Autor Tópico: Fiat Stilo 1.2 Turbinado  (Lida 23017 vezes)

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miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #75 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:40:04 »
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miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #76 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:41:56 »
ta dificil de juntar as fotos todas :C


jorge punto

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #77 em: 09 de Janeiro, 2024, 13:51:39 »
Aconselho a ver se tem humidade junto á caixa de fusíveis interior, e retirar o quadrante e fazer uma limpeza da placa com álcool por exemplo, já fiz isso ao do meu cunhado e resolveu

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #78 em: 09 de Janeiro, 2024, 15:11:15 »
o Carro ficou na oficina, vao tentar identificar o problema, mas amanha ja sai de lá, depois ai ja começo eu a ser o "eletricista oficial"

TwinThema

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #79 em: 10 de Janeiro, 2024, 08:49:46 »
Finalmente fotos!!! O carro existe!!!  :sombrero:
Sempre gostei muito do Stilo...  :palmas:

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Só me acende a luz do airbag quando dou partida, de vez em quando lembra se e liga a luz da bateria…

Não tenho conta rotações nem velocímetro nem temperatura do motor nem o nível de combustível…

Alguém :d_lookl: pode saber do que se trata?

E provavel que eu esteja enganado mas, em carros mais antigos quando as luzes ou ponteiros não trabalham dizia-se que podia ser do alternador. Tenho uma Hyunday H1 que tem um ponteiro do velocimetro marado e dizem que é isso tambem. Como não e de bicha tem de ser algo na parte eletrica.

Ver se o alternador esta a carregar tambem não e complicado com um multimetro e o motor a trabalhar se tiver acima dos 13v na bateria em principio estar´a carregar.

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #80 em: 10 de Janeiro, 2024, 14:44:06 »
Fui buscar o carro hoje e o quadrante ja está a funcionar, devia ser algum mau contacto.  Vou agora fazer a preparação para a instalação do "Clamper" milagroso.

Reparei foi em algumas fichas desligadas no compartimento do motor.

Luz de motor acesa e da erro da pressão do oleo :c

Vou dar uma limpeza e depois ja atualizo as fotos!

"habemos carro" como o outro diz.

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #81 em: 10 de Janeiro, 2024, 22:25:12 »
Em relação ao erro do sensor de óleo acho que já descobri o que possa ser, pode vir das fichas que tenho desligadas!

Na foto em anexo tenho o sensor map e por cima tenho uma ficha com um amarelo na ponta.

Depois de ver este video (
) estou a achar que possa ser esse o problema!

Amanha com luz do dia ja consigo ver, também ja encontrei o diagrama elétrico do sensor MAP para instalar o CLAMPER

Map sensor K43
Pin 1 = L.blue red to ECU Pin 26 is 5v ref voltage supply to both sensors
Pin 2 = grey red to ECU Pin 55 is air temp sensor output
Pin 3 = grey to ECU Pin 7 is MAP sensor ref ground
Pin 4 = white to ECU Pin 6 is MAP sensor output

O CLAMPER não veio com chicote, e como não o quero deixar no compartimento do motor tenho que fazer um, tenho bastante fio elétrico aqui em casa, quais são os requisitos para a de fiação de carro?

ps: as 2 ultimas fotos têm fichas desligadas, que a mim parecem iguais, que eu não sei de onde são
« Última modificação: 10 de Janeiro, 2024, 22:39:31 por miguelbarrela »

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #82 em: 10 de Janeiro, 2024, 22:35:35 »
O fio que estou a pensar utilizar do sensor para dentro do carro é este:

jorge punto

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #83 em: 10 de Janeiro, 2024, 22:37:00 »
O requisito é que seja fio flexível, soldado no existente e isolado com manda termo-retratil, ou aquela fita isoladora preta tipo pano/tecido.
Mas aconselhava a não cortar as fichas originais mas sim a arranhar igual de sucata, nunca se sabe se vai ser preciso voltar a trás!
E já agora como está o andamento do carro? Igual a original? Pior? Ou melhor?

jorge punto

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #84 em: 10 de Janeiro, 2024, 22:37:48 »
O fio que estou a pensar utilizar do sensor para dentro do carro é este:
Cabo de incêndio? Trabalhas em electricidade?

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #85 em: 10 de Janeiro, 2024, 22:52:52 »
Sou formado em programação, mas digamos que sou entusiasta em muitas outras areas, circuitos de 12v é uma delas

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #86 em: 10 de Janeiro, 2024, 23:23:02 »
Seguindo esta imagem:

As duas fichas que me estou a referir, poderão ser das sondas lambda?

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #87 em: 10 de Janeiro, 2024, 23:25:57 »
O andamento do carro está igual, bloqueia me as RPMS entre as 2 e as 3 mil, continua a sair fumo do escape mas pouco, tem muito oleo acumulado em todo o escape, pode demorar algum tempo ate conseguir limpar e parar o fumo creio eu

TwinThema

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #88 em: 11 de Janeiro, 2024, 08:52:25 »
Citar
As duas fichas que me estou a referir, poderão ser das sondas lambda?
As sondas lambda que conheço costumam ter ou 2 ou 4 fios. Nas de 4 fios queparece ser o caso dois deles devem ter 12 entre eles quando liga o motor (aquecimento forçado do sensor) creio que quando o motor esta quente desliga esses 12v. Os outros dois são osinal que com a sonda ligada devem variar constantemente entre 0.1 e 0.8 a 1v depende das sondas.

Citar
tenho bastante fio elétrico aqui em casa, quais são os requisitos para a de fiação de carro?
Esta é uma questão algo interessante e porquê, trabalho com empresas que fazem componentes para automoveis um dos serviços que que me solicitado tem haver com as camaras de choque termico. No caso dos cabos eletricos tanto têm de aguentar inalterados temperaturas de 80º como de -40º. Sei que o isolamento tambem e diferente do usado nos cabos comuns. Alias se reparar os cabos tem o isolamento mais fino a secção do cabo é mais fina e o curioso é que passam la mais currente (amperes) quenos cbos convencionais. Quanto ao isolamento ser mais fino não pode ser apenas porque a tensão é menor porque é facil encontrar cabos domesticos derretidos e as vezes ate em curto, que embora a tensão seja maior a currente e bem menos e o isolamento derrete com "pouco" aquecimento.
A acrescentar a isto, fiz em tempos a fiação de um empilhador que compramos e cometi dois erros crassos (aprendi na altura) o 1º foi usar cabo multicondutor (ou seja os fios todos juntos num só cabo), o 2º foi desconhecer as cacadedes fisicas do cabo. Apesar de teoricamente a secção do cabo ser suficiente para a corrente que era suposto, o isolamento derreteu, curto-circuitou alguns fios e foi uma sorte nao ter consequencias mais serias.

Portanto, isto é a mnha resposta a questão que colocou. No entanto sendo que aquilo que pretende sera para currentes muito baixas e bem provavel que cabo normal eletrico sirva para o efeito
Se cumprem os requisitos para a fiação de um carro? Estou convencido que nem lá perto.  :sombrero:


Citar
Luz de motor acesa e da erro da pressão do oleo :c
Daquilo que conheço os sensores quedãoeste erro fazem ligaçao com a massa enquanto uns atuam emcontacto com a massa outros atuam desligados da massa. Deve existir algures uma ficha de um fio apenas desligada do sensor. Mas isto adivinhando assim a distancia.  :t_up:

miguelbarrela

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Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #89 em: 15 de Janeiro, 2024, 21:23:46 »
Bem está complicado sair do LIMP mode, a verdade é que esta chuva não tem ajudado.

Ainda não consegui por o clamper a funcionar e tambem ja tentei com diodos zener, mas ainda sem sucesso, felizmente encontrei outro projeto na polonia idêntico ao meu. Utilizaram uma centralina "piggyback" da ecumaster, a DET3, que estou a pensar adquirir, pois vai manter a originalidade da rede can bus e vai me ultrapassar o problema do MAP.


Custa 235€+ portes

Vou continuar a fazer testes o resto da semana, se alguem tiver uma dica antes de comprar a centralina agradecia!