Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487169 vezes)

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1755 em: 07 de Março, 2016, 08:16:02 »
Ora mais um belo relato de um fim de semana bem passado.  :t_up:

Das fotos so nao percebo a queda para parar o carro em cima das linhas amarelas "pra fotografia".  :smash:  :sombrero:

Qt a luz do alternador, se tiver um multimetro e fazer o teste se carrega ou nao a bateria antes de mandar ver o alternador nao me parece mal visto. ;)

pedro303

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1756 em: 07 de Março, 2016, 08:45:57 »
Boas, o teu uno como sempre está muito fixe;), em relação à luz da bateria, antes de gastares dinheiro a ver o alternador, verifica e se puderes substitui o terminal que liga o fio da lâmpada do quadrante ao alternador, já tive que substituir no meu por causa desses sintomas, estava a já muito oxidado, pode ser apenas isso.

pjrcampos

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1757 em: 07 de Março, 2016, 09:05:39 »
Olha! Estiveste ao lado do Hotel Oasis... Já estive aí a trabalhar... ;)

COmo sempre, Uno à altura das responsabilidades. É uma máquina.... :)

Abraço!

AutoSueco.pt

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1758 em: 07 de Março, 2016, 13:02:54 »
Parece novo!
Antes de te pores em despesas, o meu Uno andei com ele mais de 3 anos e sempre teve essa luz acessa e nunca falhou a bateria nem a descarregou nem nada, e nunca lhe mudei a bateria que ja vinha com o carro e nao fazia a minima ideia que idade tinha.
Estou mais inclinado para que seja algum pequeno bug eletrico ou massas que o alternador em si como o pedro303 sugere.
Abraço!
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
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12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1759 em: 07 de Março, 2016, 15:51:42 »
Agradeço o optimismo, mas na verdade não está a carregar.
Tensão medida na bateria com o carro desligado:


Ligando o carro e fixando o regime às 1500rpm, aparece a nossa amiga luz:


E o multímetro não mente: tensão inferior à de repouso, pelo que não está a carregar.


Assim:
Há mais algum teste que eu deva fazer? Ou tiro o alternador e levo a um electricista?

(Ps: continuo sem conhecer nenhum electricista... ;) )

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1760 em: 07 de Março, 2016, 18:07:48 »
Ora,... assim num parece que haja nada a carregara bateria efetivamente,... :dry:

A ver se o luke aparece por ai a dizer como podes ver o alternador,... Na vez de o levares ao tal eletricista q ainda n conheces. :D

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1761 em: 07 de Março, 2016, 18:22:31 »
Eu aponto para escovas ou então o regulador de voltagem. Desmonta o alternador do carro e faz uma inspecção visual ao mesmo já fora do carro. Podes abri-lo ( é muito fácil) e avaliares o estado das escovas.

Em regimes diferentes de rotação o multímetro indica sempre os 12V?
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1762 em: 07 de Março, 2016, 23:04:26 »
Mickey, fui testar isso (pois estupidamente não tinha visto à hora de almoço).
O resultado é estranho: não varia a tensão (fica sempre nos 12,5v) até para aí às 3500rpm. A partir desse regime, passa a carregar normalmente, ficando nos 14v.
Quando desce desse regime, deixa de carregar.

Deixo um filme para verem:


Isto será o quê? Regulador de tensão?

Se for, eu atrevo-me a trocá-lo em casa, ou é melhor deixar para profissionais?

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1763 em: 07 de Março, 2016, 23:38:14 »
Quase de certeza que é o regulador, mas vamos aguardar mais opiniões. Se fossem escovas acontecia em qualquer regime de rotação, visto ele carregar acima de um determinado regime, o mais provável é ser mesmo o regulador
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1764 em: 08 de Março, 2016, 08:22:55 »
Quase de certeza que é o regulador, mas vamos aguardar mais opiniões. Se fossem escovas acontecia em qualquer regime de rotação, visto ele carregar acima de um determinado regime, o mais provável é ser mesmo o regulador

___________________________________________________________________________________________________________

(Sublinho  :sombrero: )

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1765 em: 08 de Março, 2016, 11:51:02 »
O regulador é coisa fácil de substituir e dado o teu histórico de intervenções mecânicas no Uno, eu diria que fazes isso não com 1 mas com as 2 pernas às costas!  :lol:

O regulador é fácil de encontrar em casas de peças Auto, electricistas Auto ou mesmo na net em sites de venda de peças Auto, é coisa para custar 40/50€
 
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1766 em: 08 de Março, 2016, 12:04:11 »
O regulador é coisa fácil de substituir e dado o teu histórico de intervenções mecânicas no Uno, eu diria que fazes isso não com 1 mas com as 2 pernas às costas!  :lol:

O regulador é fácil de encontrar em casas de peças Auto, electricistas Auto ou mesmo na net em sites de venda de peças Auto, é coisa para custar 40/50€

Com conselhos destes diria para teres cuidado com os dentes...  :point:

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1767 em: 08 de Março, 2016, 12:21:30 »
 :point: :point: :point: :OMG:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1768 em: 08 de Março, 2016, 15:14:21 »
Isso  ta a pedir rolamentos, escovas e placa de diodos, fica novo
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1769 em: 08 de Março, 2016, 15:16:22 »

Isso  ta a pedir rolamentos, escovas e placa de diodos, fica novo
Ou seja, o teu veredicto é: levo-o a um electricista e não invento. Certo? ;)