Componente | Quantidade | Numero |
Centralina Bosch | 1 | 0.280.000.370 |
Relay tachimetrico/relay bomba de gasolina | 1 | 0.280.230.006 ou 0.280.230.009 |
AFM | 1 | 0.280.202.114 |
Injectores | 4 | 0.280.150.802 |
Valvula ar condicionado | 1 | 0.280.141.014 |
Regulador de pressão de gasolina | 1 | 0.280.160.216 |
Modulo relanti | 1 | 7633718 Bitron |
Sensor temperatura liquido de refrigeração | 1 | 0.280.130.026 |
Aux air valve/Valvula relanti | 1 | 0.280.140.189 |
Sensor TPS | 1 | 0.280.120.307 |
Bomba de gasolina | 1 | 0.580.464.997 |
Corpo de borboleta (Fiat-Weber) | 1 | 52 CFL 26/50 |
belo tópico ;) só tenho duas questões
- em termos de motor há diferenças entre o S2 e o S3? sei que as potencias são diferentes, mas é devido a electrónica e "periféricos" diferentes, ou internamente também há diferenças?
- para quando um tópico destes acerca dos FIRE? :P eheh
um abraço e continua com o bom trabalho
Ora aí está ela... Espero que sirva! :P
(http://img41.imageshack.us/img41/8932/dsc06871g.jpg)
By petecunha (http://profile.imageshack.us/user/petecunha), shot with DSC-P200 (http://profile.imageshack.us/camerabuy.php?model=DSC-P200&make=SONY) at 2009-11-28
Oh smoke, isso da tinta não me perguntes a mim... O naso é que sabe! ehehehehe
Quanto à foto se quiseres vou ao msn mandar-ta em jpeg! :P
devido a alguns dizerem que o esquema está com baixa resolução aqui fica um maior..
ao que parece ha por aqui certas coisas erradas no topico que precisam de ser alteradas..
As compatibilidades dos kits de embraiagem, podem não estar completamente corretas, eu já me deparei com algo parecido.
Eu consegui sacar naso... São só 600 e tal paginas! Muito interessante! Obrigadão camarada Rara! :P
Também já tenho :P :P foi so passar da pen para o pc, o patrocinador que se acuse! :t_up:
Eu acredito que não é nada de mais, anda mas é escondido, depois de veres o que é logo me dizes. :smash: :smash:
ainda não sei qual é primeiro, o carro ficar bom ou eu sem paciencia e fica mais uns anos encostado :P
resta dizer que para ver se ha erros no AC é carregar no AUTO+VENT e manter enquanto as luzes acendem e apagam todas, até aparecer um numero no display (zero se não tiver erros)
como o rara descobriu não detecta erro no sensor de temperatura exterior, "tecnicamente" o sensor trabalha, os dados é que são bem longe do real :P
pois, o teu auto não deve funcionar muito bem também... mas deve de funcionar pelo menos...
resta saber se nesses espelhos o sensor é no mesmo sitio
o dele é fixo... a peça é igual aos nossos?
eh pah esta info está toda aqui graças ao smokeme, é pena que ninguem faça o mesmo sobre outros carros... :(
A peça é o sensor de pressão absoluta,ou knock sensor,o tal que corta a ignição quando tentas passar os 1.5bar...
Em relação ao Tps,tens de ouvir um clic quando a borboleta fecha,ou muito próximo disso,é o que indica á centralina que tás ao relantim.... ;)
Abre um tópico para estas duvidas,este serve mais de pesquisa fixa.... :t_up:
cof cof na digas que tens um thema :P
o sensor em questão é o safety overboost switch...
knock sensor está na traseira do bloco, mais ou menos na direção do motor de arranque.. sensor de pressão absoluta está integrado na microplex, é onde o tubinho vai ligar passando por uma valvula a caminho..
a info do TPS está correcta..
o esquema de ignição está no topico na primeira pagina :t_up:
cof cof na digas que tens um thema :P
o sensor em questão é o safety overboost switch...
knock sensor está na traseira do bloco, mais ou menos na direção do motor de arranque.. sensor de pressão absoluta está integrado na microplex, é onde o tubinho vai ligar passando por uma valvula a caminho..
a info do TPS está correcta..
o esquema de ignição está no topico na primeira pagina :t_up:
cof cof na digas que tens um thema :P
o sensor em questão é o safety overboost switch...
Acho que não é esse o nome, é o sensor que corta quando tentas passar os 1.6bar.... :t_up: Deverá ser algo como sensor de pressão não? :huh:
Confirma,é um switch de pressão que activa quando se tenta passar os 1.6bar e corta a ignição...
A ver se para a semana começo a postar aqui esses dados,e se faz uma compilação,bem como os erros do AC e tal...
temos muita info para colocar e muita dela infelizmente nem se encontra no manual..
Pois,mas começamos pelo que temos,muitas das duvidas mais simples estão no manual,vou começar a fazer um apanhado da teoria,depois da tecnica tratas tu.... :t_up:
Ps-O nome do gajo é Safety Pressure Switch,e corta a faisca das velas se tentares passar os 1.6bar....o manual na falha... :lol: :lol:
Pois... No site da powerflex só tem casquilhos para a frente (no caso do delta "normal" e do dedra)... No integrale é que há casquilhos atrás também...
Já agora... onde está o raio do sensor do nível do oleo??? Queria ver se tenho o "cabo" desligado ou assim... Mas não o consigo descobrir... O da pressão estava desligado, e já foi ligado! :P
Atenção que no Thema tens 2 avisos de oleo distintos... :t_up:Sim camarada... O erro que eu tenho é o do nível do óleo! Indicado por uma "varetazinha" a piscar! :) É o sensor que lê o nível que eu queria encontrar...
os da suspensão de tras alguns devem ser compativeis, na frente duvido que hajam compatibilidades :(
tenho de ver se actualizo isto, como não tem feito falta a ninguem tenho deixado em stand by.. a culpa foi do Rara ter despachado o Thema, era a responder as necessidades dele que eu ia expandidndo o topico :P
oh smokeme... e fazer um add-on para a LE2?
portanto para mexer num croma é só dar pressão que a gaja mete mais
portanto para mexer num croma é só dar pressão que a gaja mete mais
E dedras e deltas integrale tambem.
depois de um pincel que me calhou hoje e para que ninguém precise de o repetir... aqui fica!!!!
o volante de motor do S2 4.16T tem 134 dentes!
Eu confirmei, o 2.0 t16v dos kappas, tem os mesmos 134 dentes.também te meteram de castigo? :P
também te meteram de castigo? :P
sim até ao limite dos injectores, a partir dai ficas sem um piston como no thema :P
não, os grale usam marelli que usa mapas, no momento que tens ar a mais para os mapas dá o estalo. tens uma margem pequena na casa dos 20cv antes da mistura ficar pobre de mais...
Eu continuo a dizer: o Thema abriu buraco pq partiu a ficha do injector de gasolina do 3º cilindro. É dificil de captar? :nhedaxe:
20cvs não é uma margem pequena, 20cvs "dá" a Superchips com uma repro feita por elas.... :dry:
quanto ao teu thema em particular posso dizer que lixou um piston porque estava a ser enganado, a microplex tem controlo absoluto sobre as valvulas de overboost para prevenir que isso aconteça.. quando dectecta detonação corta a pressão para 0,5bar o que vai impedir o motor de autodestruir, como isso não aconteceu no teu é porque a microplex andava a ser enganada, a torneira foi uma ajuda já que base boost deixou de ser 0,5bar.
O meu Thema quando abriu buraco tava em base boost,que no caso do Thema são os 0.6bar controlados mecanicamente pela wastegate nos TB0367... já tinha o turbo novo e ainda nem tinha sido afinado a gpl, ia a caminho disso, por isso é que berrou....se fosse a gpl se calhar na tinha acontecido nada,mas ia a gasolina mesmo para ligar depois as valvulas de overboost e afinar logo a seguir o gpl...
A microplex não tem controlo sobre o 1º solenoide, que é activado pela corrente de chave e com o switch no acelerador,por isso os 0.8bar dificilmente deixas de os ter....
a primeira valvula de overboost é a da centralina microplex, a segunda valvula anda fechada até ser activada pelo switch.. com as duas valvulas fechadas tens 0,5-0,6bar de base boost que é o mecanico da wastegate, com a primeira valvula fechada é que ficas com os 0,7-0,8bar que é controlado pela microplex, as DUAS valvulas fechadas é que dá o overboost completo que vai a cerca de 1bar...
se a microplex detecta detonação fecha a primeira valvula de overboost e atrasa o ponto de ignição, é suficiente para notares o carro morto.. o primeiro overboost é activado a 60º da borboleta enquanto o segundo é só a WOT portanto para obteres 0,8bar com a microplex a cortar tens de esmifrar o carro já que tens a ignição atrasada e só activas o segundo overboost a WOT..
bem ... e que tal alterarmos isto para tudo sobre bosch jetronic le2 /lu? :P
o croma ja tem o tubo no sitio, já lhe troquei tudo o que eram tubos de vácuo que encontrei partidos/rachados... agora não quer pegar em condições, e não se mantém a trabalhar, só trabalha com o acelerador
ideias? o sensor de temperatura?
troquei-o por outro e mantem o funcionamento... se o desligar o carro fica a trabalhar mal e porcamente a falhar cilindros :(
ainda não a medi, mas o gajo ja esteve a trabalhar certinho, não fazia potencia, mas tava certinho, com vácuo a oscilar entre 0.6 e 0.7 agora solucionei umas quantas fugas e nicles de bulir em condições, nem consigo testar a gas pq o gajo tem o tanque seco
tentei ligar-te á bocado
vou la abaixo medir a compressão.. depois ligo-te
sim até ao limite dos injectores, a partir dai ficas sem um piston como no thema :P
não, os grale usam marelli que usa mapas, no momento que tens ar a mais para os mapas dá o estalo. tens uma margem pequena na casa dos 20cv antes da mistura ficar pobre de mais... dai o objectivo de chipar o grale, os LE2 e LU não se pode chipar por não ter rom, é basicamente um carburador digital com os gigglers a serem os injectores (um bocadinho mais complicado mas dá para perceber)..
Isto não é um tópico sobre o Thema S2? :dry: :dry:hooo dizia no topico tudo sobre S2 , eu apenas queria saber se da para fazer a aplicação ou não do material S3.
Coloquem lá as duvidas em tópicos próprios,a ideia é este tópico ser uma compilação de info sobre o S2....
@Italian abre lá um tópico novo com o teu ultimo post que eu vou limpar este....
o motor do meu delta , era do integrale , que não usa medidor de massa de ar , apenas tem o sensor map r temperatura. e se lhe desses presão ele passava largamente os 20cv de diferença , pois a diferença era muita.
o sensor map se não me egano lia ate 1.5bar ou 2bar , mas acho que era ate 1.5 , porque tinha problemas de mistura em altas que resolveu-se com um acrescimo de presão de gota e ai ficou ligeiramente mais rico ate.
Bem parece que vou comprar mais outro thema , ainda anda em negociação mas ha partida vem para ca.
Ora bem é um thema S3 full extras a gpl , mas a suepnção deu raia e esta todo no chao , não conto arranjalo mas desmanchalo todo visto estar em bom estado do restante material .
Ora aqui vai as minhas duvidas.
Ele tem o tablier igual ao do thema 8.32 , o tablier da para montar no S2 , as fichas são todas iguais ou tenho de inventar nas intalações , o tablier parece ser semelhante ao normal apenas com a mascara onde estão os manometros diferente , essa mascara da para montar no tablier normal?
E o volante é igual ao do 8.32 tambem é encaixe directo?
O carro tambem tem os interiores frau , penso que deve ser igual aos S2 mas apenas em pele ou ha mais alguma diferença?
E tem sistema de telefone original que tambem vai ser para sair.
