Primeiro ponto: um leigo e nabo como eu não faz DIY! Não tenho engenho nem arte!
O que eu venho aqui fazer é dizer "como é que eu fiz", mas terá certamente asneiras e disparates e coisas menos bem feitas.
A ideia é mesmo explicar o que fiz para que me digam o que devo fazer melhor para a próxima, ajudando também outros membros do Forum que sejam tão leigos como eu.
O problema: fuga de óleo por baixo do distribuidor, no bloco e sobre a caixa de velocidades. Isto:
Depois de trocada a junta da tampa das válvulas, o problema só podia vir do O-Ring do distribuidor.
Assim, pus-me a ler 3 tópicos do FiatForum sobre isto, estudei minuciosamente o Haynes e deitei mãos à obra a trocá-lo.
O O-Ring tem como part number: 9938590.
Primeiro passo:
Marcar, com um lápis ou qualquer outra coisa, o ponto exacto em que o parafuso da cabeça encaixa no distribuidor. Isso vai permitir que, no fim, possamos encaixar o distribuidor com a mesma inclinação, não criando problemas na ignição.
Segundo passo:Retirar a tampa de plástico do distribuidor (branca, à direita), deixando os cabos das velas ligados. Tem dois clips de retenção, um em cima e um em baixo.
Terceiro passo:Desligar o cabo de electricidade.
Quarto passo:Seguir o tubo que sai do avanço do vácuo até à parte de trás do motor e desligá-lo. É só puxar. Não tirei foto.
Quinto passo:Desapertar as porcas e anilhas de retenção do distribuidor e guardá-las. O distribuidor sairá depois facilmente. Eu coloquei um pano por baixo, prevenindo a queda de algum óleo.
Como se pode ver, o O-Ring não estava a fazer a sua função, pois a parte inferior do distribuidor estava encharcada em óleo.
Sexto passo (o mais difícil, achei eu):
Tirar o o-ring antigo do distribuidor. O O-Ring encaixa numa ranhura no distribuidor e, por isso, não é fácil tirá-lo. Eu só consegui rompendo-o com um daqueles mini-garfos para fondue, muito afiados. Consegui cortá-lo e depois tirei-o. É capaz de haver formas melhores de o tirar, ponho as mãos no fogo por isso.
(sim, ferramentas mecânicas altamente avançadas!)
Sétimo passo:Limpar o distribuidor dos restos de O-Ring velho e do óleo que por lá andava. Fazer o mesmo na cabeça do motor, no local onde encaixa o distribuidor. Eu usei um pano embebido em diluente celuloso, mas não sei se é a melhor forma.
Aqui está ele a meio do processo de limpeza, já sem o O-Ring. Vê-se bem a ranhura onde o o-ring encaixa.
Oitavo passo:
Colocar o novo o-ring na ranhura:
Nono passo:Voltar a colocar o distribuidor no sítio, colocando o parafuso no sítio previamente marcado.
Décimo passo:Voltar a colocar anilhas, porcas, tubo do vácuo, cabo de electricidade e tampa do distribuidor.
Décimo primeiro passo:
Ligar o carro e verificar se há fugas!
E pronto, espero que se mantenha limpinho.
Fico à espera de sugestões e correcções para que, da próxima vez, faça melhor.
Um abraço a todos!