Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486024 vezes)

0 Membros e 7 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2040 em: 27 de Setembro, 2016, 13:57:54 »
Nenhum Uno tem afinadores automáticos (que eu saiba)

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2041 em: 27 de Setembro, 2016, 13:59:55 »

Ontem lubrifiquei aquele mecanismo (roldana + saída do cabo curto da roda esquerda). Mas agora não tenho maneira de verificar se resolveu ou não... espero pela próxima IPO... ;)

Quando troquei as maxilas passei no IPO, onde fiz a inspeção e falei com o inspector sobre a situação, colocaram o carro nos rolos e verificaram se a situação estava resolvida, tudo isto gratuitamente.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2042 em: 27 de Setembro, 2016, 14:08:43 »
Aprendeste a trocar distribuições já das bitaites agora?

Ainda não aprendi tudo e o pouco que sei, em grande parte foi graças a este fórum e a alguns membros.  :t_up:

 :point: que até me ligam  :lol:

 

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2043 em: 27 de Setembro, 2016, 14:10:14 »
E chamam-te nomes?

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2044 em: 27 de Setembro, 2016, 14:13:00 »
E chamam-te nomes?

respondido com Passione

Verdade.  :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2045 em: 27 de Setembro, 2016, 14:40:58 »
Obrigado a todos! Estou a ficar mais esclarecido e isso deve-se ao vosso cuidado em ajudar-me.

Eu ia jurar que os tambores do Uno tinham afinadores automáticos!! Mesmo! Então, já que estamos a falar disso, o que são aquelas roldanazinhas que se vêem nas fotos que o Lovefiat simpaticamente foi recuperar? Eu pensava que essas roldanas eram o afinador! (está visto que percebo tanto disto como de engenharia nuclear...)

Pois, o sistema parece-me esquisito. Pelo que percebo da vossa discussão, então o problema estará ali na bifurcação do cabo, certo? De facto, se fosse o desgaste dos calços desequilibrado, como sugeriu o Nuno, uma vez que não há afinadores automáticos no tambor, o problema também se sentiria no travão de pé — o que não acontece.

Posto isto, eu lubrifiquei o mecanismo de bifurcação com WD40 (sim, Twinthema, podes gozar mais um bocadinho... ;) ). Devia colocar outro lubrificante mais perene — como massa consistente ou massa de cobre?


(A propósito: estou comprador de uma óptica esquerda Carello, sem regulação de altura do interior (1989-1992), em bom estado. Se alguém tiver uma para venda, que apite! Se não, vou acabar por gastar 70€ numa nova, o que equivale ao valor de meio Uno ;) )

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2046 em: 27 de Setembro, 2016, 21:20:20 »


Posto isto, eu lubrifiquei o mecanismo de bifurcação com WD40 (sim, Twinthema, podes gozar mais um bocadinho... ;) ). Devia colocar outro lubrificante mais perene — como massa consistente ou massa de cobre?

Massa de lítio ou de cerâmica, servem perfeitamente ou aquela que tens da ATE (travões).

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2047 em: 27 de Setembro, 2016, 21:39:34 »
Quais roldanas ?

respondido com Passione
« Última modificação: 27 de Setembro, 2016, 21:40:43 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2048 em: 27 de Setembro, 2016, 21:48:36 »
Quais roldanas ?

respondido com Passione

Estas:


Massa de lítio ou de cerâmica, servem perfeitamente ou aquela que tens da ATE (travões).

Obrigado, Lovefiat. Vou colocar o plastilube, então.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2049 em: 27 de Setembro, 2016, 22:07:01 »
Isso tem umas molas por trás, apenas mantém a geometria dia calços em travagem

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2050 em: 28 de Setembro, 2016, 08:35:30 »
Ainda não aprendi tudo e o pouco que sei, em grande parte foi graças a este fórum e a alguns membros.  :t_up:

 :point: que até me ligam  :lol:

Mas aprende-se alguma coisa neste forum onde ate se aconselha a lubrificar os rolamentos de escape?  :point:

Afonso, se ja lubrificaste o tal roleto, eu ia ao centro de inspeçoes e pedia para verificarem se melhorou. Provavelmente nem te cobram nada por isso. ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2051 em: 28 de Setembro, 2016, 09:25:09 »
Rolamentos de escape, e fluido de pisca pisca!

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2052 em: 28 de Setembro, 2016, 11:27:45 »
Mas aprende-se alguma coisa neste forum onde ate se aconselha a lubrificar os rolamentos de escape?  :point:

Claro que não se aprende nada...mais e chamam nomes ao pessoal,observa;
 
Saiste um Mariquinhas pah!

respondido com Passione


 :point: certas pessoas perderam a noção do perigo.  :lol:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2053 em: 28 de Setembro, 2016, 13:26:43 »
Mwahahahahahah

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2054 em: 28 de Setembro, 2016, 17:46:14 »
Afonso o problema pode estar no cabo, que apenas acciona as máximas em caso de puxar o travão de mão. Estava-te a dizer é que uma das causas para o possivel mau estado do cabo, poderia ser ter andado anos a fio com umas maxilas que estivessem com desgaste diferente.

Eu por esta ordem verificava:

- Estado no cabo integralmente;
- Comparava desgaste do tambor esquerdo/direito com peclisse; (Dificilmente haverá grandes diferenças, dado que no travão de pé, está tudo OK)

Caso os tambores e as maxilas estejam equivalentes, cabo novo.  :t_up:
« Última modificação: 28 de Setembro, 2016, 17:48:00 por NunoAntunes93 »