Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485979 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #885 em: 31 de Março, 2015, 15:46:39 »
Uma vez para limpar uma junta em amianto tive que usar um formão muito afiado e um martelo para ir batendo que aquilo não saia nem por nada... e no final ainda tive que retificar tudo a mão com lixas que insistia em ficar residuos de amianto  :laugh:

Ja que estás a desmontar o colector de admissão da-lhe uma boa limpeza por dentro e por fora com petroleo para retirar as gorduras e imporezas... as vezes faço isso e eles ficam bué brilhantes e limpos por dentro...  :happy:
E podes limpar o carburador também... :)
Depois assopras com um compressor de ar e deixas secar...

Podes usar uma escovinha daquelas que até servem para limpar os biberoes dos bebes... que aquilo entra dentro do colector muito bem :)

 :P


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #886 em: 02 de Abril, 2015, 06:51:14 »
Ontem à noite consegui arranjar uma hora para o Uno.
Primeira parte: o parafuso do motor de arranque, preso no sítio há 25 anos e com relutância em sair. A ideia vencedora foi a do AutoSueco: coloquei um tubo à volta do roquete e consegui aumentar a sua extensão. Assim, com mais alavanca e mais WD40, ao fim de uma meia hora o bicho rodou! Sem partir.
Agora o caminho para as relas está livre.


Agora preciso de uma chave de fendas curtinha, para me dar espaço de martelar as relas. Vamos ver se logo trato disso.

Depois avancei para a junta do colector, tentando tirar os restos da velha. Usei uma espátula, seguindo a dica do LoveFiat
Sem sucesso algum. Estou a ver que mais depressa causo danos no metal do colector do que na junta.


Estou a pensar usar um daqueles sprays removedores de junta. O que acham?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #887 em: 02 de Abril, 2015, 10:20:21 »
Mais um avanço!!! motor de arranque finalmente fora. ;)

Tapa agora, com papel de jornal ou alguma grande supercie comercial, o buraco que la ficou pra n entrar lixo ou cair ali alguma rela.  8)

Para retirar a junta penso que os sprays que existem nao sao pra esse tipo de junta. Seja como for se arranjares um x-ato de lamina comprida, pode assentar a lamina a face do coletor e a medida que pressionas a lamina contra a junta e a face do coletor desliza o x-acto em movimento de corte mas apenas num sentido. Nao sei se me fiza entender :unsure:

Ha e cuidado com os dedos e restantes membros qd se manuseiam X-actos. ;)

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #888 em: 02 de Abril, 2015, 11:14:59 »
Fico contente por ter podido ajudar. :D
Para a junta ou que resta dela estou com o twin: x-acto é a melhor solução e com muito jeitinho...
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #889 em: 08 de Abril, 2015, 00:03:49 »
Com a Páscoa e trabalho imenso, não tenho podido passar tempo na garagem.
Hoje fui la uns minutos, só para fazer mais um ataque aos restos de junta do colector de admissão e para tentar fazer saltar a rela doente.
As novidades não são famosas.

O colector mantém-se exactamente igual. Mesmo com a técnica do X-Ato, não fui capaz de retirar mais do que alguns pedacinhos de junta.
Agora trouxe o colector para casa, pode ser que sentado, com mais luz e paciência, tenha mais sucesso.


Depois, a rela.
Hoje coloquei o papel de jornal que o TwinThema aconselhou, tapando o buraco para o volante do motor. Depois, retirei os tubos de refrigeração que vêm da chauffage, para poder ter mais espaço para martelar no canto das relas.
E as novidades boas ficam por aqui. A sério, esta minha incursão pelos trabalhos básicos de mecânica já me ensinou uma coisa: detesto relas. Abomino-as.


Dei umas marteladas usando uma chave de fendas numa extremidade.
Não há grande espaço atrás do motor, por isso a força do martelo não é muita. Por outro lado, é preciso usar uma chave de fendas pequena (curta) para que ainda sobre espaço para o martelo.
A única coisa que consegui foi destruir o cabo da chave de fendas, onde dei com o martelo. Já a rela... Imóvel. Mantém-se podre e agarrada ao bloco.


Amanhã é outro dia.

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #890 em: 08 de Abril, 2015, 00:21:46 »
vou ter que ir ai tirar o resto de junta? :P se fosses mais de perto com todo prazer. até te tirava a rela.


mete a espátula apontada, e da-lhe pancadinhas com a mão, isso tem que sair garantidamente.

quanto a rela, arranja uma boa chave..


força nisso ta quase :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #891 em: 08 de Abril, 2015, 00:31:26 »
Tens de afiar a espátula.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #892 em: 08 de Abril, 2015, 08:44:32 »
Em relaçao a junta tens o material necessario pra a retirar/descolar do coletor.
Penso que se trata apenas de falta de jeito (comum a quem nao esta habituado a este tipo de intervençao)

Podes retirar a junta com a espatula.
tecnica: Garantir, antes de mais, que a "lamina" da espatula nao esta rombuda/arredondada. Se estiver convem retirar-lhe o arredondado.
Depois num angulo +/- a 45º em relaçao a face do coletor inicias a  remoçao com a espatula encostada na zona limpa do coletor e combinas alguma pressao (a necessaria para a espatula pegar na junta) com movimentos curtos (1 a 2 cm) pra frente e para traz.
A pressao na espatula so e necessaria no sentido contra a junta.

Com o x-acto a tecnica e mt identica, a diferença e que deves manter a inclinaçao da lamina no mesmo angulo do fio da lamina e combinar tambem algum movimento lateral (corte).

Dado que nao tens pratica e por questoes de segurança aconselhote a usar a espatuala 1º. Se nao conseguires ao usares o X-acto, garante que a unica coisa que ele vai cortar e a junta. nada de maos ou dedos a frente do X-acto. E mt facil ele escapar com quem nao tem pratica.

E a ultima coisa que desejo e ver alguem aleijado por desconhecer perigos iminentes. ;)

Qt a rela, ja pensaste em usar um parafuso na beira da rela a servir de saca? se o espaço e reduzido e a rela teima em nao sair, vais precisar de a convencer a sair doutra forma. ;)

Ou entao experimenta esta tecnica que julgo ser viavel para a falta de espaço que tens. ;)
« Última modificação: 08 de Abril, 2015, 08:56:53 por TwinThema »

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #893 em: 08 de Abril, 2015, 11:27:56 »
relas arreliam sempre uma pessoa  :P :blush:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #894 em: 08 de Abril, 2015, 11:36:50 »
Obrigado pelas dicas.
Não estou ainda muito preocupado com nenhum dos trabalhos: a junta sairá, com calma, tenho a certeza. Agora que levei o colector para casa, vou ter mais paciência para o fazer, sentado e com iluminação dirigida. Também acho que o TwinThema tem razão: é falta de jeito e não propriamente impossibilidade prática. ;)

Quanto à rela: pela minha experiência com a rela podre que esteve na parte da frente, nenhuma das técnicas alternativas me parece verdadeiramente uma alternativa:
- A técnica do vídeo, TwinThema, parece-me que pressupõe que não haja ferrugem a colar a rela ao bloco. No meu caso, ela está completamente colada.
- A técnica de furar a rela para depois usar como saca acho que também não resulta porque a rela está toda podre no centro (só as extremidades estão rijas). Isto é, se colocar o parafuso e depois fizer alavanca, vou ficar com um sulco na rela, que permanecerá no mesmo sítio.

