Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486711 vezes)

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maniac

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1215 em: 06 de Junho, 2015, 14:13:15 »
Já usei Ferodo Premier ( sem bem que foi num Saxo Cup lol ) e não me dei mal. Chiavam um pouquinho mas travavam bem no dia-a-dia, para esse carro devem custar cerca de 20 e poucos euros.


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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1216 em: 07 de Junho, 2015, 15:28:57 »
Enquanto espero por segunda feira para me decidir sobre discos e pastilhas, fui investigar o barulho irritante do tecto de abrir. Dá a sensação que é a ligação entre o suporte de metal direito de trás e o veio onde circula o vidro.
Primeiro passo, tirar as tampas de borracha que protegem os parafusos ao vídeo. Dá para tirar com uma mini chave de fendas.


O vidro depois sai facilmente, levantando-o.

Ora bem: primeiro problema. As calhas onde assenta o vidro estão pura e simplesmente a desfazer-se. E umas partes estão coladas, por alguém que aqui mexeu...


Vou ver se ainda arranjo as calhas. Tenho pouca esperança, mas vou procurar.
Agora precisava de chegar à estrutura de metal debaixo da calha, para poder apertar aquilo que está solto.
Alguém sabe como estão presas as calhas de plástico?? É cola? Como se tiram?

Obrigado a quem puder ajudar! ;)

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1217 em: 08 de Junho, 2015, 19:34:04 »
Novidades do dia:

1- Travões: comparando os preços todos, acabei por ficar na dúvida entre Mister-Auto (Discos e pastilhas FERODO) (55€ com portes) ou comprar de origem (discos da linha ClassicLine e as pastilhas normais FIAT (70€).
Acabei por excluir as marcas mais baratas porque tive medo da qualidade; e as outras de referência (BREMBO, TEXTAR, ROADHOUSE) porque as pastilhas não trazem sensor de desgaste.
No fim de contas, acabei por encomendar na origem. Assim, se aquilo ficar a travar mal, já sei que a culpa é exclusivamente minha e não posso culpar o resto. É sempre vou mantendo o Uno mais próximo do original.

2- Tecto de abrir: continuo sem saber o que fazer. Não sei como tirar os suportes em plástico e não sei muito bem se é preciso tirar todo o tecto. Se for esse o caso, também não sei como fazer isso. E não sei, se optar por comprar um novo (a Norsider tem um que parece em bom estado) como se coloca (tipo se leva algum silicone e onde).
Estou farto de procurar aqui no fórum e por toda a net e não encontro nada sobre este tecto. E o Haynes não explica nada...
Ajuda precisa-se... ;)

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1218 em: 08 de Junho, 2015, 20:14:07 »
não te posso ajudar muito com o tecto.... mas sei que tens que tirar o forro interior forra.. é tirar puxadores, luzes, espelho. e tampinhas, plasticos por cima dos cintos, borrachas das portas

e ja vais ver o tecto, ja desmontei um, mas ja foi a tantos anos que me esqueci...,

eu tenho aqui um tecto de uno, julgo, a ver se olho para ele...
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1219 em: 09 de Junho, 2015, 00:03:02 »
Ora bem, lá fui eu à garagem ver se percebia como eliminar o ruído no tecto de abrir.
Antes de mais, acho que já consigo reconstituir o que se terá passado. Acho estranho eu não ter o mais leve vestígio de ferrugem numa área onde a maioria dos Unos sofre. Cá para mim, ele já deve ter tido uma intervenção no tejadilho junto ao tecto e o chapeiro que fez isso tratou de partir umas peças e enche-las de super-cola.


Quanto à causa do ruído, está no suporte do lado direito. A peça que suporta o vidro liga-se à calha onde desliza através de uma peça de metal; esta peça tem uma folga. Pelo que percebo do eper, essa peça não se separa do suporte do vidro.
Bom, como tenho um tecto bem montado e sem entradas de água, resolvi apenas remontar tudo e conformar-me com o ruído parasita em mau piso.
Limpei o vidro:


Re-colei as peças partidas com super cola 3 (repetindo a chanatice do chapeiro que o terá feito pela primeira vez)


E voltei a colocar o vidro. Apertei bem os parafusos.


Depois fui dar uma volta!! Oh que saudades! Está um espectáculo.

A parte mais engraçada é que os travoes estão curados. Não fugiu vez nenhuma nas travagens. Nada. Nem travagens fundas nem leves. Impecável.
Ou seja, tudo indica que o desequilíbrio que eu senti seja mesmo discos e pastilhas no fim...

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1220 em: 10 de Junho, 2015, 18:29:14 »
Hoje foi dia de banhinho!

Brilha como novo!

Mas hoje resolvi tirar as borrachas a ver se escondiam ferrugem. Pois bem. A maioria dos painéis são uma agradável surpresa: limpos, brilhantes e sem nenhum foco de ferrugem.


Nem tudo são rosas. O pior está no encaixe da porta de trás esquerda que tem um podre:


Além deste, há alguns focos de ferrugem que me parece superficial.


Estes superficiais posso tratar em casa, não posso? Como se faz?

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1221 em: 10 de Junho, 2015, 19:56:01 »
Chapa nao e minha praia...  :mellow:

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1222 em: 11 de Junho, 2015, 10:42:21 »
Essas partes que ficam por baixo da borracha, podes lixar com lixa fina até desaparecer totalmente a ferrugem, depois dá um primário para ferrugem (para tratar e prevenir o novo aparecimento) e no teu caso é fácil porque é branco, compras um spray branco de qualidade, tipo Motip (14/15€ 400ml) e aplicas umas 3/4 camadas (deixa secar 30minutos entre elas) e vais ver que fica novo  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1223 em: 11 de Junho, 2015, 14:19:16 »
Boas,

Afonso, também apareceram dois podres no meu uno...
Já sabes como resolveres os teus ?

Abraço!
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1224 em: 11 de Junho, 2015, 15:23:30 »
Mickey, muito muito obrigado! Vou fazer exactamente como dizes (depois de me aventurar nos discos e pastilhas...).
Só umas duvidas:
1 - Este procedimento também dá naquele que tem mais ferrugem ou só nas duas últimas fotos, aquelas mesmo superficiais?

2- O "primário para ferrugem" é o normal primar da MOTIP? Ou é uma coisa específica?

(Unista: como vês, vou fazer o que disse o Mickey! ;))

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1225 em: 11 de Junho, 2015, 15:27:56 »
qq coisa com zinco
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1226 em: 11 de Junho, 2015, 16:03:18 »
Sim, eu vou acompanhando...

Se conseguires tirar umas fotos, só para ver mais ou menos como fica pff.

Abraço!
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Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1227 em: 11 de Junho, 2015, 16:18:34 »
Mickey, muito muito obrigado! Vou fazer exactamente como dizes (depois de me aventurar nos discos e pastilhas...).
Só umas duvidas:
1 - Este procedimento também dá naquele que tem mais ferrugem ou só nas duas últimas fotos, aquelas mesmo superficiais?

2- O "primário para ferrugem" é o normal primar da MOTIP? Ou é uma coisa específica?

(Unista: como vês, vou fazer o que disse o Mickey! ;))
Como disse o Luke!  :t_up:

Um primário de zinco é o ideal, porque para aleém de isolar nunca mais entra ferrugem e depois basta pintar por cima na cor do carro.

Quanto aos podres na parte onde a porta fecha, tens de eliminar bem toda a ferrugem, tens de raspar para soltar toda a tinta que está solta, tenta com uma escova de aço e depois acaba com folhas de lixa, primário de zinco e tinta para acabamento  ;)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1228 em: 11 de Junho, 2015, 23:27:33 »
Obrigado pelas dicas, Malta. Depois dos travões, vai ser o próximo desafio.
Entrtanto, hoje ao fim da tarde, lá me ligaram da Fiat a dizer que tinham chegado os discos e pastilhas encomendados.
Peguei no Uno e lá fomos nós, deu para fazer uma kilometragem engraçada.


Agora o material. As pastilhas são exactamente iguais às que estão montadas. Têm bom aspecto.




Quanto aos discos, comprei Fiat ClassicLine (quase a preços das marcas de concorrência — 16€ por disco). Pois a ClassicLine são discos Magneti Marelli:





Hoje estou cansado para começar os trabalhos. Fica para amanhã.
De todo o modo, não tenho cá spray de limpeza de travões nem um mecanismo qualquer para voltar a ligar os fios dos sensores de desgaste. Amanhã compro tudo e espero começar a tratar disso.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1229 em: 12 de Junho, 2015, 08:42:02 »
So coisas bonitas de ser ver.  :t_up: