Autor Tópico: Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"  (Lida 84545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« em: 13 de Maio, 2009, 04:59:42 »
Muita gente confunde a pressão dos pneus, muitas vezes confundem por exemplo 2,2 bar como sendo 22 PSI.

Bem, aqui deixo o meu contributo.
Para converter é só aplicar bar x 14,5 = PSI
bar é uma unidade praticamente equivalente à "atmosfera", mais concretamente 105 Pascal
PSI significa "Libra por polegada quadrada"

Tabela de equivalência (bar para PSI)
1,8 = 26
1,9 = 27,5
2,0 = 29
2,1 = 30,5
2,2 = 32
2,3 = 33,5
2,4 = 35
2,5 = 36
2,6 = 38
2,7 = 39
2,8 = 41
2,9 = 42
« Última modificação: 10 de Julho, 2009, 01:52:58 por GT ABARTH »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #1 em: 13 de Maio, 2009, 11:01:46 »
De facto muita gente faz essa confusão.

Eu sabia que existia uma diferença, só não sabia qual porque nunca me dei ao trabalho de procurar uma tabela de equivalências.

Por isso quando verificava a pressão dos pneus regulava-me sempre por PSIs

Mas agora que já tenho uma tabela, posso orientar-me dos dois modos, obrigado GT ABARTH!

Cumps,
Luís

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #2 em: 13 de Maio, 2009, 11:42:43 »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #3 em: 13 de Maio, 2009, 12:15:34 »
por regra de polegar, em pneus que não sejam de baixo perfil, 2 bar são ou o recomendado ou estão muito perto do valor correcto!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #4 em: 13 de Maio, 2009, 13:29:54 »
Jà agora:

http://www.centauro-owners.com/articles/psibar.html

;)


OK Rara, isso é um conversor.
Mas era importante as pessoas perceberem essencialmente que existe uma relação de bar x 14,5.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #5 em: 13 de Maio, 2009, 13:30:56 »
por regra de polegar, em pneus que não sejam de baixo perfil, 2 bar são ou o recomendado ou estão muito perto do valor correcto!

Sim Luke, 29.
28, 29, 30 servirá para a esmagadora maioria dos carros.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

ivan4an

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2174
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #6 em: 14 de Maio, 2009, 00:00:57 »
[off]Quando vi o título do tópico, achei que fosse um inquérito para ver se calibrávamos os pneus em "PSI" ou "bar"... hahahahaha...[/off]
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.


FIAT Siena ELX 1.0 8v

BrunoC

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #7 em: 14 de Maio, 2009, 04:05:28 »
Altamente!!! B)

Agora já posso calibrar os pneus em condições, kkkk!!
Seicento sport (tenho saudades) :-(

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #8 em: 03 de Junho, 2009, 17:18:12 »
Altamente!!! B)

Agora já posso calibrar os pneus em condições, kkkk!!

Atenção, não o façam a quente!
Sempre com o pneu frio  <_<
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #9 em: 10 de Julho, 2009, 01:52:44 »
Já agora,

1 atmosfera = 1,01325 bar = 1013,25 mbar ou hPa
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #10 em: 10 de Julho, 2009, 05:15:25 »
Atenção, não o façam a quente!
Sempre com o pneu frio  <_<

Podem medir a quente mas devem medir 0,3 Bar a mais.

Exemplo: se o fabricante manda colocar 2,2 Bar (condições normais ou seja a frio), a quente devem colocar 2,5 Bar.

Nunca se deve tirar ar de um pneu quente. Se, com os pneus quentes, virem que um pneu tem ar a mais, deixem o estar como está. Não tirem ar. Nestas condições é mais perigoso tirar ar do que deixar com pressão a mais.
A explicação é que a depressão causada com a retirada de ar, com o aquecimento do rolamento, vai provocar um aumento muito maior da pressão dentro do pneu. Isto pode provocar um rebentamento.

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #11 em: 11 de Julho, 2009, 17:37:17 »
Estranho...  :huh:

No meu caso, o fabricante manda colocar 2.1 bar, e eu coloco sempre 2.5 bar a frio... Mesmo assim o pneu fica com um papo  :angry:

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #12 em: 24 de Julho, 2009, 11:48:05 »
o papo vai sempre existir, a não ser que des uma pressão "estupidamente alta"

ja agora...

195/45R13 em jantes de 6 polegadas (magnesio) para um uno a GPL.... estou a pensar em 2.5 bar, faz sentido?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #13 em: 24 de Julho, 2009, 15:12:36 »
195/45R13 em jantes de 6 polegadas (magnesio) para um uno a GPL.... estou a pensar em 2.5 bar, faz sentido?

Para manteres a relação de transmissão é 195/55-13 e não 195/45-13 que deves utilizar.
Vais encurtar muito.
De qualquer das formas para um perfil tão baixo é capaz de 2,5 estar bem.

Que pressão punhas nos 127 com essa medida?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:Pressão dos Pneus: "bar" e "PSI"
« Responder #14 em: 24 de Julho, 2009, 16:47:12 »
2.2 a 2.3

o erro de conta kms é de 10%

mas vou monta-los mesmo por uma questão de ter borracha em condições... e ter jantes equilibradas!

as outras não estão equilibradas e 2 tem borracha da treta (SIAMTYRE MUSTANG)(questa porra?!)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma