Autor Tópico: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar  (Lida 9396 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #15 em: 27 de Abril, 2023, 09:14:05 »
È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.

Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave

Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #16 em: 28 de Abril, 2023, 08:16:30 »
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Não creio,... 1 ou 2 graus poderia causar um ralenti algo instavel talvez. Em arranque (pelo menos na minha francesa) a borboleta abre bem mais que isso) Se for possivel, tente perceber se as leituras são estaveis e reais.
Outra coisa, (falo pela experiencia que passei embora n seja fiat mas por vezes os principios de funcionamento são os mesmos), o corpo da borboleta deve ter dois encoders. No meu caso ambos os encoders tem de dar leitura identicas embora um em positivo e o outro em negativo. Ou seja se um der um valor de +2vdc ou outro da um valor de -2vdc. Nota: estes valores são apenas para exemplo pq ja n me recordo se os valores eram v ou mv

Efetivamente uma borboleta que não abra corretamente pode impedir o arranque mas nas condições que refere e algo estranho,... mas não impossivel.  :D

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #17 em: 28 de Abril, 2023, 08:28:29 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #18 em: 22 de Março, 2024, 15:21:58 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #19 em: 25 de Março, 2024, 08:23:48 »
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #20 em: 25 de Março, 2024, 10:08:33 »
Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.
Que tubo? Lá dentro só tem a boia / bomba ..

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #21 em: 26 de Março, 2024, 07:56:58 »
A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.


power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #22 em: 23 de Maio, 2024, 07:24:44 »
A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.
Boas eu tive isso tudo cá fora , meti a trabalhar e tudo e não  existe nenhuma fuga.. a bomba está a fazer 3.5 bar e só perde pressão ao fim de uns bons minutos depois de desligar a ignição..
Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk
« Última modificação: 23 de Maio, 2024, 07:33:34 por power-full »

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #23 em: 23 de Maio, 2024, 08:26:11 »
Boas eu tive isso tudo cá fora , meti a trabalhar e tudo e não  existe nenhuma fuga.. a bomba está a fazer 3.5 bar e só perde pressão ao fim de uns bons minutos depois de desligar a ignição..
Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Pelo que diz custa-me a crer que seja o tal tubo rompido, mas dos relatos que tenho visto (porque nunca passei por isso) é o tal tubo rompido quando o carro pega de forma diferente em função do nivel de combustivel...  :dry:

Creio que a partira daí so me ocorre montar um tubo que permita ver o combstivel passar e um manometro e verificar se pressão esta ok e se não existe ar quando o carro custa a pegar. Se tudo estive normal nestes aspetos teria de se partir para os injetores. Mas seja como for os injetores n adivinham o nivel de combustivel para falharem apenas quando esta abaixo de meio...  :blink: :wacko:

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #24 em: 23 de Maio, 2024, 09:20:55 »
O carro faz igual ,montando uma bomba directamente aos injectores , os injectores foram testados ... Quase de certeza problema eléctrico.. pois deixamos de conseguir apagar luz de revisão... Entre outras coisas ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk
« Última modificação: 23 de Maio, 2024, 09:25:51 por power-full »

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7133
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #25 em: 23 de Maio, 2024, 13:32:25 »
O carro faz igual ,montando uma bomba directamente aos injectores , os injectores foram testados ... Quase de certeza problema eléctrico.. pois deixamos de conseguir apagar luz de revisão... Entre outras coisas ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


Existe sempre essa possibilidade, mas que só é possível detetar por profissionais com equipamentos adequados para o efeito...
depois de descartadas todas as hipoteses mecanicas restam apenas as eletricas/eletronicas.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 425
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #26 em: 02 de Junho, 2024, 15:48:50 »
De que zona és? Se calhar precisas de encontrar o profissional certo, que faça o diagnóstico correcto ao invés de andar a trocar material á sorte!