Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: mpcmjpt em 18 de Setembro, 2021, 18:11:02
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Boa tarde,
O meu Punto, de há uns tempos para cá falha quando precisa de força (acelerador a mais de meio). quando se acelera em percursos longos a subir ele engasga.
Com o OBD/torque verifiquei que o sinal do acelerador (TPS) chega aos 30-40% e depois salta para os 100%.
Por vezes o sinal salta para os 100% antes mesmo dos 30% como se vê na imagem em anexo.
A centralina pensa que a borboleta está toda aberta e manda combustivel a mais e engasga. Esta é a minha leitura.
Quando o acelerador baixa também cai dos 100% para os 30-40%.
Nunca passa pelos valores de 40 até 99% nem a subir nem a descer.
Já substituí o TPS mas a coisa mantém-se.
Já limpei contactos do terminal de massa.
A centralina é uma IAW59F.M2.
Alguém sabe de alguma outra coisa que se possa fazer ou se será mesmo problema na centralina.
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Viva e já desmonstaste o corpo da borboleta para lhe fazer uma limpeza? Normalmente faço-o com spray limpa travões de vez em quando!
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Boas,
Já limpei tudo.
Hoje de tarde fui com o OBD a outro fiat igual ao meu e reage da mesma maneira.
Ou estão os dois mal ou é mesmo assim.
Na centralina IAW59F.M3 (mais recente) o sinal do acelerador é contínuo dos 0 aos 100% por isso pensei ser defeito da minha.
Hoje fiz um teste com o carro o notei que o sinal da sonda pára de oscilar quando o carro engasga e fica colado em baixo.
A sonda lambda tem 3 anos mas pode ter defeito.
Tenho de arranjar uma de outro carro e ver se faz o mesmo.
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Bom dia.
Essas centralinas IAW59F.M2 avariam muito e o sintoma principal delas quando avariam é precisamente o carro falha. As vezes pensam que é velas e cabos de velas e bobines mas trocam tudo e o problema fica na mesma. Se já verificou se não é problema das peças que referi existe sim uma forte probabilidade de ser da centralina. Elas por dentro tem umas conexões muito fracas e partem-se com a vibração do motor e do calor do motor. A centralina tem código. Logo se optar por uma usada tem que ser desbloqueada... Ou então tem que se programar o código da antiga na nova....
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Sonda lambda não é. Está boa.
Se fica em mistura pobre é porque não tenho combustível a injectar.
Pode ser da bomba de combustível ou dos injectores.
Tenho de levar a alguém que me faça a medida da pressão do combustível.
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Agora que li melhor o teu post, tenho um primo que está com problemas identicos ao teu! O mecânico disse que era injetores sujos e limpou, melhorou pouca coisa, pois voltou ao normal, hoje passei por ele e o carro ia aos soluços e a falhar. Quer me parecer que é centralina, pois se fosse da bomba de gasolina com a carga máxima no acelerador ele ainda tinha mais engasgos.
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A luz de avaria do motor está acessa ou acende no painel? Tens erros gravados na centralina?
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Bom dia,
Não há luz de problemas nem problemas na centralina. Só o engasganço quando se pede esforço.
Em chão o carro anda bem.
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De toda a maneira verifica também se o filtro da bomba de combustível está sujo ( o que fica dentro do depósito). E troca também o filtro de combustível ( o que fica fora do depósito ) é barato e as vezes também pode ser disso... Visto que não te está a dar códigos de erros na centralina do motor.
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Este carro não leva filtro fora, só na bomba do depósito.
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Alguém aqui sabe o valor normal da resistência dos cabos das velas, do mais pequeno para o maior?
Para comparar com os meus.
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Se já tiverem muito tempo eu trocava por precaução, pois com o calor e vibrações as propriedades dos mesmo alteram-se em funcionamento, e como é sabido estás centralinas sofrem e avariam com bobines e cabos defeituosos.
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Bom dia,
Finalmente encontrei um punto que vai para a sucata e toca a tirar material.
O problema parece que está mesmo na sonda lambda.
Troquei, andei com o carro pelos mesmos caminhos e já não engasga em esforço e o sinal da sonda, no torque, fica sempre a oscilar.
A sonda lambda anterior, quando em esforço prolongado, vinha com o sinal para zero e ficava aí até voltar ao andamento mais normal (em chão).
Penso que o aquecimento a afectava de alguma forma.
Também já tinha passado por uma junta da cabeça queimada há 2 anos, que deixava passar água para o escape e isso pode tê-la danificado.
Vamos ver se ele se aguenta assim.
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Nao sei ao certo como foi feita a troca da sonda. Mas ja me aconteceu mais que uma vez trocar a sonda andar bem uns dias e voltar ao mesmo.
Esperemos no entanto que seja so mesmo da sonda, porque se for necessario descobrir o que esta mal provavelmente o mal nao vira de um componente apenas. :t_up:
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Pode ser que tenhas sorte e ser da sonda mas... :D