Desde o passado Domingo que andava com um problema intermitente no GP. Ocasionalmente o carro recusava-se a pegar… Nem o motor de arranque dava sinal! O carro comportava-se como se não tivesse bateria com a excepção de que tudo o que era sistemas eléctricos continuava a funcionar bem!
Este é um vídeo do sintoma:
MOV02274.3gpEm conversa com companheiros Fiatistas já tínhamos abordado a hipótese de ser um problema do motor de arranque. Eu também já me tinha lembrado que algum sensor não estivesse a dar leitura à centralina e que esta não permitisse o arranque…
Hoje, quando meti mãos à obra para identificar o “culpado”, comecei por verificar os pontos de massa do motor.
Logo nas primeiras tentativas deparo-me com isto:
O cabo de massa principal, que vem da bateria à carroçaria e depois ao motor (caixa de velocidades) estava completamente corroído e partido! O contacto deveria ser praticamente nulo!
Como o cabo não tem folga, arranjei um bocado de fio, o mais grosso que encontrei em casa, e fiz um acrescento que depois prendi no terminal da carroçaria.
Ficou com este aspecto:
Passei na Motor Village e já encomendei um cabo novo. É o cabo completo e inclui o terminal de aperto rápido do borno negativo. Custa cerca de 20€…
Resta dizer que o erro que andava há muito tempo a incomodar-me, do excesso de temperatura do líquido de refrigeração, desapareceu por completo!
Aqui, já pronto para seguir viagem!
MOV02275Que todos os problemas futuros se resolvam assim!