Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485986 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #900 em: 09 de Abril, 2015, 08:24:14 »
Em relaçao ao X-atco, usa a lamina toda, e na mesma posiçao que tens na foto, fa-la deslizar ligeiramente em sentido corte ao mesmo tempo que investes contra a junta. ;)
Ta quase.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #901 em: 10 de Abril, 2015, 00:15:57 »
Rela doente fora!

(Sim, eu sei. É ridícula a minha felicidade por algo tão simples).

Foi com a técnica tradicional, com uma chave de fendas e martelo numa extremidade.
Depois limpei buraco, passei lixa de papel, silicone e coloquei rela nova.

Fim dos trabalhos por hoje.

(Começo a acreditar que conseguirei tirar o Uno da garagem a tempo de o fotografar e ganhar o concurso fotográfico de Abril... Me aguardem...)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #902 em: 10 de Abril, 2015, 07:58:23 »
 :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #903 em: 10 de Abril, 2015, 09:04:01 »
As vezes as coisas mais simples são as que trazem mais felicidade  :laugh:
Ainda para mais quando somos nós que as fazemos... e não temos que pagar para fazerem...  :blush:

Podias aproveitar a trocar as relas todas...  :P


Força nisso amigo... tu mereces ser feliz pahhh  :)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #904 em: 10 de Abril, 2015, 09:48:18 »
Vai passar pouco tempo e este amigo vai dominar a mecânica do Uno :)

Força com isso... Não esquecer (mais uma vez a bater na mesma tecla, o que pelos vistos não sou só eu, não é Comandante? :D) trocar as relas todas!!! Falo por experiência própria

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #905 em: 10 de Abril, 2015, 10:51:17 »
Sim, vou trocar todas as de trás. Da frente ja troquei e do lado da distribuição também. Só fica a faltar a mais chata de todas (da caixa). Nem quero falar nela...

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #906 em: 10 de Abril, 2015, 12:54:52 »
Sim, vou trocar todas as de trás. Da frente ja troquei e do lado da distribuição também. Só fica a faltar a mais chata de todas (da caixa). Nem quero falar nela...

As da caixa costumam ter um diâmetro maior... mas as vezes em certos modelos costumam ser mais chatas de tirar porque não tem espaço para a rela virar... então temos que andar a dar marteladas com um ponsão até aquilo ganhar uma certa forma para sair. (Não sei se no caso do Fiat uno é esse tipo de relas... )


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #907 em: 10 de Abril, 2015, 13:17:47 »
Nos FIRE são umas relas grandes que têm rebordo, nem é difícil de tirar (a que substituí no lado da distribuição era dessas). O grande problema é que é preciso tirar a caixa. Por isso é que rezo para aquilo não furar, pois não me atrevo a fazer isso.

 

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #908 em: 10 de Abril, 2015, 15:08:21 »
Nos FIRE são umas relas grandes que têm rebordo, nem é difícil de tirar (a que substituí no lado da distribuição era dessas). O grande problema é que é preciso tirar a caixa. Por isso é que rezo para aquilo não furar, pois não me atrevo a fazer isso.

 

Não quero ser pessimista mas se essas todas tão podres aquela também já está assim de certeza.
O que podes fazer é lavar o circuito muito bem lavado depois meter anticongelante.
Depois espetas com um frasco de sonax tapafugas ou liqui-moly tapa fugas ( ou outro tapa fugas qualquer de boa qualidade ).
Aquilo fica dentro do circuito... e ao mínimo furo que possa aparecer começa logo a vedar... e não deixa o buraco na rela aumentar... (Sempre dá-te mais um tempo para poderes usar a embraiagem... antes de a trocares... )
Um carro com essa idade certamente se não trocaram a embraiagem o kit já não deve estar grande espada... e tares a tirar a caixa só para trocar a rela e não trocar o Kit de embraiagem é um bocado mal empregado...  :) porque o que é chato é mesmo a mão de obra de ter que tirar a caixa... o resto é na boa...  :mellow:



afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #909 em: 13 de Abril, 2015, 23:28:44 »
A coisa tem andado... Devagar.
Relas trocadas (menos uma, que não saiu. Parece-me estar sólida, não me vou incomodar muito com ela).