Antes de testar estas alternativas, vou ver se arranjo uma chave de fendas cujo cabo não se destrua com as marteladas. Depois dou notícias!
E muito obrigado, mais uma vez.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #895 em: 08 de Abril, 2015, 13:59:28 »
Obrigado pelas dicas.
Não estou ainda muito preocupado com nenhum dos trabalhos: a junta sairá, com calma, tenho a certeza. Agora que levei o colector para casa, vou ter mais paciência para o fazer, sentado e com iluminação dirigida. Também acho que o TwinThema tem razão: é falta de jeito e não propriamente impossibilidade prática. ;)

Quanto à rela: pela minha experiência com a rela podre que esteve na parte da frente, nenhuma das técnicas alternativas me parece verdadeiramente uma alternativa:
- A técnica do vídeo, TwinThema, parece-me que pressupõe que não haja ferrugem a colar a rela ao bloco. No meu caso, ela está completamente colada.
- A técnica de furar a rela para depois usar como saca acho que também não resulta porque a rela está toda podre no centro (só as extremidades estão rijas). Isto é, se colocar o parafuso e depois fizer alavanca, vou ficar com um sulco na rela, que permanecerá no mesmo sítio.

Antes de testar estas alternativas, vou ver se arranjo uma chave de fendas cujo cabo não se destrua com as marteladas. Depois dou notícias!
E muito obrigado, mais uma vez.


E porque nao usas uma chave de fendas ja sem o cabo? Alem de n correres o risco de o partir/desfazer, nao tens o amortecimento que o material do cabo provoca ao receber pancada. ;)

Eu julgo que a tecnica da chave de bocas pode funcionar como se ve no video ou entao se a rela estiver completamente podre exceto o rebordo, podes meter a beira da chave por dentro da rela e com o cabo da chave fazer de alavanca contra o bloco para a tirar fora. Digo eu que nunca tirei uma rela fora.  :sombrero:

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #896 em: 08 de Abril, 2015, 17:14:23 »
Experimenta com um punção recto (sem bico nem achatado), para casos extremos tem de ser, batendo com um cuidado reforçado e colocando bem o punção na "parede" lateral da rela e levando uma pancada vai dar de si de certeza  :t_up:

Já ouvi um tipo dizer que os Fiat's têm sérios problemas com as relas.

Se não tiverem o devido tratamento a nível do sistema de arrefecimento e não levarem uma manutenção a tempo e horas, entenda-se, susbtituição do anticongelante a cada 2 anos, lavagem do sistema de arreficmento e colocação de novo anticongelante na proporção correcta e indicada pelo fabricante.

Sem isto qualquer motor/marca vai acabar por ceder é só uma questão de tempo.

Não quero dizer com isto que a culpa passa por ti, tudo depende do tratamento que lhe deram antes, que a nível de sistema de arrefecimento foi pouco ou nenhum, é por água quando o nível baixa e siga  :point:

Depois dizem que as coisas não prestam  :lol:

Boa sorte com a reparação, ele (Uno) vai agradecer-te da melhor forma  :t_up:

Kms e kms sem problemas  :fiat:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #897 em: 08 de Abril, 2015, 23:18:37 »
Mickey: é isso mesmo. O meu uno esteve 5 anos fechado numa garagem quando o dono morreu. Não sei se tinha água ou líquido refrigerante no circuito, mas mesmo que fosse refrigerante,em 5 anos perdeu com certeza as propriedades anticorrosivas.
Continuo a tirar kilos de terra do circuito, sempre que o lavo. Tenho lavado de 3 em 3 meses...

Hoje nao fui à garagem e fiquei em casa, de volta da junta do colector. Sem sucesso, até que a minha Maria resolveu ajudar (ela que tem ciúmes do Uno...).

Com a técnica do X-Acto, seguindo escrupulosamente as vossas instruções, a coisa vai avançando. Para já sem sulcos.
Mas a junta dá luta... E muita.

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #898 em: 08 de Abril, 2015, 23:56:19 »
ja tiras-te o radiador e o lavas-te cá fora? costuma ter depósitos no fundo, e também mandar mangueirada a pressão no radiador da sofagem

com mistolin a mistura e ade sair tudo.

a junta ainda devia ser a de origem
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #899 em: 09 de Abril, 2015, 00:06:45 »
Sim, já tirei. Suspeito que os grandes depósitos de porcaria estejam no radiador da chauffage... Mas há-de sair tudo. Com calma e muita lavagem e muita troca de líquido