Outra coisa acho os parachoques mais atraentes que os do S2 , especialmente o frontal que tem esguichos de farois , tambem é pug in play?
E depois a vital , quero tirar o sistema de gpl para montar no meu , ora bem , se eu montar o sistema gpl é possivel legalizar? Ou tem de ser uma casa propria para o efeito a fazer a montagem?
A nivel de interiores esta igual a este , desde bancos volante a tablier.
(http://www.google.com/imgres?imgurl=http://vlane.com/img/blogs/mb/feat02lancia_thema832_05.jpg&imgrefurl=http://vlane.com/blogs_article/196/history-lesson-1-front-wheel-drive-ferrari&h=552&w=800&sz=93&tbnid=OQ-s0vVlSNgpYM:&tbnh=90&tbnw=130&zoom=1&docid=aDVTx9TtE1r9RM&sa=X&ei=LeJDT9_ZHqqu0QXD7OyPDw&ved=0CCgQ9QEwAQ&dur=458)
O resto logo se ve o motor ha partida vai ser para um panda de um amigo meu que andava doidinho para comprar o meu s2 para lhe tirar o motor.
a capacidade do sensor não indica que os mapas sejam feitos para o usar ao limite.. ao aumentares a pressão de gasolina estás a esticar a capacidade dos mapas mas ficas com zonas ricas onde a centralina não compensa por estar a ser enganada..
tudo do s3 da para montar no s2, algumas fichas do tablier são diferentes mas tem la os fios todos..
o s3 tem uma coisa genial que ainda ninguem pensou no assunto a serio, legalmente para teres HID precisas de afinador automatico e lava-farois coisas que o s3 tem de origem e com alguma alteração nas opticas é possivel legalizar HID... no s2 não é..
o sistema de gpl da para montar no s2 mas para legalizar precisa de projecto do instalador tal como se fosse um sistema novo, o pior mesmo é a data no deposito de gpl... se for um sistema aspirado nem percas tempo com isso, não compensa a despesa mas se for de injecção mesmo que tenhas de comprar outro deposito pode compensar..
o topico é sobre o thema, neste caso adaptar material do s3 ao s2 não foge muito do assunto :P
Vocês é que sabem,quero ver quando se tiver um problema e este tópico tiver 40 paginas....
A ideia era ter informação concisa,exacta e de fácil consulta... :t_up:
o Delta estava rica em baixas , se pisa-se ate fumo preto saia ate o turbo pegar , depois do turbp pegar o fumo parava e fica apenas ligeiramente rica.
Então do thema tenho de adaptar cablagem , por exemplo os meus manometros , presão de oleo , voltimetro etc esta tudo dentro do quadrante suponho que deve ser uma ficha so , e tenho de desligar os fios dessa ficha e ligar fio a fio a cada manometro?
Xenon no thema não , é demadiado antigo para isso , mais depressa metia umas luzes amarelas , se fosse o kappa ainda comia o xenon.
Não sei qual é o sistema , seu que esta no sitiu do pneu suplente e tem 40 litros.
Ja agora preço da legalização e montagem que combram ? Uma media , o ano passado antes de comprar a carrinha estive para ficar com o thema para dia a dia , mas o gpl era 1800€ e não fiquei convencido.
a ideia do topico será mesmo alargar a compatibilidades etc
como ultimamente ando sozinho no mundo do thema e com muita falta de tempo é complicado seguir o topico..
quanto ao tamanho do topico e considerando o universo dos thema neste forum é provavel que quem os tem já absorveu a maioria da info como tu proprio fizeste :P
o s3 não parece antigo e tem lava farois e autonivelante na folha de homologação o que permite a instalação de HID desde que as opticas sejam alteradas, o s2 não tem essa possibilidade porque mesmo os que traziam lava farois não tinham homologação..
o deposito pode estar no sitio do pneu suplente mas o sistema em si está montado no motor, sistema de injecção tem injectores e por norma a trabalhar parecer uma britadeira, é incrivel a barulheira que injectores a gpl fazem e claramente se houve a mudança de gasolina para gpl só pelos injectores apesar de no thema o motor em si fazer algum barulho..
o preço cobrado depende de muita coisa, o rara que mudou o sistema do thema para o kappa é capaz de te informar melhor mas depende pois ele teve a vantagem de ter instalado no mesmo instalador..
já testaste com a afm desligada?
morre imediatamente, ha diferença em desligar a lambda, o sensor de temperatura, a afm mata o gajo, ja afinei o tps, o parafuso da afinação de ralenti no TB está quase todo desapertado, o parafuso na afm está com 2 a 3 voltas
Smoke... Eu começo a fritar um bocado!
Vai lá homologar HID então... Ou melhor... Num 146 que já tem olho de boi, auto nivelante e lava faróis...
Pára de asneirar sff!
com a afm desligada o carro tem de pegar e fazer relanti, so morre se acelarares.. ou tens uma fuga na admissão ou o tps não esta a dar sinal de relanti..
sei de um S3 com HID legalizada, lava-farois e autonivelante estão na folha de homologação e segundo o dono bastou uma alteração de opticas, parecem as de origem mas quais são não sei.. para HID o autonivelante tem de estar no farol em si..
o kappa basta ir buscar as opticas do modelo de 2000 que trazia HID de origem..
olho de boi não significa que seja preparado para HID, se tem casquilho de lampada normal esquece..
vai ler mais um bocadinho ... E lê que faróis podem ter HID!
Então arranja lá uns faróis assim para Thema
e quem me diz qual o relé dos 4 piscas?
E2 o mesmo dos piscas e fica na caixa de fusiveis interior..
ok thanks. e qual deles é? a parte eletrica dos carros é sempre uma chinesice para mim...
isto tudo porque os piscas funcionam normalmente mas os 4 nao. e não é do botão pois tenho um extra que ja experimentei e também nao da. espero que seja do relé...
é o que fica no canto superior esquerdo, está lá escrito E2.. o fusivel é o mesmo dos mijas de 15A..
ok thanks. e qual deles é? a parte eletrica dos carros é sempre uma chinesice para mim...
isto tudo porque os piscas funcionam normalmente mas os 4 nao. e não é do botão pois tenho um extra que ja experimentei e também nao da. espero que seja do relé...
dentro deste tema dos Themas alguém tem os esquemas eletricos do Thema S3? e ainda quais as diferenças a nivel de cablagem e centralina do thema S3 para o Kappa?
:help:
Poderei estar enganado, mas, penso que o s3 usa LE2 Jetronic, já o Kappa usa Motronic 2.7, por isso devem existir algumas diferenças.Ou muito me engano ou são os 2 bosch motronic 2.7
ninguém? a sério? :unsure:
ok obrigado :t_up:
Andas a inventar? :P :P
Se sim arranja-se aqui deste lado uma reprozita para Motronic 2.7 assim como dizer.... :d_naughty: :d_naughty: :d_naughty:
se sempre conseguires a cena avisa Cavaleiro
o thema s3 e kappa usam a mesma gestão com algumas diferenças na cablagem e grandes diferenças de programação..
mas se porventura colocasse uma centralina oriunda de um kappa, funcionaria sem problemas, certo?
essas diferenças de programação que diferenças apresentam a nivel de comportamento / potência do carro? ambos tem originalmente a mesma cavalagem (o binário é que desconheço se é igual...)
ha grandes diferenças a nivel de mapas, o carro trabalha mas não fica no ideal nem por lá perto.. basta dizer que nem os injectores são do mesmo debito para começar a perceber as diferenças..
pergunta -> o croma tem valve overlap?
para o mal comum dos themas (radiador) aproveitem a promo:
http://www.oscaro.es/radiador-refrigeracion-del-motor-nrf-b-v-58858-722607-470-p (http://www.oscaro.es/radiador-refrigeracion-del-motor-nrf-b-v-58858-722607-470-p)
:t_up:
O meu ex thema levou o radiador o mes passado .
25 € novo , valeo :P
O meu ex thema levou o radiador o mes passado .
25 € novo , valeo :P
para o mal comum dos themas (radiador) aproveitem a promo:
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:t_up:
pessoal ao oleo , de preferencia selenia 20k 10-40 ...... pois estes motores dao problemas de combota ( eu ja tive) :(
eh pah não concordo
vamos pois, o facto de um motor ter fugas não altera o óleo que se tem de la meter ;)
e o facto de ter folgas para precisar de óleo mais grosso... só indica que tem de ser aberto! portanto, não concordo ;)
o óleo tem de ser o indicado pelo construtor, mantendo ou superando os que é exigido
consumo de óleo é sinal de necessidade de revisão/reparação, ao usares um óleo mais grosso vais estar a impedir a lubrificação correcta de certas partes do motor
porque quando isso acontece deichas logo de ouvir o barulho metálico quando colocas outro óleo um pouco mais grosso quando devia levar o fino ? .... as peças tal como todo tem desgaste ... e por isso já não devemos seguir bem os conselhos de fabrica ....
Boa Tarde,...
Antes de mais parabens plo forum, em seguida desculpem qualquer coisinha se tiver a meter agua em relaçao ao motivo porque aqui estou.
Comprei um Thema S2 que levou umas "obras" e ja anda na estrada. A questao e que um destes dias o ventilador da sofagem parou. Andei a ver fusiveis e tal e tudo nice, hoje meti tensao da bateria no ventilador da sofagem e descobri que o moço esta morto. Nem resistencia homica tem.
Basicamente preciso de o desmontar mas, e impressao minha ou vou ter de desmontar o tablier inteiro pra tirar o ventilador fora? :puke:
Uma ajudinha era bem vinda,
Thanks
aproveita e de caminho faz a tua apresentação e a do thema
Cavaleiro:
Eu vou deixando aqui as novidades, quanto a custos nao me parece preocupante, encontrar peças em estado decente, isso sim e preocupante. :D
:tasla:
Boa noite,
Sou novo por aqui e precisava da vossa ajuda.
Sei que não é o tópico indicado, mas precisava da vossa ajuda, tenho uma Lybra 1.9 jtd do ano de 2001..
Está com os seguintes problemas:
Rádio não consigo sintonizar as estações manualmente, e tenho alguns botões que carrego e não funcionam.
Sofagem só deita ar para o vidros da frente, quando viro para a frente o motor trabalha e bem, mas não deita ar nenhum..
Se me poderem dar umas luzes agradecia..
Obrigado.
O Lancia Thema também tem consumo instantâneo de combustível nas descidas e retas planas de 2.0 l/100km quando tiras o pé do acelarador?
Que pena não ver essas maravilhas a circular pelas nossas estradas!! Mas estás com problemas em encontrar material para os por na estrada? Ou estão com avarias graves?
Eu referi que era a francesa!!! Esta malta le coisas na diagonal depois da nisto!!!
Os meus Themas gastam ambos 0l/100kms atualmente porque estao parados e o S2 com o motor fora!!! :sombrero:
Que pena não ver essas maravilhas a circular pelas nossas estradas!! Mas estás com problemas em encontrar material para os por na estrada? Ou estão com avarias graves?
Alguma falta de t€mpo em ambos os sentidos, stresses que nao permitem um gajo concentrar-se no que esta a fazer (logo prefiro deixar para mais tarde que fazer asneira) e prioridades. A francesa por exemplo requer mais atenção que o carro de dia a dia. Mas se nao apareecr mais nenhum contratempo com a francesa em principio terei tudo resolvido e conseguirei tentar encontrar um pouco mais de tempo para terminar a montagem do motor. Que apesar de estar ja todo armado falta montar apoios e caixa para ir pro sitio.Que francesa é essa que tanto falas?
:t_up:
Que francesa é essa que tanto falas?Peugeot 206SW 1.4 16v 2004. Veiculo de dia a dia "comprado" involuntariamente, que ninguem me deu o que dei por ele para recuperar o guito.