Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486683 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1515 em: 17 de Outubro, 2015, 00:29:07 »
Antes de continuares lê;

" Plastilube® – massa lubrificante da ATE
3 Junho 2008
Fim aos ruídos! O Plastilube® é o lubrificante perfeito para os sistemas de travagem e não só!
Muitas vezes os reparadores utilizam a massa de cobre ou outras massas à base de ácidos e detergentes nos sistemas de travagem, o que é totalmente desaconselhável.

A massa de cobre além de ser condutora, o que pode provocar corrosão nos vários materiais de aço do sistema de travagem, reage quimicamente com o pó criado pelas pastilhas de travões criando um género de massa pastosa que impede o movimento do sistema de travagem.

Existem também alguns técnicos que não aplicam qualquer massa e outros mesmo que aplicam massa em demasia.

O Plastilube® é o lubrificante perfeito para os sistemas de travagem e não só! As suas características sintéticas: impermeabilidade, resistência ao calor, choque e corrosão tornam o Plastilube num excelente produto de lubrificação.

Principais Características:
1 – Resiste às elevadas temperaturas que o sistema de travagem atinge (aprox. 300ºC) e tem uma alta resistência à corrosão;
2 – Extrema resistência e impermeabilidade à água;
3 – Estável e resistente à corrosão;
4 – Utilizado como material de origem pelos principais construtores automóveis.

Principais Vantagens:
1 – Ausência de ruídos;
2 – Garante lubrificação e eficácia do sistema de travagem;
2 – Previne o desgaste prematuro;
3 – Facilita a montagem;
4 – Compatível com a maioria dos metais.

Notas:
- Cuidado para não deixar Plastilube nas superfícies de fricção.
- Pode ser usado também em o-rings, vedantes de borracha, rolamentos, correntes, carretos, calhas dos bancos, calhas dos tectos de abrir, dobradiças e pólos de bateria.
 "

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1516 em: 17 de Outubro, 2015, 16:40:17 »
Antes de continuares lê;

" Plastilube® – massa lubrificante da ATE
3 Junho 2008
Fim aos ruídos! O Plastilube® é o lubrificante perfeito para os sistemas de travagem e não só!
Muitas vezes os reparadores utilizam a massa de cobre ou outras massas à base de ácidos e detergentes nos sistemas de travagem, o que é totalmente desaconselhável.

A massa de cobre além de ser condutora, o que pode provocar corrosão nos vários materiais de aço do sistema de travagem, reage quimicamente com o pó criado pelas pastilhas de travões criando um género de massa pastosa que impede o movimento do sistema de travagem.

Existem também alguns técnicos que não aplicam qualquer massa e outros mesmo que aplicam massa em demasia.

O Plastilube® é o lubrificante perfeito para os sistemas de travagem e não só! As suas características sintéticas: impermeabilidade, resistência ao calor, choque e corrosão tornam o Plastilube num excelente produto de lubrificação.

Principais Características:
1 – Resiste às elevadas temperaturas que o sistema de travagem atinge (aprox. 300ºC) e tem uma alta resistência à corrosão;
2 – Extrema resistência e impermeabilidade à água;
3 – Estável e resistente à corrosão;
4 – Utilizado como material de origem pelos principais construtores automóveis.

Principais Vantagens:
1 – Ausência de ruídos;
2 – Garante lubrificação e eficácia do sistema de travagem;
2 – Previne o desgaste prematuro;
3 – Facilita a montagem;
4 – Compatível com a maioria dos metais.

Notas:
- Cuidado para não deixar Plastilube nas superfícies de fricção.
- Pode ser usado também em o-rings, vedantes de borracha, rolamentos, correntes, carretos, calhas dos bancos, calhas dos tectos de abrir, dobradiças e pólos de bateria.
 "

A parte da reaçao desconheço e agradeço a partilha da info, a parte pastosa com o po de travao acredito piamente que aconteça. No entanto sempre sera melhor ter algo que lubrifique do que deixar a seco...

Um linkzito para esse produto ou onde adquirir tb era util!!!  :t_up:


Ora bem, como vocês me meteram medo, acabei por não ir aos travões. Eu só ia pôr um bocadinho leve, nas chapinhas que prendem a pinça no sítio e por onde deslizam as pastilhas. Mas se vocês acham que a massa consistente é desadequada, trato disso só para a semana e pronto.

Fui então ao Uno só lubrificar os botões das fechaduras (que estavam todos a precisar, dada a chiadeira que faziam quando se lhes carregava) e começar os trabalhos de limpeza do novo distribuidor.
O tal que, na sucata, eu consegui encontrar com a referência certa (SE101G), retirado de um Uno 60SX.


Pois bem. Acabei de ver que o que me deram não é esse mas o SE101A (do FIRE 1000). Ou seja, depois de o terem desmontado, devem ter misturado o distribuidor que eu queria com outros e, quando o fui buscar ao fim da tarde, não verifiquei.
Bom. Amanhã vou lá trocá-lo, esperando que não tenham vendido o outro entretanto...



Nao e meter medo, e querer ver-te por aki mais uns tempos a publicar as tuas intervençoes o magnifico desenvolvimento que tens adquirido desde o inicio do topico.  :t_up:

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1517 em: 17 de Outubro, 2015, 17:51:10 »
A parte da reaçao desconheço e agradeço a partilha da info, a parte pastosa com o po de travao acredito piamente que aconteça. No entanto sempre sera melhor ter algo que lubrifique do que deixar a seco...

Um linkzito para esse produto ou onde adquirir tb era util!!!  :t_up:

Comprei o produto em loja física e a mesma não tem site.
Tenho estes dois produtos para o efeito,mas, uso o da ATE, foto;



Foi o que utilizei, há dias, no lubrificação das pastilhas, coloquei nos apoios e costas.



Antes de colocar a massa, lixei as pinças (zonas de encaixe dos apoios das pastilhas) e as costas e apoios das pastilhas, pois estavam com resíduos.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1518 em: 17 de Outubro, 2015, 18:21:43 »
Obrigado, LoveFiat e TwinThema. Hoje passei a manhã toda à procura, de casas de peças em casa de peças(CoimbraPeças; MondegoPeças; AutoStress; etc.), de ligeiros e de pesados. Nada. Também fui a uma casa de ferragens e a duas grandes superfícies (Izy e Leroy Merlin). Nada. Não há em lado nenhum, nem o Plastilube, nem qualquer concorrente. Mas nas casas de peças disseram-me para pôr massa consistente...
Depois à tarde tive de trabalhar e não fiz mais nada sobre este assunto.

Estou tentado a limpar aquilo tudo logo à noite. Se eu lubrificar com Spray também é estupido? (Tipo Bala ou WD40?)

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1519 em: 17 de Outubro, 2015, 18:42:28 »
Afonso, não tinha em stock e por encomenda!?
Quando precisei de trocar as pastilhas no Gpunto, sabia da necessidade de uma boa massa e vai daí que encomendei esta (Plastilube), pois também não tinham em stock.

A da Millers, foi para colocar nas velas, mas, também serve para lubrificar as pinças e pastilhas.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1520 em: 17 de Outubro, 2015, 18:45:20 »
Obrigado, LoveFiat e TwinThema. Hoje passei a manhã toda à procura, de casas de peças em casa de peças(CoimbraPeças; MondegoPeças; AutoStress; etc.), de ligeiros e de pesados. Nada. Também fui a uma casa de ferragens e a duas grandes superfícies (Izy e Leroy Merlin). Nada. Não há em lado nenhum, nem o Plastilube, nem qualquer concorrente. Mas nas casas de peças disseram-me para pôr massa consistente...
Depois à tarde tive de trabalhar e não fiz mais nada sobre este assunto.

Estou tentado a limpar aquilo tudo logo à noite. Se eu lubrificar com Spray também é estupido? (Tipo Bala ou WD40?)

Esquece o Bala e o WD40, pega compra, AQUI


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1521 em: 17 de Outubro, 2015, 19:25:56 »
Olha, não encomendei porque comecei por ir à loja de que gosto mais. Quando saí de lá, estava com esperança de encontrar nas outras lojas, por isso não encomendei.
De todo o modo, posso sempre encomendar pela internet. Nem que para já faça só uma limpeza e lubrifique as chapas (guias) com spray, ficando à espera da massa para quando chegar.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1522 em: 17 de Outubro, 2015, 19:27:31 »

Esquece o Bala e o WD40, pega compra, AQUI
Obrigado! Vou já encomendar.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1523 em: 18 de Outubro, 2015, 00:59:13 »
Olá amigos! Venho dar novidades da minha saga "roda direita presa + chiadeira intermitente em andamento".

Estava com a pulga atrás da orelha e, apesar de ter encomendado já o produto que o LoveFiat aconselhou, enquanto ele não chega quis ver se a simples limpeza das chapas em que a pinça desliza seria suficiente para minorar ou ultrapassar o problema.
Assim, hoje à noite, depois das miúdas a dormir, desci à garagem e deitei mãos à obra.
Carro em preguiças:


Depois tirei a roda do passageiro (aquela que prendia o travão):




Aproveitei para ver o lindo estado em que está a porca do tubo rígido... Da próxima ver que for preciso trocar o flexível, nem tento esta... Tiro logo o rígido e o flexível como se de uma única peça se tratasse:


Depois desmontei a pinça, retirando as chapinhas que a prendem (e que servem de guia). As tais que constituem sistema de travagem patenteado pela FIAT é usado entre as décadas de 60 e 90 (pelo menos o Tipo ainda o trazia):




Também tirei as pastilhas do sítio, para poder limpar a superfície onde elas andam, de modo a retirar qualquer lixo que pudesse obstaculizar o seu movimento.


Depois, com uma escovinha de metal e spray limpa travões, foi limpar as chapinhas:


E a zona onde elas encaixam, onde desliza a pinça:




Depois montei tudo e ainda sangrei os travões (já que o parafuso de purga estava ali à mão...)


Na verdade, não precisava. Isso ao menos o mecânico fez bem, não tinha ar nenhum no circuito.

Depois fui testar: SUCESSO!!!! Chiadeira acabou! Nem a frio nem a quente!! Ficou espectacular.

