Autor Tópico: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff  (Lida 10932 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #15 em: 30 de Novembro, 2010, 17:20:40 »
Pois... Então não sei!

É virtualmente impossível que entre água para o motor de um carro, estando este completamente montado, parado e com o capot fechado...

Se houvesse uma cheia, ou se tivesses a caixa do filtro aberta ou a admissão desmontada e o capot aberto enquanto chovia... Se lavasses o motor com água à pressão e a caixa do filtro não estivesse bem montada... Em qualquer um destes casos, poderia acontecer entrar alguma água!

De outra forma, não sei...  :wacko:

 

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #16 em: 30 de Novembro, 2010, 17:42:39 »
Outra coisa, já experimentaram abrir devagarinho o bujão do óleo? Caso haja água no óleo ela vai para o fundo do carter... É desenroscar devagarinho o bujão e ver se sai água...

Outra coisa que podem tentar fazer é tirar as velas fora e dar ao motor de arranque durante uns 5 segundos... Se houver ainda alguma água nos cilindros ela vai saltar toda fora!

Depois é secar tudo o que é eléctrico com um compressor e um spray repelente de humidade e ver se trabalha!

Não caias no erro de usar um secador de cabelo ou outro gerador de calor, só vais conseguir que a água se transforme em vapor, quando o ar depois arrefecer ela volta a condensar e aparece de novo!

Boa sorte!
« Última modificação: 30 de Novembro, 2010, 20:55:07 por arturbranco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #17 em: 30 de Novembro, 2010, 18:57:41 »
pelos sintomas que descreves o problema é bateria fraca ou mau contacto dos bornes...

um carro mesmo com o motor cheio de agua o motor de arranque fazia o "trac" e mantia esforço enquanto rodasses a chave, isto até queimar o indusido...

ora tecnicamente falando é IMPOSSIVEL encher 4 cilindros com agua com o motor parado, seja com colectores tirados e mangueira etc é impossivel, ha sempre pelo menos dois cilindros com valvulas de admissão fechadas..
sendo o carro um diesel é multijet, significa que tem turbo, podia entrar uns bons litros que iria acumular no turbo e não nos cilindros, so ao rodar o motor iria entrar no motor e era o fim do mesmo..

portanto a minha conclusão é ou o carro andou a nadar, isto é agua acima do nivel da tampa das valvulas ou o mecanico anda a meter agua com força...

ja agora mete ai fotos da agua nos cilindros para se tirar as duvidas..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #18 em: 30 de Novembro, 2010, 20:41:34 »
o meu já fez de submarino, desligou-se, voltou a trabalhar e saiu um "fumito" branco e já lá vão 30.000 Km´s

HÁ AÍ QUALQUER COISA MUITO MAL CONTADA!!!!

1º como é que se vê que o carro tem água limpa nos cilindros ??????

2º como é que se mete água dentro dos cilindros sem ele ter andado????


pandinha77

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 17
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #19 em: 30 de Novembro, 2010, 21:20:56 »
Meus caros, desculpem só agora poder responder mas já tenho resposta ao que aconteceu ao meu panda. A água entrava dentro da caixa do filtro de ar porque por cima desta existe um parafuso que não está completamente justo á chapa do carro e a água da chuva escorria directamente para a caixa de filtro de ar. A caixa de filtro de ar não fecha a 100% e é isso que eu vou trocar assim que for possível. O problema ficou resolvido (espero eu) com um vedante no dito parafuso mesmo por cima da caixa de filtro de ar. A água de dentro do motor saiu toda, bastou terem retirado as velas e terem colocado o motor de arranque a funcionar por uns mimentos, Depois levou com um spray devido á ferrugem e humidade como foi referido aqui. Esteve a trabalhar durante um tempo e para já está a 100%. Amanha quando for a por a trabalhar (primeiro rezo e depois benzo-me) vejo se tudo ficou bem. Amanha darei mais notícias.
Aos fiatistas, agradeço as dicas e já agora contem este caso, pode ser que ajude alguém.

cumps. fiatistas
Panda 1.3Multijet 4.3lts/100km

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #20 em: 30 de Novembro, 2010, 21:42:36 »
Ainda bem que tudo se resolveu!

Essa do parafuso... Vai lá vai! Coisa estranha...  :OMG:

Isso agora quer é "calor"  :d_naughty:, durante uns quilometros, para secar bem!!!   :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #21 em: 01 de Dezembro, 2010, 00:02:16 »
carros modernos é o que da xD

luke empenar bielas com a força do motor de arranque é obra.
ele tem força , mas nao tanta xD
elas nao sao de plastico.

acontece enpenarem ,, e ja vi empenadas , mas quando o motor ja esta a trabalhar e entra agua.

agora parado nao .

ja vi 1 ford corrier e um porsche 996 3.4 com bielas empendas por causa da agua.
o ford tinha 1 e o porsche tinha 2 empendas.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #22 em: 01 de Dezembro, 2010, 09:54:33 »
viva o Suzuki que a unica coisa que empena é o terreno onde passa!

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #23 em: 01 de Dezembro, 2010, 10:44:32 »
viva o Suzuki que a unica coisa que empena é o terreno onde passa!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #24 em: 01 de Dezembro, 2010, 11:03:27 »
carros modernos é o que da xD

luke empenar bielas com a força do motor de arranque é obra.
ele tem força , mas nao tanta xD
elas nao sao de plastico.

acontece enpenarem ,, e ja vi empenadas , mas quando o motor ja esta a trabalhar e entra agua.

agora parado nao .

ja vi 1 ford corrier e um porsche 996 3.4 com bielas empendas por causa da agua.
o ford tinha 1 e o porsche tinha 2 empendas.

pensa la bem uns segundos e lê bem o que foi descrito no topico...

quanta agua tens de ter dentro do motor para o mesmo não rodar com o motor de arranque? a resposta será cerca de 100% em pelo menos 1 cilindro.. menos que 100% e o motor iria rodar, muito provavelmente 1 dos cilindros atingia combustão e quando o cilindro com agua fosse para TDC iria entrar em hydrolock e dobrar a biela.. a historia é sempre a mesma, ja vi isto centos de vezes seja de jipes, motas e até nabos a meter barcos na agua com a maré vazia sem pensarem no limo na rampa...

não é preciso pensar muito, o motor para não rodar é preciso ter algo não comprimivel dentro de um cilindro em compressão, num motor parado com um cilindro em compressão não vai la ter agua dentro...

a minha conclusão continua a ser a mesma, carro sem bateria e mecanico a meter agua a força toda  :P


http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #25 em: 01 de Dezembro, 2010, 11:15:52 »
pensa la bem uns segundos e lê bem o que foi descrito no topico...

quanta agua tens de ter dentro do motor para o mesmo não rodar com o motor de arranque? a resposta será cerca de 100% em pelo menos 1 cilindro.. menos que 100% e o motor iria rodar, muito provavelmente 1 dos cilindros atingia combustão e quando o cilindro com agua fosse para TDC iria entrar em hydrolock e dobrar a biela.. a historia é sempre a mesma, ja vi isto centos de vezes seja de jipes, motas e até nabos a meter barcos na agua com a maré vazia sem pensarem no limo na rampa...

não é preciso pensar muito, o motor para não rodar é preciso ter algo não comprimivel dentro de um cilindro em compressão, num motor parado com um cilindro em compressão não vai la ter agua dentro...

a minha conclusão continua a ser a mesma, carro sem bateria e mecanico a meter agua a força toda  :P



nao presisa de ter o cilindro 100% cheio , basta ter metade do cilindro com agua , e roda um bocado e tranca aseguir. o bocado que roda é o ar comprimido , quando chega ha agua para.
o unico cilindro em que entra agua é o cilindro que esta a fazer admiçao , e é o primeiro a fazer a compresao , onde bloqueia.
e claro basta 1 cilindro ter agua pois so consegues encher 1  em motores de 4 cilindros.

quanto ao ter sido truque do mecanico , é pah nem digo sim nem nao (era o truque do ano xD) mas ele diz ter feito um furo na admiçao e ter saido agua , por isso pode ter acontecido mesmo entrar agua.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #26 em: 01 de Dezembro, 2010, 11:33:07 »
nao presisa de ter o cilindro 100% cheio , basta ter metade do cilindro com agua , e roda um bocado e tranca aseguir. o bocado que roda é o ar comprimido , quando chega ha agua para.
o unico cilindro em que entra agua é o cilindro que esta a fazer admiçao , e é o primeiro a fazer a compresao , onde bloqueia.
e claro basta 1 cilindro ter agua pois so consegues encher 1  em motores de 4 cilindros.

quanto ao ter sido truque do mecanico , é pah nem digo sim nem nao (era o truque do ano xD) mas ele diz ter feito um furo na admiçao e ter saido agua , por isso pode ter acontecido mesmo entrar agua.

mesmo metade cheio, ja viste bem o trabalho que dava encher por completo a tubagem de admissão incluindo o turbo e meio cilindro de agua? estamos a falar de uns bons litros e não de pingos ou um copo...

por norma o turbo é o ponto mais baixo na admissão e seria onde a agua se ia acumular, mesmo que la tivesse 1 litro de agua o motor ia rodar e pegar com resultados castatroficos..

eu no punto tenho exactamente os mesmos sintomas descritos, quando troquei a bateria de origem por uma normal reparei que os bornes normais são mais finos que os da bateria de origem.. de vez em quando ia meter a trabalhar e quando ia rodar o motor apagava tudo e os amnometros ficavam doidos, bastava abanar o bone positivo para fazer contacto e pegava logo.. o problema foi atamancado com um parafuso entalado no borne até hoje  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #27 em: 01 de Dezembro, 2010, 12:58:58 »
meio cilindro cheio é 1.6 decilitros nao é assim tanto.
nao sei como é os esquema da admiçao , mas em andamento é muito provavel entrar agua.
agora parado a agua supostamente entra pela caixa do filtro de ar , vai ao ponto mais baicho da admiçao, mas depois tem de voltar a subir para chegar ao colector, e quando comexa a subir fica ao nivel da caixa do filtro de ar (que em principio deve estar mais baicho que o colector de admiçao), porque tem o mesmo peso nos 2 lados a fazer presao no ponto mais baicho . e toda a agua que entra-se a mais ia escorrer para fora da caixa do filtro de ar.

mas isto sou eu que o digo.

agora vendo bem , todos os moteres que vi com aua dentro eram atmosfericos , em que a admiçao é mais directa.
« Última modificação: 01 de Dezembro, 2010, 13:00:11 por italianjob »
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #28 em: 01 de Dezembro, 2010, 13:44:13 »
meio cilindro cheio é 1.6 decilitros nao é assim tanto.
nao sei como é os esquema da admiçao , mas em andamento é muito provavel entrar agua.
agora parado a agua supostamente entra pela caixa do filtro de ar , vai ao ponto mais baicho da admiçao, mas depois tem de voltar a subir para chegar ao colector, e quando comexa a subir fica ao nivel da caixa do filtro de ar (que em principio deve estar mais baicho que o colector de admiçao), porque tem o mesmo peso nos 2 lados a fazer presao no ponto mais baicho . e toda a agua que entra-se a mais ia escorrer para fora da caixa do filtro de ar.

mas isto sou eu que o digo.

agora vendo bem , todos os moteres que vi com aua dentro eram atmosfericos , em que a admiçao é mais directa.

ja estás a perceber onde quero chegar...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: água dentro do motor do panda diesel de 2006, ajuda sff
« Responder #29 em: 01 de Dezembro, 2010, 14:46:56 »
quando tens uma taxa de compressão de 18:1 se tentares comprimir 156 ml de agua (meia garafa de 33 praticamente) vais destruir a biela, até se tentares comprimir 50ml de agua!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma