Autor Tópico: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta. (Já com carta ;D)  (Lida 29036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #30 em: 29 de Dezembro, 2011, 00:44:53 »
eiiiiiiiii pa

já vais tão rapido??????????'' condução já??????  :d_grin:

força ai !!!!1
Quando a vontade é muita e um gajo faz por isso...  :laugh:
Mais uma semanita a fazer 1 aula por dia e acabo o código.  :)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

nunocspinto

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1132
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #31 em: 29 de Dezembro, 2011, 01:08:44 »
A tua sorte e que amanhã nao tenho de ir à faculdade! Boa sorte, man!


rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #32 em: 29 de Dezembro, 2011, 22:10:04 »
Ora muito bem, primeira aula de condução...









Foi um espétaculo!!!  :laugh:

Foi uma "voltinha" relativamente grande para uma primeira aula.

Não me calhou nem o instrutor nem o carro que estava programado, mas não houve problema.
O instrutor, um homem já de alguma idade, perguntou-me enquanto íamos buscar o Auris se já alguma vez eu conduzira, ao que respondi que sim, mas apenas em locais "desertos" e na oficina onde fiz o meu estágio.
Assim sendo, saltámos a introdução aos controlos do veículo, que eu já conhecia, e lá nos fizemos á estrada.  :)
Pensava que como era a primeira aula, apenas iria dar umas voltas ao quarteirão sem passar de segunda, mas foi um "bocadinho" diferente.
Saí do parque, com instruções de seguir em direcção á rotunda do centro sul. Fiquei agradavelmente surpreendido quando o instrutor me disse para entrar na IC20, conhecida como Via Rápida da Costa. Segui sempre a estrada e saí em direcção á Pêra, seguindo para a Costa da Caparica via Trafaria. Depois de percorrer a Costa de uma ponta á outra, voltámos á IC20, em que na viagem de regresso fiz as minhas primeiras ultrapassagens, a um camião e a uma Renault 4L, atingindo os 90 de velocidade máxima nesta viagem. :sombrero: Chegando á Cova da Piedade, fiz a rotunda que dá acesso ao museu da cidade, entrei novamente no parque e estacionei o carro.  :yeah:

Para quem pensava que não ía passar dos 30 e de 2º velocidade...  :d_naughty:

Agora os pontos a melhorar na minha condução...
- Não tenho muita sensibilidade a travar, ou vai tudo ou vai nada, mas o instrutor diz que é normal nas primeiras aulas.
- Tenho tendência a sinalizar as manobras tardiamente, tenho de sinalizar mais cedo, principalmente a sair das rotundas.
- Faz-me alguma confusão virar o volante cruzando os braços, mas é um hábito que se vai ganhando.

No final o instrutor disse que não estava nada mal para a primeira aula, mais parece que já conduzo á algum tempo.  :laugh:

Amanhã ao meio dia é a segunda aula, espero que corra tão bem ou melhor que a de hoje.  :d_grin:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

AiRMaX

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1553
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #33 em: 29 de Dezembro, 2011, 22:21:58 »
Ora muito bem, primeira aula de condução...










Agora os pontos a melhorar na minha condução...

- Tenho tendência a sinalizar as manobras tardiamente, tenho de sinalizar mais cedo, principalmente a sair das rotundas.


No final o instrutor disse que não estava nada mal para a primeira aula, mais parece que já conduzo á algum tempo.  :laugh:




Não faças piscas e fica resolvido...há muito boa gente com carta há anos e não os faz... :lol:  (Just Kidding)

Isso que o instrutor te disse...nao te agarres a isso...falo pela experiencia que tive...há 17ª aula...ha e tal tas pronto pa ir a exame...sigaaaa...quando la chego chumbei por cenas que nem lembram ao menino jesus...

Faz a tua condução o melhor que puderes...vai haver dias em que parece que tens a carta há montes de tempos e dias em que quase que nao sabes como ligar o carro...

"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!


Vino

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 687
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #34 em: 29 de Dezembro, 2011, 22:33:54 »
Não te habitues a arrancar o carro só com a embreagem, eu tinha essa mania.

Depois é tudo nas calmas, com direcção assistida tás na maior.  :rolleyes: 8)

depois se o teu instrutor começar a te chatear a cabeça com "não faças isto para não estragar, mete as mudanças mais devagar,etc etc" manda-lhe para o car*lho como eu. :t_up:
« Última modificação: 29 de Dezembro, 2011, 22:38:55 por Vino »

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #35 em: 29 de Dezembro, 2011, 23:44:37 »
Isso que o instrutor te disse...nao te agarres a isso...falo pela experiencia que tive...há 17ª aula...ha e tal tas pronto pa ir a exame...sigaaaa...quando la chego chumbei por cenas que nem lembram ao menino jesus...
Sim, eu sei que ele disse isso, mas claro ainda tenho muitos pontos que preciso de melhorar, não sou nenhum "piloto".  :D
Eu só faço tensões de ir a exame com todas as 32 aulas dadas, vou aproveitar ao máximo todas elas para melhorar o que já sei fazer e claro, aprender coisas novas.  :)

Não te habitues a arrancar o carro só com a embreagem, eu tinha essa mania.

Depois é tudo nas calmas, com direcção assistida tás na maior.  :rolleyes: 8)

depois se o teu instrutor começar a te chatear a cabeça com "não faças isto para não estragar, mete as mudanças mais devagar,etc etc" manda-lhe para o car*lho como eu. :t_up:
Por acaso a primeira coisa que fiz a arrancar com o carro no parque foi arrancar como se fosse um carro a gasolina, acelerando e só depois largando a embraiagem. Deve ter sido de pensar que tava num dos carros cá da casa.  :P
O raio do carro da escola tem uma força desgraçada a arrancar só de embraiagem, mas não me posso habituar a isso senão quando chegar aos "gasosas" já se sabe...
Não convém chamar nada ao instrutor porque ele ainda é mais maluco que eu. :laugh: A unica coisa que ele reparava enquanto andávamos pela costa era nas "meninas" que passavam.  :sombrero:
« Última modificação: 29 de Dezembro, 2011, 23:47:18 por rfsbaptista »
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Miguelhbx

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 102
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #36 em: 30 de Dezembro, 2011, 10:55:34 »
Os instrutores teem uma queda genética para femme fatales, já se sabe.
Eu pessoalmente fiz a transição de gasóleo para gasolina muito facilmente, o meu 205 tem a embraiagem bastante velha já portanto nem existe ponte de embraiagem , é so largar o pedal e ele vai logo todo maluco  :laugh:.
De resto, piscas é muito importante, já reparei que quando sou o único a fazer nas rotundas por exemplo, as outras pessoas acabam por fazer também , devem achar que tenho a carta à dois dias e que se não fizerem ainda me espeto neles ahahah.
De resto boa sorte, se já deste uma volta tão grande então vai ser só mesmo cumprir aquelas pieguices do código e daqui a uns tempos já andas a queimar borracha num  :fiat: :tasla:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #37 em: 30 de Dezembro, 2011, 11:36:19 »
não te preocupes... se for preciso durante o resto das aulas nunca mais passas dos 50 :)

eu na minha primeira fui aos 110 :D depois andei sempre nas voltinhas lol
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #38 em: 30 de Dezembro, 2011, 15:00:21 »
Lesson number two...

Hoje quem me acompanhou foi o instrutor que me estava destinado (ainda mais "marado" que o outro  :laugh:), e o carro que conduzi foi o Corolla, que também me tinha sido atribuído.
A volta de hoje foi nada mais, nada menos do que a mesma de ontem, mas invertida.  :P
Hoje pareceu-me que já conduzi melhor, já sinalizo as manobras atempadamente, e a travar já não sou tão brusco, mas disto talvez seja influenciado pelo carro, que é mais progressivo no pedal do travão.
De resto mais nada a registar, bati o meu recorde de velocidade, atingi os 100 km/h na IC20 e o instrutor insistiu que eu esticasse as mudanças até altas rotações por diversas ocasiões. 8)
Fizémos a volta toda na conversa e com o rádio ligado, e descobri que mesmo assim mantenho a atenção na estrada.  :uikabom:
Próxima terça tenho duas aulas marcadas, 10 da manhã e 3 da tarde.  :)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Vino

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 687
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #39 em: 30 de Dezembro, 2011, 20:21:20 »
tu não pagas ao instrutor para conversar, pagas para te ensinar.

Atenta mais na estrada do que no paleio, porque acredita que esses primeiros dias são muito importantes e nessas 30 aulas consegues tirar todas as tuas dúvidas.

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #40 em: 30 de Dezembro, 2011, 20:27:20 »
Sim claro, mas não ía tar uma hora sem ninguém dizer nada. A conversa englobava tudo, "conversa de café" e dicas e observações acerca da minha condução.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #41 em: 30 de Dezembro, 2011, 22:44:47 »
Atenção ao excesso de confiança... Normalmente é a "morte" do artista!

Tens muito que aprender e muitos erros a cometer! Os ensinamentos das 32 aulas representam 0,01% de tudo o que tens a aprender sobre andar na estrada!

Foca-te em aprender os truques para passar no exame! Hoje em dia dão muita importância ao teu comportamento com os outros utentes da estrada, condutores e sobretudo peões! Sinalizar as manobras, "comunicar" com os outros condutores e dar sempre muita atenção aos peões!

No exame, deixas um peão "pendurado" na passadeira e mandam-te logo encostar o carro! Nem tens hipotese!

Não dês muita importância a dares grandes velocidades... No exame não o vais fazer!

Adopta desde já uma condução humilde e defensiva. Só te vai facilitar a vida!

Tens tempo para "tudo o resto", quando tiveres a carta na mão!

Boa sorte puto!  :palmas:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #42 em: 31 de Dezembro, 2011, 00:20:28 »
Obrigado pelo apoio Artur!  :)

Tento adoptar uma postura defensiva na minha condução, e minimizar ao máximo aqueles pequenos erros que por vezes nem dou conta.
Sinto-me algo á vontade a circular em condições de pouco tráfego, mas no que toca a trânsito intenso ainda sinto alguma insegurança pois há 1001   pormenores a que temos de ter atenção e qualquer descuido pode "estragar a festa".  :smash:
Em relação á velocidade, não sou tão "acelera" quanto pensava ser quando pegasse num carro, eu a circular a 80 numa estrada aberta de pouco movimento já mete muito respeito, pois ao volante uma pessoa sente mesmo a velocidade a que vai, por isso não abuso.
Citando o meu instrutor "Na escola aprendes a guiar, na estrada é que aprendes a conduzir".  :palmas:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #43 em: 04 de Janeiro, 2012, 01:07:04 »
Mais duas aulas de condução, dadas ás 10h e 15h, e uma de código ás 17h.

A aula de manhã ficou marcada pela condução em nevoeiro intenso, afectando significativamente a visibilidade. Devido a isto, segui em direcção á Costa da Caparica pois por lá o tempo estava excelente, um sol fenomenal.  :happy:
Por lá treinei inversão do sentido de marcha numa rua sem saída e contornar o passeio a curvar em marcha-atrás. 5 estrelas  :D
Até aqui tudo bem, mas depois fiz uma bela mão cheia de "asneiras", típicas do condutor português... mudei de direcção á esquerda num cruzamento pelo caminho mais curto, ou seja, entrei ligeiramente no espaço destinado ao transito em sentido contrário. Levei com uma bela advertência, mas não foi a única da aula. Uns metros mais á frente, numa rotunda, seguindo o exemplo do condutor que circulava á minha frente (BURRO!!!), cortei uma pequena rotunda quase a meio e a sair coloquei-me na faixa da esquerda. Levei um raspanete e dos grandes por parte do instrutor, e com muita razão. Depois disto, voltámos ao "Quartel general" na Cova da Piedade.

Aula da tarde, feita exclusivamente em circuito urbano, passando pelo centro de Almada e seguindo depois pela N10 até ao Miratejo, onde andei a "passear" pelo enorme labirinto que aquilo é. Nesta aula tudo correu perfeitamente, não cometi nenhuma "falta" e segui sempre as indicações do instrutor á risca.
Na volta da manhã decidi fazer um reset ao CB para calcular a média de consumo, consultando-a na aula da tarde, e fiquei agradavelmente surpreendido... 4.9 L/100 km.  :uikabom: Nada mau para um 1.4 D-4D com 230000 km conduzido por maçaricos quase sempre em cidade e a fazer manobras  8)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Uma espécie de Diário de Bordo... de um gajo a tirar a carta.
« Responder #44 em: 04 de Janeiro, 2012, 05:56:26 »
rfsbaptista, gostei da ideia de fazer este DB e tenho-o lido, com interesse.
Ao acompanhar a tua evolução, tenho também revivido os meus bons momentos de tirar a carta, já lá vão 30 anos.