Antes demais é importante referir que nesta época a FIAT era o 4º construtor Mundial, o maior Europeu, só atrás dos 3 gigantes Americanos (GM, Ford e Chrysler), os Japoneses vinham atrás.
Eu dei lume nestes vários 124 menos no normal de 1200 60cv.
Vou falar sempre baseado nos carros com 1 ou 2 pessoas e não atafulhado com pessoas e cargas.
É assim, qualquer 124 é um carro com uma resposta muito pronta e nervosa.
O 124 R 1200 de 65 cv na verdade até é relativamente leve e comparando com carros mais conhecidos da malta, come o 128 1100 de 55cv de cebolada.
Vamos por exemplo a 100 em 4ª, esmagamos e vai 100-150 com uma facilidade tremenda.
E o 128 também já andava mais do que o 127, que como sabemos já era bastante nervoso e divertia os seus utilizadores.
Mas em 1968 a FIAT lança a gama Special do 124, primeiro com o denominado "124 S" (o das primeiras fotos)
Aqui a dimensão é outra e o carro é muito rápido, entrando claramente no tipo de andamento dos ALFA's.
1438 OHV de 70 cv, mas cheios de raça, tal como os 70cv de um 128 Rally ou 75cv de um 128 Sport Coupé ou X1/9.
Hoje 70cv parecem pouco, mas a caixa super curta, a resposta fiel, a rotatividade e na verdade um peso idêntico a um Punto MK1 ou FIAT 500 actual faziam milagres, como envergonhar BMW's 1602 ou Bocas de Sapo.
As sensações são eram muito idênticas a um A112 Abarth.
Ainda hoje tenho quase a certeza que um 124 com "apenas" 70 cv dá corda a muito carro novo que para ai anda de 100cv.
Aos Multijet 1300 de 90cv serra-os.
Em 1970 sai o "124 Special" melhorado para 75cv e com a carroçaria alterada (o 2º das fotos e que o Luisão elogiou).
Ainda era 1438 OHV.
Em 1972 vem então o Special T com 1438cc mas já Twin Cam (dai o T) e com 80cv.
Cada vez melhor.
Finalmente de 1973 até ao final (1975) a FIAT disponibiliza o 1600 Special T a debitar 95cv do motor Twin Cam de 1592cc.
Este o melhor e mais conhecido.
Em resumo:1968: 124 S - 1438 - OHV 70 cv
1970: 124 Special - 1438 - OHV 75 cv, melhorado na carburação e 5 velocidades
1972: 124 Special T - 1438 - DOHC 80 cv
1973: 124 1600 ST - 1592 - DOHC 95 cv
Nas versões Sport Coupé e Sport Spider os motores estavam mas apimentados:
1438 90 cv
1608 110 cv
1756 118 cv
1998 135 cv
As cores que mais gosto de ver no 124 são:
1º Branco
2º Vermelho acastanhado
3º Azul Escuro
Mas qualquer 124 era bem vindo, como este "S" <_<
...
Eu, um pouco como o Zé Foguete soube o que era um carro no 124, pois "nasci" num.
E até entrar para a escola primária, lembro-me de andar em poucos carros evidentemente, mas tenho a perfeita noção e vejo-os por fora e por dentro.
Até essa altura, os carros que frequentava e me lembro eram:
1º 124 do Pai
2º Corolla do Tio
3º 124 do Padrinho (Tio Avô)
4º Opel Rekord Coupé (Avô e depois Pai e Tio)
banco único de tons azul e branco 3 velocidades ao volante portas sem rebordo de chapa.
5º Mercedes 220 e 240 e Datsuns 280 dos táxis
Curiosamente no meu 1º dia de aulas na 1ª classe, no dia 1 de Outubro de 1978 (calhou e não me esqueço porque ninguém se esquece) tive "aulas" das 8:30 ás 13:00 e fui num 124 e foram buscar-me a sair do Stand por 402 contos um destes:
É por estas e por outras que me dá vómitos ler frases como estas proferidas por déspotas ignorantes, sobre uma marca que tem uma história ímpar e detém só outras como a ALFA ou a melhor de todas do mundo, a Ferrari:
olho com os mesmos olhos para um kia como se olhasse para um fiat e vice versa. Se falarmos de um esquema em pirâmide posso dizer que as coloco na mesma posição que a fiat por exemplo, ou seja, praticamente no fundo