Carro do ano na Internet: Veja quem são os candidatos
No CAI, é o leitor que vota e que decide qual é o automóvel que merece ser... Carro do Ano 2012Está em marcha a primeira edição ibérica CAI, «Carro do Ano na Internet 2012», a primeira iniciativa em que são os leitores a escolher o vencedor (pode votar no link mais abaixo). É que ao contrário de outras iniciativas do género, no CAI, é o leitor que vota e que decide qual o carro que merece ser considerado… o Carro do Ano 2012.
Entre os candidatos encontram-se mais de duas dezenas de modelos, que abrangem a grande maioria dos segmentos ditos «populares». A Audi, por exemplo, está presente com o novo A6 e com o crossover Q3, enquanto o novo Série 1 é o representante da BMW, o mesmo acontece com a Citroen e o DS4. A Chevrolet conta com dois modelos, o Aveo e o Orlando, assim como a Kia (Rio e Picanto) e a Mercedes, com os novos Classe B e ML.
Por seu turno, a Fiat conta com o Freemont, enquanto a Ford com o Focus e a Lancia com o novo Ypsilon. A Hyundai marca presença com o i40, a Land Rover com o Evoque e a Lexus com o híbrido CT200h. Os candidatos não se ficam por aqui, continuando com o Opel Zafira, Toyota Yaris, Peugeot 508, Seat Mii e Volkswagen Jetta. A decisão agora é sua…
Candidatos (por ordem alfabética):
Audi A6 – Executivo destinado a concorrer com BMW Série 5 e Mercedes Classe E. Está disponível com motores a gasolina e diesel, incluindo o 2.0 Tdi e preços a partir de 51.060 euros
Audi Q3 – A estreia da marca alemã no mundo dos crossovers compactos está disponível desde 40.400 euros
BMW 1-Series - A segunda geração do compacto da marca alemã apresenta uma estética renovada, melhor dinâmica e uma versão 116d EfficientDynamics a partir de 27.900 euros
Chevrolet Aveo – Um dos modelos mais importantes para a Chevrolet apresenta como argumentos uma estética agressiva e um inédito motor diesel de 1,3 litros. Os preços começam nos 12.490 euros
Chevrolet Orlando – É uma mistura de conceitos crossover com monovolume, tem o espaço, versatilidade e preço como principais argumentos
Citroen DS4 – O segundo modelo da gama DS aposta na elegância e na dinâmica para convencer um público mais... elitista, que procura algo mais que um simples familiar compacto
Fiat Freemont – Um crossover de origem norte-americana que tem como principal argumento o preço
Ford Focus – Na nova geração, o Focus reforça todas as qualidades que fizeram deste modelo um sucesso. Nota para o novo motor mil de três cilindros com 125cv
Hyundai i40 – Um familiar que promete causar sensação é também um dos familiares mais acessíveis no mercado e não deixa de oferecer qualidade e uma estética ousada
Kia Picanto – Na segunda geração, o pequeno Picanto mostra-se mais «picante» para atacar a cidade
Kia Rio – Um velho nome para um novo modelo destinado a fazer mossa entre os utilitários
Lancia Ypsilon – Pela primeira vez com cinco portas, o novo Ypsilon pretende ser uma séria alternativa no segmento dos utilitários
Land Rover Evoque – Um dos crossovers mais marcantes dos últimos tempos não deixa ninguém indiferente
Lexus CT 200h – Primeiro compacto híbrido do segmento Premium, o CT 200h oferece qualidade e dinâmica num modelo híbrido acessível
Mercedes Benz B-Class – Um modelo que se reinventou para a sua segunda geração. Os argumentos de sempre da marca alemã a que se junta uma estética agradável e elevada qualidade
Mercedes Benz ML-Class – Agora sim, na segunda geração o Classe M é um verdadeiro rival do X5
Opel Zafira Tourer – Monovolume de sete lugares oferece ainda mais versatilidade e qualidade
Peugeot 508 – O sucessor do 407 aposta no detalhe e requinte para conquistar espaço no concorrido segmento dos familiares
Seat Mii – Uma variante mais acessível e latina do Volkswagen Up! e Skoda Citigo
Toyota Yaris – Mais qualidade com uma estética mais moderna são os pontos chaves de um modelo muito popular no segmento dos utilitários. Híbrido é novidade
Volkswagen Jetta – Mais que um Golf de quatro portas, o novo Jetta pretende ser uma alternativa mais acessível ao Passat
As votações decorrem até ao próximo dia 5 de julho. Pode votar
aqui.
CAI - Carro do Ano na Internet 2012
Depois de em 2011, num evento que se realizou apenas através de meios de Comunicação Social na Internet do país vizinho, ter sido eleito como carro do ano o Alfa Romeo Giulietta, a segunda edição deste evento viu alargada a sua área de influência, conquistando um estatuto ibérico por força da entrada em cena de cinco meios online de Portugal, nomeadamente o Autoportal, mas também o Auto Sapo, o Diário Digital, o Lusomotores e o i-Speed. Em conjunto, estes meios permitem alcançar dois milhões e meio de cibernautas que se juntarão assim aos 3,5 milhões permitidos pelos meios espanhóis.
As votações podem ser efectuadas através do do micro-site criado para este efeito, editado em português e em espanhol, onde todos os apaixonados dos automóveis e do mundo motorizado poderão escolher os seus modelos preferidos entre aqueles que foram lançados durante o ano de 2011 em toda a Península Ibérica.
Não esquecer que, de acordo com o regulamento, para que um automóvel seja considerado a concurso terá que ser um veículo novo e não um restyling, sendo que as variantes de carroçaria podem ser levadas em linha de conta, mas apenas se comportarem suficientes elementos diferenciadores que lhes permita serem consideradas veículos distintos (como é, por exemplo, o caso vulgar dos MVP compactos).
Além disso, será necessário, para a escolha prévia dos modelos a concurso, que a sua comercialização tenha começado, pelo menos, durante o mês de Dezembro do ano anterior (no caso da edição deste ano, Dezembro de 2011) e apresentarem uma quota de penetração no mercado, desde o seu lançamento, igual ou superior a 0,1%.
Para votar e ajudar a escolher o Carro do Ano na Internet, clique aqui, siga a ligação até ao respetivo site e responda ao questionário que lhe será apresentado até ao próximo dia 5 de Julho, data em que será encerrado o período de votações.
Fonte:
AutoPortal