Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485961 vezes)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2010 em: 12 de Setembro, 2016, 16:07:22 »
Já não comentava este topico há anos, mas continuas com um trabalho fabulástico no bicho...parabens :D
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2011 em: 20 de Setembro, 2016, 22:42:02 »
Novidades: fui colocar os tampões originais do meu a pintar. Com a cor original e a meio brilho, sem verniz, a ver se fica tal e qual o original.
Entretanto, coloquei os horrorosos tampões pintados a spray com que me embarretaram no OLX:


Entretanto, comecei a ficar preocupado. Comecei a achar que muitas vezes o ponteiro da temperatura andava no traço superior aos 90°, ali quando dispara o ventilador. Já na viagem a Almada no Verão achei estranho que em autoestrada andasse sempre nos 95º (em estrada nacional andou sempre nos 85º); mas agora mesmo em cidade tem ficado nos 90º ou nos 95º...
Começou a não me sair da ideia o pânico da junta da cabeça. O motor nunca foi aberto e comecei a pensar que uma junta, se calhar, não aguenta 26 anos...
Bom, fui à procura de mais sintomas de uma junta queimada. A meio da tarde e tudo, pois o fantasma não me largava.
Ou para ele todo sujinho (o Peugeot anda com avarias e o Uno tem sido usado como daily driver)

Primeiro passo, abrir o capot e respirar fundo.

Comecei por ver a tampa de colocar o óleo e o respiro para o carburador...

Que alívio! Não havia água no óleo. Ufff.

Passo seguinte, procurar óleo no circuito de refrigeração:

Nada de pasta e maionese! Felizmente.
Mas o circuito parece estar, outra vez, cheio de ferrugem. Parece-me que o Paraflu à diluição correcta (que só tem há 3 meses) está a soltar muita porcaria no radiador e no bloco. Ainda está verde e com o cheiro intocado, mas vê-se muita ferrugem a passear.


Enfim, ao menos comecei a ficar mais descansado, pois a menos eficiente refrigeração dos últimos tempos pode dever-se, apenas, a um circuito que precisa de ser bem lavado, graças à acção detergente do Paraflu.

Sintoma seguinte: não sei se sempre foi assim, mas ultimamente, quando ligo o carro depois de umas horas parado, a luz da pressão do óleo demora 1 a 2 segundos até apagar. Comecei a achar que podia haver pressão a menos no óleo... Fiz um vídeo a ligá-lo (o carro estava parado há 6 horas), mas o safado desta vez apagou logo a luz do óleo...

De todo o modo, andei a ver vídeos de Unos a arrancar a frio na internet e todos fazem isto, demorando 1 segundo a apagar a luz depois do arranque.

Mais descansado, e já que tinha parado de trabalhar, resolvi prolongar o intervalo para ir lavar o bicho...


Depois dar-lhe de beber...


E levá-lo à inspecção, já que se aproxima o 26º aniversário do Uno.


Resultado?

Uma máquina. Os Unos são efectivamente os carros que, com uma fama de só darem problemas, não dão um único problema... Aguentam tudo. Inclusive o tratamento que lhes é dado pela maioria dos donos.

Apesar da aprovação com distinção e louvor, o inspector avisou-me de duas coisas.
Por um lado, há uma diferença de travagem nas rodas traseiras, só no travão de mão (com o pé trava equilibrado). Ou seja, deve precisar de uma afinação do cabo, coisa que eu namorei como se faz (tenho de ir investigar...).
Por outro, o médio esquerdo está com menos intensidade que o direito. Pode ser simplesmente a lâmpada a morrer, mas também ele notou que os espelhos da óptica esquerda (a que não é Carello e que eu já queria trocar) estão já a degradar-se. Enfim, vou estar de olho para encontrar uma óptica carello o para o lado esquerdo, de preferência nova...
Quanto ao aquecimento, agora em Outubro vou lavar todo o circuito de refrigeração e colocar Paraflu novo, a ver se melhora. Se não melhorar, acho que avanço para o radiador...

Até breve!
« Última modificação: 20 de Setembro, 2016, 23:01:22 por afonsopatrao »

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2012 em: 20 de Setembro, 2016, 23:03:33 »
Muito bem.


TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2013 em: 21 de Setembro, 2016, 08:28:45 »
Ora,... vamos la opinar entao...
1º - A ferrugem a sotar-se depois do paraflu e perfeitamente normal. A ferrugem esta encrostada e o paraflu vai desencrostando essa ferrugem. E precisamente aki que de vez em quando surgem fugas que nao exitiam (porque a ferrugem estava a servir de tampao) e depois dizem que os anti-congelantes (paraflu neste caso) sao corrosivos e tal...

2º - A luz da pressao do oleo desligar apos um segundo nao me parece nada de mais. Com o oleo quente, torna-se mais fluido e menos viscoso o que facilita o retorno ao carter quando o motor para. dai ao ligar novamente demore um pouco mais ate atingir a pressao ideal. 1 segundo parece-me um tempo perfeitamente normal...

3º - tambem tens 1 peugeot com avarias? Deixa la eu tambem. :D Mas no meu caso a peugeot e daily driver pq o thema custa mais a manter... :D

4º - Quanto ao aquecimento, na minha opiniao estas a agir corretamente, continua a ir estando atento. Com o historico que conta eu estaria atento... ;)

Continua com esse mimo que tens carrinho ainda pra muito tempo.  :t_up:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2014 em: 21 de Setembro, 2016, 09:33:21 »
Que filtro de óleo tens no carro?

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2015 em: 21 de Setembro, 2016, 22:41:54 »
Obrigado!
Luke: o filtro de óleo é de origem (FIAT). O teu uno apaga a luz do óleo imediatamente?

pedro303

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2016 em: 22 de Setembro, 2016, 08:32:29 »
Boas, o teu uno está cada vez mais novo ;). Em relação à luz do oleo, o meu quando usa filtros da fiat (clasic line) ao fim de uma noite parado a luz demora +/- 2 segundos a apagar e enquanto não apaga, ouve-se uma batida metalica no motor. Agora uso filtro MANfilter e apaga logo. Mas o meu já tem quase 328 mil kms :)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2017 em: 22 de Setembro, 2016, 10:22:03 »
Tem tudo haver com, se tem ou nao, valvula anti retorno...  :t_up:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2018 em: 22 de Setembro, 2016, 10:23:54 »
O meu não usa material de fábrica e apaga quase imediatamente

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2019 em: 22 de Setembro, 2016, 13:32:46 »
Tem tudo haver com, se tem ou nao, valvula anti retorno...  :t_up:
A válvula anti-retorno é o bypass para quando o filtro entope? Pensava que todos tinham isso! Ou é outra coisa?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2020 em: 22 de Setembro, 2016, 13:35:02 »
O filtro não entope.. se entupir o motor já tá morto.

É uma válvula que a maioria dos filtros tem para evitar que o circuito de óleo creme ao cárter

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2021 em: 22 de Setembro, 2016, 13:42:23 »
O filtro não entope.. se entupir o motor já tá morto.

É uma válvula que a maioria dos filtros tem para evitar que o circuito de óleo creme ao cárter

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Segundo a opiniao do luke devera ter algo haver tambem com a cremosidade do oleo.  :sombrero:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2022 em: 22 de Setembro, 2016, 13:51:08 »
Drene! Telemóvel estúpido!

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2023 em: 22 de Setembro, 2016, 13:59:24 »
O filtro não entope.. se entupir o motor já tá morto.

É uma válvula que a maioria dos filtros tem para evitar que o circuito de óleo creme ao cárter

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Mas não é crível que os da Fiat não tenham a válvula...
De todo o modo, na revisão que fizer em outubro vou experimentar um filtro da concorrência, para ver se passa. (Hoje de manhã, a luz apagou imediatamente...)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2024 em: 22 de Setembro, 2016, 14:01:45 »
Drene! Telemóvel estúpido!

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  :point: Engana o pessoal!!!  :lol: