Autor Tópico: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale  (Lida 63700 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #60 em: 18 de Julho, 2015, 23:47:05 »
Incrível como estes carros antigos, mesmo a frio pegam logo de estalo!

http://www.youtube.com/watch?v=a_suYxcjd54
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #61 em: 19 de Julho, 2015, 09:31:45 »
Fantástico! Platinados novos? Este 124 tem tanta pinta!

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #62 em: 19 de Julho, 2015, 13:17:03 »
Não me parece.
E ainda não fiz nada ao carro.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #63 em: 19 de Julho, 2015, 20:18:00 »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #64 em: 19 de Julho, 2015, 21:01:47 »
Alguns pormenores que os amigos gostam,

Primeiro banho do 124 RT:



Braços de escovas Carello lic. Trico, Made in Italy:



Interior:

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #65 em: 19 de Julho, 2015, 22:37:16 »
I tre fratelli:













« Última modificação: 22 de Julho, 2015, 23:12:32 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #66 em: 19 de Julho, 2015, 23:14:31 »
O 124 ficou agora uns dias por casa, nesta transição de proprietário e de seguro.

Algumas considerações:

Este modelo está quase a fazer 50 anos (2016) mas não parece.
Não será por acaso que foi carro do ano também, pois tinha algumas coisas muito avançadas.
Acabou por ser um veículo global e salvo erro o 3º mais produzido de sempre, com grande peso nos números dos Lada da URSS, baseados no 124.

O espaço é notável (ainda hoje) para um veículo de 4,03 m.
OK é mais um veículo sob alçada de Giacosa, logo o espaço costuma ser surpreendente.

O conforto de rolamento é bastante bom e calça 155/70-13! Assim como os bancos são bastante confortáveis.

O nível de ruídos do motor, sensações e não filtragem é enorme e apaixonante!

O fechar de portas é sempre difícil neste tipo de carros desta época.

A existência de várias chaves pode fazer confusão nos dias de hoje.

A aerodinâmica de "tijolo" é algo que nos dias de hoje também faz confusão.
Até furgões actuais me parecem melhores na sensibilidade aos ventos.

Os pequenos vidros triangulares são um must.

O volante é muito bom para o veículo também, apesar de fino para os padrões de hoje é muito adequado. Sendo que a buzina de aro é muito cativante ,tanto o accionamento como o som que emite.

A ignição do lado esquerdo é outro pormenor bem interessante.

Reforços de borracha na alcatifa, de descanso do pé esquerdo e da lateral da biqueira do pé direito junto do acelerador são outros pormenores que cativam.

Este modelo de entrada 1200 na 1ª série tem características ainda do antigamente e outra muito actuais, como por exemplo ainda não ser de alternador, mas de dínamo. Em contrapartida o veículo FIAT 124 tem sempre travões de disco ás 4 rodas.

A caixa de velocidades é difícil de entender hoje em dia, e definitivamente não adequada a auto estradas, pois tudo o que seja acima de 70-80 km/h deixa  a sensação que é deitar gasolina ao lixo, de tal forma é curta a caixa.
As 3 primeiras são hiper curtas e depois a 4ª ainda é curta!  :laugh:
De qualquer forma em termos de Engenharia as relações de caixa estão bem pensadas.
Vamos ver se consigo escrever de forma clara o que quero:
A velocidade que uma relação de caixa atinge no regime de potência máxima é igual à velocidade que a relação de caixa seguinte atinge no regime de binário máximo.

Exemplificando:
A 2ª no regime de rotações de potência máxima atinge 60 km/h.
Esses 60 km/h é a velocidade que a 3ª atinge no regime de rotações de binário máximo.

Se por um lado o facto da caixa ser tão curta hoje em dia limita muito a utilização do carro, esta questão da relação de comprimento entre as relações de caixa fascina-me!  :wub:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #67 em: 20 de Julho, 2015, 00:29:19 »
Fantástico, GT Abarth. O estado do 124 é verdadeiramente invejável. Todos os pormenores deliciosos são um gosto de ler.
O dínamo condiciona a potência dos faróis? Ou dão-se bem? Já tem de halogénio?
Quanto às características da caixa, imagino que sejam aborrecidas em ICs e IPs, mas prevejo muito gozo em estradas do antigamente. No fundo, nunca tens poços de energia.
Muitos parabéns, sinceramente.

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #68 em: 21 de Julho, 2015, 15:15:05 »
Só vi agora (todo) este tópico e que inveja!!!
Parabéns, grande malha mesmo para o dia a dia!
Tens aí 1 mancha a apanhar as 2 portas do lado do condutor, isso dá pa tirar ou só pintando?
Máquina mafiosa, muito gira :fiat:
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #69 em: 21 de Julho, 2015, 16:25:41 »
Belas Fotos Paulo  :palmas:
   Fiat Panda YOUNG

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #70 em: 21 de Julho, 2015, 20:35:18 »
Antigamente a gasolina era mais barata, caixas longas não eram boas  :lol: :lol:

Os 3 nas fotos, lindo!!  :t_up:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #71 em: 21 de Julho, 2015, 21:11:09 »
Arranca o projector extra pah
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:
« Responder #72 em: 22 de Julho, 2015, 11:58:14 »
Arranca o projector extra pah

A seu tempo.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #73 em: 22 de Julho, 2015, 11:58:59 »
Chegou hoje pelos CTT o DUA.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: FIAT 124 RaT, La Macchina Universale
« Responder #74 em: 22 de Julho, 2015, 12:19:59 »
 :t_up:  :palmas: