Autor Tópico: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.  (Lida 4608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« em: 18 de Outubro, 2022, 14:09:10 »
Bom dia gente, alguém me pode tirar uma dúvida?
Eu a uns tempos para trás fiquei sem mecânico (de confiança) devido a problemas de saúde do mesmo.
Como tal surgiu-me um problema no carro e tive de arranjar um. Fui ao que estava mais perto de casa e me dava mais jeito. O meu carro dava problema de pressão de óleo insuficiente. Foi para arranjar levou bomba de óleo nova turbo retificado e como parecia que já estava a ouvir a correia pelo sim pelo não pedi para trocar o kit devido aos tensores ficava já tudo feito. Mas passado 4 meses este está a consumir óleo e com o mesmo erro. Fui lá reclamar várias vezes porque hora volta sem o erro como passado dois dias já tinha o erro, trocou o sensor de pressão do óleo por fim . Ao fim de um tempo disse e quase me chatear que ele tinha de ver de uma vez por todas e que não ia gastar mais dinheiro visto que ele nunca pós o carro como prometeu a funcionar sem problemas. O mecânico lá disse que ia ver a fundo e que era um sensor avariado mais uma vez. Que ele não sabia mas aquele carro levava dois sensores de pressão de óleo. Um entre a bomba de óleo e o motor e outro em cima da cabeça do motor ou a saída algo assim. Este carro leva mesmo dois sensores de pressão de óleo? Nunca ouvi falar de tal coisa.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #1 em: 19 de Outubro, 2022, 08:06:39 »
Eu desconheço se leva dois sensores ou não. No seu caso eu iria querer saber qual a pressão de oleo realmente existente. alguem mediu para descartar a possibilidade de sensor avariado?

Entretanto consulte as regras do forum, e deixe a sua apresentação no local indicado!  :t_up:

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #2 em: 21 de Outubro, 2022, 23:29:41 »
Já fui fazer a minha apresentação obrigada pela informação.

Supostamente já levou os dois sensores novos.
Pois o que me deu a entender é que ele fazia o teste trocando a peça se não fosse passa para a próxima.
Daí eu ter dito na última vez que se já trocou o primeiro sensor e afinal não resolveu e era o segundo avariado eu não tinha de pagar pelo primeiro.
E de facto não me cobrou o último. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha porque nunca vi um carro com dois sensores de pressão de óleo.
Quem me diz que não desativou eletrônicamente o sensor ou mesmo fisicamente?
Só queria averiguar se realmente este motor tem dois sensores ou não para ficar mais descansado e num futuro não vir a ter problemas, pois não fiquei com muita confiança neste mecânico, nem sabia explicar bem as coisas.
Aliás saiu de lá na primeira vez com grande arranhão na porta e já estava a tentar dizer que tinha sido eu a tirar o carro.
Quando eu disse e provei que o carro nem estava onde ele tinha dito. Mais tinha tirado o carro por outro lado e o funcionário dele tinha visto eu a sair por onde eu disse.
Teve de assumir e pintar.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #3 em: 21 de Outubro, 2022, 23:35:51 »
Uma questão importante, de que ano é o carro? Que óleo está a ser usado? E que tipo de oficina estás a frequentar?
Assim posso-te responder acertadamente
« Última modificação: 21 de Outubro, 2022, 23:36:57 por jorge punto »

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #4 em: 21 de Outubro, 2022, 23:42:37 »
É um Fiat 1.3 MultiJet 84 CV de 2013.
O óleo é 5w30 acea C2/ supostamente.
Antes com o outro mecânico levava sempre 5w30 dexus2.
É uma oficina perto de casa, não é oficial de nenhuma marca.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #5 em: 22 de Outubro, 2022, 00:05:06 »
Se é esse o óleo, tudo indica ser o adequado! Não convém alongar muito nos quilómetros a troca do mesmo! Estes motores quando mal tratados sofrem deste problema! A bomba de óleo fica sem capacidade de pressão e leva a danos tais como turbos e ou coerentes de distribuição.
Isto tudo também aliado às regeneraçoes do filtro de partículas abordadas ou percursos muito curtos
« Última modificação: 22 de Outubro, 2022, 00:06:21 por jorge punto »

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #6 em: 22 de Outubro, 2022, 00:13:52 »
Pois, apesar de me dizerem que dá para 30 mil eu troco na mesma a cada 10/12 mil a mesma.
Aliás desta vez passado pouco mais de 6 meses já passei os 10 mil já está na hora  :)

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #7 em: 22 de Outubro, 2022, 00:15:35 »
Outra coisa é o filtro de partículas, antes regenerava longe a longe, agora pelo menos uma vez por mês lá está ele a trabalhar.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #8 em: 22 de Outubro, 2022, 13:35:09 »
Pois, apesar de me dizerem que dá para 30 mil eu troco na mesma a cada 10/12 mil a mesma.
Aliás desta vez passado pouco mais de 6 meses já passei os 10 mil já está na hora  :)
Pode estar a ficar obstruído....tenho uma doblo na empresa que está a ficar fraca de pressão de óleo pelas mesmas situações

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #9 em: 23 de Outubro, 2022, 16:55:22 »
Obrigada pelo comentário, mas como assim, obstruído? Supostamente o meu já levou bomba de óleo e foi lá para ver o problema da pressão do óleo posteriormente.
Eu penso que a primeira coisa que eles vão ver é se ficaram alguns resíduos por mudar a bomba de óleo.

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #10 em: 23 de Outubro, 2022, 16:57:03 »
Correção mais um probleminha, como aqui falei que estava na altura de mudar o óleo, fui ver o nível deste e já está no mínimo algo que não devia fazer também.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #11 em: 23 de Outubro, 2022, 22:58:53 »
A nossa doblo pariu o turno por causa da pressão de óleo estar a ficar fraca, segundo o mecânico precisa de substituir a bomba de óleo, não foi dada garantia ao turbo, por não mãe ter substituído a bomba de óleo!

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #12 em: 24 de Outubro, 2022, 06:40:08 »
Compreendo, mas o meu já levou bomba de óleo. E os sensores. O que eu acho estranho é ter dois sensores e isso que eu realmente quero verificar se existe. É que em tantos anos nunca vi um motor levar dois sensores de pressão de óleo. Mas não digo que não seja verdade só que não consigo verificar essa informação em lado nenhum.

RockFiat

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #13 em: 24 de Outubro, 2022, 06:42:18 »
Quando digo levar não é substituir o mesmo duas vezes, é o carro ser eq com dois sensores de pressão de óleo  :help: alguém que saiba como posso verificar tal coisa?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 1.3 MultiJet 84cv sensor de pressão de óleo.
« Responder #14 em: 24 de Outubro, 2022, 08:05:00 »
Do que estive a ver rapidamente em sites de peças auto o que existe sao varios tipos de sensores, normalmente todos a atuar na casa dos 0.2 a 0.5 bar com rosca M14 mas aparecec um a atuar aos 2 bar com rosca M10. Eventualmente podera ter mesmo dois sensores...  :unsure: