Bom, hoje foi dia de 2 consertos e um diagnóstico.
Primeiro, carro na garagem, com a boca aberta.
Hoje à tarde precisei de buzinar a um qualquer benfiquista desvairado que passeava por esta terra e saiu o toque de uma única buzina. Ora, uma das diferenças do Uno com o nível de equipamento S para o SX era justamente a existência de buzina dupla! O que significava que uma das duas teria um problema qualquer.
Lá estava: uma delas tinha o fio eléctrico desligado. Cá para mim, devo ter sido eu, quando troquei as tubagens do radiador, que devo ter dado ali um toque e ter feito saltar o fio.
Não se vê bem, mas ali debaixo do radiador há duas buzinas.
Com este problema resolvido, fui então tratar de voltar a trocar a junta da tampa das válvulas, desta vez colocando um fio de cola de juntas a toda a volta, como aconselhou o Luke.
Retirei a caixa do filtro do ar:
Retirei a cobertura da correia de distribuição:
Retirei os 4 parafusos e o plástico de fixação dos cabos de velas e...
(Adoro uma árvore de cames...)
Pelo aspecto, não me parece que fosse por aqui que estivesse a perder óleo. Não há passagem no local onde assenta a junta...
Por outro lado, pelo estado bem molhadinho do bloco (na parte de trás, no lado da admissão) e seco do colector de admissão (na cabeça), cá para mim a fuga vem da junta da cabeça, que estará a deixar passar óleo para fora.
Bom, limpei com diliuente celuloso.
Ainda tive um susto, pois ao descolar o silicone anterior (que estava só nas meias luas), saltou um pedaço para uma das condutas de lubrificação, um dos buracos que aparece ali debaixo da árvore de cames. Fui buscar uma pinça da minha mulher e consegui retirar.
Pormenores deliciosos: o logótipo Fiat dos anos 80 gravado na árvore de cames.
Adiante, lá coloquei o fio de cola de juntas (Victor Reinz):
Coloquei a tampa das válvulas:
Voltei a montar tudo...
E fui testar!
Agora é esperar para ver se aparecem mais marcas de óleo.
Por fim, fui ver se despistava o barulho que a suspensão faz em mau piso, do lado do condutor. Cá para mim, são os triângulos.
Já levantei o carro e abanei a roda, mas não notei qualquer folga...
Como posso ter a certeza?