Autor Tópico: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador  (Lida 362 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« em: 18 de Setembro, 2021, 18:11:02 »
Boa tarde,

O meu Punto, de há uns tempos para cá falha quando precisa de força (acelerador a mais de meio). quando se acelera em percursos longos a subir ele engasga.
Com o OBD/torque verifiquei que o sinal do acelerador (TPS) chega aos 30-40% e depois salta para os 100%.
Por vezes o sinal salta para os 100% antes mesmo dos 30% como se vê na imagem em anexo.
A centralina pensa que a borboleta está toda aberta e manda combustivel a mais e engasga. Esta é a minha leitura.
Quando o acelerador baixa também cai dos 100% para os 30-40%.
Nunca passa pelos valores de 40 até 99% nem a subir nem a descer.
Já substituí o TPS mas a coisa mantém-se.
Já limpei contactos do terminal de massa.
A centralina é uma IAW59F.M2.
Alguém sabe de alguma outra coisa que se possa fazer ou se será mesmo problema na centralina.

jorge punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +2/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #1 em: 18 de Setembro, 2021, 18:50:23 »
Viva e já desmonstaste o corpo da borboleta para lhe fazer uma limpeza? Normalmente faço-o com spray limpa travões de vez em quando!

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #2 em: 18 de Setembro, 2021, 21:41:23 »
Boas,

Já limpei tudo.
Hoje de tarde fui com o OBD a outro fiat igual ao meu e reage da mesma maneira.
Ou estão os dois mal ou é mesmo assim.
Na centralina IAW59F.M3 (mais recente) o sinal do acelerador é contínuo dos 0 aos 100% por isso pensei ser defeito da minha.
Hoje fiz um teste com o carro o notei que o sinal da sonda pára de oscilar quando o carro engasga e fica colado em baixo.
A sonda lambda tem 3 anos mas pode ter defeito.

Tenho de arranjar uma de outro carro e ver se faz o mesmo.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1704
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #3 em: 19 de Setembro, 2021, 19:28:08 »
Bom dia.

Essas centralinas IAW59F.M2 avariam muito e o sintoma principal delas quando avariam é precisamente o carro falha. As vezes pensam que é velas e cabos de velas e bobines mas trocam tudo e o problema fica na mesma.  Se já verificou se não é problema das peças que referi existe sim uma forte probabilidade de ser da centralina. Elas por dentro tem umas conexões muito fracas e partem-se com a vibração do motor e do calor do motor. A centralina tem código. Logo se optar por uma usada tem que ser desbloqueada... Ou então tem que se programar o código da antiga na nova....

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #4 em: 20 de Setembro, 2021, 00:00:12 »
Sonda lambda não é. Está boa.
Se fica em mistura pobre é porque não tenho combustível a injectar.
Pode ser da bomba de combustível ou dos injectores.
Tenho de levar a alguém que me faça a medida da pressão do combustível.

jorge punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +2/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #5 em: 20 de Setembro, 2021, 01:24:16 »
Agora que li melhor o teu post, tenho um primo que está com problemas identicos ao teu! O mecânico disse que era injetores sujos e limpou, melhorou pouca coisa, pois voltou ao normal, hoje passei por ele e o carro ia aos soluços e a falhar. Quer me parecer que é centralina, pois se fosse da bomba de gasolina  com a carga máxima no acelerador ele ainda tinha mais engasgos.

jorge punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +2/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #6 em: 20 de Setembro, 2021, 01:25:15 »
A luz de avaria do motor está acessa ou acende no painel? Tens erros gravados na centralina?

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #7 em: 20 de Setembro, 2021, 09:25:24 »
Bom dia,

Não há luz de problemas nem problemas na centralina. Só o engasganço quando se pede esforço.
Em chão o carro anda bem.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1704
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #8 em: 20 de Setembro, 2021, 10:20:00 »
De toda a maneira verifica também se o filtro da bomba de combustível está sujo ( o que fica dentro do depósito). E troca também o filtro de combustível ( o que fica fora do depósito ) é barato e as vezes também pode ser disso... Visto que não te está a dar códigos de erros na centralina do motor.

jorge punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +2/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #9 em: 20 de Setembro, 2021, 10:33:26 »
Este carro não leva filtro fora, só na bomba do depósito.

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #10 em: 20 de Setembro, 2021, 11:46:31 »
Alguém aqui sabe o valor normal da resistência dos cabos das velas, do mais pequeno para o maior?
Para comparar com os meus.

jorge punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 266
  • Karma:
    +2/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #11 em: 20 de Setembro, 2021, 13:00:22 »
Se já tiverem muito tempo eu trocava por precaução, pois com o calor e vibrações as propriedades dos mesmo alteram-se em funcionamento, e como é sabido estás centralinas sofrem e avariam com bobines e cabos defeituosos.

mpcmjpt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #12 em: 18 de Novembro, 2021, 12:19:25 »
Bom dia,

Finalmente encontrei um punto que vai para a sucata e toca a tirar material.
O problema parece que está mesmo na sonda lambda.
Troquei, andei com o carro pelos mesmos caminhos e já não engasga em esforço e o sinal da sonda, no torque, fica sempre a oscilar.
A sonda lambda anterior, quando em esforço prolongado, vinha com o sinal para zero e ficava aí até voltar ao andamento mais normal (em chão).
Penso que o aquecimento a afectava de alguma forma.
Também já tinha passado por uma junta da cabeça queimada há 2 anos, que deixava passar água para o escape e isso pode tê-la danificado.

Vamos ver se ele se aguenta assim.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6786
  • Karma:
    +8/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #13 em: 19 de Novembro, 2021, 08:32:31 »
Nao sei ao certo como foi feita a troca da sonda. Mas ja me aconteceu mais que uma vez trocar a sonda andar bem uns dias e voltar ao mesmo.
Esperemos no entanto que seja so mesmo da sonda, porque se for necessario descobrir o que esta mal provavelmente o mal nao vira de um componente apenas.  :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1704
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto 188 1.2 8V problema centralina/acelerador
« Responder #14 em: 19 de Novembro, 2021, 12:48:06 »
Pode ser que tenhas sorte e ser da sonda mas... :D