Autor Tópico: Tenho um Fiat 500L Trecking  (Lida 1001 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Polemick

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Tenho um Fiat 500L Trecking
« em: 04 de Agosto, 2021, 18:30:06 »
Viva pessoal

Já vai um tempinho que sigo este forúm, e nunca pensei ter de recorrer a ele pelos motivos que irei expor (Preciso de AJUDA)

há um tempo que o meu carro me acende umas luzes avisadoras (parece um motor e um triangulo) ... ora o "start Stop" deixa de funcionar e o "cruise control" desactiva-se levando o meu carro a perder a força e muitas vezes não passando dos 70kmh) quando o levei ao mecânico ele ligou "á maquina" e diagnosticou "problemas de filtro partículas"e anomalia da sonda (anulou a sonda) e... apagou o erro e curiosamente o meu carro voltou ao normal.
Passado uns dias voltou a acender as ditas luzes voltaram a acontecer e os problemas idem, ligamos á maquina e o diagnóstico foi o "medidor de massa d'ar", ora nestes pressupostos estes dias procurei um outro técnico que me ligou á máquina e esta deu um erro diferente "bomba de pressão do óleo"...

Gostava de saber se alguém aqui , já teve um problema semelhante, ou se me consegue recomendar uma solução...
Estava a pensar ir á FIANOR (em penafiel)... mas antes de "ir á marca  :wacko: €€€" pensei vir aqui ver se encontrava uma solução mais prática (e económica) em termos de fiabilidade de diagnóstico... em VNGaia / Porto

Reconheço que tenho um "Bom Carro" e estou a ver se o desespero não me leva a despachá-lo ... (foi presente de aniversário para a esposa), e é como se fosse "o primeiro AMOR"... ela não se quer desfazer dele... lolll :violino:

Grande Abraço

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 416
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tenho um Fiat 500L Trecking
« Responder #1 em: 04 de Agosto, 2021, 18:48:05 »
Viva bem vindo!
Desculpa ser tão directo, mas enquanto andares em sapateiros a anular coisas, só vais estar a piorar e não a resolver o problema como deve ser!
E depois no final a marca é que não presta.
Dito isto procura quem te resolva e descubra o problema e não ande a anular o que foi projetado pelo fabricante.
Procura na internet tiagorochaauto uma oficina muito boa e reputada ou o am auto David Monteiro! São da zona de Ermesinde e Valongo.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 416
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tenho um Fiat 500L Trecking
« Responder #2 em: 04 de Agosto, 2021, 20:24:12 »
Já agora o erro foi em qual sondas? As lambda ou as sondas do filtro de partículas? Terás o filtro de partículas entupido por fazer poucos quilómetros?
Se for as sondas lambda, já li noutro fórum mas num Fiat tipo que deram problema por falta de contacto na centralina.

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Tenho um Fiat 500L Trecking
« Responder #3 em: 05 de Agosto, 2021, 08:59:22 »
Ja me aconteceu algo identico a nivel de todos os mecanicos fazem o seu diagnostico e nenhum acerta. Depois de me fartar de andar a pagar para quem supostamente deveria saber andar a aprender, decidi com calma adquirir eu algumas formas de diagnostico e resolver eu o problema. Estou a falar da minha francesa e nao de um Fiat mas vai dar ao mesmo. No meu caso apos pagar para trocar lambdas, sensor pressao e temperatura ar e catalizador inclusive, acabei por descobrir finalmente que o problema estava na leitura do ponto da borboleta.
Uns defeitos levam a leituras erradas e a malta vai acreditar piamente nas maquinas de diagnostico e vai de trocar o que é comum na vez de procurar a origem do problema.

Resumindo, e indo de encontro ao que ja foi dito, se nao conhecimento nem tempo nem condições de adquirir instrumentos de diagnostico Procure uma casa competente. Pode pagar mais, mas so paga e so se chateia uma vez.

Entretanto mais alguem podera dar uma ideia do que se possa estar a passar com o seu carro, enquanto isso consulte as regras do forum e deixe a sua apresentação no local indicado.  :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Tenho um Fiat 500L Trecking
« Responder #4 em: 10 de Agosto, 2021, 00:33:03 »
As vezes o start and stop deixa de trabalhar quando a bateria do carro já não está boa, aconteceu-me o mesmo na minha Peugeot 508 SW mas as vezes também acontece colocarem baterias erradas no lugar das baterias indicadas para o sistema start and stop, outras das vezes pode ser o sistema avariado em si mesmo... E não é da bateria. Em relação ao filtro de partículas, nos carros novos se existirem códigos de avarias na centralina do motor de que natureza forem estejam ativas ou em memória, o carro não faz a regeneração do filtro de partículas. E atenção que se o filtro estiver já muito tapado vais ter que o retirar primeiro cá para fora para lavares o gajo com água com alguma pressão para retirar primeiro a maioria da porcaria que ele tem, o ideal era colocar no ultrassons mas nem todas as oficinas tem isso... E só depois montas no carro e fazes a regeneração com a máquina de diagnóstico, mas lá está não podes e ter avarias senão tens que primeiro resolver as avarias e só depois fazer a regeneração...
« Última modificação: 10 de Agosto, 2021, 00:38:12 por Comandante »