Autor Tópico: Afinação Valvulas  (Lida 4565 vezes)

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Delta1300

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Afinação Valvulas
« em: 14 de Abril, 2004, 14:55:10 »
Ora, o meu popo sempre fez um "tik-tik" compassado com as RPM quando trabalha e esse barulho vem da cabeça do motor.
Segundo consta, esse barulho não é mais que folga das válvulas.

Mas o meu mecanico disse que o barulho " é mesmo assim e que é bom estar assim pq se não houver folga, queima".

Até aí , tudo bem. Mas ao dizer-me que não da para tirar a folga e eu sabendo que existem umas pastilhas de compensação... já comecei a ficar na duvida se aquilo já não terá folga a mais do que a folga normal que ele diz ser necessário ter.

Isto influenciará a cavalagem, binário, consumos, etc , ou é apenas uma questao de barulhinho ? :)
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SkyNet3D

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Afinação Valvulas
« Responder #1 em: 14 de Abril, 2004, 19:17:49 »
Não tem que fazer tic tic nenhum. Se as folgas estiverem correctas, o motor deve ser relativamente silencioso. Pelo menos o meu é.

As folgas têm medidas certas que vêm nos manuais do carro como aquele que andou a circular em pdf. Se a medida for inferior ao que é suposto, causa um desgaste prematuro da arvore de cames. Se for superior também causa danos devido ao impacto das cames nas pastilhas.

Luke

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« Responder #2 em: 14 de Abril, 2004, 23:21:33 »
não é suposto fazer barulho, ao teres folga nas valvulas podes ter perda de compressão logo menor rendimento e maiores consumos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Delta1300

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« Responder #3 em: 15 de Abril, 2004, 00:04:03 »
Pois, bem me pareceu que não era normal e que há a folga correcta e a folga excessiva.
É normal um carro com 142.000 necessitar de abrir o motor pra isso?
Se sim, aonde posso comprar essas pastilhas? Se não fosse muito complicado, até eu faria a correcção... mas tenho receio de fazer asneira. :smash:

A junta terá que ir com os porcos, quase de certeza, se estiver colada. De resto...

Em relação à perda de rendimento, não sei se será algo assim muito notório. Mas para fazer a correcção, só espero que se sinta no acelarador e na carteira :)

 
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Luke

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« Responder #4 em: 15 de Abril, 2004, 09:07:31 »
não é trabalho para tu fazeres... o motor não é aberto, o trabalho é feito na cabeça do motor
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« Responder #5 em: 15 de Abril, 2004, 12:13:30 »
Ah, é isso. É só a tampa de cima do motor :) thanks.
Mas , as melhoras são assim tão notórias? Ou só se o meu caso for extremo é que vai compensar?
« Última modificação: 15 de Abril, 2004, 12:14:20 por Delta1300 »
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« Responder #6 em: 15 de Abril, 2004, 14:19:26 »
As folgas do teu Delta não sei quais serão, mas estão bem definidas nos manuais técnicos. Ainda há bem, bem pouco tempo mandei afinar as folgas das válvulas de um motor e a diferença é notória em termos de suavidade e alguma performance. Como deves ter uma folga acima do previsto as "tuas" válvulas estão a abrir tarde e a fechar cedo o que induz menor rendimento (logo, maior consumo), mais aquecimento e maior stress mecânico dos componentes. Além de que, como o Sky disse, aumentas a pancada do excêntrico na válvula.

Não é trabalho para tu fazeres, decididamente. Precisas de trocar as juntas da tampa das válvulas, embora haja quem te dirá que "não é preciso". Eu mudei. Conta com uma hora e meia a duas de mão de obra para fazer isso, consoante a acessibilidade e obstrução das tampas. Vale a pena, verdadeiramente a pena teres isso sempre afinado.

Quanto aos 140.000 kms, não é por aí. Depende muito do tipo de condução que se tenha, o aumento gradual da folga das válvulas. Parece-me até que se ele nunca afinou as válvulas, deve estar desreguladíssimo.

Uma última coisa quanto ao som do motor. Tens que estar bem consciente de qual o som "normal" desse motor. Há motores que são caracterísiticamente ruidosos pelo bater de válvulas (Dino, por exemplo...  :love: ) sem que esteja nada desafinado. Essencial é arranjares quem te faça o serviço bem feito e "memoriza" o som correcto do motor.

AVANTI Delta...
« Última modificação: 15 de Abril, 2004, 14:22:17 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

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« Responder #7 em: 15 de Abril, 2004, 20:28:00 »
Obrigado GT, pelo conselho.

Eu tenho uma noção do som do motor para após a reparação o poder comparar.
É claro que nunca ouvi outro Delta Lx, embora o Lancisti diga que o dele não faz nenhum bater de válvulas, logo suponho que deveria ser mais silencioso e que haja mesmo desafinação, mesmo que não seja nada do outro mundo. Mas há.

Se alguém me souber dizer aonde posso comprar os " compensadores ", eu agradecia! Ou quanto é que essas peças deverão custar :)



 
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Luke

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« Responder #8 em: 16 de Abril, 2004, 10:56:58 »
isso não é comprado por ti, isso é trabalho do mecanico, a unica coisa que tens de fazer é levar la o carro e mandar fazer o trabalho, mas queres um conselho?, mete o carro no concessionário, é barato e tens a certeza de um trabalho bem feito, e não é caro!

o meu surf foi afinar valvulas à autodiniz
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« Responder #9 em: 16 de Abril, 2004, 13:10:59 »
:) já agora, se não for indiscrição.. quanto pagaste pelo serviço + material, etc?

Falas em concessionário por saberem melhor quanto são as medidas correctas de folga?
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« Responder #10 em: 16 de Abril, 2004, 14:06:38 »
falo de um concessionsrio para levares o carro onde o conhecem e não dizem que é normal ter bater valvulas, deixa de meter o carro em sapateiros!!!!

paguei 6 contos salvo erro
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« Responder #11 em: 16 de Abril, 2004, 14:48:10 »
A afinação das folgas do Delta é diferente da do 127 e mais demorada, bem mais. Conta aí com €10 por pastilha + 2 horas de mão de obra, numa Oficina FIAT.

Mas vale a pena e tens garantia. Se não o fizeres, vais arrepender-te... e bem...
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1973 - 132 Special 1800
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1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
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1990 - Croma Turbo i.e.
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« Responder #12 em: 16 de Abril, 2004, 16:54:33 »
Pois... espero que realmente compense !!


Então qd for a revisão em junho, axo que aproveito a embalagem :)
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