Fiatistas
Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: GT Abarth em 08 de Julho, 2015, 20:47:08
-
(https://c2.staticflickr.com/4/3953/33665053505_6cd2b404c2_o.jpg)
A primeira ocasião com o carro e test drive:
(https://farm4.staticflickr.com/3759/19403427128_a67e90f9ef_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/288/19584526542_d177d0e6e6_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/275/19565268906_81bb12ebd0_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/470/18968879144_240a0c9c33_b.jpg)
A primeira refeição (10 litros) do 124 já meu:
(https://farm1.staticflickr.com/428/19403471608_af68bd8788_b.jpg)
Alguns vídeos sobre o 124:
https://www.youtube.com/watch?v=dulB5nlKYCk (https://www.youtube.com/watch?v=dulB5nlKYCk)
https://www.youtube.com/watch?v=3WOVr0D5974 (https://www.youtube.com/watch?v=3WOVr0D5974)
https://www.youtube.com/watch?v=SnLBynEZcjs (https://www.youtube.com/watch?v=SnLBynEZcjs)
https://www.youtube.com/watch?v=pmzxuxKQv-8 (https://www.youtube.com/watch?v=pmzxuxKQv-8)
https://www.youtube.com/watch?v=IL6eJNFeulo (https://www.youtube.com/watch?v=IL6eJNFeulo)
8)
-
vinte sete? 600? 500?
-
isto é jogo sujo! Agradeço à moderação que este membro seja punido....
Chega aqui e deixa o pessoal todo a roer as unhas :lol: :lol: :lol:
-
É o Fiat Uno. :lol:
-
Mais uma desgraça... :lol: :lol: :lol: não tomas a medicação e depois dá nisso... :P pode parecer que não mas estou curioso :blush:
-
???? = Fiat ??? = Uno ??? = 45S de 1987 com 137000kms, embraiagem um pouco gasta, carburador a necessitar de limpeza e avanço do distribuidor um pouco atrasado :blush: a ser atestado na Prio na ZI.
-
Naso, tu já sabes. Chiu! :d_evil:
Quanto aos outros, não me vou chibar para já... mas digo desde já que não é um Uno.
-
Ritmo?
-
boas
tase mesmo a ver é um PANDA 4x4?? :sombrero:
-
Eu sei! Já vi, já ouvi, já cheirei, já estive debaixo do carro, etc.
Para revelar, recebo subornos sob a forma de Fiats. :lol:
-
A mim parece-me haver ali algo de anos 70. Por isso disse o Ritmo. Mas aquele "friso" lateral lembra o 124. Será um 124?
-
Vejo ali uma bandeira Sueca. Será que veio do IKEA às peças?
-
Para mim ou é um uno ou um 124, mas talvez mais um uno branco frigurifico, ou na ultima das hipóteses é mesmo teu frigorífico com umas rodas que tinhas la em casa. :lol:
-
Já disse que não é um Uno :rolleyes:
Comprei na 3ª Feira com 125.650 km, agora já tem 125.752 km.
(https://farm1.staticflickr.com/503/19405184569_a83213ece7_b.jpg)
-
Estás a dar-lhe o uso que ele precisa... Muito bem!
-
Estás a dar-lhe o uso que ele precisa... Muito bem!
Já deita menos cheiro.
Anda pouco para os dias de hoje, mas ainda assim é relativamente rápido e puxar ligeiramente 2ª e 3ª em cidade dá festival.
No entanto hoje em dia ao fim da tarde há vários clássicos a passear como sabes. Está na moda chegar a casa e ir dar uma volta com um clássico.
Eu não dou volta mas venho do trabalho.
Num espaço de 100 metros cruzei-me logo com um Kadett D, 356, Karmann Ghia, MG A.
Entretanto adianto que já me saudaram.
Ainda agora na VRI um tipo apitou ao meu lado e e acenou um "fixe"!
-
Esse quadrante... Mmm. um 850? um 1300/1500? Não me parece nada na primeira foto. Mas só me lembro destes carros com este quadrante...
-
850, 1500 (a circular) são modelos com um valor demasiado alto para o que pretendia de momento gastar.
-
Se não é o 124, desisto. Aquele friso nas portas parece-me mesmo.
-
Pronto. É um modesto 124.
Mas a circular completamente legal e em dia. :wub:
-
Ahhhhh! Eu devia ganhar uma voltinha, de prémio!
-
O objectivo é, por incrível que pareça, ser daily car... digamos que a "50%".
Diria que metade dos dias poderá circular.
Dias com muito trânsito ou mau tempo não fará muito sentido por exemplo.
A despesa de combustível diária será digamos de 5 € contra 3 € do Stilo GPL. Será semelhante aos 5 € do Punto.
As vantagens do 124 passam também por ser já isento de impostos e selos.
De resto é bastante espaçoso e confortável.
A configuração de cor e interiores é próxima do perfeito: branco é das cores senão a cor mais bonita no 124, e os estofos em napa preta combinam muito bem com o branco e com os cromados.
O volante fininho mas agradável é muito interessante, bem como a buzina de aro.
De brinde, tem ainda aqueles vidrinhos triangulares de abrir.
(https://farm1.staticflickr.com/383/19591846545_2c9057554e_b.jpg)
O motor apesar de modesto 1200 de 60cv é muito nervoso e a sonoridade quer natural do motor, quer de escape velho muito interessante.
A caixa é que é absurdamente curta.
Para os dias de hoje não faz sentido a 3ª a 10 km/h já ir bem, assim como a 4ª dar a sensação que tudo o que seja acima de 70-80 é para beber como um desalmado!
Mas o essencial é o prazer de condução e a diversão que um veículo destes proporciona na sua utilização.
Um veículo ainda puramente mecânico e directo. Engenharia de ponta dos anos 60 a fervilhar! Sendo ainda um RWD.
É garantia de meia hora + meia hora diária de diversão, sendo que o grande mérito deste tipo de carro é que dá prazer a qualquer velocidade a que se utilize, mesmo apenas a 20, 30, 40 ou 60 km/h.
-
A primeira ida para o trabalho:
(https://farm1.staticflickr.com/341/18970747083_78579c643a_o.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/469/19565507586_c6801c44ec_b.jpg)
-
Tem espaço para ti!?
-
Tem espaço para ti!?
Claro. É um 124.
-
(https://farm1.staticflickr.com/410/19403763670_3379fe23fe_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3684/19565577906_867b6e9972_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/458/19596062271_d5a8b645a3_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/558/19591768165_f54484a8f8_b.jpg)
-
De pintura parece que está bom, será que as fotos enganam!?
-
De pintura parece que está bom, será que as fotos enganam!?
Eu vejo várias partes com alguma ferrugem nas fotos.
-
Eu vejo várias partes com alguma ferrugem nas fotos.
Considero pintura boa no geral, dada a idade do carro.
-
Bela aquisiçao Paulo, desfruta e que o veja em breve
-
Bela aquisiçao Paulo, desfruta e que o veja em breve
Este é que é "RaT" :D
-
Começando pela matricula :laugh:
Melhor ainda era uma grade no tejadilho, aquelas mesmos antigas :d_naughty:
-
Parece -me muito bem!! Estou cheio de inveja!!
-
Parabens Paulo,
Mais um DB que vou acompanhar. ;)
-
Parabens!! :t_up:
Este tenho de o ver ao vivo, para matar as saudades... o 124 acompanhou o meu crescimento :rolleyes:
-
(https://farm1.staticflickr.com/417/19596159961_b233a3b046_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/433/19405253069_fa7b137533_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/533/19403867750_13a4dde639_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/406/19596171091_4068f9676e_b.jpg)
-
Entretanto um amigo experimentou hoje de manhã o 124:
http://www.youtube.com/watch?v=OUVPRjln5c8 (http://www.youtube.com/watch?v=OUVPRjln5c8)
-
Olha o 124 à beira de casa do meu irmão!
-
Olha o 124 à beira de casa do meu irmão!
Coincidências!
E assim sente-se em famiglia! :D
-
Coincidências!
E assim sente-se em famiglia! :D
Mais ou menos... O meu irmão que mora aí não é o que tu conheces. É outro que não liga muito a carros.
-
parabéns pela maquina, parece estar em muito boa forma
:fiat:
-
Agradeço a partilha, parabéns pela compra e pelo projecto! Estes 124 são os perfeitos clássicos utilizáveis pois não são demasiado velhos/antiguados nem são demasiado novos. Percebo pouco ou nada destes carros e a imagem que tenho deles (na minha memória...) têm os faróis um pouco diferentes (imagem infra) e diria menos bonitos do que a estrela desta história (RaT). Qual a história destas alterações?
-
Agradeço a partilha, parabéns pela compra e pelo projecto! Estes 124 são os perfeitos clássicos utilizáveis pois não são demasiado velhos/antiguados nem são demasiado novos. Percebo pouco ou nada destes carros e a imagem que tenho deles (na minha memória...) têm os faróis um pouco diferentes (imagem infra) e diria menos bonitos do que a estrela desta história (RaT). Qual a história destas alterações?
A partir de 1972, o Fiat 124 passou a chamar-se Fiat 124 R (Rinnovato) e a usar esses farolins maiores atrás. São iguais aos do 125, mas "deitados".
-
O 124 Rinnovata também marca 170 em vez de 160 e vem com ponteiro de temperatura da água em vez de apenas uma luz.
Os bancos passaram a ser mistos napa / tecido (aspecto inferior na minha opinião), mas o traseiro passou a ter descanso de braço.
O tablier levou partes em folha de madeira.
O volante já não tem aro de buzina.
Penso que os tampões das jantes são diferentes.
Não me querendo enganar, já tinham alternador em vez de dínamo.
-
(https://farm1.staticflickr.com/368/19592522796_be1059a2c2_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/402/18997772093_2bb17e00bc_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/364/19592576136_c3160b3525_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3742/19430794010_b752d04076_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/335/19611766462_cb2dc33df2_b.jpg)
-
Boas fotos!!! :t_up:
-
Obrigado pela explicação, gosto mais desta primeira série, isto sem desmerecer o R! Para mim, carro que é carro, tem de ser 3 volumes e estes farolins acentam lindamente. Como está o carro de motor, suspensão, travões, carroçaria e interiores? 1ab
-
Parabéns o carro esta muito engraçado, é um bom carro para sair com uns amigos e dar umas voltas para uma brincadeira, sa tive um sinca 1301 e era super nice para uma brincadeira
-
Obrigado pela explicação, gosto mais desta primeira série, isto sem desmerecer o R! Para mim, carro que é carro, tem de ser 3 volumes e estes farolins acentam lindamente. Como está o carro de motor, suspensão, travões, carroçaria e interiores? 1ab
Carroçaria: tem alguma ferrugem mas não tem qualquer buraco.
Interiores: bom. Sendo que os estofos estão excelentes.
Travões: a melhorar mas ainda não estão normais. A ver se se faz alguma coisa.
Suspensão: não tenho bem noção, mas muito mal não está.
Motor: parece bom, mas o carburador tem que ser afinado.
-
Depósito de um lado e roda suplente + ferramentas do outro.
Para além de um bom espaço.
(https://farm1.staticflickr.com/403/19049962303_5e0ed1ef0d_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3717/19675370901_4f6d194071_b.jpg)
Mais do que palavras, o que o pessoal quer é fotos!
(https://farm1.staticflickr.com/414/19670900685_7ef53fd3e0_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/517/19048321894_fcc01b6423_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3689/19675380081_bff85322ab_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3672/19484268799_188b038282_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/368/19049982623_ec184dc8d2_b.jpg)
-
(https://farm1.staticflickr.com/377/19644795696_b8375fa7c7_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/338/19671037365_06b1d79846_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/511/19671038555_e0e3bf974b_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/358/19482999008_26234751c1_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/359/19675520141_4cf52e0c4a_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/299/19644837026_a97d9ae75e_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/527/19644838266_3e140750c6_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/277/19675527171_818737195e_b.jpg)
-
castiço pa, aos anos que não via 1 !
era eu pequenino, e lembro-me do meu primo ter um, só pegava de empurrão, era a familia toda a empurrar ahahhahahha
-
Este para já pega autenticamente de estalo!
-
Quando vais começar a fazer as obras de melhoramento e estetica?
-
Bom espaço de carga, e não parece :palmas:
Quando vais começar a fazer as obras de melhoramento e estetica?
Rat não se trata a chapa :d_naughty:
-
Fotografias muito boas, detalhes bem captados, luz, máquina, envolvente, etc! Alguns apontamentos sobre as fotografias:-
- confirma-se, então, que o carro tem dínamo, é bem visível
- parece que os tubos do aquecimento do interior (conhecida chauffage) terem uma pequena fuga
- um pormenor que achei piada foi às 'nervuras' dos tampões das rodas
- o motor parece estar sequinho, sem fugas (pelo menos ao nível da cabeça)
- o pneu suplente é mabor :) (so 80s!)
- o farol direito parece estar mais sujo por dentro do que o esquerdo
E etc! 1ab
-
As fotos são de um modesto telemóvel e reduzidas em qualidade pelo tamanho e pelo PAINT.
Os tampões com nervuras penso que eram assim nos 1ª série.
-
Parabéns grande Paulo, maquinaaaaa :)
-
Está mesmo com pinta!! Delicioso. Tem-se portado bem?
-
(...)
Os tampões com nervuras penso que eram assim nos 1ª série.
E pensas bem. Esses tampões são exclusivos dos primeiros 124 berlina e Familiare.
-
Incrível como estes carros antigos, mesmo a frio pegam logo de estalo!
http://www.youtube.com/watch?v=a_suYxcjd54 (http://www.youtube.com/watch?v=a_suYxcjd54)
-
Fantástico! Platinados novos? Este 124 tem tanta pinta!
-
Não me parece.
E ainda não fiz nada ao carro.
-
http://www.youtube.com/watch?v=h4Rsndj0qCM (http://www.youtube.com/watch?v=h4Rsndj0qCM)
-
Alguns pormenores que os amigos gostam,
Primeiro banho do 124 RT:
(https://farm1.staticflickr.com/401/19215116733_0569b39b45_b.jpg)
Braços de escovas Carello lic. Trico, Made in Italy:
(https://farm4.staticflickr.com/3798/19213391084_b733bca30e_b.jpg)
Interior:
(https://farm1.staticflickr.com/387/19213389144_7d16edb4ec_b.jpg)
-
I tre fratelli:
(https://farm1.staticflickr.com/330/19918068592_b2a4e436ac_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/411/19649363828_c8c76bcbf0_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3766/19837400765_7a2a76bbc5_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3678/19216480853_7a4389c587_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/450/19216078194_9abb62a3d3_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3674/19650781269_0da22f88c9_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/473/19649365388_a1b6388c6d_b.jpg)
-
O 124 ficou agora uns dias por casa, nesta transição de proprietário e de seguro.
Algumas considerações:
Este modelo está quase a fazer 50 anos (2016) mas não parece.
Não será por acaso que foi carro do ano também, pois tinha algumas coisas muito avançadas.
Acabou por ser um veículo global e salvo erro o 3º mais produzido de sempre, com grande peso nos números dos Lada da URSS, baseados no 124.
O espaço é notável (ainda hoje) para um veículo de 4,03 m.
OK é mais um veículo sob alçada de Giacosa, logo o espaço costuma ser surpreendente.
O conforto de rolamento é bastante bom e calça 155/70-13! Assim como os bancos são bastante confortáveis.
O nível de ruídos do motor, sensações e não filtragem é enorme e apaixonante!
O fechar de portas é sempre difícil neste tipo de carros desta época.
A existência de várias chaves pode fazer confusão nos dias de hoje.
A aerodinâmica de "tijolo" é algo que nos dias de hoje também faz confusão.
Até furgões actuais me parecem melhores na sensibilidade aos ventos.
Os pequenos vidros triangulares são um must.
O volante é muito bom para o veículo também, apesar de fino para os padrões de hoje é muito adequado. Sendo que a buzina de aro é muito cativante ,tanto o accionamento como o som que emite.
A ignição do lado esquerdo é outro pormenor bem interessante.
Reforços de borracha na alcatifa, de descanso do pé esquerdo e da lateral da biqueira do pé direito junto do acelerador são outros pormenores que cativam.
Este modelo de entrada 1200 na 1ª série tem características ainda do antigamente e outra muito actuais, como por exemplo ainda não ser de alternador, mas de dínamo. Em contrapartida o veículo FIAT 124 tem sempre travões de disco ás 4 rodas.
A caixa de velocidades é difícil de entender hoje em dia, e definitivamente não adequada a auto estradas, pois tudo o que seja acima de 70-80 km/h deixa a sensação que é deitar gasolina ao lixo, de tal forma é curta a caixa.
As 3 primeiras são hiper curtas e depois a 4ª ainda é curta! :laugh:
De qualquer forma em termos de Engenharia as relações de caixa estão bem pensadas.
Vamos ver se consigo escrever de forma clara o que quero:
A velocidade que uma relação de caixa atinge no regime de potência máxima é igual à velocidade que a relação de caixa seguinte atinge no regime de binário máximo.
Exemplificando:
A 2ª no regime de rotações de potência máxima atinge 60 km/h.
Esses 60 km/h é a velocidade que a 3ª atinge no regime de rotações de binário máximo.
Se por um lado o facto da caixa ser tão curta hoje em dia limita muito a utilização do carro, esta questão da relação de comprimento entre as relações de caixa fascina-me! :wub:
-
Fantástico, GT Abarth. O estado do 124 é verdadeiramente invejável. Todos os pormenores deliciosos são um gosto de ler.
O dínamo condiciona a potência dos faróis? Ou dão-se bem? Já tem de halogénio?
Quanto às características da caixa, imagino que sejam aborrecidas em ICs e IPs, mas prevejo muito gozo em estradas do antigamente. No fundo, nunca tens poços de energia.
Muitos parabéns, sinceramente.
-
Só vi agora (todo) este tópico e que inveja!!!
Parabéns, grande malha mesmo para o dia a dia!
Tens aí 1 mancha a apanhar as 2 portas do lado do condutor, isso dá pa tirar ou só pintando?
Máquina mafiosa, muito gira :fiat:
-
Belas Fotos Paulo :palmas:
-
Antigamente a gasolina era mais barata, caixas longas não eram boas :lol: :lol:
Os 3 nas fotos, lindo!! :t_up:
-
Arranca o projector extra pah
-
Arranca o projector extra pah
A seu tempo.
-
Chegou hoje pelos CTT o DUA.
-
:t_up: :palmas:
-
Hoje tive um tempinho e para além de fazer uns 50 kms fiz algumas coisinhas:
- Removido o farol de nevoeiro.
- Colocação de 2 das 4 Molinhas plásticas onde apertam os parafusos da matrícula traseira.
Não meti novas mas antiguinhas que tinha.
Os 4 parafusos estão meios ferrugentos mas mantive, enquadram-se bem com a matrícula que tem as letras ligeiramente a esfarelar :D
- Resolvida pequena fuga de gasolina, apenas cortando 2cm da ponta do tubo e reapertando.
- Caixa de filtro de ar seleccionada para Verão (admissão de ar à frente).
- Limpeza "superficial" do Carburador.
(A seu tempo será desmontado, limpo e quiçá reparado?)
- Afinação (tentativa) do Ralenti. Já não vai abaixo em Ralenti. Talvez esteja um pouco acelerado demais.
(Ele comigo não ia abaixo porque dava-lhe sempre um leve pisar com a parte direita do pé. Mas sem acelerador acabava por fraquejar e ir abaixo).
Já com DUA na carteira, Seguro meu, amanhã já volta a ser transporte para o trabalho.
-
belo!
-
Fantástico. Parabéns!
-
Tudo nos conformes, é so fazer km's no Verão 8)
-
Alguém tem uma opinião firmada sobre o consumo deste 1200 com gasolina 95 versus 98?
Eu sobre esta questão em FIRE 999 Carburados obtinha consumos inferiores em 10-15% com gasolina 98 em relação à 95.
Será que o 124 consegue melhorar 7% os consumos com 98 em relação a 95?
É a diferença de preço neste momento numa bomba.
-
Muitos parabéns Paulo! Boa sorte no restauro do 124. Ainda há pouco tempo estava aqui um parado na Av. De Roma, cor "verde garrafa" com volante de "pau" e se bem me lembro calçava umas Cromodora. Lindíssimo!
Em tempos, também, ao passear na marginal de Cascais, passei por um laranja com uma menina ( jeitosa por sinal :P ) ao volante.
-
Hoje foi beber:
(https://farm1.staticflickr.com/389/19969514782_a93b7a4d1c_b.jpg)
-
Estive a arrumar a mala do 124, que por meio de ganchos que estão na carroçaria e duas cintas elásticas "encaixa" na parte esquerda: o macaco, a roda suplente e a caixa de ferramentas à antiga, com várias chaves, tendo já a dupla de fendas / estrela, bem como o "L" dos pernos das jantes com uma ponta afiada para retirar os tampões.
De assinalar também que este carro, sendo versão de entrada, era um familiar, não com um equipamento como o 125, mas que já tinha por exemplo espelho de cortesia na pala do(a) passageiro(a), duas luzes nos pilares B, Luz no porta luvas, luz no motor e luz na mala.
Entretanto hoje passou os 126.000 kms:
(https://farm1.staticflickr.com/450/19815610128_fd3defb4ff_b.jpg)
-
Chaves do 124:
(Imagens estão editadas, um pouco apagadas nos dentes)
(https://farm1.staticflickr.com/365/19905704248_87d7a208d4_b.jpg)
Cromodora Torino :d_naughty:
As chaves vêm a propósito de hoje ter ido fazer umas cópias para eventualmente não ficar "descalço".
(https://farm1.staticflickr.com/355/20103150881_dd41781c8d_b.jpg)
-
Jogar pelo seguro é sempre o melhor....
old school keys 8)
-
Estive a arrumar a mala do 124, que por meio de ganchos que estão na carroçaria e duas cintas elásticas "encaixa" na parte esquerda: o macaco, a roda suplente e a caixa de ferramentas à antiga, com várias chaves, tendo já a dupla de fendas / estrela, bem como o "L" dos pernos das jantes com uma ponta afiada para retirar os tampões.
(https://farm4.staticflickr.com/3677/20118546712_52262d8d47_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3815/19939935849_6c8e55c79a_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3694/19939937919_aa504aecd7_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3787/20118591702_19b65c433e_b.jpg)
(https://farm4.staticflickr.com/3690/19938596710_27dcb945de_b.jpg)
-
Espetacular essa mala de ferramentas!!!
-
As cópias das chaves que fizeste, ficaram iguais às originais? É que eu também fiz umas cópias (o seguro morreu de velho) mas, apesar de funcionarem perfeitamente, não são iguais, são modernas.
Se arranjaste do mesmo modelo, onde foi?
-
Fiz umas cópias simples apenas para segurança, ao preço de uma chave normal.
-
Foi beber outra vez:
(https://farm1.staticflickr.com/298/19965955508_8e3bbf141e_b.jpg)
Isto porque foi ao fim do dia ás comprinhas ao António:
(https://farm1.staticflickr.com/368/19967372659_8dfd971e99_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/368/20159618951_846123a3c1_b.jpg)
Assim que possível, mais novidades. 8)
-
Mais progressos nos mimos. ;)
-
É para ficar original, Paulo?
-
Só agora é que vi este tópico!
Que belo 124 Pinto, parabens pá!
E realmente o ronco, parece que tá sempre chateado :D :charge: :sombrero:
Muitos e bons km's com o bicho!
Abraço
-
adoro o 124 :palmas:
-
Hoje não andou, mas ainda assim fui ligar o animal quando cheguei agora! :D
Vocês haviam de ver a alegria de um Ansião de 88 anos que me abordou sobre o 124 :wub:
"Tive um 127 e conheci um 124"!
(Uma das frases de alguns minutos de conversa).
Épico!
-
Hoje foi feita uma revisão ao 124.
(https://farm1.staticflickr.com/271/20020945070_556f06a31d_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/416/19586310664_1cf40dafa9_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/319/20020931848_d16c73342a_b.jpg)
-
(https://farm1.staticflickr.com/340/20020998218_d2f36be0f1_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/526/20021000558_08dd0265ae_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/294/20200843602_8144c7a86a_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/550/20209041745_02a3553140_b.jpg)
Velas antigas em mau estado!
(https://farm1.staticflickr.com/284/20021017170_331faeecf7_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/361/20209045535_73f4ea8f3a_b.jpg)
Correia do dínamo e ventoinha:
(https://farm1.staticflickr.com/279/20022447529_2149c2a9ea_b.jpg)
A antiga para além de ressequida estava "solta", pouco tensionada.
Com a nova um chiar que por vezes se ouvia desapareceu.
(https://farm1.staticflickr.com/305/20182784096_5c56b8cec2_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/358/20209056345_30ee79da95_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/332/19586397404_927355745b_b.jpg)
Acho que gostais de saber os custos do material:
(Preços COM 23% IVA)
5,50 € => Correia
9,20 € => 4 Velas
4,90 € => Filtro de Óleo
1,85 € => Filtro de Gasolina
21,45 €, com "atenção" = 20 €
Óleo, tenho 5 litros Lucasoil 10W40 que me sai a 30 €.
Levou 3,7 litros para já.
Outros:
2,50 € => Tubo de Gasolina + 2 abraçadeiras
-
Após a revisão nota-se o carro com mais andamento.
Julgo que as velas novas são as principais responsáveis, para além de um óleo 10W40 moderno e bom em vez de um óleo que parecia "água preta", já muito pouco viscoso.
Não sei até que ponto o tensionar da correia também.
(https://farm4.staticflickr.com/3717/20182708856_33d18bc026_b.jpg)
-
É para ficar original, Paulo?
Sim. A ideia é permanecer original.
-
agora vê se lavas o capot :P
-
Sim. A ideia é permanecer original.
Ok :t_up: Mas olha que umas Cromodora ficavam ai mesmo bem.
-
Ficam.
E ter umas jantes da época não é bem retirar originalidade, ainda por cima Cromodora (as chaves são) :D
-
No teu lugar faria isso assim que pudesse, e aproveitava e montava umas ponteiras de escape estilo Abarth :wub:
-
Ficaria com aspecto parolo pah, pensa lá um bocado ;)
-
Com um escape deste género? Achas?
(http://images.marketplaceadvisor.channeladvisor.com/hi/67/67274/ABARTH-EX-124SPI-a1.jpg)
Bom, gostos "não se discutem" ;)
( desculpa o off-topic Paulo :) )
-
Isso faria sentido num investimento elevado mas numa versão prestacional do 124, Special! 8)
-
Hoje descansou: 8)
(https://farm1.staticflickr.com/388/20050926218_c539d69bd4_b.jpg)
-
é só a minha opinião, mas o 124 1200 nunca foi um modelo de raça, "vale" por aquilo que é, origens humildes mas que conquistou o globo inteiro, querer dar-lhe musculo é contra natura, e naquele motor será sempre uma tarefa inglória :( vale mais gastar o dinheiro em polish para os tampões por exemplo, ou nuns pneus BONS, numa boa suspensão... (não de corrida, mas tecnologicamente actual apenas), assim consegue-se refinar um pouco o carro, mas querer á viva força que ele tenha raça... pessoalmente acho que é uma estrada que não deve ser trilhada ;)
mas como disse, é só a minha opinião
-
Eu percebo e respeito a tua opinião. Acho é que ficavam bem uns extras da época, mesmo sendo um "vulgar" 1200. :t_up:
-
Apesar de limitado e modesto, com os seus 60cv, o 124 é nervoso e resmungão :D
-
Porra, o pára-sol tem aspecto de ter vindo com o carro...quando era novo :ninja: :D :sombrero:
-
Porra, o pára-sol tem aspecto de ter vindo com o carro...quando era novo :ninja: :D :sombrero:
Nesse tempo ainda não eram alcalinas, eram ácidas! :lol:
-
Eu percebo e respeito a tua opinião. Acho é que ficavam bem uns extras da época, mesmo sendo um "vulgar" 1200. :t_up:
concordo contigo, mas nada tão "radical"
-
bem nice.. gostava de ter um mas o st
-
Que vos parece?
Foi a uns 130?
-
A mim parece que devias dar atençao a luzinha vermelha acesa... :t_up:
Tem um trabalhar mt interessante. :t_up:
-
Luz vermelha é a reserva.
-
Luz vermelha é a reserva.
Essa é das piores... :point:
-
Belo carro, foi o primeiro carro do meu pai, diz ele que era uma bela máquina para a altura, um dia hei de arranjar um para ele lembrar os velhos tempos.
Parabéns pela máquina é difícil encontrar uma assim, já agora um conselho, já instalou um corta corrente? Pois na altura chegaram a tentar roubar o124 do meu pai.
Enviado do meu GTQ818 através de Tapatalk
-
Que belo ronco... :palmas:
-
Mais uma banhoca, que até foi mais tirar manchas / dedadas de óleo, com um trapo embebido em Petróleo.
(https://farm1.staticflickr.com/777/20580407908_ec62beb135_b.jpg)
E como até é muito interessante em cidade, foi à Baixa / Lapa 8)
Sendo bem estacionado.
(https://farm6.staticflickr.com/5755/20742138826_0832b23dc3_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/699/20775368751_8045173075_b.jpg)
(https://farm6.staticflickr.com/5675/20768424155_6cac85e46b_b.jpg)
-
Parece novo. ;)
-
ai.. ver um 124 de 5p para mim tira me do serio :uikabom:
cada vez mais pelo no 124 st :yeah:
-
Dia de folga e aproveitei para fazer a inspecção, mesmo antes do tempo.
Fica então inspeccionado até 17-09-2016 (por acaso é o aniversário da minha carta de condução. Farei 25 anos de carta.)
Quanto à inspecção, nada de especial a assinalar.
O amortecedor dianteiro direito (lado da berma) tem um pouco menos de eficiência (18%)
Na traseira a suspensão dá uma diferença de apenas 8%.
A travagem está um pouco mais forte do lado direito: 9% na frente e 15% na traseira.
(https://farm6.staticflickr.com/5716/20853967005_f3a4b3b324_b.jpg)
(https://farm1.staticflickr.com/731/20232976143_a0f53d4d57_b.jpg)
-
Bem bom!! :t_up:
-
:palmas: :deal:
-
Não se esperava outra coisa do maquinão!
:D
-
Vai buscarrrrrrr :)
-
O telemóvel não filma grande coisa e os vidros abertos fazem bastante ruído, mas ainda assim cá fica um modesto vídeo do 124 a ir para o trabalho.
Não se percebe no vídeo, mas terá marcado algo entre 140 e 150. Talvez 144-145.
Não pretendi dar o máximo, que isso acabará por dar pelo menos uns 160.
Já estacionadinho. Bem estacionadinho. Este carro apesar de ter direcção não assistida e não ter espelho direito, estaciona-se muito bem:
(https://farm1.staticflickr.com/769/20419214023_eb8a262f28_b.jpg)
-
isso com uma jantola mais larguita e um pouco mais entalado ficava mesmo damm!! :uikabom:
-
Apto com distinção :palmas:
-
Nem de propósito, não é que o James May foi testar um 124 normal?!
Vale a pena ver com atenção:
Destaco que o carro realmente era muito avançado.
Não foi por acaso que foi o que foi (ainda é) como solução de locomoção por décadas para Milhões de pessoas!
-
Oh malta, parece que tenho afinal um 124 Série 1 1/2.
Este amigo disse-me o seguinte:
O teu tem 65cv e não 60cv. Está com o "update" de época, o meu também o tem. É de 66 mas tem um solex 32 eies vertical. O carburador original é horizontal, o que implica que também a admissão é outra. A versão de 70 já tinha este carburador de origem.
Eu já sabia que o meu tinha o Carburador do Rinnovata.
A questão era se:
1- Os últimos 124 da 1ª série já os traziam,
2- A Somave meteu porque "era o que havia", como aconteceu por vezes nas montagens por cá,
3- Foi aplicado.
Assim sendo em vez de 60 tem 65cv e em vez de 87 tem 94 Nm.
Tem o C32 EIE S30 em vez do C32 PHH/6.
-
É melhor ter mais do que menos, já faziam tuning... :charge: :charge:
-
não quero ser rato mas ainda podes meter maior :D
-
(http://i.ebayimg.com/00/s/NTAwWDUwMA==/z/-SAAAOxy4c5RtxX9/$T2eC16h,!yUE9s6NGYcnBRt)(9)Ujg~~60_35.JPG)
-
GT Abarth, mas isso é uma boa notícia, ou não? De facto, ele tem uma vitalidade impressionante. Assim parece pelos vídeos. Parece apaixonante. Não será ao acaso que o 124 é dos carros mais produzidos do mundo...
-
124 sempre andou bem. Nunca foi morto, mesmo na versão base 1200.
Depois os Special... bem, isso já é outra história :d_grin:
-
vem um specialT ou é só a legenda?
-
vem um specialT ou é só a legenda?
Para continuar na lógica do Diário de Bordo meu amigo, ou seja, para potenciar ou investir forte no 124, para isso a base seria um 124 Special T, já um carro prestacional.
-
moral da historia, tudo na mesma :P
-
Informo que o 124 já fez mais de 1000 kms nas minhas mãos.
Mais de metade destes mais de 1000 kms foram feitos casa - trabalho - casa.
(https://c2.staticflickr.com/6/5770/21207596049_f9666feb7f_b.jpg)
Não tenho muito mais a acrescentar em relação ao que já tenho contado, mas após mais de 1000 kms pode-se referir em resumo:
Positivo:
- Espaço (Ainda hoje em dia não será fácil este espaço num carro de 4,03m);
- Conforto (Como tenho Koni no Stilo, este é o meu carro mais confortável);
- Visibilidade (Superfície vidrada e ângulos de visão excelentes);
- Vidrinhos triangulares nas portas da frente. Absolutamente geniais, fazem imenso jeito para várias coisas;
- Temperatura (calor) ao Sol. Mesmo comparado com outros carros brancos actuais, acumula muito menos calor do que carros modernos.
- Resposta do motor (muito solicita e cativante);
- Sonoridade;
- Facto de pegar de estalo;
- Comandos do veículo em geral, até o sistema clássico da manete para mínimos, médios e máximos, bem como buzina de aro;
- Direcção estranhamente "pouco" pesada, sendo mais fácil de estacionar do que poderia parecer;
- Escalonamento quase perfeito das 4 relações de caixa;
- RWD. Tracção num eixo e direcção noutro é sempre interessante em termos de condução;
- Comportamento em curva relativamente bom. Nos anos 60 era de eleição;
- Aspecto do carro, parece cativar quase toda a gente, mesmo pessoas desligadas dos automóveis.
Negativo:
- Consumos;
- Aerodinâmica (Compromete a velocidade de ponta, que seria pornográfica com aerodinâmica actual se tivesse caixa, bem como consumos. Para além disso os ruídos de deslocação do ar são de outra época claro, bem como a sensibilidade aos ventos laterais, tipo Furgão);
- Relações de caixa muito bem escalonadas, mas o carro hoje teria que ter 6 ou 7 relações em vez de 4, podendo as 4 primeiras permanecerem iguais;
- Brecagem;
- Travão de mão (Mesmo em novos muito pouco eficaz, em parte por ter discos traseiros);
- Travagem hoje é fraca, apesar de todos os 124 terem discos ás 4 rodas. Nos anos 60 travaria muito bem, hoje temos que dar distância aos carros actuais, margem, para não termos uma má surpresa;
- Várias chaves (nesta época era assim. Ignição, Fechaduras, Depósito);
- Segurança passiva fora do que hoje se imagina sequer.
Em conclusão:
Tendo noção que em caso de embate, este veículo não apresenta uma segurança aceitável sequer, o carro tem que ser conduzido com esse factor em mente, bem como com a noção que a travagem e a sensibilidade aos ventos são de outros tempos.
Tirando isso pode parecer incrível, mas o carro é mais do que actual em muita coisa e perfeitamente usável e agradável, mas isto em cidade e estrada regular, uma vez que a caixa é muito curta e fazer autoestrada com este carro a velocidade alta é queimar imensa gasolina para nada.
Mesmo o andamento é muito interessante, até porque acaba por ter uma relação peso / potência de 75 cv / Tonelada, o que em carros Italianos mais antigos costuma ser já suficiente para dar alguma prestação valorosa.
(https://c1.staticflickr.com/1/577/21889640060_61bfe045f5_b.jpg)
-
Fantástico acompanhar este DB. Dá para perceber o quão avançado estava o 124 no seu tempo. Obrigado!
-
discos as 4.. :hail:
não sabia...
cada vez mais fico com vontade do 124 st... aiiiiii
medicamentos sff
-
discos as 4.. :hail:
não sabia...
cada vez mais fico com vontade do 124 st... aiiiiii
medicamentos sff
Eu vendia já um Rim!!!
(https://scontent-cdg2-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/12108922_10206264817753952_5801148815122988477_n.jpg?oh=16606873f42c512843307b9a50172f5f&oe=56C4E6A6)
Os ALFA's são colossais, mas o raio do 124 Special T é do aço mesmo!!!
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/12112452_883832901707928_687635689278117608_n.jpg?oh=50c59ace245df3bdb03cb87c6ae4b9e8&oe=568C20C0)
(Fotos dos Amigos dos FIAT da Madeira)
-
Show!
-
Hoje deixei o carro num especialista de carros antigos e Carburadores.
A ver se o Carburador precisa de Kit de Reparação e assim, para além de afinação que precisa de certeza.
-
manda vir esse 124 para a mesa do canto :uikabom:
-
Boas Paulo. Parabens pela nova aquisição :) muito engraçado o Fiat. Se com 20 e poucos anos ja tens uma garagem tão bem composta não quero imaginar o que terás aos 50 :D
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
Boas Paulo. Parabens pela nova aquisição :) muito engraçado o Fiat. Se com 20 e poucos anos ja tens uma garagem tão bem composta não quero imaginar o que terás aos 50 :D
Sent from my iPhone using Tapatalk
Aí 20 e poucos :lol:
-
Aí 20 e poucos :lol:
No vídeo com o Stilo foi o que me pareceu lol :D
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
:lol:
-
Carburador revisto e afinadinho.
(Mergulhado em diluente, bem limpo e completo com parafusos em falta)
Já engole fogo de chama de isqueiro pelo escape :d_grin:
-
Diluente dissolve....
-
:uikabom:
-
Travões:
Já levou tubagens, foi sangrado e óleo de travões novo.
Bem como calços na frente.
Primeiro dia na rua com o 124 já supostamente afinado e com os travões reparados.
Atestei o depósito.
Agora vamos ver para quanto descem os consumos.
Muito agradável de usar, até porque foi um dia bem soalheiro e ameno.
Condução muito prazerosa e simples.
Gosto das sensações, vibrações, som e até do cheiro a máquina e gasolina.
Engraçado nos semáforos, mesmo puxando a meio pau, até apenas uns 70, consegui não sei porque razão, picar um palerma de um velhote num Audi A3 TDI.
Fez questão de arrancar forte num semáforo seguinte. :lol:
Levou a bicicleta toda porque arranquei suavemente.
-
Fantástico! Parabéns.
(Eu também adoro o cheiro a máquina e a gasolina. E ninguém me tira da ideia que o cheiro é característico de um concreto modelo, não de um concreto carro. Isto é, o meu Uno cheira exactamente ao mesmo que cheirava o Uno de 1988 do meu pai).
-
Levou a bicicleta toda porque arranquei suavemente.
Mais nada, 124 para desfrutar 8)
-
Travões:
Já levou tubagens, foi sangrado e óleo de travões novo.
Primeiro dia na rua com o 124 já supostamente afinado e com os travões reparados.
Atestei o depósito.
Agora vamos ver para quanto descem os consumos.
Viva, muito bom relato! Ao certo, o carburador foi 'somente' limpo não foi? Desde o dia 4 de Nov não dá para ver se os consumos baixaram desde esse dia? E as tubagens dos travões, referes-te aos flexíveis dos travões? 1ab
-
Foi revisto o Carburador.
Juntas e alguns parafusos em falta (estava com entradas de ar a mais).
Já percebo que gasta menos, mas ainda não posso dar números.
Chegou-me a gastar 15.
Tem que gastar menos, inicialmente ficava cheiro a gasolina pela Rua até!
-
De facto 15l/100 é muito! Ainda gostava de conseguir mexer em carburadores para deixá-los a funcionar bem. Ou isso ou transformar um carburador numa solução de injecção. Qualquer dia já não há quem mexa nos carburadores e/ou material de reparação.
-
127.000 kms
(https://c1.staticflickr.com/1/588/22806024004_06f0538d31_b.jpg)
Ainda não tenho dados sobre os consumos.
Tenho andado com o carro e para além de me divertir, continuo a achar o carro muito actual em muitos aspectos.
Também é engraçado que dos meus carros é o que se sente menos o piso de paralelos :D
O que se sente é a falta de aerodinâmica, que se nota bem acima de 100, sendo que se percebe que o motor está lá, mas a resposta que tem a 40-50-60-70-80, depois a velocidade mais alta, o desempenho é notoriamente travado pelo vento.
-
-
Não sei se repararam que se ouve um chiar do "pedal" de embraiagem.
Mais acentuado em vídeo claro.
Pois bem... virando a cabeça na zona dos pedais temos "à vista" um curso de cabo do tamanho de um cigarro.
Borrifando WD40... o chiar acaba.
-
-
Muito bom, sonoridade muito bonita e solta!
-
Este ano foi o 124 que foi ao Bacalhau:
(https://c1.staticflickr.com/1/761/23499240470_52c6116da0_b.jpg)
-
o bacalhau tem a vacina do tetano em dia? :P
-
Não te preocupes que a ferrugem não lhe pega!
-
As coisas que vocês se lembram hahaha
Sent from my iPad using Tapatalk
-
Boa noite:
Parabéns pela viatura.
Lembro-me mt bem desses carros quando era jovem.
Não vou opinar sobre o carro em sim porque não conheço o carro a 100%,mas tem ai algumas coisas que pode fazer-
Pode por exemplo terminar com esse óleo que escorre pelo motor. Possivelmente deve ser a junta da tampa das válvulas.
Alerto que o óleo para esses carros, ( os meus velhinhos também) usam óleos minerais e não sintéticos.
Os óleos sintéticos tem um poder de "lavagem" que limpa algumas coisas que não deve.
Por outro lado, andar com velocidades elevadas tambem não ajuda muito o motor, tendo em conta que na altura em que os mesmos foram construídos não havia autoestradas, daí achar e muito bem que são motores muito rotativos, Isso não quer dizer que não sejam bons motores, porque são sem duvida.
Quanto a combustível, utilize gasolina 98 com aditivo.
A 95 não é a melho.
Cump
Claudio Vilasr
-
Novidades.
Já atestei, tendo para o efeito ultrapassado 300 km percorridos, para ter um resultado mais próximo da realidade.
Obtive então uma média aos 100 km de 9,2 litros.
-
Gastas quase tanto como um 2000 turbo pah
-
9,2 é um consumo normal para este carro, dentro do obtido por ensaios da época.
Falamos dos anos 60, antes da crise do petróleo de 1973.
Claro que se tivesse 5ª poderiam ser 7.
Eu em teoria para este carro, conto com consumos de 10, tal como nos 1400 Turbo.
Nota: um 2000 Turbo não gasta 9. Um 2000 Turbo consegue gastar 9.
-
9,2 é um consumo normal para este carro, dentro do obtido por ensaios da época.
Falamos dos anos 60, antes da crise do petróleo de 1973.
Claro que se tivesse 5ª poderiam ser 7.
Eu em teoria para este carro, conto com consumos de 10, tal como nos 1400 Turbo.
Nota: um 2000 Turbo não gasta 9. Um 2000 Turbo consegue gastar 9.
:yeah:
-
Gasta 10 ou 11 dependendo do carro em questão, mas sim, concordo com a expectativa de consumo do 124... Já pensaste em meter caixa de 5?
-
Gasta 10 ou 11 dependendo do carro em questão, mas sim, concordo com a expectativa de consumo do 124... Já pensaste em meter caixa de 5?
Não.
A solução de usar o carro com 4 é simples... mas não respeito. Não passar de 70-80 :D
Este é para ficar assim.
Um Special T é que seria outra coisa. Ou um 125. 8)
-
(https://c2.staticflickr.com/2/1651/24706856322_44aea7c2c6_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1677/24824715575_a6e82c9df9_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1576/24706862922_057bc27c08_b.jpg)
-
Fotos interessantes,...
Pra que estiver a procura de apartamento!!! :point:
Just Kiding. :t_up:
-
Belo :palmas:
-
Cada vez gosto mais desse carro!
-
Que fotos fantásticas!
-
Dar de beber:
(https://c2.staticflickr.com/2/1551/24772658639_97f0f2ff03_b.jpg)
Tirar as teias de aranha, visitando a primeira vez a serra:
(https://c2.staticflickr.com/2/1678/25022100882_18e57cdaf3_b.jpg)
-
.
.
-
O que "um dedo" espalhado de massa de polir fina e o esfregar com um paninho podem fazer por plásticos com 50 anos:
(https://c2.staticflickr.com/2/1718/25190975280_903a4ecb84_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1469/24856010514_9d44854b4e_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1645/24859868103_7890031157_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1449/25486574065_c5d53f4167_b.jpg)
-
Mt bom resultado. :yeah:
Aconselho e a aplicaçao de um verniz ou outro produto que sirva de selante, caso contrario vai queimar com o sol mt rapidamente. ;)
-
Hoje saiu à Rua outra vez:
-
:t_up:
-
Até 140 vai com facilidade, depois com paciência:
-
Depois tem curvas. :point:
:t_up:
-
Daily,
(https://c2.staticflickr.com/2/1633/25923022481_a41b060a99_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1526/25904384031_8c983c99fa_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1498/25366652454_97233afee5_b.jpg)
Armazém :D
(https://c2.staticflickr.com/2/1486/25973473216_f36782d5ef_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1662/25370643323_7d86b679d8_b.jpg)
-
O raio dos farolins ficaram com um aspecto mesmo interessante, como se vê na foto da mala com compras :lovesigh:
-
O raio dos farolins ficaram com um aspecto mesmo interessante, como se vê na foto da mala com compras :lovesigh:
Muito mesmo. :palmas:
-
O que os carros cresceram e engordaram!
A volumetria que adquiriram!
Hoje são muito mais altos, têm as rodas muito maiores e normalmente as ópticas!
O grande salto foi nos anos 90, final dos anos 80 para as marcas mais vanguardistas.
Eis aqui o 124 (1966) em comparação com o Tipo (1988):
(https://c2.staticflickr.com/2/1638/24197880483_37be010d7a_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1501/24824719145_aa96015e50_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1639/24529204600_babcde0725_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1666/24457086939_9535699f34_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1486/24196545974_f8145bdd6d_b.jpg)
-
muito bons mesmo, uma polidela no carro, e polimento nos cromados ja melhorava muito o aspecto
-
Banhoca:
(https://c2.staticflickr.com/2/1595/26021064454_a08c3f04ae_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1521/26023329013_6fe69e8709_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1588/26023330223_0e7284568f_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1575/26533709772_f4ee186b12_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1450/26533710112_6be4315f6d_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1667/26533710912_dcd40fb1a7_b.jpg)
-
(https://c2.staticflickr.com/2/1659/26626833175_951791423c_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1688/26353447630_6ff333c3ec_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1530/26023332853_b6427684f7_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/2/1488/26023333033_498143e2e3_b.jpg)
-
-
Posso adiantar que fiz mais um depósito e os consumos apontam para os 9,5.
-
(http://www.apmpetrides.com/images/uploads/930604.jpg) podias dar um jeitinho aos cromados
que gozo deve dar :D mesmo castiço, fiquei mesmo com vontade de ter um.
-
Quando me meter nisso começo com produto Português:
(http://www.avidaportuguesa.com/public/uploads/products/Drogaria/coracao%20limpa%20metais%20%20site.jpg)
-
Sempre com bom aspecto o 124...
Já está a merecer uma atenção nas embaladeiras, senão começa a ficar todo podre... :t_up:
-
Havia uns automóveis que levavam massa nas embaladeiras e pilares. Esse não está incluído?
-
hmm nice..
Esses fundo não começam a precisar dum olho?
-
Máquina Universal:
(https://c2.staticflickr.com/8/7746/27128853962_5f8c4469db_b.jpg)
-
Ah e tal, era de um Senhor que só o usava para ir ás compras ao Supermercado! :D
(https://c2.staticflickr.com/8/7407/27416234185_5db6befe65_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7310/27140533220_a658606857_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7374/27416239265_af5a430ff7_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7239/27318237752_549e01fa92_b.jpg)
Muito prática mesmo a mala!
-
Viva, bom post, simples mas transmite bem a piada destes pequenos "nadas". Os carros de hoje são tão trabalhados que até as bagageiras são amorfas. Abraço
-
Estacionamentos que nos correm bem à primeira! :D
Parte 2:
(https://c2.staticflickr.com/8/7471/27428408702_dca5880d05_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7374/27428423382_19c90eefa9_b.jpg)
(A 2 cm do passeio) 8)
Muito ano a virar frangos (Regueifas)!
-
2 rodas suplentes? :point:
-
A amolgadela no tampao na foi pra tirar as medidas, nao? :sombrero:
:t_up:
Just Kiding!!! :t_up:
-
Dois FIAT.
Ambos com 4,03 m
Lançados em 1966 e 2005 ("40" anos).
Dois segmentos acima o 124.
(https://c2.staticflickr.com/8/7499/27416241995_8d8d9fcfaf_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7786/27318240812_df3f244662_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7539/27416244015_4c9cc2d3b3_b.jpg)
O Punto tem o mesmo comprimento mas é mais largo 6 cm e mais alto 7 cm.
