 25 de Outubro, 2015, 00:32:32 »
Ole!!! Resolvido (acho!). Circuito hidráulico sangrado novamente, roda por roda.
Como faço sozinho (usando um kit daqueles com válvula antiretorno), desta vez pus-me a ler na net sobre se me estaria a escapar alguma coisa.
Num dia textos que encontrei, vi um tipo a recomendar que o processo de purga fosse feito não carregando o pedal de travão até ao fundo (que era o que eu andava a fazer) mas a carregar só até meio, mais vezes. Segundo o rapaz, isso seria mais eficaz na expulsão do ar.
Resolvi experimentar, roda por roda, a começar pela mais longe da bomba e a aproximar-se.
Nas de trás, não augurei nada de novo: líquido limpinho, sem bolhas.
Cheguei às da frente... E não é que resultou? Saíram imensas bolhas! De ambas!! Incrível.

Bom, depois ficou logo óptimo.

Pedal rijo, responsivo; travagem equilibrada; sem fugir ou chiar.

Só uma curiosidade:
1- Foi a uma oficina para trocar tubos flexíveis e um tubo rígido. Escolhi uma oficina de referência, com boa fama e experiência em clássicos.
2- Não substituíram tubo rígido; misturaram óleo de viscosidade diferente; deixaram ar no circuito de travagem. Isto diz bem como tratam dos nossos carros quando não somos nós a meter as mãos na massa.

Passos seguintes:
1- Substituir dobradiça da porta do condutor;
2- Recuperar distribuidor que comprei;
3- Substituir retentor da cambota do lado da distribuição (está a deixar sair óleo);
4- Verificar um ruído junto à roda dianteira esquerda em empedrado (como se fosse uma ligeira folga num triângulo de suspensão);
5- Encontrar ou recuperar símbolo FIAT para a grelha;


E pronto, é tudo!

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1541 em: 25 de Outubro, 2015, 00:41:50 »
Muito bem, continua. :)

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1542 em: 25 de Outubro, 2015, 10:59:47 »
Excelente!! Quase fico com vontade que passes a meu mecânico, tamanha é a tua capacidade.  :hail:
Tens feito um trabalho incrível, e de facto verdadeiramente louvável. Muitos parabéns!
Abraço

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1543 em: 25 de Outubro, 2015, 15:26:35 »
Tas quase um sInhor dos unos.  :palmas:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1544 em: 25 de Outubro, 2015, 19:10:13 »
Num dia textos que encontrei, vi um tipo a recomendar que o processo de purga fosse feito não carregando o pedal de travão até ao fundo (que era o que eu andava a fazer) mas a carregar só até meio, mais vezes. Segundo o rapaz, isso seria mais eficaz na expulsão do ar.
Resolvi experimentar, roda por roda, a começar pela mais longe da bomba e a aproximar-se.
Nas de trás, não augurei nada de novo: líquido limpinho, sem bolhas.
Cheguei às da frente... E não é que resultou? Saíram imensas bolhas! De ambas!! Incrível.
Muito bom!

A lubrificação nos pontos correctos ajuda também a poupar os travões porque ao poderem deslizar bem recuam melhor e assim não passam a vida a incomodar os discos :)

Sobre o sangrar os travões sem ir até ao fundo..não sei, apenas recomendo que isso seja feito pois feito assim os vedantes (da bomba central) não entram em zonas onde normalmente não trabalham. Assim sendo, não há o risco de se estragarem. Ou antes, e dito de outra forma, há quem diga que se carregar até ao fundo (em especial numa bomba mais velha) depois a bomba deixa passar óleo.

De resto, boas fotografias!