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Rara: não, fiz justamente tudo ao contrário. Fui andar com ele 10 mins para chegar aos 90º e não carreguei no acelerador ao fazer o motor rodar. Fiz asneira?
O bichinho não me dá descanso e, chegando a casa antes do almoço, fui debruçar-me sobre o Uno por 10 minutos (devo estar prestes a ser expulso de casa pela Maria ou, pelo menos, a enfrentar um ultimato de "ou o Uno ou eu").Conclusões rápidas: - pus e tirei a vela do 2.º cilindro várias vezes. Não está encavalitada e aperta bem na rosca. Não tenho dúvidas.- A rosca do 2.º cilindro é mesmo mais pequena que as outras ou, pelo menos, é mais larga na parte inicial. Certo é que com a vela apertada, ela fica com a mesma profundidade que as demais. Isto é, estive a ver a parte da vela que está cá fora e é igual às outras, mesmo dando menos voltas para apertar.- Não sei se foi porque o motor estava frio ou se foi por agora ter posto a vela melhor do que das outras vezes, o cilindro estava a funcionar (?!?!!). Logo à noite dou uma volta com o Uno para o motor aquecer e vejo se o cilindro deixa de trabalhar a quente.
regra número 1 - não se anda a por e tirar velas com o motor quente, é óptimo para mandar uma cabeça direitinha para o torneiro!
Ah, isso. Pois. Fui induzido em erro pelas instruções que vêm com o manómetro, que mandam fazer ponto por ponto o que eu fiz... Para a próxima já não cometo o mesmo erro.Entretanto, boas notícias: o problema do cilindro 2 está definitivamente resolvido! Suspeito, aliás, que estivesse resolvido desde o dia em que mudei a tampa do distribuidor. A questão é que, ao ralenti a quente, desligar o cilindro 2 não provoca alterações que se notem no trabalhar do motor. Daí eu ter a certeza que ele estava a funcionar a frio (quando desligá-lo dava sinais evidentes no trabalhar do motor) mas não a quente (porque não se notam alterações quando se desliga aquele cilindro). Mas acelerando, percebe-se perfeitamente quando está a trabalhar a 3 ou a 4 cilindros: as vibrações não enganam!Não sei porque é que desligar este cilindro provoca tão poucas alterações no ralenti: por ser o que tem menos compressão? Não sei. Mas a verdade é que voltou a funcionar, está visto.Passo seguinte em direcção à IPO é dar uma volta ao circuito de refrigeração, para ver se o ventilador passa a trabalhar quando deve.Já comprei a bomba de água ao Netenforcer e vem um termostato novo a caminho. Com uma boa lavagem, peça por peça, estou convicto que ficará tudo bem.A propósito disto, tenho um dado novo: o ponteiro da temperatura do motor sobe um pouco quando há mais consumo eléctrico. Isto é, se com as luzes desligadas o ponteiro da temperatura estiver nos 90º, ligar os faróis faz saltar o ponteiro para os 95º-100º. Se o ventilador ainda ligar, vai quase para o vermelho.Porque é que isto acontece? Porque a bateria que lhe pus é demasiado bera e cumpre apenas as especificações mínimas?De todo o modo, até pode estar tudo ok com a entrada do moto-ventilador, pois só de noite (com faróis ligados) é que eu tenho testado o carro.