Depois, troquei o termostato. Tal como aqui alguém previu, apesar de ser de origem e só ter 8 meses, o termostato que lá pus em Outubro não estava a vedar bem, deixava sempre passar algum líquido.
De notar o estado nojento que continua a estar o circuito de refrigeração, apesar das dezenas de lavagens.

Termostato novo...


O que continua a não permitir que monte tudo de novo é a porcaria da junta do colector de admissão. Todos os dias tenho avancado um pouco, mas tem de haver uma forma mais fácil de tirar daqui a junta.


Aliás, há dois pedaços onde ainda nem toquei...

E na cabeça há também 3 pedaços agarrados...

Consegui mandar vir este removedor de juntas pela OSCARO.

Não é o melhor para as juntas de amianto, mas corri todos os sites de internet e casas de peças aqui em Coimbra e o que dizem ser melhor (da Permatex) não encontrei em lado nenhum.
(A bem dizer, não encontrei nenhum, de nenhuma marca. Só mesmo no ebay americano é que há disto a pontapé, de 50 mil marcas...)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #910 em: 14 de Abril, 2015, 08:27:35 »
Espero estar errado mas quer-me parecer que nao vais adiantar mt com o removedor de juntas,... Pode ser que amoleça o amianto e saia mais facilmente, mas duvido.  :dry:

Seja como for desejo-te a melhor das sortes pra removeres os restos de junta do coletor.
Se fosses daqui e perto isso ja estava limpinho e a brilhar. ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #911 em: 14 de Abril, 2015, 08:29:07 »
TwinThema, não ofereças duas vezes... Olha que se isto não ajudar a amolecer o amianto, ainda te apareço aí em casa de colector na mão... ;)

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #912 em: 14 de Abril, 2015, 11:56:26 »
Posso estar a mandar 1 grande calinada, visto que nem tenho muita experiência no assunto mas 1 ou 2 pinceladas de decapante não resolveriam o caso em 2 horas?
Será que atacava o metal? penso que não...
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #913 em: 14 de Abril, 2015, 14:00:25 »
TwinThema, não ofereças duas vezes... Olha que se isto não ajudar a amolecer o amianto, ainda te apareço aí em casa de colector na mão... ;)

Se ja tivesses aparecido:
- Ja tinhas isso limpo
- Nao te tinhas cansado tto
- Ja estavas a montar o coletor
- Tinhas passeado
- Tinhas conhecido pessoalmente mais um Fiatista
- E nao tinhas sido o 1º a pedir a minha ajuda. ;)
 :sombrero:

Posso estar a mandar 1 grande calinada, visto que nem tenho muita experiência no assunto mas 1 ou 2 pinceladas de decapante não resolveriam o caso em 2 horas?
Será que atacava o metal? penso que não...

O amianto foi utilizado em juntas de muitos tipo precisamente por ser um material resistente a uma catrafada de coisas.
Ate que o cancAro obrigou a sua limitaçao de uso no mercado.
Agora se o decapante resolve ou nao, nao sei tb nunca experimentei. ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #914 em: 14 de Abril, 2015, 20:29:47 »
A utilização de decapante não irá afectar o metal mas também não me parece que vá fazer alguma coisa aos restos da junta...

Isso tem de sair com "raspagem" x-acto, canivete uma lâmina de cortar linóleo ou até uma folha de serrote de cortar ferro. Tudo utilizado com os devidos cuidados para não abrir brechas no colector ou na própria cabeça do motor, podes usar um pouco de decapante ou de diluente celuloso para "amaciar" os restos de junta.

Faço minhas as palavras do TwinThema... Se fosses de mais perto isso já estava a queimar gasosa :P

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014