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Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: afonsopatrao em 10 de Julho, 2014, 10:19:49

Título: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: afonsopatrao em 10 de Julho, 2014, 10:19:49
Primeiro ponto: um leigo e nabo como eu não faz DIY! Não tenho engenho nem arte!
O que eu venho aqui fazer é dizer "como é que eu fiz", mas terá certamente asneiras e disparates e coisas menos bem feitas.
A ideia é mesmo explicar o que fiz para que me digam o que devo fazer melhor para a próxima, ajudando também outros membros do Forum que sejam tão leigos como eu.

O problema: fuga de óleo por baixo do distribuidor, no bloco e sobre a caixa de velocidades. Isto:
(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/P5280028_zpsd498915d.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/P5280028_zpsd498915d.jpg.html)

Depois de trocada a junta da tampa das válvulas, o problema só podia vir do O-Ring do distribuidor.
Assim, pus-me a ler 3 tópicos do FiatForum sobre isto, estudei minuciosamente o Haynes e deitei mãos à obra a trocá-lo.

O O-Ring tem como part number: 9938590.

Primeiro passo:
Marcar, com um lápis ou qualquer outra coisa, o ponto exacto em que o parafuso da cabeça encaixa no distribuidor. Isso vai permitir que, no fim, possamos encaixar o distribuidor com a mesma inclinação, não criando problemas na ignição.

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/d22370f1a82785afabae7b2cfeb8052b_zps72c37e07.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/d22370f1a82785afabae7b2cfeb8052b_zps72c37e07.jpg.html)

Segundo passo:
Retirar a tampa de plástico do distribuidor (branca, à direita), deixando os cabos das velas ligados. Tem dois clips de retenção, um em cima e um em baixo.
(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/9d3e54ad843fa8ce85c03b3aa33495d5_zps9367c696.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/9d3e54ad843fa8ce85c03b3aa33495d5_zps9367c696.jpg.html)

Terceiro passo:
Desligar o cabo de electricidade.

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/d32218035ceef273fb01f5d4875fb264_zpsb2e9c3e8.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/d32218035ceef273fb01f5d4875fb264_zpsb2e9c3e8.jpg.html)

Quarto passo:
Seguir o tubo que sai do avanço do vácuo até à parte de trás do motor e desligá-lo. É só puxar. Não tirei foto.

Quinto passo:
Desapertar as porcas e anilhas de retenção do distribuidor e guardá-las. O distribuidor sairá depois facilmente. Eu coloquei um pano por baixo, prevenindo a queda de algum óleo.
Como se pode ver, o O-Ring não estava a fazer a sua função, pois a parte inferior do distribuidor estava encharcada em óleo.

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/ee4010dbd6898e016b5b58101d84f341_zps2680e45c.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/ee4010dbd6898e016b5b58101d84f341_zps2680e45c.jpg.html)

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/04471143d19559788341de6493d2e245_zps962f37f2.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/04471143d19559788341de6493d2e245_zps962f37f2.jpg.html)

Sexto passo (o mais difícil, achei eu):
Tirar o o-ring antigo do distribuidor. O O-Ring encaixa numa ranhura no distribuidor e, por isso, não é fácil tirá-lo. Eu só consegui rompendo-o com um daqueles mini-garfos para fondue, muito afiados. Consegui cortá-lo e depois tirei-o. É capaz de haver formas melhores de o tirar, ponho as mãos no fogo por isso.
(sim, ferramentas mecânicas altamente avançadas!)

Sétimo passo:
Limpar o distribuidor dos restos de O-Ring velho e do óleo que por lá andava. Fazer o mesmo na cabeça do motor, no local onde encaixa o distribuidor. Eu usei um pano embebido em diluente celuloso, mas não sei se é a melhor forma.
Aqui está ele a meio do processo de limpeza, já sem o O-Ring. Vê-se bem a ranhura onde o o-ring encaixa.

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/6e3c79039ddf2552483c13c330c96f71_zps4092fb5e.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/6e3c79039ddf2552483c13c330c96f71_zps4092fb5e.jpg.html)

Oitavo passo:
Colocar o novo o-ring na ranhura:

(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/21e8a057f903fe3a8009696aaa05506d_zpsbee76f27.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/21e8a057f903fe3a8009696aaa05506d_zpsbee76f27.jpg.html)

Nono passo:
Voltar a colocar o distribuidor no sítio, colocando o parafuso no sítio previamente marcado.

Décimo passo:
Voltar a colocar anilhas, porcas, tubo do vácuo, cabo de electricidade e tampa do distribuidor.

Décimo primeiro passo:
Ligar o carro e verificar se há fugas!

E pronto, espero que se mantenha limpinho.
(http://i1340.photobucket.com/albums/o728/afonsopatrao/Fiat%20Uno/cd1bcff6cf59a28fd231794f292cdd67_zpsfb257e23.jpg) (http://s1340.photobucket.com/user/afonsopatrao/media/Fiat%20Uno/cd1bcff6cf59a28fd231794f292cdd67_zpsfb257e23.jpg.html)

Fico à espera de sugestões e correcções para que, da próxima vez, faça melhor.
Um abraço a todos!
Título: Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: Luke em 10 de Julho, 2014, 11:02:24
muito bem! :)

o 6º passo resolve-se facilmente com um x-acto ou uma faca, ou até uma chave de fendas fininha

antes de colocar o distribuidor no sitio uma peliculazinha de lubrificação no o-ring não faz mal a ninguém, e evita que se possa danifica-lo ao montar o distribuidor.

:tasla:
Título: Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: TwinThema em 15 de Julho, 2014, 20:51:37
muito bem! :)

o 6º passo resolve-se facilmente com um x-acto ou uma faca, ou até uma chave de fendas fininha

antes de colocar o distribuidor no sitio uma peliculazinha de lubrificação no o-ring não faz mal a ninguém, e evita que se possa danifica-lo ao montar o distribuidor.

:tasla:

Ou uma coisa destas:
(http://i1323.photobucket.com/albums/u599/Luis_Jardim/Diversos/tool_zpsf3081faf.jpg) (http://s1323.photobucket.com/user/Luis_Jardim/media/Diversos/tool_zpsf3081faf.jpg.html)

Afonso,
fazes-me lembrar a mim no inicio!!! so que eu qd visse ttos passos cansava-me e desistia!!! Esses passos todos davam pra dar umas duas voltas ao carro!!!  :lol:
 :tasla:
Título: Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: afonsopatrao em 15 de Julho, 2014, 21:55:00
Hehehe! Se calhar excedi-me na "passalhada"... É que tenho aprendido tanto com este fórum que pensei em retribuir assim que puder!

Título: Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: TwinThema em 15 de Julho, 2014, 22:25:28
N, n te excedeste. Eu tb comecei assim.  ;)
Título: Re: Trocar o-Ring do distribuidor (motores FIRE 999 e 1108)
Enviado por: Luke em 15 de Julho, 2014, 23:29:18
se todos ensinarmos um bocadinho do que sabemos, sairemos TODOS mais sábios!