Autor Tópico: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!  (Lida 2450 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tofu_86

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
[Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« em: 16 de Julho, 2011, 19:38:11 »
Boas, antes de apresentar o problema, o carro:

Punto Mk1, 1.2 60 Cult (5p), conta com cerca de 110.000 km e está na nossa mão desde os 14.000 km, bem mantido e nunca "derretido".

Quanto ao problema:

Como diz no título, as rotações baixam demasiado quando se pára, ou melhor, quando se está a parar, mas só de vez em quando.

Ex., quando se está a parar num semáforo - pé no travão, pé na embraiagem, as rotações baixam e em vez de ficarem no valor normal 900~1000 RPM, baixam para as 700~800 RPM e em raras ocasiões 500 RPM, sendo que só tornam a subir carregando no acelerador.

Noutro dia estava parado num semáforo à uns 30 seg e de repente as rotações baixam em cerca de 100~200 RPM sem razão aparente.


Este problema era mais frequente antes de se ter substituído o TPS (Sensor de posição da borboleta) por outro (também usado), mas não creio que o problema seja daí. Que eu saiba não existem fugas e os filtros encontram-se em bom estado, mas também não seria daí visto já ter este problema quando foram substituídos.


Alguém sabe qual será a causa (ou as causas) mais provável para tentar resolver este problema por exclusão de partes? E se possivel, custos, para ter uma ideia!


Desde já o meu obrigado e desculpem se a explicação que dei não está muito clara!

Cumps!

HugoTeixeira

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 220
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #1 em: 16 de Julho, 2011, 20:02:42 »
É completamente aleatório certo?

Tipo, podes andar um dia inteiro bem e depois de repente começa-te a fazer isso? Normalmente a quente?


Tofu_86

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #2 em: 16 de Julho, 2011, 20:06:31 »
É completamente aleatório certo?

Tipo, podes andar um dia inteiro bem e depois de repente começa-te a fazer isso? Normalmente a quente?



Sim, é bastante aleatório e até posso fazer 100 km sem acontecer ou andar 1 km e acontecer 2/3 vezes... :wacko:

Tanto a frio como a quente, mas normalmente começa no meio termo.

Cumps!
« Última modificação: 16 de Julho, 2011, 20:08:29 por Tofu_86 »

HugoTeixeira

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 220
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #3 em: 16 de Julho, 2011, 20:14:17 »
Pois está com o mesmo sintoma do meu, cheira-me ser bomba de gasolina marada mas como ainda não mudei não tenho a certeza.

No meu só acontece a quente pois a frio o gajo tá a puxar o ar e o motor está sempre acelerado, logo não há sintoma

(isto porque no meu a bomba é de vácuo, no teu à partida é eléctrica, daí fazer seja qual for o estado do motor).

Deixa vir a malta mais entendida que já agora aproveito e tiro a dúvida também :)

Tofu_86

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #4 em: 16 de Julho, 2011, 20:57:18 »
Mas a ser a bomba de gasolina não apresentaria problemas em andamento? Tipo hesitação ou más prestações e consumos superiores?

É que sei de um Punto 55 com o dobro dos km e o mesmo problema!

Do que percebo do assunto seria qualquer coisa do gênero de válvula de controlo do ralenti e coisas que tenham influência nisso! Só gostava de saber ao certo quais são os componentes que podem causar este problema de modo a que se possa ir por exclusão de partes!

Mas todas as opiniões e ajuda são bem vindas... :t_up:

Cumps!

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #5 em: 17 de Julho, 2011, 12:33:46 »
o corpo de injecção ja foi limpo?

os consumos estão iguais?

fuga na admissão, valvula de relanti ou se os consumos estiverem afectados até pode ser a sonda lambda.. o mais provavel é ser a valvula de relanti..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

HugoTeixeira

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 220
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #6 em: 18 de Julho, 2011, 02:12:34 »
O meu carburador já foi limpo mas só à face, ainda não tive coragem de o sacar fora.

Este é um problema que tem vindo a aumentar mas sempre fez desde que o comprei, a explicação que arranjo para só fazer a quente é que ele como está com o automático, acelera o motor. A mesma coisa se quando ele está com este sintoma eu apoiar o pé no acelerador, ele fica certo.

Parece mesmo que estou a ficar sem combustível, daí dizer que poderá ser a bomba (isto no meu). Soluça soluça e vai abaixo! Quando se aguenta, mesmo a baixissima rotação, de repente da-lhe a pancada e fica a rotação certinha!

Sensor de pressão absoluta no meu não é pois é 100% carburado. No do Tofu_86 é bem provável. A minha irmã teve um ford fiesta c/ injecção monoponto que teve esse problema e era isso! Experimenta desligar o sensor para ver se o comportamento não se altera!

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #7 em: 18 de Julho, 2011, 10:59:23 »
o corpo de injecção ja foi limpo?

fuga na admissão, valvula de relanti ou se os consumos estiverem afectados até pode ser a sonda lambda.. o mais provavel é ser a valvula de relanti..
:t_up:
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

HugoTeixeira

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 220
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #8 em: 24 de Julho, 2011, 17:43:45 »
Penso que também poderá ser problema relacionado com distribuidor...

Tampa, rotor, etc...

Antes da bomba de gasolina vou trocar isso tudo, e ver como se comporta.

Cheguei à conclusão que quando isto acontece, fica a trabalhar a 3 ou mesmo dois cilindros, antes de ir abaixo.

Citar
A tampa do distribuidor é um componente que deve ser inspecionado sempre que o veículo apresentar falhas. Pois uma pequena rachadura é o suficiente para que aja fuga de corrente, e conseqüente falha nas velas.

encontrado em: http://www.speedpower.com.br/mecanica/sistema_de_ignicao/sistema_de_ignicao.htm

HugoTeixeira

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 220
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Punto Mk1] Rotações baixam em excesso!
« Responder #9 em: 30 de Julho, 2011, 15:48:20 »
Já troquei a tampa de distribuidor e o rotor e ficou na mesma  :maufeitio: Só tirou alguma da hesitação em baixas que tinha mas ao ralanti continua a querer ir abaixo de tempos a tempos. Há que referir que velas e cabos são novos (menos de 3mil km).

Bomba de gasolina ou bobine malta? Ou outra coisa que eu não me esteja a lembrar? Há como testar?

Também consegui constatar uma coisa: quando ele está numa de fraquejar, ao ralanti, meto o pé no acelerador para ele se aguentar mas deixo ficar o pé parado numa posição e ele oscila um pouco até que de repente a rotação dá um pulo e estabiliza, quando tiro o pé o gajo está estável.