Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486844 vezes)

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er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1140 em: 19 de Maio, 2015, 22:25:52 »
e aprecia o estado dos tubos de travão



se não sabes, as bombas de travão. a kit's de reparação, vedantes


sangra melhor isso, usa um tubinho daqueles transparantes, e uma caçola para o oleo. e faz isso na calma, e aprecia com forme abres o sangrador como sai o oleo
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1141 em: 20 de Maio, 2015, 08:39:35 »
Eu estou um pouco mais inclinado pra sujidades nas pinças ou bombitos. Tipo a primeira travadela ajusta e a segunda trava. Se nao tivesse sujidade travaria logo a primeira. Mas isto da sujidade podes tentar perceber como esta ao mmo tempo fores sangrar melhor o sistema.

Isto da sujidade e so o meu ponto de vista, vale o que vale e tb ando aqui a aprender. ;)

NetEnforcer

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1142 em: 20 de Maio, 2015, 09:18:05 »
O Fiat Uno impressiona MESMO pela facilidade com que se conduz em cidade. É um excelente daily driver. Tivesse eu mais cadeirinhas de criança e usava-o todos os dias.
Espaçoso quanto baste, é pequeno para estacionar em qualquer lugar; tem força a baixa rotação e desenvencilha-se bem no tráfego. A direcção é suficientemente directa e o consumo é amigo da carteira.
Adoro usá-lo como daily driver!


Que brutal!!!!!!!!!!!!!!

O carro está espetacular... :)
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1143 em: 22 de Maio, 2015, 00:31:04 »
Novidades:
1- Comprei no ebay um daqueles kits para sangrar sozinho o sistema dos travões, com válvula antiretorno.

Quando chegar, vejo se é ar ou outra coisa mais chata no circuito.

2- A tampinha que encaixa na caixa de velocidades, sobre o volante, estava a desintegrar-se. Quase que temi que caísse lá dentro.



Fui comprar outra, na FIAT.


Depois estive a ouvir o cantar do meu FIRE depois das 4000rpm, a descarbonizar um pouco o motor e a curar a neura.  Resultou na perfeição! ;)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1144 em: 22 de Maio, 2015, 08:10:37 »
Daqui a nada es um expert no Uno.

Ficas para o Uno como o Rara para o Kappa.  :point:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1145 em: 24 de Maio, 2015, 00:34:15 »
Cá está o vídeo do tic tic tic. A mim parece-me mesmo alguma coisa a pingar...

É que eu sou teimoso que nem uma burra velha e lá consegui descobrir de onde vinha o tic tic tic!! E são mesmo umas pinguitas no tubo de água que vem do radiador da chauffage e entra no colector de admissão! É mesmo ali na entrada do colector, como se o tubo não estivesse bem apertado.

Não sei é se terei grande solução. Para já, como estava quente, não mexi (só tentei, sem sucesso, apertar mais a braçadeira) Amanhã tento ver se consigo colocá-la mais para trás, para ver se veda melhor.
Mas o meu problema é que percebi que o tubinho que "recebe" a água no colector de admissão esta partido. Temo ter que o substituir.
É a peça n.° 5:


Se for o caso, como desencaixo a partida do colector? Alguém sabe? Não me parece fácil.

Entretanto, fica a foto do dia.

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1146 em: 24 de Maio, 2015, 23:42:53 »
Bom, lá voltei à garagem para o tic tic tic. Corrigi a fuga que tinha encontrado, colocando a braçadeira noutra posição.
Mas, na verdade, o tic tic não vinha daí. Vem, definitivamente, do colector de escape. Das duas uma: ou são estalos de dilatação (mas com intervalos incrivelmente regulares...) ou é óleo a vir da junta da cabeça.
As relas dessa zona não apenas são todas relativamente novas (são de Setembro) como foram inspeccionadas com um espelho e estão sequinhas.
O que quer que seja, não vou fazer nada até haver sintomas mais evidentes.

Agora o barulho do tecto de abrir (de que temos falado no db do porreca): está a irritar-me, agora que o uso mais. Dá a sensação que a folga vem do encaixe do vidro nos tirantes que o abrem e fecham. Fiz um vídeo:


Alguém sabe como corrigir isto?

Obrigado!!
« Última modificação: 25 de Maio, 2015, 08:23:22 por afonsopatrao »

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1147 em: 25 de Maio, 2015, 00:17:20 »
Ora bem,

Quanto aos estalinhos (tic tic tic) não são sintomas, são consequências, das altas temperaturas a que os materiais estão sujeitos nessa zona do motor e acredita que todos os carros fazem isso e em especial no Uno. Ou seja não é nada de anormal nem nada que esteja para vir a dar problemas. Não é defeito, é feitio :D

Em relação ao casquilho no colector de admissão é normal apodrecerem nos Unos e depois de muitos anos sem limpezas no circuito e sem anticongelante ainda pior. O melhor a fazer é remover o colector e levar a um torneiro e mandar fazer um casquilho em metal (15€ foi quando me custou esse trabalho à uns 3/4 anos e ficou novo ;)

A outra solução é comprar o casquilho na Fiat, depois é lixado é remover o velho por completo e limpar bem o sitio para receber o novo. Atenção que não é de rosca é colado, daí a melhor opção ser mandar ao torneiro e vem melhor que de origem ;)

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Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1148 em: 25 de Maio, 2015, 00:23:50 »
Obrigado, Mickey! Fico bastante mais descansado! A tua sabedoria nos Unos é sempre providencial.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1149 em: 25 de Maio, 2015, 07:54:27 »
Se me permitem, deixo aqui a questao/sugestao:

Uma casa de acesso rios de pichelaria n tera por la um canhao/ponteira prai de 3/8 julgo que servisse prai? A questao esta mmo na rosca,... E que um acessorio desses custa centimos... e como sao acessorios em latao nunca mais acabam...

E so uma ideia. ;)

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1150 em: 25 de Maio, 2015, 09:55:42 »
Se me permitem, deixo aqui a questao/sugestao:

Uma casa de acesso rios de pichelaria n tera por la um canhao/ponteira prai de 3/8 julgo que servisse prai? A questao esta mmo na rosca,... E que um acessorio desses custa centimos... e como sao acessorios em latao nunca mais acabam...

E so uma ideia. ;)
Sim dá! A questão depois é "facear" o sítio no colector para que fique perfeitamente redondo e limpo; depois também existe o problema de não ter rosca mas sim ser colado.

Na altura essa ideia passou-me pela cabeça, mas joguei pelo seguro  :t_up:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1151 em: 25 de Maio, 2015, 10:47:10 »
Provavelmente interpretei mal o teu outro post. Fiquei com a ideia de que o tubo era roscado, dai a ideia do acessorio. Se for colado partilho da mesma ideia que tu.  :t_up:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1152 em: 25 de Maio, 2015, 21:32:22 »
TwinThema e Mickey: muito obrigado aos dois pelos conselhos e paciência! Mesmo!

Quanto ao casquilho, como consegui controlar a fuga apertando a braçadeira mais atrás, vai continuar assim. No futuro trato disso.

Quanto ao tecto de abrir e seu barulhinho, alguma ideia?

Foto do dia:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1153 em: 25 de Maio, 2015, 21:53:24 »
ora o tecto, como disse o RMace, ele é mestre nisso... nunca vi solução
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Rara

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1154 em: 25 de Maio, 2015, 23:26:53 »
Quanto ao tecto de abrir e seu barulhinho, alguma ideia?

Consegues sacar o vidro e deixar só a estrutura? Assim fica dificil opinar...  :blush:
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