Autor Tópico: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)  (Lida 20932 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
[Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« em: 14 de Outubro, 2009, 20:46:03 »
não, não vou ensinar a fazer ligações directas em carros com código de chave.

nota: mais tarde coloco aqui fotos das partes todas

isto é para o pessoal que quer trocar de motor/centralina sem código na chave por outro com código na chave mas não quer trocar a cablagem toda, canhões, etc. a minha experiência foi em trocar o motor 1108cc de um punto 55S (sem código) por um 1242 8v de um punto cabrio 60S (com código). possivelmente noutras versões com mais extras não seja assim tão linear mas não deve fugir muito. a minha solução foi colocar a box na baía do motor juntamente com a chave :P

a centralina FIAT Code, encontra-se no interior do tablier, tem duas fichas, uma com 5 fios (preto | verde | branco/azul | vermelho | azul/vermelho) e outra com o receptor da chave (este sensor está à volta do canhão da ignição, tem que ser retirado da cablagem do novo motor mas não precisam de trocar o canhão)

- o fio preto e o verde vão ligar a uma ficha que pertence à cablagem do motor (vem da centralina e fica junto dos fusiveis)
- o fio preto vai ligar aos 12v da bateria
- o branco/azul vai ligar ao quadrante para acender a luz do CODE (não é obrigatório ligar)
- o fio azul/vermelho julgo ser da linha de diagnostico (vai da centralina a uma ficha que não está ligada, localizada junto aos fusíveis também)

ora... resumidamente, os passos que são precisos fazer:

- cortar o terminal que vem da centralina com o fio preto e verde e ligar aos que vão à box FIAT Code
- fazer uma puxada do positivo da bateria e ligar ao fio vermelho da box
- cortar e isolar o fio branco/azul (ou caso queiram ter o trabalho, desmontar o quadrante e fazer a puxada)
- o fio azul/vermelho requer um bocado mais cuidado. tem que se cortar ou descarnar um bocado e soldar novamente
- juntar a chave com código ao sensor, prender com fita-cola e esconder tudo algures :P ou dentro da caixa dos fusiveis ou preso nalgum sitio

assim não precisam de trocar os canhões nem passar cablagem para o interior do carro... eu preferi perder uma horinha a seguir fios e montar tudo do que tirar o tablier, desmontar o carro todo para passar a nova cablagem e possivelmente ainda ia ter que inventar na mesma porque a cablagem do cabrio tinha alarme e estavam lá cortes e ligações ao monte

alguma duvida, avisem ;) depois logo meto fotos
« Última modificação: 15 de Outubro, 2009, 00:01:53 por BooT »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:[Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #1 em: 14 de Outubro, 2009, 21:24:50 »
esse trabalho todo para poupar menos de 50 euros a recalibrar a "nova" centralina ao codigo das chaves e ficar como de origem.. até a Fiat te fazia isso com um mecanico que tapasse os olhos a troca de motor :p

devias exclarecer que com a alteração á tua maneira qualquer "bandalho" chega ao carro e com uma simples ligação directa nunca mais o ves.. de origem para a maioria dos "bandalhos" ficas com a porta/vidro lixados, sem bateria e provavelmente sem radio porque com ligação directa o carro não pega e fica sem bateria se continuas a tentar..

eu sei como facilmente contornar o sistema de codigo dos mk1 mas por razões obvias não se divulga, mas tambem posso garantir que para roubar o carro não compensa devido a demorar umas horas a implementar..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re:[Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #2 em: 14 de Outubro, 2009, 23:56:30 »
o meu de origem não tinha codigo de chave... portanto não era uma questão de recalibrar a centralina, era mesmo de ter que trocar o canhão de ignição, e ou passava a andar com mais uma chave ou tinha que trocar os outros canhões todos, tinha que desmontar o interior todo do carro para por a outra cablagem, tinha que desfazer as ligações todas daquele alarme e voltar a fazer para por o alarme que tenho no meu, etc..

portanto estar assim ou como estava de origem, para roubar, o trabalho é o mesmo ;)

eu já tinha lido no fiatforum, muito pessoal que tinha trocado o 1108 pelo 1242 nos cinquecentos e trocava a cablagem toda, mas depois punham a chave colada dentro do tablier junto com o sensor. a minha solução foi reduzir esse trabalho e colocar na baía do motor. se eu me tivesse dado ao trabalho de fazer uma puxada para dentro do habitáculo, podia posto aquilo de outra maneira. mais tarde se me der a pancada até posso adaptar o sensor no porta-objectos e o carro só pega se a chave estiver lá. isso já fica ao gosto e imaginação de cada um. de momento tinha mais interesse em saber se aquilo iria por o carro a trabalhar, resultou, depois logo se vê ;) o carro ainda não está acabado

isto só serve para quem não tem centralina com código de chave e quer por um motor em que a centralina tem codigo. se fosse para trocar de um com codigo para outro com codigo, possivelmente basta trocar as boxes

já vou alterar o tópico inicial para deixar isso esclarecido ;)
« Última modificação: 15 de Outubro, 2009, 00:07:48 por BooT »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:[Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #3 em: 16 de Outubro, 2009, 19:59:50 »
o meu de origem não tinha codigo de chave... portanto não era uma questão de recalibrar a centralina, era mesmo de ter que trocar o canhão de ignição, e ou passava a andar com mais uma chave ou tinha que trocar os outros canhões todos, tinha que desmontar o interior todo do carro para por a outra cablagem, tinha que desfazer as ligações todas daquele alarme e voltar a fazer para por o alarme que tenho no meu, etc..

portanto estar assim ou como estava de origem, para roubar, o trabalho é o mesmo ;)

eu já tinha lido no fiatforum, muito pessoal que tinha trocado o 1108 pelo 1242 nos cinquecentos e trocava a cablagem toda, mas depois punham a chave colada dentro do tablier junto com o sensor. a minha solução foi reduzir esse trabalho e colocar na baía do motor. se eu me tivesse dado ao trabalho de fazer uma puxada para dentro do habitáculo, podia posto aquilo de outra maneira. mais tarde se me der a pancada até posso adaptar o sensor no porta-objectos e o carro só pega se a chave estiver lá. isso já fica ao gosto e imaginação de cada um. de momento tinha mais interesse em saber se aquilo iria por o carro a trabalhar, resultou, depois logo se vê ;) o carro ainda não está acabado

isto só serve para quem não tem centralina com código de chave e quer por um motor em que a centralina tem codigo. se fosse para trocar de um com codigo para outro com codigo, possivelmente basta trocar as boxes

já vou alterar o tópico inicial para deixar isso esclarecido ;)

apenas o sensor é necessario ficar junto do canhão, a caixa é so uns fios a mais e não obriga a trocar de cablagem...

o canhão pode ser o mesmo, basta adaptar o transponder da chave de origem do motor a tua, a maneira mais facil é mandar fazer umas chaves novas e mandar copiar o transponder da chave do motor...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

cinquecentoman

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 189
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #4 em: 13 de Maio, 2010, 15:58:54 »
Onde se pode mandar a centralina de um palio para retirar o imobilizador? (Motivo:um dos tais swap de 1108 para 1242)

RMace

  • Illuminati
  • Maserati

  • Offline
  • *****
  • 7432
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #5 em: 14 de Maio, 2010, 23:11:43 »
Em vez de andar a inventar nos immos, mais vale retirar a unidade do motor e reconfigura-la sem immo.

Duvidas. :d_smokin:

Poupa-se trabalho, enchertos e fica tudo original.

Pra voltar a por como estava, é só reconfigurar  pros dados de origem e problema resolvido.

Voces inventam tanto e complicam o facil....
CASAL BOSS Rulez ! ! !

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #6 em: 15 de Maio, 2010, 14:19:50 »
Em vez de andar a inventar nos immos, mais vale retirar a unidade do motor e reconfigura-la sem immo.

Duvidas. :d_smokin:

Poupa-se trabalho, enchertos e fica tudo original.

Pra voltar a por como estava, é só reconfigurar  pros dados de origem e problema resolvido.

Voces inventam tanto e complicam o facil....

isso apenas é possivel em centralinas com immo code 1..

sinceramente mesmo qualquer um que se acha esperto em remover o imobilizador devia pensar primeiro no valor do carro.. é garantido que sem immo é roubado por qualquer um, com immo só os mais aplicados o levam  :deal:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

RMace

  • Illuminati
  • Maserati

  • Offline
  • *****
  • 7432
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #7 em: 15 de Maio, 2010, 14:56:33 »
Tas enganado :d_grin:

Até de um audi A4 se desactiva o immo  :d_grin:

Tem é que se saber fazer as coisas.

E não preciso do car pass pra nada  :d_grin:

Não se estraga nada, nem se encherta, se for caso disso eu opto sempre por reconfiguar as unidades do que tar a inventar com os transponder´s das chaves e com os receptores de sinal....

Se for pra desactivar o immo, o que eu tambem não gosto de fazer, fazer por fazer, é fazer as coisas bem feitas.

Pois a configuração pode ser feita as vezes que forem precisas, nunca se estraga nada, nem se mexe em nada.

Absolutamente nada, apenas se joga com programação e reconfigurações, mais nada.

É serviço limpo, bem feito, não se altera absolutamente nada, não se achanata e é feito com qualidade.

Quando kiseres por como estava, reconfiguras com valores padrao e ta tudo de novo como estava.
CASAL BOSS Rulez ! ! !

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #8 em: 15 de Maio, 2010, 17:22:37 »
tanta conversa para toda a gente a ficar a perceber o mesmo !

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #9 em: 15 de Maio, 2010, 18:11:37 »
Tas enganado :d_grin:

Até de um audi A4 se desactiva o immo  :d_grin:

Tem é que se saber fazer as coisas.

E não preciso do car pass pra nada  :d_grin:

Não se estraga nada, nem se encherta, se for caso disso eu opto sempre por reconfiguar as unidades do que tar a inventar com os transponder´s das chaves e com os receptores de sinal....

Se for pra desactivar o immo, o que eu tambem não gosto de fazer, fazer por fazer, é fazer as coisas bem feitas.

Pois a configuração pode ser feita as vezes que forem precisas, nunca se estraga nada, nem se mexe em nada.

Absolutamente nada, apenas se joga com programação e reconfigurações, mais nada.

É serviço limpo, bem feito, não se altera absolutamente nada, não se achanata e é feito com qualidade.

Quando kiseres por como estava, reconfiguras com valores padrao e ta tudo de novo como estava.

tas a falar em fazer bypass do sistema em software, isso não é remover.. se ligas o carro em modo diagnostico vai dar erro de immo, removido não ha erros nenhuns..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

RMace

  • Illuminati
  • Maserati

  • Offline
  • *****
  • 7432
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #10 em: 16 de Maio, 2010, 12:39:13 »
tas a falar em fazer bypass do sistema em software, isso não é remover.. se ligas o carro em modo diagnostico vai dar erro de immo, removido não ha erros nenhuns..

Noop  :d_grin:

Nada de bypass, mas eu não falei em remover pois não?

Falei em desactivar a função, nada mais.

Remover pra ke?

Desartivar e estar lá, é a mesma coisa, porque motivo vais remover?

É a mesma coisa ke teres uma unidade de airbag e reconfigura-la para airbag´s frontais e laterais, ou só airbag´s frontais.

Dependendo da configuração, o diagnostico é feito de acordo com as versões de programação das unidades.

Ao estar off, o sistema é encontrado na mesma, e fazes diagnostico na mesma.

É como as same´s ou os modulos de controlo de carroçaria.

No diagnostico diz presente ou não presente.

Habilitado ou não.

Nisto é igual, não veijo vantagem nenhuma tu removeres o immo, alias, em certos carros nem o podes remover, porque o immo esta no painel de instromentos....

Tudo depende da maneira como as coisas são feitas....

Ha por aí artistas que se metem a inventar nas unidades e a remover immos, depois kerem fazer alguma coisa e ficam agarrados, pra não falar nos casos em que a unidade fica com problemas....

CASAL BOSS Rulez ! ! !

pedropt

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Dica] contornar centralina FIAT Code (Punto mk1)
« Responder #11 em: 06 de Junho, 2015, 21:33:47 »
Eu estou com um problema no imobilizador do meu fiat .
é uma dor de cabeça .
Não sei porquê , mas a peça aqueçe e para o motor , não apareçe qual luz de ausência de chave ou qualquer coisa parecida .
Para voltar a por o carro a trabalhar , tenho de molhar a peça para arrefecer , e depois está tudo bem .
Em dias quentes é uma desgraça .
Alguem me pode enviar via PM uma alternativa para desligar o imobilizador de vez ?
O meu fiat já é antigo , e se o levarem se calhar até é um favor que me fazem , e ao mesmo tempo dou trabalho há policia .

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #12 em: 06 de Junho, 2015, 23:45:36 »
Mas n gostas do carro ...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma