Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485961 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1695 em: 16 de Fevereiro, 2016, 14:55:30 »
Não, Mickey. O problema começou justamente quando na malfadada oficina me substituíram os tubos flexíveis. Só que eu achei que tinham deixado o circuito mal sangrado. Mas é bem possível que seja justamente a porcaria dos tubos rígidos com a porca moída.
Mas acham possível que, sem fugas, uma porca mal apertada na junção tubo rígido / tubo flexível pudesse gerar este efeito? É que se não há fuga, o óleo entrará no flexível! Ou não?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1696 em: 16 de Fevereiro, 2016, 15:38:43 »
Não sei se o efeito será esse mas, imagina que o tubo está pasmado na ponta (por exemplo) quando apertaram, apertaram mal e ficou com a ponta "obstruída" logo o óleo, quando é precionado o pedal do travão, não circula com a fluidez devida e como consequência não chega com a intensidade e pressão à pinça deixando esta sem a força necessária para "apertar" as pastilhas.

É uma situação estranha no mínimo mas que não deve ser posta totalmente de parte.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1697 em: 16 de Fevereiro, 2016, 16:05:44 »
É muito bem pensado, Mickey! Mas só uma dúvida, para ter a certeza que estou a pensar bem: se isso estivesse a acontecer, teria de estar assim dos dois lados, certo? Caso contrário, o carro fugiria para um dos lados. Certo?

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1698 em: 16 de Fevereiro, 2016, 16:24:21 »
Viva, gostei muito de ver a reportagem, lamento não ter resolvido o problema e ainda o litígio com a troca da bomba. Se o problema se mantém... pode ser asneira o que vou dizer... mas... será que o flexível incha/flete com a pressão?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1699 em: 16 de Fevereiro, 2016, 18:58:29 »
Chega com intensidade, não tem é o débito devido, mas se for isso, devia travar mal de uma roda apenas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1700 em: 16 de Fevereiro, 2016, 20:39:49 »
Boas Afonso,

so agora e que arranjei tempo pra te responder.
Do que ia dizer ja mt esta dito, Nao deixava no entanto de verificar mais uma ou outra coisa relativamente simples.
Uma delas trata-se do movimento das pinças. para isso terias de abrir as maxilas, de forma teres os calços completamente recolhidos e depois oscilar a pinça para um lado e par o outro, ela tem de deslizar com suavidade, nem pode estar presa nem solta. Isto nas duas rodas.
Depois era ver como se portam os pistons das pinças. Com duas pessoas, uma a carregar suavemente no pedal e outra a verificar o comportamento dos pistons, deveria-se verificar um aproximar das pastilhas ao disco simultaneo ou com um ligeiro desfazamento. Se nesta altura fosse possivel verificar se as rodas traseiras bloqueiam era otimo mas isso ja era preciso ter o carro em cima de 4 preguiças.

Se o pedal for ate ao fundo pode-se colocar, no meu ponto de vista, a questao de dilataçao na tubagem se n for ate ao fundo essa quastao esta posta de parte.

A questao de falha no servo-freio se fosse por fuga na membrana/diafragma ou falha no tubo de vacuo o pedal teria de estar duro, precisamente o contrario. O vacuo efunciona como um auxiliar ao exercer a "força" na area da membrana.

Que me lembre assim a correr n me ocorre mais nada que possa andar por ai.

Ha ja me esquecia,...
Parabens plos trabalhos.  :t_up:


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1701 em: 16 de Fevereiro, 2016, 22:52:49 »
Muito Obrigado a todos!
Zampanò: mas são flexíveis novos! Achas que pode acontecer?
TwinThema: acho que será o meu próximo passo. Voltar a desmontar as pinças, lubrificar os calços com o produto que o LoveFiat recomendou e ver se os pistões se comportam devidamente...

Mickey: acho que podes ter razão. Mas como a travagem está equilibrada, vou despistar primeiro as pinças e pistões.

Entretanto, adorei voltar a andar de Uno. Este carro é um espectáculo.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1702 em: 17 de Fevereiro, 2016, 09:27:31 »
Viva, é como Luke diz, a restrição na passagem de óleo causada por um estrangulamento não altera a pressão de actuação no pistão. Quando muito, afectaria o caudal de circulação de óleo. O caudal envolvido é tão pequeno que não tem expressão jurídica :)

Teoria hipotética: a questão da flexão do flexível, ou do aumento do volume, poderia resultar nessa sensação. Isto porque o aumento de pressão de mando (na bomba central) não se transforma inicialmente no aumento da pressão no pistão do actuador mas sim no fenómeno de flexão e aumento do volume do flexível. Esgotado este primeiro patamar, só depois poderemos esperar que o aumento da pressão do óleo se traduza no aumento de força exercido no pistão do actuador.

Onde pode estar a falhar a teoria: se o flexível não aumentar de volume ou haver flexão (ou melhor, ficar mais rígido) então nada disto tem efeito. O aumento de volume pode até não ser perceptível a olho nu.

Estou com dificuldades em explicar isto. Um paralelo mais mecânico: imagina duas molas helicoidais ligadas sem série, uma delas mais fraquita. Ao comprimires o conjunto das duas, numa primeira etapa, a mais fraquita comprime-se muito mais do que a mais forte. Só depois de a mola mais fraquita ficar totalmente comprimida, é que a mais forte começa a comprimir mais.

Para confundir ainda mais: no meu caso, tenho uns flexíveis de marca desconhecida e aparentam ser tão fraquinhos que até mete dó (são leves, o revestimento em borracha é fino, até tem um ar meio plástico). No entanto, funcionam bem e não tenho a sensação de ter o pedal esponjoso.

Só para paz de espírito, sem ser um diagnóstico de carácter científico, sugeria contratares a tua SWMBO (ou seja: esposa) para carregar no pedal e apalpares o flexível para ver se se sente o flexível a ganhar pressão (mto improvável sentir.... acho), ver se o flexível está bem encaminhado (se passa no olhal do amortecedor). O mesmo se pode passar com o tubo rígido, tem de estar bem encaminhado a nas zonas com maior vão, terá de estar preso (conforme montado de origem).

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1703 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:10:29 »
Zampano, estive agora a ver na garagem. Sozinho, mas fui olhar aos tubos e procurar fugas.
Fugas não há. E parecem-me bem montados, sem tocar em nada! E estão novinhos.

Só uma ideia que se me passou pela cabeça: e se, quando eu lubrifiquei os calços onde desliza a pinça, contaminei o disco ou as pastilhas com gordura? Os sintomas seriam estes? Ou já teriam passado com o uso?
Para despistar: como posso limpar os discos e pastilhas? Lixo os discos e coloco spray de limpeza de travões? Passo as pastilhas com álcool?

Obrigado!

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1704 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:17:06 »
Um 60 SL esse MK1.

Entretanto, olha um concorrente para o teu se o mimarem:
https://olx.pt/anuncio/fiat-uno-sx-60-IDyPE57.html#524e19d11c
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1705 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:18:54 »
GT Abarth: vai lá buscá-lo. Olha que o Uno e o 124 são provavelmente os dois carros de massa mais geniais que a Fiat fez. Fazias o pleno. ;)

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1706 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:25:14 »
Unos 5 portas... só mesmo um 70 SX Digitale, porque cá não houve 3 portas.

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1707 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:27:21 »
Há uns tempos andava um no olx. Mal tratado. O dono não fazia a mínima ideia da raridade que lá tinha... Aliás, publicitava-o como "uno 60sx", nem nenhuma referencia ao lampredi ou ao fabuloso painel de instrumentos.

(Eu por acaso sou uma ave rara que prefere o Uno com 5 portas...)

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1708 em: 17 de Fevereiro, 2016, 23:37:39 »
Só uma ideia que se me passou pela cabeça: e se, quando eu lubrifiquei os calços onde desliza a pinça, contaminei o disco ou as pastilhas com gordura? Os sintomas seriam estes? Ou já teriam passado com o uso?
Para despistar: como posso limpar os discos e pastilhas? Lixo os discos e coloco spray de limpeza de travões? Passo as pastilhas com álcool?

Obrigado!
Não sei responder..:( para limpar terá de ser com spray proprio e nao ha garantias que fiquem boas (nao sei se deveria ter dito isto!)
« Última modificação: 17 de Fevereiro, 2016, 23:42:30 por Zampanò »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1709 em: 18 de Fevereiro, 2016, 08:31:20 »
Cheguei agora, que ontem foi dia ate as 9:30 da noite!!! :D

O zampano na sua explicaçao dos flexiveis ja disse tudo o que gostaria de dizer com palavras de tal forma tecnico-cientificas que que ate tive de meter o wd40 nos olhos pra para absorver tanta informaçao de colidad. ;)  :t_up:
Mt bem exprimido Zampano.  :tasla:

Em relaçao ao sentir a pressao no tubo flexivel com a mao, e assim nao se pode sentir o tubo dilatar, mas quase de certeze que se sente o tubo "acomodar" ou seja ceder um pouco pra um lado. Isso acontece sempre que se sujeita um tubo flexivel a pressao.

Afonso,
se tiveres gordura nos calços isso acontece, mas seria so onde tivesse a gordura. isso acontecer nas duas rodas da frente parece-me algo estarnho ser gordura. No entanto, a ser pouca coisa ja teria sido limpo com o uso, a nao ser pouca coisa sugiro a troca dos calços.
se tivessem mta gordura com o aquecimento nas travagens e testes que fizeste, ja teriam absorvido gordura para o  interior e por mais que laves teras sempre calços problematicos e o valor em causa nao justifica.
Qt aos discos basta lavalos com diluente, liquido de limpeza de travoes ou outro desengordurante.
Para saber se os calços tem gordura tens de os tirar fora e a area de contacto com o disco tem de se apresentar seca sem manchas que nao sejam as do proprio material (ferodo)
Fica um exemlo duns calços secos (que ja conheces mas com imagens fica mais bonito)


Vai vendo com calma que tudo se resolve. ;)