Em marcha atrás, julgo que ainda raspa ligeiramente na roda direita. Mas isso com uma lubrificação da coisa deve passar.

Amanhã já ando de Uno sem anunciar a minha passagem onde quer que vá (graças à barulheira que os travões estavam a fazer em constante).

Muito obrigado a todos! Ao Zampanò e ao TwinThema, por me terem indicado este caminho; ao LoveFiat por me ter ensinado a encontrar o produto certo de lubrificação!


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1524 em: 18 de Outubro, 2015, 10:40:06 »
Resta dizer que fiz tudo do lado do condutor também! ;)
O que fiquei a notar foi que o pedal do travão ficou mais mole. Primeiro ainda tive medo de ter deixado um parafuso de purga mal fechado; mas não! Ele não está esponjoso, está é mais mole do que antes. Julgo que seja pela menor resistência que as pinças agora oferecem a deslizar. A que se juntam tubos flexíveis novos, a deixar circular o óleo mais livremente.
E mais: a travagem ficou completamente equilibrada. Não foge para a direita, como por vezes acontecia.
Enfim: a limpeza das chapinhas era de facto aquilo de que ele precisava.
« Última modificação: 18 de Outubro, 2015, 10:48:01 por afonsopatrao »

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1525 em: 18 de Outubro, 2015, 11:28:35 »
Ainda bem que resultou. O teu Uno continua com otimo aspecto  :t_up:


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1526 em: 18 de Outubro, 2015, 14:23:31 »
Afonso, vais ter de reunir a malta pros  :buba:, com dormida incluida pq ao que ja aprendeste a malta n se vai contentar com uma mini...  :sombrero:

Ainda bem que a coisa ficou resolvida. E esse o intuito do  :fiatistas:  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1527 em: 20 de Outubro, 2015, 00:10:35 »
Ultimas novidades:
1- Identificada a chiadeira dos travões (mantendo-se todavia alguma coisa, julgo que por falta de lubrificação), mantenho-me à espera da Plastilube para poder atacar a coisa.

2- No fim de semana, resolvi ter a certeza que os travões estavam bem sangrados, pois ainda não me habituei ao pedal de travão mais mole e tinha receio de ser ar no circuito.

Já tinha visto as rodas da frente, mas resolvi fazer o trabalho todo. Comecei na roda traseira direita, depois esquerda, depois frontal direita e depois frontal esquerda. Nada de ar no circuito.

3- No domingo ainda dei um toque estético: presa ao pára-choques estava a ruína do que, em tempos, terá sido uma pala traseira:


Bom, aquilo só estava a tornar o carro mais feio. Saiu e agora ando à procura de duas palas originais FIAT Lineacessori.


Do outro lado já não estava nada. Mas nunca tive problemas na IPO! Se calhar, como diz o Luke, eles tomam aquelas orelhas da versão SX como sendo palas e não implicam...

4- Hoje voltei à sucata e troquei o distribuidor que me tinham dado (SE101A, do FIRE 1000) pelo que eu pedi (SE101G).





Bom, comecei a escovar com uma escovinha de metal. Sem adicionar, para já, qualquer produto (nem Mistolin, nem limpa carburadores).
Aproveitei para ir percebendo como se desmonta o distribuidor.

Primeiro escovei a toda a volta e, sem grande dificuldade, consegui desmontar o módulo de avanço a vácuo:

Foi giro perceber como funciona: ao sugar ar com a aspiração do motor, faz funcionar uma alavanca que avança o rotor.

Depois, avancei para o módulo electrónico. Consegui tirar um dos fios (julgo que o da ligação de massa) mas os outros dois estão ligados lá dentro, penso que ao captor.



Assim, cheguei à conclusão que tinha era de entrar no interior da carcaça, para procurar desligar o módulo electrónico.
Retirei os parafusos das molas que prendem a tampa e, de seguida, consegui tirar a protecção superior:


A partir daqui... Não soube mais o que fazer! ;). Não sei o que se desmonta a seguir para prosseguir os trabalhos de limpeza...
Bom, para não perder peças, resolvi remontar tudo e ficar à espera de instruções. O que faço a seguir?




Outra coisa: além do O-Ring, da tampa, do rotor e do módulo de avanço a vácuo, há mais alguma coisa que tenha de substituir antes de colocar este distribuidor no carro? Só para indo fazendo compras. ;)

Abraços e obrigado!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1528 em: 20 de Outubro, 2015, 08:31:50 »
Estava a gostar tto das limpezas que ate pensei que ias limpar a roupa as meninas do jornal pra lavar tb,... mas n tive essa sorte!!!  :point:

A unica coisa que aconselho alem do que esta feito, era, se n trocares por novos, lima as rebarbas na cabeça dos parafusos. Isso e bom pra qd andamos aos apalpanços a procura de algo deixar ai uma boa amostra de pele, ;)


pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1529 em: 20 de Outubro, 2015, 09:15:37 »
Bem, vais ficar um mecâncio da mais fina água!!... ;)
Daqui a uns tempos, esse carro vai estar melhor do que quando saiu do stand!  :fiat:
Abraço, e força!