Há algum tempo atrás, o leitor de CD/CD ROM do Connect Nav+ do Fiat Stilo do meu pai (user efejota) começou a apresentar dificuldades no funcionamento.
Sintomas:
- Ao introduzir-se um disco (mapa ou música) no monitor aparecia “Disc error”. Por vezes, após duas ou três tentativas, lá conseguia ler, nas restantes
ocasiões, arrancava após alguns minutos / quilómetros.
- Em música lia muito bem, só voltando a encravar aquando de mudança de faixas.
- Em leitura de mapas, por vezes notava-se lentidão a chegar à informação outras funcionava de forma regular.
Posto o problema ao concessionário Mardis, onde a viatura é assistida regularmente, a resposta foi imediata (nem observaram o aparelho) “Não tem reparação, só novo”. Não me valeu de nada insistir, como por exemplo “olhe que se calhar é só limpeza do mecanismo”.
Passei à fase seguinte, tentar que me indicassem uma casa de assistencia técnica. Argumentei que o que estava avariado era um leitor de CD, que havia de ser igual a vários outros e não uma parte do aparelho, específica da marca Fiat. Também argumentei que de certeza que outros clientes já teriam apresentado situações semelhantes e que a oficina deveria ter conhecimento de algum especialista. Não tive nenhuma solução por parte da Mardis.
Recorrí ao telefone CIAO FIAT e, após um tempo, maior do que prometeram (disseram que perderam os dados informáticos daquele dia), a resposta foi “Não tem reparação, só novo”.
Algumas pessoas, incluindo o GT ABARTH, não acreditaram na minha razão e na minha convicção de que havia solução, não só fácil como lógica, para o meu connect, mas eu não desisti.
Com a preciosa ajuda do zukastilo, atirei-me à tarefa de recuperar o connect.
Passo 1: Fui a Leiria, o zuka retirou o aparelho do carro, abriu-o, desmontou as partes necessárias e limpou a lente do laser. Remontou tudo e a experiência
revelou que o encravanço manteve-se, no entanto, nas fases em que havia leitura, esta revelou-se mais rápida.
Houve ocasiões, como na viagem de regresso, em que o funcionamento foi quase perfeito, mas...
Passo 2: De contacto em contacto, o zuka arranjou e forneceu-me o nome de uma empresa de assistencia técnica na zona de Lisboa.
Passo 3: Na net encontrei forma de a contactar e apresentar o meu assunto.
A resposta foi prudente, mas animadora: “Confirmando-se avaria só no leitor de CD, tem solução sim, pois temos drive de substituição”. “Outras
avarias, só vendo, porque não há muitas peças”.
Junto com o efejota, desmontei o connect e entreguei-o ao técnico com quem tinha contactado. Excelente recepção, notando-se logo grande categoria
técnica, e de relacionamento com o cliente.
Passada a época de mini férias da Páscoa recebi o aparelho recuperado e a funcionar de forma perfeita. Por algum tempo, vamos testar para dar-mos o
caso por definitivamente arrumado.
Início da desmontagem

Etiqueta

As 7 fichas a desligar

A drive avariada. A lente ainda estava razoável, mas...

... o movimento assinalado pelas setas vermelhas estava dificultado pela...

...deterioração deste conjunto de dentados.

Após a remontagem, começámos os testes.
Iniciámos por ler um CD de música e a resposta foi pronta e com som sem mácula. Trocámos o disco pelo de navegação e passámos ao telefone, enquanto se estabelecia a ligação aos satélites. Constatámos, com alegria, que todos os dados que estavam em memória se mantiveram.
A posição indicada inicialmente, no mapa, estava entre o ponto onde desmontámos o aparelho e aquele onde estávamos agora a remontá-lo e testá-lo. Tudo dentro de aproximadamente 200 metros, também isto era fortemente positivo, pois sabiamos que quando iniciássemos a marcha o posicionamento seria progressivamente acertado.
Testámos “Main”, “Audio”, “Trip”, Memo”, Src”, “FM”, “CDC”, “Setup”, “Map”, “Nav”, “Atlas”, etc, etc...
Tudo OK.
Então dei o comando “Navegador” / “Renato” / “Enviar” e arrancámos ouvindo o tradicional, “A 200 metros vire à direita”, “na rotunda, tome a 2ª saída”. Em menos de um quilómetro, o posicionamento estava totalmente correcto, e, 20 quilometros depois, “Chegou ao seu destino”.
Após visita ao meu pastor alemão, o meu pai arrancou carregando em “H1” ouvindo eu cá de fora, no passeio e com um sorriso nos lábios, “A cem metros vire à direita”.
-----------------------------------------------
A empresa
A. Filipe Henriques Imp. Lda – Assistencia Técnica de car audio
Forte da Casa
[email protected]Por PM, posso dar mais detalhes.