Autor Tópico: Problema em travões GPunto 1.3  (Lida 1300 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Problema em travões GPunto 1.3
« em: 25 de Janeiro, 2021, 23:01:24 »
Boas,

Quando comprei o meu GPunto, vinha com discos e pastilhas ATE e tinha uma travagem mto boa. Depois de gastar as pastilhas, usei umas textar, que tinham uma travagem quase tão boa como as ATE.... Infelizmente e estupidamente, quando acabaram as pastilhas e por uma questão de comodidade (não atravessar o IC19 em hora de ponta) sujeitei-me a umas pastilhas que uma loja perto tinha... Eram uma m3rda...
Nunca mais tive travões de jeito.... Voltei para a textar, mas os travões vibravam e nao tavavam nem 60% do que travavam antes... Passei lixa nos discos e voltei a meter pastilhas novas textar e travava tão mal que deixava um cheiro a ferodo tão intenso que o meu irmão ficou mal disposto no carro... E eu ao não sentir o cheiro, apercebi-me que tinha covid... Cansei-me de testes... Comprei discos EBC ranhurados, pastilhas EBC greenstuff, e se deixo aquecer os discos, volta a ter uma travagem insuficiente... Esponjosa... O óleo de travões tem cerca de 1 ano, 5.1 da Bardahl. Hoje encomendei 4 tubos de travoes novos, da Ferodo, vou voltar a trocar o óleo... Mas suspeito que não vai melhorar... O que pode ser???? Help!!!! Se reduzo dos 150 para os 50... fico quase sem travões...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema em travões GPunto 1.3
« Responder #1 em: 26 de Janeiro, 2021, 08:42:40 »
Boas,

Quando comprei o meu GPunto, vinha com discos e pastilhas ATE e tinha uma travagem mto boa. Depois de gastar as pastilhas, usei umas textar, que tinham uma travagem quase tão boa como as ATE.... Infelizmente e estupidamente, quando acabaram as pastilhas e por uma questão de comodidade (não atravessar o IC19 em hora de ponta) sujeitei-me a umas pastilhas que uma loja perto tinha... Eram uma m3rda...
Nunca mais tive travões de jeito.... Voltei para a textar, mas os travões vibravam e nao tavavam nem 60% do que travavam antes... Passei lixa nos discos e voltei a meter pastilhas novas textar e travava tão mal que deixava um cheiro a ferodo tão intenso que o meu irmão ficou mal disposto no carro... E eu ao não sentir o cheiro, apercebi-me que tinha covid... Cansei-me de testes... Comprei discos EBC ranhurados, pastilhas EBC greenstuff, e se deixo aquecer os discos, volta a ter uma travagem insuficiente... Esponjosa... O óleo de travões tem cerca de 1 ano, 5.1 da Bardahl. Hoje encomendei 4 tubos de travoes novos, da Ferodo, vou voltar a trocar o óleo... Mas suspeito que não vai melhorar... O que pode ser???? Help!!!! Se reduzo dos 150 para os 50... fico quase sem travões...

Excesso de velocidade.  :sombrero:
Nao sou expert em travões. mas nao custa deixar aqui um testemunho...
Eu tive um problema com travões na minha francesa travava pouco e em cidade nao circulo a velocidade proximas das que refere. no entanto senti necessidade de melhorar a travagem. depois de comprar discos e pastilhas Brembo "acessivel a minha carteira" na altura da troca depareime que um das pastilhas atras estava presa em cima nao se deslocava. Depois de ter trocado tudo a diferença na travagem foi de tal forma significativa que andei umas 3 semanas a adaptar-me a nova travagem.
Onde quero chegar e que poderá ter um problema identico no sentido de algo que esta mal estar a afetar toda a travagem.
Se a conta dumas pastilhas da treta que foi "obrigado" a usar tiver danificado a bomba ou alguma pinça vai com certeza perder umas boas horas de volta disso ate resolver. Creio que nao fica muito caro trocar todos os vedantes da bomba assim como das pinças. Mesmo so aquela de afastar a possibilidade do "efeito almofada" de vedantes cansados. Verificar o funcionamento/deslizamento das pastilhas nas pinças etc...
Se mudou o efeito da travagem principalmente o uso de determinadas pastilhas e pq deve ter danificado algo que terá de ser observado com atenção...
Se nao for nada disto pode ser que o carro tenha apanhado Covid tb...  8)
Sorry a piada, espero que esteja tudo bem agora!!!  :t_up:

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema em travões GPunto 1.3
« Responder #2 em: 26 de Janeiro, 2021, 13:28:32 »
TwinThema, não acredito que o problema seja uma pastilha encostada... Pois o inicio da travagem (a frio) é normal, e nunca tive nenhuma pastilha significativamente mais gasta que as outras. A minha dúvida principal está com o funcionamento do servofreio (que nunca percebi muito bem como funciona), de como é feito o vaquo, da bomba de travão...
O problema é que mal aquece fica logo esponjoso, e não é preciso insistir para ficar assim...

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema em travões GPunto 1.3
« Responder #3 em: 26 de Janeiro, 2021, 23:01:27 »
Uma coisa que não percebi, foi o facto do cheiro!
Para deixar uma travagem com cheiro intenso, ou se andou a forçar com várias travagens bruscas, longas e ou consecutivas, ou as pastilhas não recuam e vão a aquecer durante o andamento.

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema em travões GPunto 1.3
« Responder #4 em: 27 de Janeiro, 2021, 00:38:29 »
Uma coisa que não percebi, foi o facto do cheiro!
Para deixar uma travagem com cheiro intenso, ou se andou a forçar com várias travagens bruscas, longas e ou consecutivas, ou as pastilhas não recuam e vão a aquecer durante o andamento.
Isso foi ainda com os discos ATE vidrados e "lixados". Penso que recuavam normalmente, pois o inicio da travagem era quase normal... Só passados 2seg de travagem "média" dava a sensação de discos quentes/esponjosos... De momento está parecido, mas trava mais... Mas passados 2segundos de travagem começa a esponjar e a fazer mais barulho a travagem... Quanto ao cheiro nao tenho sentido, mas ainda não tou nem a 60% do olfacto pós covid...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema em travões GPunto 1.3
« Responder #5 em: 27 de Janeiro, 2021, 08:56:57 »
O esponjoso pouco tera haver com o vacuo na minha opiniao. Terá mais haver com desgaste de componentes...
Veja o seguiinte, apos uma viagem alguma das jantes esta mais quente do que as outras? Se sim existe com certeza atrito de pastilhas, que ao nao desencostarem dos discos provocam o dito cheiro, perde a eficacia na travagem porque discos e pastilhas estao demasiado quentes, e podera ficar esponjoso por sobreaquecimento do oleo.
Isto claro são tudo diagnosticos a distancia...

O sistema de vacuo e relativamente simples para quem entende um minimo de areas e pressão.
Basicamente existe o servo freio que e uma camara onde tem um diafragma que separa o vacuo da pressao do pedal. O vacuo que e exercido na area do diafragma (basicamente o diametro do servo-freio) vai aumentar significativamente a pressao no veio da bomba de oleo que é exercida pelo seu pe, no pedal.
Admitindo que o seu pe exerce X kg de pressao no pedal, com a ajuda do vacuo, no veio da bomba e exercida uma pressao de X + Y (que e a pressao resultante do vacuo na area interna do servo freio).
Se pesquisar vai encontrar com certeza quem lhe explique bem melhor. Com desenhos e tudo!  :sombrero: