Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: power-full em 19 de Abril, 2023, 14:39:17
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Olá bom dia pessoal. Tenho aqui uma pessoa amiga com um bravo turbo jet 1.4 150 CV que se estiver parado umas horas custa muito a pegar. Sei que é crítico neste modelo a bomba de gasolina e os injectores.
Os injectores foram testados e estão funcionar bem, foram limpos por ultra sons...etc etc .. a bomba de gasolina foi mudada na Fiat em 2020 e está a debitar 3.5 bar.. o carro não apresenta qualquer erro .....
Depois de pegar solução uma bocadinho, e não se pode tocar no acelerador que vai a baixo...
Mas depois posso desligar e ligar as vezes que quiser que pega bem , anda bem e não tem falhas...
Se deixar passar 2 a 3h voltamos ao mesmo ... Já alguém teve este problema ?
O carro tem 160 mil km, é de 09/2007, revisões todas em dia, começou por fazer isto de vez em quando e agora está pior...
De manhã então é uma guerra para pegar .
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Bom dia!
Custa-me a crer que seja a razão mas o combustível a retornar ao deposito provocaria os mesmos sintomas... :unsure:
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Ora bom dia , ontem.limpei a borboleta de admissão praticamente estava limpa, desliguei a bateria durante esse processo ... Assim que dei á chave pegou logo... Á noite 21h ,carro na rua .. fui dar á chave pegou logo.
Deixei novamente na rua hoje de manhã 6:20 da manhã 8 graus de temperatura ... E já não pegou....
Atenção que não estou a usar nem a bomba do depósito nem o filtro do depósito... Tenho uma bomba a fazer 3.5 bar com filtro , directamente á régua de injeção tal como o retorno directo ao bidon onde está a dita bomba ..
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(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230420/23c2b8096fe99b25be1725dbc8871c21.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230420/78bc92b3bcac315c7167df05038ee85c.jpg)
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Bobine/regua de ignição como estará? Na minha francesa so lhe descobri o rato com o osciloscopio...
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Bom dia para começar ontem dei com um bacanudo do sensor de pressão e temperatura completamente marado a dar valores do outro mundo...
Pelo que vi no PDF teria de ter por exemplo aos 20 graus de temperatura dar 3 ohm de resistência.
E o sensor está a dar por exemplo
1.7 k. ohm...
Meteu se o sensor no frigorífico, e então é que aquilo deu valores pela escalado PDF de -20 graus de temperatura ( tando o frigorífico a 6 graus de temperatura) ... Portanto aqui já temos um problema...
Montamos assim retirando do frigorífico e o carro ficou quase as 2000 RPMs....
Entretanto ficou toda a noite no frigorífico agora as 6h da manhã antes de vir para o trabalho, fui montado e dar á chave.....
Pegou á 2 ou 3 vez mas a falhar....
Hoje mandei vir o sensor pelo sim pelo não ...
( Mas uma coisa é certa ...não devia meter nada disto nos fóruns... Existe mil e uma coisa sobre este tipo de avaria mas não existe nada com a resolução....)
Vamos ver o que vem a seguir ... Uma coisa é certa fazia a revisão a este carro á 4 anos e nunca deu stress nenhum...
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So conhecendo o tipo de sensor usado poderei ter uma lista dos valores a apresentar (3 ohm a 20º parece-me estranho). Mas se varia como diz era um componente que eu tambem trocaria ate porque nao costumam ser caros. Seja como for não me parece que seja motivo para apresentar o defeito que mencionou, nao faz muito sentido. Mas como o sensor pode ter uma leitura erratica não ajuda nada a resolver o problema.
Era bom e desejavel que fosse facil reparar os carros apenas pelos sintomas apresentados, mas infelizmente, com tanta eletronica ao barulho, isto ja não e dar umas pancadinhas no motor de arranque que a coisa la vai.
Por algum motivo carro meu já só vai a oficina quando nao tenho condições ou conhecimento para executar determinada tarefa.
Uma coisa que sugiro e arranjar um interface para ler os dados da ecu que nao são assim tao caros. Atraves disso e conseguindo-se ler os valores lidos pelos sensores adianta muita coisa. Nao resolve nada, mas ajuda a indicar o caminho. :t_up:
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Eu tenho varias maquinas de diagnóstico ..mas neste caso nenhuma está muito apta para este modelo... Vou hoje buscar o sensor e a ver vamos ..
Apesar de não estar muito virado para este lado...
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Eu tenho varias maquinas de diagnóstico ..mas neste caso nenhuma está muito apta para este modelo... Vou hoje buscar o sensor e a ver vamos ..
Apesar de não estar muito virado para este lado...
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Compreendo, e quase o mesmo que nao ter nada...
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Ontem foi ligada maquina (programação Fiat ) não acusou nada de erros no entanto andamos a estudar mais os valores dos sensores etc etc... Como o rapaz estava com pressa não se chegou a lado nenhum.... Foi montado o novo sensor de pressão melhorou e bastante a nível de relatim etc etc ... Mas ao fim de umas horas custa a pegar na mesma .. vamos passar ao próximo passo
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Ontem foi ligada maquina (programação Fiat ) não acusou nada de erros no entanto andamos a estudar mais os valores dos sensores etc etc... Como o rapaz estava com pressa não se chegou a lado nenhum.... Foi montado o novo sensor de pressão melhorou e bastante a nível de relatim etc etc ... Mas ao fim de umas horas custa a pegar na mesma .. vamos passar ao próximo passo
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A ideia e precisamente essa, estudar e avaliar valores lidos. erros aparecem quando os valores ultrapassam determinados valores.
Ja foi testada a compressao dos cilindros quando custa a pegar :unsure:
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Foi a primeira coisa testar ... Primeiro,terceiro e quarto cilindro 14.5 bar, segundo cilindro 15 bar.
O carro anda e pega bem depois de trabalhar 10/15 seg. ...mas ao fim de umas horas parado não pega .. tem de se insistir..
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(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230426/5437ac6a1786453943b36d1dc6206b37.jpg)
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Ok, ok... estava a pensar em algo tipo segmentos que com aquecimento vao ao sitio...
Tente perceber oo estado da bobine de ignicao. E um componenete que tem avarias erraticas, ora funciona bem ora nao funciona. Mas provavelmente vai precisar dum osciloscopio ou equipamento adequado para o fazer.
Uma bobine que ja dava erro "missfire" tinha este comportamento do primeiro anexo.
Uma bobine nova tem o comportamento do segundo anexo.
NOTA - Repare no final da onda nas duas imagens.
Seja como for isto e ja o limite pq antes disso por norma vai dando alguns sintomas que algo esta para falhar.
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Quando liguei o carro á máquina a primeira vez tinha lá erros de bobines ... Mas como esteve a montar gpl deduzi que fosse de lá esses erros ... ( Atenção que o gpl está montado á mais de 6 meses ) , o carro começou a não querer pegar agora ...
Além disso existe este relato de avaria pelo Google fora mesmo em carros que nunca tiveram gpl( só disse isto porque tenho um golf a gpl e a malta tem logo a mania que é o gpl o culpado )
Já fizemos vários testes para despistar o gpl. Andamos uns dias com o gpl desligado, andamos uns dias do o carro só a gasolina.... E mantêm se a avaria...
A sensação que dá é que quando se dá á chave de manhã o carro não tem lá gasolina( já comprovei que tem e que os injectores estão a funcionar ) talvez pelos erros das bobines seja altura de as trocar .. só não faz sentido é não pegar bem á primeira e depois ficar tudo ok ...
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(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230426/a3bbc8074c9a11a2f5076371a6047d99.jpg)
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Entretanto até troquei por velas novas de platina ngk , e troquei as bobines de cilindrs... Nunca mais acusou esses erros e está igual a nível de não pegar ... (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230426/aac84bd0268ffedde804ca4dbfae0bd9.jpg)
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È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.
Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave
Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.
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È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.
Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave
Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.
Boas não tem cams. Variáveis .
Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!
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Boas não tem cams. Variáveis .
Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!
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Não creio,... 1 ou 2 graus poderia causar um ralenti algo instavel talvez. Em arranque (pelo menos na minha francesa) a borboleta abre bem mais que isso) Se for possivel, tente perceber se as leituras são estaveis e reais.
Outra coisa, (falo pela experiencia que passei embora n seja fiat mas por vezes os principios de funcionamento são os mesmos), o corpo da borboleta deve ter dois encoders. No meu caso ambos os encoders tem de dar leitura identicas embora um em positivo e o outro em negativo. Ou seja se um der um valor de +2vdc ou outro da um valor de -2vdc. Nota: estes valores são apenas para exemplo pq ja n me recordo se os valores eram v ou mv
Efetivamente uma borboleta que não abra corretamente pode impedir o arranque mas nas condições que refere e algo estranho,... mas não impossivel. :D
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Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica. :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...
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Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica. :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...
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Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...
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Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.
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Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.
Que tubo? Lá dentro só tem a boia / bomba ..
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A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.