Autor Tópico: Termostato fiat palio 1.7 td  (Lida 4155 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Termostato fiat palio 1.7 td
« em: 07 de Abril, 2019, 22:20:35 »
Boa noite gostaria de pedir uma ajuda para mudar o termostato da palio 1.7 td se é muito complicado e é melhor mesmo meter no mecânico. Os sintomas que eu penso que o termóstato esteja avariado é que em circulação normal pouco sobe do mínimo, se estiver no para arranca muito tempo o ponteiro vai à temperatura normal e dispara a ventoinha aceito opiniões acerca da avaria e se alguém tem algum dy para a mudança.
Já agora os médios são muito fracos já tem ópticas novas, há alguma forma de melhorar aquilo? Obrigado a todos.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #1 em: 08 de Abril, 2019, 09:07:44 »
Bom dia
Pelo que descreve aparenta ser o termostato sim. como se troca nao deve ser dificil, depende da localizao. Sabe onde se encontra o termostato?
Quanto a luzes, se sao novas verifique a tensao que chega as lampadas. Se estiver bem penso que a unica forma sera investir em lampadas melhores.

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #2 em: 10 de Abril, 2019, 04:54:17 »
Boa noite sim sei onde se encontra o termóstato por aquilo que vejo terei que tirar a bateria para ter melhor acesso  mas sem trabalho nada se faz  :smash:

As lâmpadas melhores se calhar será mesmo a melhor opção mas terei que ver a tensão. Obrigado pela ajuda

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #3 em: 10 de Abril, 2019, 08:57:58 »
Se sabe onde se encontra o termostato pode verificar ainda outra coisa, que é, com cuidado onde coloca as maos, ligando o motor a frio colocar a mao no tubo que vai do termostato ao radiador (por norma a parte superior) e verificar se ele começa a aquecer logos nos primeiros minutos de funcionamento. Se isso acontecer o termostato esta aberto. (quando deveria abrir por volta dos 90ºC)  :t_up:

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #4 em: 15 de Abril, 2019, 21:45:43 »
Mais uma vez obrigado. Vou verificar isso e depois digo algo

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #5 em: 09 de Maio, 2019, 22:45:27 »
Boa noite em resposta ao que disseste realmente o tubo superior começa a aquecer nos primeiros minutos estará decifrado que realmente o termóstato está avariado. Nos próximos dias irei trocar e ponderar se será melhor ser feito por um profissional, pois também terei que ver a correia da direção assistida pois quando ligo a carrinha começa sempre a chiar durante uns metros e depois pára, não sei se estará demasiado apertado ou larga pois a correia tem para aí 3 mil quilómetros. Mais uma vez obrigado pela ajuda

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #6 em: 10 de Maio, 2019, 09:09:56 »
Em relaçao a correia. em principio estara demasiado leina (com folga) Nao conheço o sistema em concreto mas se nao tem esticador automatico ter de dar para esticar em algum lado. Nao costuma ser nada complicado. Pode tambem ser da propria correia. Ha correias que devido a sua fraca qualidade começam a chiar e depois param.
No entanto se tiver duvidas se consegue fazer ou nao e sempre preferivel mandar fazer a quem saiba para nao correr riscos. (O senao de mandar fazer e que tambem nao aprende como se faz.  :sombrero: )


marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #7 em: 10 de Maio, 2019, 21:15:48 »
Pois claro e eu gosto de andar sempre a mexer a ver como se faz

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #8 em: 13 de Maio, 2019, 08:32:11 »
Pois claro e eu gosto de andar sempre a mexer a ver como se faz

qyron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #9 em: 21 de Maio, 2019, 22:15:07 »
Está aqui um otário que trocou o termostato da sua Palio há menos de 8 meses...

Não. A peça em si não é difícil de substituir: está fixa por três parafusos de cabeça sextavada, que atarraxam diretamente ao bloco.

O processo em si não é complexo mas exige algum cuidado, pois o acesso é difícil, com todas as tubagens pela frente, cima e lado. A bateria também dificulta algo a operação, pois no ângulo em que está, não dá muito espaço de manobra. Os tubos devem ser desmanchados com cautela.

O meu termostato vinha em kit (componente e junta) embora me tenham enviado o modelo que tinha a ligação adicional para os sistema preparados para ar condicionado; foi fechado com um "bujão". Assim chamaram. É um parafuso semelhante ao que é usado para fechar o cárter.

A brincadeira levou-me cerca de €300. Admito abertamente que o mecânico se esticou, e muito, na mão de obra. Se houver coragem, é arriscar e aprender, porque o dinheiro está caro.
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #10 em: 03 de Junho, 2019, 17:01:54 »
Obrigado pela ajuda a ver se este mês já tento fazer isso. Com paciência deve lá ir. Abraço e obrigado

qyron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lisboeta radicado no interior. Mente inquieta.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #11 em: 04 de Junho, 2019, 09:57:44 »
Força nisso, coragem e uma pitada de sorte.

Aconselho também a trocar a sonda do termostato e a válvula do radiador. O custo é insignificante e fica tudo novo; regra geral, componentes sensíveis envelhecidos, emparelhados com novos dão asneira.

A mim, julgo que já me custou o motor.
Se não nasceu inteiro, pode ser desmontado. E se foi feito por alguém, outro qualquer pode fazer o mesmo.

FIAT Uno IE 55 SX

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #12 em: 27 de Novembro, 2019, 21:43:15 »
Boa noite finalmente foi mudado o termóstato e a sonda que está no termostato, ante da mudança reparei que o ponteiro da temperatura vibrava um pouco quando acelerava. Agora que foi mudado o termóstato o ponteiro já sobe normalmente mas continua a vibrar, sabem-me dizer qual a razão? Não mudei o sensor do radiador poderá ser isso ou mesmo o quadrante que já deu o que tinha a dar? Obrigado a todos

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #13 em: 28 de Novembro, 2019, 08:46:46 »
Antes do quadrante dar o que tem a dar eu desmontava, verificava soldas e limpava todos os contactos. Isso parece-me mau contacto em algum lado.  :t_up:

marcoalves

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Termostato fiat palio 1.7 td
« Responder #14 em: 28 de Novembro, 2019, 15:02:51 »
Obrigado vou experimentar isso  :t_up: