Autor Tópico: Fiat Marea 1.9 TD100  (Lida 12251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ricardocunha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 108
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #15 em: 17 de Junho, 2009, 00:36:47 »
Ja fiz uns testes aos consumos, mas os dois primeiros foram sabotados pela minha mae q fez o reset nos kms :)

mas testei com 11 litros de B15 da Prio - Fez 170 km o que dá pelas minhas contas 6,3 litros aos 100km - puxei por ela, dei 180kmh, andei um bom pedaço em cidade, outro tanto em autoestrada e nacionais, apanhei filas de transito e ande no para arranca. Nao acho mal, para um monstro daquele tamanho e peso.

Já agora, voçes usam Biodiesel?

eu uso ha uns 80mil km no Punto, até agora nada apontar. Esta carrinha foi a primeira vez.
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

ricardocunha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 108
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #16 em: 18 de Junho, 2009, 00:17:36 »
bem isto para ir à Fiat tá complicado, horários da treta na Fiat q sao incompativeis com os do trabalho/escola. Tenho mts de coisas para serem vistas e não consigo lá ir.

Já agora talvez me possam ajudar:

1 - O Fecho Centralizado por Comando não funciona, na altura da compra o anterior dono avisou-me que o alarme estava desactivo por estar avariado. Será que as duas coisas estão relacionadas?
O fecho centralizado funciona bem, mas tenho de rodar a chave.

2 - O termometro vinha desligado, mandei á Fiat e eles voltaram activa-lo, mas ele nao estabiza. Ou seja, ando com a carrinha e ela aquece mas o ponteiro sobe e desce constantemente. Fiz o teste parado mas a dar pequenas aceleraçoes e ele chega a meio e fica completamente estavél, mas mal começo andar com a carrinha basta-me apanhar uma descida ou subida e o ponteiro altera-se logo.
Ele nao passa do meio (onde devia ficar sempre), anda para baixo e para cima mas nunca passa do meio. Ela não activa os sistema de arrefecimento nem sai calor extremo do motor (abri o copot várias vezes para sentir o calor) pelo que julgo não ser problemas de aquecimento.

Que será? algum problema com o termometro?
Isto faz-me lembrar um problema que a minha sogra tinha num YUGO mt antigo que ela tinha, mas era no depósito de combustivel, acontecia o mesmo e era a bola que circulava no depósito que se desprendia e causava flutuaçoes no ponteiro.

3 - Quando ligo a carrinha ela manda algum fumo preto, tipo um pequena nuvem de 1metro que para logo ao fim de 1 ou 2 segundos após ligar o motor. é normal nestes motores fazer isso? só acontece quando a ligo ou ao fim de muitas horas parada.

4 - Os bancos de pele estão um bocadinho desgastados na cor. Recomendam algum produto para os melhorar?

5 - os plásticos da porta estão danificados provavelmente pelo sol. Há algum produto que ajude a melhora-los?


Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

go-between

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 771
  • Karma:
    +1/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
Re:Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #17 em: 18 de Junho, 2009, 01:18:13 »

6,3 litros aos 100km -

Bem bom!!


4- bancos de pele

bancos em pele? ESPECTÁCULO!


Em relaçao ao resto nao sei dizer nada, mas espera que já vêm aqui os entendidos!

Boas curvas!
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

sousart

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2690
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
Re:Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #18 em: 20 de Junho, 2009, 00:26:44 »
bem isto para ir à Fiat tá complicado, horários da treta na Fiat q sao incompativeis com os do trabalho/escola. Tenho mts de coisas para serem vistas e não consigo lá ir.

Já agora talvez me possam ajudar:

1 - O Fecho Centralizado por Comando não funciona, na altura da compra o anterior dono avisou-me que o alarme estava desactivo por estar avariado. Será que as duas coisas estão relacionadas?
O fecho centralizado funciona bem, mas tenho de rodar a chave.

tens que rever o alarme, pois se funciona com a chave entao tem que funcionar com o alarme, pois na minha foi montado um alarme porque os parolos do stand perderam a chave de comando e colocaram um alarme  :mellow:


2 - O termometro vinha desligado, mandei á Fiat e eles voltaram activa-lo, mas ele nao estabiza. Ou seja, ando com a carrinha e ela aquece mas o ponteiro sobe e desce constantemente. Fiz o teste parado mas a dar pequenas acelerações e ele chega a meio e fica completamente estavél, mas mal começo andar com a carrinha basta-me apanhar uma descida ou subida e o ponteiro altera-se logo.
Ele nao passa do meio (onde devia ficar sempre), anda para baixo e para cima mas nunca passa do meio. Ela não activa os sistema de arrefecimento nem sai calor extremo do motor (abri o copot várias vezes para sentir o calor) pelo que julgo não ser problemas de aquecimento.

Que será? algum problema com o termometro?
Isto faz-me lembrar um problema que a minha sogra tinha num YUGO mt antigo que ela tinha, mas era no depósito de combustivel, acontecia o mesmo e era a bola que circulava no depósito que se desprendia e causava flutuaçoes no ponteiro.

é engraçado que aqui há uns tempos olhei de repente para o ponteiro da temperatura da minha marea e ele estava aos saltos, assustei-me logo, parei a carrinha, desliguei-a e passado um pouco liguei-a novamente e nunca mais deu esse sinal, não sei se o teu é muito persitente??  tens que arranjar um mecânico de confiança.

3 - Quando ligo a carrinha ela manda algum fumo preto, tipo um pequena nuvem de 1metro que para logo ao fim de 1 ou 2 segundos após ligar o motor. é normal nestes motores fazer isso? só acontece quando a ligo ou ao fim de muitas horas parada.

a minha manda um fumo branco, mas só quando está fria, alias ainda não resolvi esse problema e do cheiro que ela produz em andamento.



ricardocunha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 108
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #19 em: 20 de Junho, 2009, 23:44:44 »
Ele oscila um bocado dependendo do tipo de estrada, por exemplo se circular em linha recta ou com poucas curvas ele mantem-se a meio, mas se apanhar uma subida ou descida oscila logo.

Este problema não é estranho noutros modelos, no YUGO que referi acontece isso com o deposito da gasolina e pelos vistos nos Twingos antigos também. Não é que ache muito importante, mas é aborrecido ver aquilo sempre a oscilar a cada subida ou descida que apanhe.

Nas curvas ele também oscila.

Nao anda para cima e para baixo sem mais sem menos, sube e desce mas devagar, tipo dos 3 traços que tem até ao meio, ele anda um bocado no primeiro, depois vai ao segundo, depois regressa ao primeiro, depois vai ao meio, mas isto num espaço de 30min para ai. é lento a mudar o ponteiro, mas quando muda é em fracçao de segundos.

Já fiz o teste numa linha recta com final em subida e depois com várias curvas a descer. Ele vai ao meio em linha recta, apanha a subida cai logo para metade. Calculo que seja algo no medidor da temperatura que esteja solto e nao permita calcular bem a temperatura, pq sinais de aquecimento nao apresenta.

O alarme está mesmo estragado, mas nao o consigo activar. Tenho de o levar á fiat para eles verem.

Já agora, sabem de alguma casa para os lados de Aveiro ou Coimbra que trabalhe carros italianos, mas em condiçoes?
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #20 em: 10 de Agosto, 2023, 11:14:25 »
Boas,

Amanha vou buscar uma carrinha Fiat Marea 1.9TD100 de 1998, trata-se da versao HLX, segundo o dono era a versão de topo na altura.

Vem com:

Ar Condicionado Manual
Bancos em Pele
Tecto de Abrir
Farois de Nevoiro
"Esguichadores" de farois
Controlos no volante
Fecho centralizado
Direcçao Assistida
Vidros electricos nas 4 portas
e deve ter mais qualquer coisa que aquilo tinha botoes por todo o lado.


é de 1998 com 120mil km e 3 donos (sendo o primeiro a financeira, o segundo a pessoa que a comprou a crédito e o terceiro o actual dono).

Tem uns quantos riscos em todo o carro, nada de especial (se vissem o meu punto e juro que nunca bati com ele nem raspei em lado nenhum nao acreditavam na quantidade de riscos e pequenos toques que tem).

O motor parece tar impecável, se bem que achei-o com pouca força nas baixas rotaçoes, onde o meu 1.3 Multijet anda bem a 1000-1500 rpm a marea nao parecia funcionar bem, mas acima das 2000 ui ui parece um abião!


Agora queria só fazer umas Perguntas:

è boa compra a carrinha? o uso a que se destina é carro de substituiçao e de fim de semana, para grandes viagens, com 4 a 5 pessoas e para as férias. O preço ficou por 4500euros.

Ela está a fazer um ruído no lado direito junto á roda da frente, faz-me lembrar o mesmo ruído que a Mitsubishi Spacestar fazia (que era dos amortecedores gastos).

Consumos que posso esperar? custo das manutençoes?

Potenciais problemas que este modelo tende a ter?

Que tipo de conduçao tem a carrinha?  nao puxei muito por ela, acelerei em linha recta na nacional, deu para puxar numa subida mesmo a pique (onde vi que nas 1000-1500 rpm ela tem mt pouca força). Fiquei com a sensaçao que a carrinha guia-se mt bem e é facil de manobrar. Olá. Tenho um brava td100 de 1997 e a nível de motor é um espetáculo. Já vai com 600 mil sem nada a incomodar!:) não seria possível o sr,por favor, tirar uma foto no compartimento do motor aos fusíveis e relés do ar condicionado? Fazia um jeitaço já que não consigo arranjar o diagrama dos fusíveis e relés dele. O meu watsapp: 914846180. Muito obrigado.  Cumprimentos José Pinto


Obrigado

Pintaporto

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea 1.9 TD100
« Responder #21 em: 20 de Agosto, 2023, 14:10:29 »
Boas. O motor da marea é igual ao meu fiat brava 1.9TD100 e o meu livro de instruções traz tudo menos o sítio dos relés e o que fazem...se tiver no seu não pode tirar uma foto e mandar por watsapp? 914846180...ah! E oxalá saia tão bom como o meu que já vai com 550 mil kms sem mudar embraiagem culaça...está impecável.  Abraço e boa sorte. Cumprimentos José Pinto