Autor Tópico: Fiat Scudo 1.9D de 1998 sangrar o sistema de refrigeração  (Lida 1467 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bmsf1981

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Scudo 1.9D de 1998 sangrar o sistema de refrigeração
« em: 02 de Novembro, 2021, 18:22:03 »
Boa noite Amigos Fiatistas sou proprietário de uma fiat scudo 1.9d a relativamente pouco tempo e tenho alguma ferrugem no sistema de refrigeração e gostava de limpar o sistema de refrigeração alguém sabe como se sangra este sistema?Obrigado a todos e a quem me poder ajudar.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Scudo 1.9D de 1998 sangrar o sistema de refrigeração
« Responder #1 em: 02 de Novembro, 2021, 19:15:22 »
Sangrar é ir metendo anti congelante aos poucos e abrir as purgas, quando começar a sair anticongelante pelas purgas é só fechar. Mas atenção que existem carros que não tem purgas. Por isso não convém enxer demasiado o vaso de expansão até a boca com anticongelante senão é mais difícil sangrar. Depois tem que se por o carro a trabalhar e colocar a sofagem ligada para o quente. ( Também existem carros que não tem torneira no sistema de sofagem mas na dúvida mete-se sempre a sofagem ligada para o quente ) quando a temperatura aquecer e o termostato abrir começa a ficar sangrado. Convém deixar a trabalhar até a ventoinha disparar. Quando disparar deixa trabalhar até desligar. E tá feito. No dia a seguir com o carro em frio. Abrir o vaso de expansão e adicionar anticongelante ao nível caso necessário.

A limpeza do sistema de refrigeração depende do seu estado. Se não tiver muito sujo. Um aditivo de limpeza no vaso de expansão. Dar uma volta com ele para aquecer. Quando arrefecer desligar o tubo inferior do radiador ou abrir o dreno do radiador para sair o líquido todo sujo. Desmontar o termostato e colocar água com a mangueira a correr no circuito para lavar aquilo tudo por dentro.

Se tiver mesmo muito sujo vais ter que andar sempre de tempos em tempos a fazer isto até melhorar. Mas atenção que dependendo do estado do circuito pode furar rélas com a limpeza...

Se não estiver muito a vontade com estes procedimentos todos é melhor entregar o serviço a um mecânico de confiança.

 :t_up:
« Última modificação: 02 de Novembro, 2021, 19:28:10 por Comandante »

Bmsf1981

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Scudo 1.9D de 1998 sangrar o sistema de refrigeração
« Responder #2 em: 02 de Novembro, 2021, 19:35:20 »
Obrigado amigo pela tua explicação, sim está um pouco sujo mas eu gosto de fazer este genero de serviço normalmente eu faço as revisões dos meus carros em casa só que isto de sangrar varia de carro para carro e esta scudo tem sangrador no radiador só que não consigo ver onde está o sangrador no termostato para poder tirar o ar. E normalmente estes carros tem sangrador perto ou na propria tampa do termostato.
Gostava de saber se alguém ou algum membro sabe como sangrar estás carrinhas.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Scudo 1.9D de 1998 sangrar o sistema de refrigeração
« Responder #3 em: 02 de Novembro, 2021, 21:13:11 »
Nem todos os carros tem sangrador diretamente no corpo do termostato... No caso da Fiat Scudo não sei porque nunca me passou nenhuma pelas mãos...
Já tentou pesquisa e na internet a ver se obtém essa informação? As vezes no YouTube aparecem videos de mecânicos fixes a explicar de tudo um pouco... Normalmente os melhores estão quase todos em inglês. É ir tentando pesquisar...
Bem como em fóruns Ingleses... Etc...
« Última modificação: 02 de Novembro, 2021, 21:16:12 por Comandante »