A questão, e aqui entra o génio de Giacosa, é que o espaço do habitáculo do 124 não perde!
Coisa rara na evolução automóvel.
E mais fantástico é que o Punto ainda é muito muito bom em espaço em 2016 no segmento B!
Já o 125, com menos "meio metro" do que o Mercedes W114/115 da sua época tinha espaço semelhante.
-
(https://c2.staticflickr.com/8/7358/28065113725_889bfe63f5_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7300/27450986143_ebb9e8c1a9_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7494/28031434946_f7303e4735_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/8/7358/27451585094_145fce369a_b.jpg)
-
Parece que foi ontem, mas já fez um ano nas minhas mãos o 124 8)
E fiz-lhe mais de 2000 kms.
Fotos no outro dia quando foi conhecer o Tipo e o Giulia 8)
(https://c1.staticflickr.com/9/8854/28274265481_34cac94429_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8847/28352804705_f51bd1ee62_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8600/28249408892_d9aa2e48af_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8618/28352807465_8d683fbb7b_b.jpg)
-
Esse cab.... desse carro é intemporal :)
Smokeless power! :)
-
Bem me pareceu que tinha visto esse carro em frente ao meu local de trabalho (porta ao lado, a Peugeot) :D
-
que luxo!
-
E um restaurozinho? Não está nos planos?
:happy:
-
Um Lada muito próximo do 124 Italiano :wub:
Já com puxadores da 2ª série e escudetes dos pára-choques maiores, mas ainda sem respiros nos pilares C e ainda com volante com buzina de aro.
(https://c1.staticflickr.com/9/8764/28498425185_f88d5646d5_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8706/27882794563_24c8bc9c3d_b.jpg)
-
Esse Lada é praticamente a mesma coisa.
Parabéns pelo 124, é engraçado o carro, o meu pai teve um, o Special T, mas se bem me lembro das fotos era com 4 faróis na frente.
Conheço muito pouco destes carros.
-
O 124 encontrou a ponte móvel de Leixões fechada (aberta) 8)
(https://c1.staticflickr.com/9/8411/28985568510_b4da5fb57a_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8189/29165708522_6acc488766_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8186/28651097894_a44e28690e_b.jpg)
Para quem não tem bem ideia desta ponte, aqui fica:
(http://www.rclamego.pt/jornalonline/wp-content/uploads/2013/10/Ponte-Porto-Leix%C3%B5es.jpg)
-
Passei nesta ponte umas 2 ou 3 xs. Estava sempre aberta (fechada) ate pq doutra forma nao conseguia passar. 8)
Obrigado pla partilha das fotos nunca a tinha visto assim. :t_up:
-
Hoje mais uma banhoca e lembrei-me de limpar também um pouco os vidros por dentro.
Com "Ajax" e com papel de cozinha (rolo).
Estava a custar um pouco e não é que me lembrei (não sei como pude esquecer tal. Será que estou a perder faculdades?) de limpar com jornal!
Folhas velhas e bem secas, limpam que é uma maravilha, tanto quando se esfrega inicialmente como depois (porque são muito "secas", hidrófilas mas muito menos do que o papel de cozinha, sem desfazerem.
Material grátis (jornal) e à antiga. :D
(https://c1.staticflickr.com/9/8392/29504221475_90e32f7393_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8268/29504223195_2049910bc9_b.jpg)
Lavadinho e à sombrinha 8)
-
Nem todos guardam os jornais em casa,... :sombrero:
Mas deve ser esse o segredo, jornal envelhecido. :t_up:
-
Não compro jornais vai para muitos anos, leio na NET, mas de vez em quando arranjo até do próprio dia e tenho sempre bastantes.
-
Novidades de hoje sobre o 124,
ultrapassou os 128.000 kms:
(https://c1.staticflickr.com/9/8822/29604715471_ccc7665630_b.jpg)
E lá foi a mais uma Inspecção anual:
(https://c1.staticflickr.com/9/8170/29604714661_3499847c90_b.jpg)
-
EISH que exagero... (eu so vejo 28000) :sombrero: :t_up:
-
Mais um dia como daily 8)
(https://c1.staticflickr.com/9/8478/29120133384_32bdf8c021_b.jpg)
-
Ganda pinta esta máquina!
-
O 124 serviu de "besta de carga" para as 4 jantes 17 do Stilo, levando os pneus velhos e trazendo os novos 8)
(https://c1.staticflickr.com/9/8629/28898797534_dc67f81501_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8313/28898801034_88e2f6f199_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8574/29414688652_6b83f4ea39_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8219/29523918065_f35867d9e7_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8467/29489341276_4a7f603b32_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8129/29489341106_2d5ba3f88c_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8780/29489502526_90204c21f5_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8288/28898952224_a40859835f_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8277/29489505996_d2e6d564ef_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8495/28898951794_c0b2f1d03e_b.jpg)
-
boas jantes :t_up:
grande 124!!
-
Bem espaçoso o 124!
-
A origem dos pneus é que destoa do resto do Stilo!! :point:
-
Sei que alguns gostam destas histórias,
fica uma aventura com um primo do 124:
http://jalopnik.com/why-we-abandoned-a-car-after-a-3-700-mile-drive-from-eu-1734666659
Já agora mais 2 artigos interessantes:
http://jalopnik.com/the-first-lada-was-way-more-than-just-a-re-badged-fiat-1722260844
http://totalcarmagazine.com/classicandbeloved/2014/04/29/fiat_124_vs_lada_shiguli_1200/
-
Levei hoje o 124 ao Salão Auto Clássico, que tem um parque específico para quem levar clássico.
No entanto devido a compromissos profissionais só pude ir a meio da tarde e apanhei na Rua da Exponor + Entrada uma fila de meia hora que me enervou de que maneira, até porque sei lá se o carro podia ceder algo por estar meia hora em fila (nunca tinha acontecido nada parecido desde que o uso).
Até quero pedir desculpa a quem me abordou sobre o carro e eu se calhar nem fui muito simpático, mas ali tinha que andar aos pouquinhos, não podia encostar; sendo que pensei que depois a pessoa aparecia lá dentro da Exponor.
Se estiveres a ler, acusa-te :d_grin:
-
1966, a FIAT lançava a sua macchina universale, 124, que dura até hoje com veículos derivados quase idênticos ao inicial, sendo salvo erro o 3º modelo Mundial mais produzido de sempre.
1966-2016
50 anos do FIAT 124
Exponor, junto ao Porto, Portugal.
Berlina e Familiare de dois amigos e lado a lado no parque de clássicos dos visitantes, tendo a Familiare cruzado mais de meio Portugal hoje para vir ao evento.
(Amanhã haverá uma concentração específica ás 10H00 pelos 50 anos do modelo)
(https://c2.staticflickr.com/6/5649/30083939392_8346a00f88_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/9/8751/29569383033_0a3caf8f13_b.jpg)
-
Xpetaculo!!! :t_up:
-
essa carrinha entalada e oem fica tão bacana.. (americanices)
-
O que achas deste?
https://www.olx.pt/anuncio/fiat-124-r-IDzJQVj.html
-
O que achas deste?
https://www.olx.pt/anuncio/fiat-124-r-IDzJQVj.html
Essa cor não me parece de catálogo.
O "R" será o menos valioso dos 124 de momento.
Se está a circular sem problemas, acho sempre bem. 8)
-
Hoje não resisti e após reduzir para 3ª para negociar um nó, lá puxei a 3ª até uns ~110.
Devem ser perto de 6500 rpm.
Aliás, a 3ª depois dos 90, diria até que acima das 5000 rpm, emana uma sinfonia de grande categoria!
O carro parece muito mais poderoso do que um simples 1200 de 60, 65cv.
Sentes-te feliz com um simples puxar de uma velocidade. 8)
E lembro-me do meu amigo "Naso" relatar uma puxadela assim, mas para valores mais altos num 124 mas o "Especial" 1438 :wub:
Assim como no Uno 55 a 140 :d_grin:
-
Com pouca cilindrada também se é feliz :t_up:
-
(https://c2.staticflickr.com/6/5727/31163712476_ec4f316c2a_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5735/31163713346_bafd832f52_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5828/31163714296_764e252fda_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5789/31163715646_0ef7f2be61_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5456/31085451671_9c1171a8fc_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5331/31085453551_b14b2e9fd0_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5826/30832318380_14468189b6_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5566/31085455831_1c51468bed_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5529/31085456811_96263bfa50_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5760/31085458521_317a6d126f_b.jpg)
-
Foi laurear a pevide? :D
:t_up:
-
Paulo o capot precisa de limpeza...
-
boa maquina parabéns... deve ser engraçado fazer uns quilómetros nele :P
-
Sei que gostais de ler, mas sei que ainda gostais mais de fotos 8)
(https://c1.staticflickr.com/1/348/31517637295_103c8edcb4_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/503/30676886924_1dec999317_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/513/30676888184_f2d333e5c1_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/163/30676889414_85bd010b43_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/192/30676890624_d75de1b9ab_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/494/30676893764_f33e3d4ce5_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/1/331/30709209493_4a5bafc8df_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/131/31518328295_e66c6bdf80_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/763/31518330265_d124c80ac4_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/23/30709213233_782fe2b9eb_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/689/30709214533_8937de9c7c_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5532/31147102790_a6cf54ab41_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5607/31147104750_c19df92028_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/1/255/31403212361_c09f714586_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/6/5572/31518658915_d12d4070f0_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/257/31147444300_a71dda7c43_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/664/31147444920_f368a41821_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/633/31147445600_91c317258e_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/372/31147446470_6fb73cdea4_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/619/31147447320_97296ef384_b.jpg)
-
Vidas :d_smokin:
(https://c1.staticflickr.com/1/574/31518668645_e935fc2bc9_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/223/31518669405_39cf1bee61_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/279/31147106240_a40d2e2bec_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/1/207/31147448400_0015abe284_b.jpg)
-
Antes que acabe o ano, fez no dia 20, 50 anos que o 124 venceu o concurso de carro do ano.
Em 1966.12.20 o FIAT 124 foi eleito carro do ano.
(http://i.ebayimg.com/images/i/171352793394-0-1/s-l1000.jpg)
-
Como se pode ver, ainda hoje se podem usar e bem os FIAT 124 na Europa e em condições difíceis :d_grin:
(https://c1.staticflickr.com/1/676/32498193231_2452d528dc_b.jpg)
(Muito bonito o Verde)
-
paulo.. boas fotos.. Essas embaladeiras do teu estão a perder a cor ou não limpas isso bem?
-
paulo.. boas fotos.. Essas embaladeiras do teu estão a perder a cor ou não limpas isso bem?
Perdem cor e um pouco sujas também.
-
Artigo sobre o 124 da "Automobilismo.it":
http://www.automobilismo.it/auto-epoca-124-fiat-124-auto-23874
(http://www.automobilismo.it/files/comuni/images/image-31.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/3/2948/33726040142_7746ec971d_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/4/3851/33726041112_5ef0860f4b_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/3/2883/33497962670_9b27fa8c2d_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/4/3945/33726043562_d6c5561b7a_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/3/2932/33497964520_1723a128c1_b.jpg)
(https://c2.staticflickr.com/4/3956/33497965020_e4c1fede53_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/3/2882/33497965350_50f279825b_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/3/2884/33497966070_f2802b308e_b.jpg)
-
:t_up:
Es accionista da "destilaria" agora? :sombrero:
-
Summer day in May, 8)
(https://c1.staticflickr.com/5/4269/34710710621_9894f0b0eb_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4203/34803510426_4300377732_b.jpg)
-
124 :wub:
(https://c1.staticflickr.com/5/4319/35556882050_cd2cd02a83_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4306/35556882630_ff98f0b320_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/5/4300/36117173715_9545946918_b.jpg)
-
Mais uma inspecção anual:
(https://c1.staticflickr.com/5/4437/37247798015_f2f6abcb72_b.jpg)
-
-
Muito bom. Falta-lhe a 5a ou uma quarta mais longa
Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
-
129.000 km
(https://c1.staticflickr.com/5/4568/24368722038_9c77dbcf13_b.jpg)
-
Estas a inventar,... entao nao se ve que so tem 29000?!!! :sombrero:
-
Dar de buber ao animal:
Encontrei isto a 1€ (Dará para 3 depósitos mesmo cheios)
(https://c1.staticflickr.com/5/4525/38421311751_32afff5bbe_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4573/26644916659_d9c81c09d4_b.jpg)
Mal não lhe fez, vergou ponteiro ontem :d_grin:
-
Terns a certeza que nao compraste groselha na vez de aditivo? :point:
-
(https://q7phpw.dm2304.livefilestore.com/y4m1JznrVH2D3M5Jk_vd9OpI8kkoyyeAuCoz79nnLk6ckfm-hy7mOPwsM70j4U61pWiSPmRI-t8aNYaOxfhhhN4XAaePRlnn56ZbBmEGTrL2a-wX9XaPdSVdnG9_-8G3OsBeCDH7TuN83bR1dFN1YYBOnAXgcwUo9qFX0tNDXhbulmBsStar16ChHni3HavMzBGQdbShXs28sUq_grqNabooQ?width=930&height=930&cropmode=none)
-
Más notícias amigos!
Como grande parte dos colegas já sabe, fiquei sem garagem, pelo que tenho o carro na rua.
Tal facto levará à degradação estrutural do 124, pelo que o estou a colocar à venda.
Este Inverno ainda aguenta.
O próximo (2018/2019) não aguentará.
https://www.olx.pt/anuncio/fiat-124-IDB7L8I.html#4e44e94816
https://www.custojusto.pt/porto/ligeiros-passageiros/fiat-124-berlina-25343891
-
Já está reservado.
-
Nao nao sabia que ficaste sem garagem... :(
Boa sorte, para ti e para o 124 tambem. :(
-
É uma boa base para restauro esse exemplar :wub:
Vale a pena comprar para restaurar :D
Realmente é uma pena estar a apanhar chuva... a agua da cabo dos carros novos quanto mais dos carros velhos.
Mas pronto...
Boa sorte com o carro. ;)
-
Nao nao sabia que ficaste sem garagem... :(
Boa sorte, para ti e para o 124 tambem. :(
Fiquei dia 31 de Dezembro.
Não tenho mesmo hipótese de arranjar garagem (a distância viável de minha casa) para ele.
O custo anual do aluguer de garagem por aqui seria superior ao valor do carro.
Nem imaginam a tristeza que tenho destas semanas de Inverno (choveu imenso no principio de Janeiro) de o ver ao relento!
-
Se calhar não ajuda mas... e se comprares aquelas capas bué robustas para cobrires o carro? Assim quando chover cobres. Pode é não ser muito funcional se for carro do dia a dia...
Mas pelo menos não apanha com a maior parte da chuva e humidade.
Como gostas tanto do carro... :rolleyes:
-
Se calhar não ajuda mas... e se comprares aquelas capas bué robustas para cobrires o carro? Assim quando chover cobres. Pode é não ser muito funcional se for carro do dia a dia...
Mas pelo menos não apanha com a maior parte da chuva e humidade.
Como gostas tanto do carro... :rolleyes:
Alem da chuva que a capa protegia existe tambem o problema das consensasoes (ressoamentos) devido ao frio e isso uma capa nao protege. :(
Depois ha o problema do vandalismo,... :dry:
Quem dera uma capa fosse soluçao, mas o Paulo sabera o que e melhor para o 124 como ninguem... :mellow:
-
É passar o projecto a quem tem outras condições.
-
-
:t_up: :t_up:
-
(https://c1.staticflickr.com/5/4714/26296093228_d48e68882e_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4695/26296095158_a6f8449f2c_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4665/26296096368_ccf6e0f2ae_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4703/26296097888_11374b5d20_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4662/28388760959_3263c3f74c_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/5/4701/28388767079_5e8a6a1d0b_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4742/28388768249_2e4d093c5e_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4720/28388769319_89a42f1fc7_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4723/28388770439_b78b2fe227_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/5/4702/28388764799_37d863400f_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4740/28388765719_2fac83f05b_b.jpg)
-
(https://c1.staticflickr.com/5/4613/28388762099_8695ea22b0_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4616/28388762679_b5745804cb_b.jpg)
(https://c1.staticflickr.com/5/4603/28388763719_0d17b0b079_b.jpg)
-
:t_up:
-
Despedida do 124 :(
Em Sábado de Carnaval (2018.02.10) o 124 vai do Porto para Santarém, para quem pode cuidar melhor dele:
Após ser abastecido para a viagem o 124 parte do Porto para Santarém:
-
Já chegou a Santarém bem.
Fez os 300 km sem qualquer problema. :charge:
-
E um misto de tristeza e alegria... :fiat:
-
A vida tem destas coisas, é pena mas sem condições é melhor assim :mecry:
-
Obrigado amigo!
Não foi fácil, custou-me bastante :(