Sangrar é ir metendo anti congelante aos poucos e abrir as purgas, quando começar a sair anticongelante pelas purgas é só fechar. Mas atenção que existem carros que não tem purgas. Por isso não convém enxer demasiado o vaso de expansão até a boca com anticongelante senão é mais difícil sangrar. Depois tem que se por o carro a trabalhar e colocar a sofagem ligada para o quente. ( Também existem carros que não tem torneira no sistema de sofagem mas na dúvida mete-se sempre a sofagem ligada para o quente ) quando a temperatura aquecer e o termostato abrir começa a ficar sangrado. Convém deixar a trabalhar até a ventoinha disparar. Quando disparar deixa trabalhar até desligar. E tá feito. No dia a seguir com o carro em frio. Abrir o vaso de expansão e adicionar anticongelante ao nível caso necessário.
A limpeza do sistema de refrigeração depende do seu estado. Se não tiver muito sujo. Um aditivo de limpeza no vaso de expansão. Dar uma volta com ele para aquecer. Quando arrefecer desligar o tubo inferior do radiador ou abrir o dreno do radiador para sair o líquido todo sujo. Desmontar o termostato e colocar água com a mangueira a correr no circuito para lavar aquilo tudo por dentro.
Se tiver mesmo muito sujo vais ter que andar sempre de tempos em tempos a fazer isto até melhorar. Mas atenção que dependendo do estado do circuito pode furar rélas com a limpeza...
Se não estiver muito a vontade com estes procedimentos todos é melhor entregar o serviço a um mecânico de confiança.
